quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Idade Média - Ano 1080

Ano 1080

Os Turcos Seljúcidas tomam a cidade de Nicéia

Morte do Rei da Dinamarca Haroldo III e início do reinado de Canuto IV, O Santo

Canuto IV, O Santo (Knud den Hellige). (c. 1043 - 1101). Filho do Rei da Dinamarca Svend II. Foi irmão de Olavo I, O Faminto; de Érico I e de Nicolau I, futuros Reis da Dinamarca. Foi também irmão paterno de Haroldo III, futuro Rei da Dinamarca, a quem sucedeu (1080). Desposou Adelaide de Flandres. Acreditava ser o herdeiro do trono inglês e tentou convencer os camponeses a tomar a Ilha, gerando uma rebelião que culminou com a sua morte. Foi canonizado pela Igreja católica (1101).

Fim do reinado do Rei da Suécia Haakon I, O Vermelho e início do reinado de Ingo I

Ingo I (Ingo Stenkilsson). (? - 1105). Filho do Rei da Suécia Stenkil I. Foi irmão de Érico VII e de Halsten I, futuros Reis da Suécia. Desposou Helena, com quem gerou Cristina, futura Grã-Duquesa de Kiev; Ragnvald, futuro Rei da Suécia e Margarida, futura Rainha consorte da Noruega. Sucedeu ao Rei Haakon I, O Vermelho (1080), como Rei cristão da Suécia. Sucedeu também ao Rei pagão da Suécia Bolt-Sven (1087). Incentivou a cristianização do reino sueco. Foi deposto do trono dos Reis pagãos da Suécia (1084). Recuperou o trono (1087), vencendo ao último Rei pagão Érico Arsall, pondo fim à religião nórdica pagã e unificando o reino. Celebrou a paz com os Reis da Dinamarca Érico I e da Noruega Magno III (1101).  


Idade Média - Ano 1078


Ano 1078

Os Turcos Seljúcidas tomam a cidade de Jerusalém

Abdicação do Imperador Bizantino Miguel VII Ducas e início do reinado de Nicéforo III Botaneiates

Nicéforo III Botaneiates. (c. 1002 - 1081). Foi um General Bizantino durante o reinado dos Imperadores Constantino IX e Romano IV. Foi também Governador do Thema Anatólia, no reinado do Imperador Miguel VII Ducas, a quem depôs e sucedeu (1078). Sob o seu governo o Império enfrentou ameaças externas tais como as do Duque normando Roberto de Altavilla. Abdicou (1081), ano em que também viria a falecer.

Morte do Grão-Duque de Kiev Izyaslav I e início do reinado de Vsevolod I

Vsevolod I. (1030 - 1093). Filho do Grão-Príncipe de Kiev Yaroslav I, O Sábio e de Ingeged Olofsdotter. Foi irmão de Elisiv de Kiev, futura Rainha consorte da Noruega; de Anastasia de Kiev, futura Rainha consorte da Hungria; de Ana de Kieva, futura Rainha consorte dos Francos; de Izyaslav I e de Sviatoslav II, futuros Grãos-Duques de Kiev e de Vladimir, futuro Príncipe de Novgorod. Desposou a Princesa Bizantina Maria Monomaco, com quem gerou Vladimir II Monomaco, futuro Grão-Duque de Kiev. Desposou também Anna Polockaja, com quem gerou Eupraxia de Kiev, futura Imperatriz do Sacro Império Romano-Germânico. Sucedeu ao seu pai (1078), como Grão-Duque de Kiev.


Idade Média - Ano 1077

Ano 1077

Morte do Rei da Hungria Géza I e início do reinado de Ladislau I, O São Ladislau

Ladislau I, São Ladislau. (1040 - 1095). Filho do Rei da Hungria Bela I e de Richilda da Polônia. Foi irmão de Maria da Hungria, futura Co-Imperatriz consorte de Bizâncio e de Géza I, futuro Rei da Hungria, a quem sucedeu (1077). Desposou Adelaide da Suábia com quem gerou Piroska, futura Imperatriz consorte de Bizâncio. Foi o responsável pela nacionalização do cristianismo na Hungria. 

Idade Média - Ano 1076


Ano 1076

O Papa Gregório VII excomunga o Rei da Germânia Henrique IV

Os Almorávidas conquistam o Império de Gana na África Ocidental

Morte do Rei de Pamplona Sancho Garcés IV e início do reinado de Sancho I

Morte do Rei da Dinamarca Svend II e início do reinado de Haroldo III

Haroldo III (Harald Svendsen). (c. 1040 - 1080). Filho do Rei da Dinamarca Svend II, a quem sucedeu (1076). Foi irmão de Olaf I, O Faminto; de Érico I e de Nicolau I, futuros Reis da Dinamarca. Foi também irmão paterno de Canuto IV, O Santo, futuro Rei da Dinamarca. .

Morte do Grão-Duque de Kiev Sviatoslav II e início do terceiro governo de Izyslav I




Idade Média - Ano 1075


Ano 1075

Bula Dictatus Papae

Através da Bula "Dictatus Papae" o Papa Gregório VII afirma a supremacia do poder papal sobre todos os outros poderes. A bula se tratava de 27 axiomas que expressavam as ideias sobre o papel do Papa na sua relação com os poderes temporais, especialmente com os Sacro Imperadores Romano-Germânicos.

Questão das Investiduras

Em troca de um feudo, os Bispos germânicos haviam concordado em fornecer soldados ao Rei germânico Henrique IV, todavia, o Rei Henrique IV sabia que enquanto não controlasse a nomeação desses Bispos, vedada pelo Papa Gregório VII, durante a "Reforma Gregoriana" não lhe seria garantida a fidelidade, o apoio militar e a ajuda financeira desses seus aliados mais importantes. Para o Rei Henrique IV, os Bispos eram funcionários do estado e, por isso, deveriam servir ao Rei e não ao Papa. Conseguindo o apoio dos Bispos germânicos o Rei exige que o Papa Gregório VII deixasse o trono, o qual, por sua vez, o excomungou e o depôs como soberano. As terras germânicas envolveram-se em uma guerra civil. Diante de tal fato, o Rei Henrique IV arrepende-se e implora pelo perdão do Papa, como forma de penitência, Apesar de o papa retirar a excomunhão, os aristocratas germânicos pressentindo a fraqueza do seu soberano terminariam por eleger um Rei rival: Rudolf von Rheinfeld.

Fim do governo do Rei da Suécia Anund Gardske e início do reinado de Haakon I, O Vermelho

Haakon I, O Vermelho. (? - ?) Supostamente filho ilegítimo do Rei da Suécia Stenkil I. Sucedeu ao Rei da Suécia Anund Gardske (1075), após este ter sido deposto. Governou a Suécia até o ano 1080.


Idade Média - Ano 1074

Ano 1074

Fim do reinado do Rei da Hungria Salomão e início do reinado de Géza I

Géza I. (c.1040 - 1077). Filho do Rei da Hungria Bela I e de Richilda da Polônia. Foi irmão de Ladislau I, futuro Rei da Hungria e de Maria da Hungria, futura Co-Imperatriz consorte de Bizâncio. Desposou a Princesa Bizantina Sinodia, com quem gerou Colomano, futuro Rei da Hungria. Sucedeu ao Rei Salomão (1074), tornando-se Rei da Hungria. .


Idade Média - Ano 1073

Ano 1073

Morte do Papa Alexandre II e início do pontificado de Gregório VII

Gregório VII (Gregorius Septimus / Hildebrand). (c. 1020 - 1085). Foi Secretário do Papa Gregório VI (1045). Tornou-se Monge de Cluny ('1046) e Legado Pontifício em Roma (1049). Sucedeu ao Papa Alexandre II (1073), por aclamação popular contrariando o quanto estabelecido no Concílio de Melfi (1059). É considerado um dos Papas mais influentes da história. Foi combativo em favor dos direitos da igreja, o que lhe levou a enfrentar o Sacro Imperador Romano-Germânico Henrique IV em defesa do poder espiritual sobre o poder temporal. Emprestou o nome ao maior programa de reforma da cristandade católica:a "Reforma Gregoriana".

Fim do segundo governo do Grão-Duque de Kiev Izyslav I e início do reinado de Sviatoslav II

Sviatoslav II. (1027 - 1076). Filho do Grão-Duque de Kiev Yaroslav I, O Sábio e de Ingererd Olofsdotter. Foi irmão de Elisiv de Kiev, futura Rainha consorte da Noruega; de Anastasia de Kiev, futura Rainha consorte da Hungria; de Ana de Kiev, futura Rainha consorte dos Francos; de Vsevolod I e de Izyaslav I, futuros Grãos-Duques de Kiev, além de Vladimir, futuro Príncipe de Novgorod. Depôs o irmão do Grão-duque de Kiev Izyslav I (1073) vindo a sucedê-lo. 

Fim do reinado do Tsar da Bulgária Pedro III




Idade Média - Ano 1072

Ano 1072

Início do reinado do Tsar da Bulgária Pedro III

Pedro III (Constantino Bodin). Filho de Miguel Vojislau e de Neda Monômaca. Sucedeu ao Tsar da Bulgária Pedro II Delian (1072), por proclamação da nobreza búlgara, após revolta contra os bizantinos. Foi capturado pelos Bizantinos (1073)

Morte do Co-Imperador Bizantino Romano IV

Morte do Rei de Castela Sancho II

Com a morte do Rei Sancho II, o seu irmão Afonso VI, O Bravo incorpora o reino de Castela ao reino de Leão e Galiza.


Idade Média - Ano 1071

Ano 1071

Batalha de Manzikert

Sob o comando do Sultão Alp Arslan os turcos seldjúcidas avançam contra o exército bizantino em Manzikert, na Armênia, composto em grande parte por mercenários que tinham sido reunidos pelo Co-Imperador Bizantino Romano IV Diógenes. Os bizantinos foram derrotados e o próprio Imperador feito prisioneiro.

Fim do reinado do Co-Imperador Bizantino Romano IV

Roberto de Altavilla, O Guiscardo doa o Ducado da Sicília ao seu irmão Rogério I Altavilla

Rogério I Altavilla (Rogerio II da Sicilia - Roger de Hauteville). (c. 1031 - 1101) Filho de Tancredo de Altavilla. Foi irmão de Roberto I Altavilla, O Guiscardo de quem recebeu o Ducado da Sicília por doação (1071), tornando-se o seu primeiro Conde. Desposou Adelaide del Vasto, com quem gerou Simão de Altavilla, futuro Conde da Sicília, e Rogério II, futuro Rei da Sicília.

O Rei da Galiza Garcia II é destronado pelos irmãos Afonso VI, O Bravo e Sancho II

Os Reis Sancho II de Castela e Afonso VI de Leão pactuaram para repartir entre eles o reino da Galiza governado pelo irmão mais novo Garcia II. Os exércitos de Afonso VI entraram na Galiza e fizeram Garcia II prisioneiro até a sua deste, em 1090. 

Fim do governo do Rei da Suécia Halsten I e início do reinado de Anund Gardske

Anund Gardske. (? - ?) Sucedeu ao Rei da Suécia Halsten I, após a deposição deste (1070). Foi também deposto (1075). 

Morte do Conde de Portucale Nuno II Mendes




Idade Média - Ano 1070

Ano 1070

A cidade de Marrakesh no Norte da África torna-se a capital dos Almorávidas.


Idade Média - Ano 1069

Ano 1069

Morte do Co-Regente da Noruega Magno II

O Grão-Duque de Kiev Izyaslav I recupera o trono 


Idade Média - Ano 1068

Ano 1068

Início do reinado do Co-Imperador Bizantino Romano IV

Romano IV. (c. 1030 - 1072). Filho de Constantino Diógenes. Exercia a função de militar bizantino, quando foi condenado por conspirar contra os filhos do Imperador Constantino X Ducas (1067). Foi perdoado pela Imperatriz regente Eudoxia Macrembolitissa, com quem constituiu matrimônio (1068), tornando-se, com isso, Co-Imperador Bizantino ao lado de Miguel VII, de Constâncio Ducas e de Andronico Ducas. Conduziu com êxito campanhas militares contra os turcos seljúcidas (1068 e 1069). Durante o seu reinado o império perdeu suas últimas possessões na Itália frente aos normandos. Travou a batalha de Manzikert (1071) contra os turcos seljúcidas vindo a ser capturado pelo Sultão Alp Arslan. Foi libertado em troca de resgate e um tratado de paz. Foi posteriormente destronado (1071), cegado e exilado.

Fim do governo do Grão-Duque de Kiev Izyalasv I e início do governo de Vseslav de Polotsk, O Vidente

Vseslav de Polotsk, O Vidente (? - 1101). Sucedeu ao Grão-Duque de Kiev Izyaslav I (1068), após este ter sido deposto durante a "Revolta de Kiev". Foi deposto (1069).


Idade Média - Ano 1067

Ano 1967

Morte do Imperador Bizantino Constantino X Ducas

Morte dos Co-Regentes da Suécia Érico VII e Érico VIII, O Pagão e início do reinado de Halsten I

Halsten I (Halsten Stenkilsson). (? - 1084). Filho do Rei da Suécia Stenkil I. Foi irmão de Érico VII e de Ingo I, futuros Reis da Suécia. Foi também o pai de Felipe Halstensson e de Ingo II, futuros Reis da Suécia. Sucedeu ao seu irmão Érico VII (1067), como Rei da Suécia. Foi deposto (1071). 


Idade Média - Ano 1066

Ano 1066

Morte do Rei da Inglaterra Eduardo, O Confessor e início do reinado de Haroldo II

Haroldo II (Harold Godeineson). (1022 - 1066). Filho do Conde de Wessex Godwin e de Gytha Thorkelsdottir. Sucedeu ao Rei da Inglaterra Eduardo, O Confessor (1066), como último da linhagem saxônica. Foi Conde da Ânglia Oriental (1045), e Conde de Wessex (1053). Derrotou o Rei do País de Gales Gwynedd (1063). Enfrentou os noruegueses liderados pelo Rei Haroldo III que juntamente com o Duque da Normandia Guilherme I reivindicavam o trono inglês. Derrotou os dinamarqueses na Batalha de Stamford Bridge (1066). Foi vencido pelo Duque da Normandia Guilherme I, durante a Batalha de Hastings (1066), quando veio a falecer. 

Batalha de Stamford Bridge

O Rei da Inglaterra Haroldo II venceu o exército dinamarquês liderado pelo seu Rei Haroldo III

Batalha de Hastings

Com a morte do Rei da Inglaterra Eduardo, O Confessor, sem deixar descendentes, o Conde de Wessex Haroldo II é eleito seu sucessor, com apoio dos nobres ingleses, em oposição ao Rei da Noruega Haroldo III e ao Duque da Normandia Guilherme I. Todavia, a relação do Rei Haroldo II não é apoiada de forma unânime na Normandia. Aproveitando-se dessa situação, o Duque Guilherme, primo do Rei inglês inglês invade a Ilha baseado em uma suposta promessa do Rei Eduardo de lhe deixar a coroa após sua morte, vindo, por fim a conquistá-la durante a Batalha de Hastings, quando o exército inglês é derrotado e o seu Rei Haroldo II morto. O Duque da Normandia lutaria ainda com o sucessor direto ao trono Edgar Atheling antes de se tornar o primeiro Rei inglês de origem normanda. 

Morte do Rei da Inglaterra Haroldo II e início do reinado de Edgar Atheling

Edgar Atheling. (c.1052 - 1126). Filho do Príncipe inglês Eduardo, O Exilado e de Agatha Arpad. Foi neto do Rei da Inglaterra Edmundo II, Braço de Ferro e irmão de Margarida, A Santa, futura Rainha da Escócia. Sucedeu ao Rei da Inglaterra Haroldo II (1066), mas sem, todavia, conseguir ser coroado. Foi forçado a abdicar em favor do Duque da Normandia Guilherme, O Conquistador (1066). Aliou-se ao Rei da Dinamarca contra o Rei da Inglaterra. Conquistou a cidade de York (1069). Foi derrotado pelo Rei inglês Guilherme. Refugiou-se na Escócia, mas foi capturado pelos escoceses e entregue ao Rei da Inglaterra (1074). Foi perdoado e exilado na Normandia. Foi um dos personagens da Primeira Cruzada (1099). 

Morte do Rei da Noruega Haroldo III e início do reinado de Magno II e de Olavo III

Magno II (Magnus Haraldsson). (c. 1048 - 1093). Filho do Rei da Noruega Haroldo III e de Isabel de Kiev. Foi irmão de Olavo III, futuro Co-Regente da Noruega. Sucedeu ao seu pai (1066), juntamente com seu irmão Olavo. Tornou-se Rei único da Noruega (1093), 

Olavo III (Olaf III Kyrre). (c.1050 - 1093). Filho do Rei da Noruega Haroldo III e de Isabel de Kiev. Foi irmão de Magno II, futuro Rei da Noruega. É o pai de Magno III, futuro Rei da Noruega. Acompanhou o seu pai na tentativa de invasão à Inglaterra. Foi derrotado pelos ingleses na Batalha de Stamford Bridge (1066). Retornou à Noruega e passou a governá-la com o seu irmão. 

O Rei da Inglaterra Edgar Atheling abdica em favor do Duque da Normandia Guilherme I, O Conquistador

Guilherme I, O Conquistador (William The Conqueror). (c.1028 - 1087). Filho do Duque da Normandia Roberto I e de Arlete de Falaise. Desposou Matilda de Flandres (1053), com quem gerou Guilherme II, O Rufo e Henrique I, ambos futuros Reis da Inglaterra; Foi feito Duque da Normandia (1035). Teve o apoio do Rei dos Francos Henrique I contra os nobres rivais que lhes tentavam usurpar o trono. Assegurou definitivamente a Normandia ao derrotar os Barões rebeldes na Batalha de Val-es-Dunes (1047). Venceu as tentativas de invasão da Normandia pelo Rei dos Francos Henrique I (1054 e 1057). Invadiu e controlou o Ducado de Maine (1062). Disputou o trono inglês com o Conde de Wessex Haroldo Godwinson e com o Rei da Noruega Haroldo III, após a morte do Rei inglês Eduardo, O Confessor (1066), que supostamente lhe teria prometido a sucessão (1052). Invadiu a Inglaterra e derrotou o Rei Haroldo II na Batalha de Hastings (1066), vindo a sucedê-lo em oposição ao Conde de Wesses Edgar Atheling, a quem destronou (1066). Enfrentou muitas revoltas nos primeiros anos do seu reinado, principalmente no Norte da Ilha que se manteve resistente ao seu governo. Venceu a rebelião na Nortumbria e Mércia sob a liderança de Edgar Atheling (1068), forçando-o a exilar-se na Escócia. Derrotou a última rebelião ao Norte da Ilha (1071) subjugando a Ilha de Ely. Invadiu a Escócia (1072). Venceu o Rei Malcolm III, vindo com ele a celebrar o Tratado de Abernethy (1072). 

Morte do Rei da Suécia Stenkil I e início do reinado de Érico VII

Érico VII (Erik Stenkilsson). (? - 1067). Filho do Rei da Suécia Stenkil I, a quem sucedeu (1066). Foi irmão de Ingo I e de Halsten I, futuros Reis da Suécia. Disputou o trono com Érico VIII, O Pagão. Faleceu em batalha.

O trono da Suécia é contestado pelo candidato dos suecos pagãos Érico VIII, O Pagão

Érico VIII, O Pagão (Eric The Pagan). (? - 1067) Candidato dos suecos pagãos ao trono do reino da Suécia após a morte do rei Stenkil I (1066), em oposição ao filho deste Érico VII, o que desencadeou uma guerra civil (1067) vindo ambos a falecer em batalha.


Idade Média - Ano 1065

Ano 1065

Morte do Rei de Galiza, Leão e Castela Fernando I, O Grande

Início do reinado de Afonso VI, O Bravo no Reino de Leão

Afonso VI, O Bravo (Alfonso VI de León, el Bravo).(1047 - 1109). Filho do Rei de Leão e Castela Fernando I, O Grande e de Sancha I. Foi irmão de Sancho II, futuro Rei de Castela e de Garcia II, futuro Rei da Galiza. Desposou Constança da Borgonha (1081), com quem gerou Urraca, futura Rainha de Leão e Castela. Desposou também Isabel de Sevilha (1098), com quem gerou Elvira, futura Rainha consorte da Sicília. Manteve relacionamento extraconjugal com Jimena Moniz, com quem gerou Teresa de Leão, futura Condessa consorte de Portucale. Sucedeu ao seu pai (1065), no reino de Leão. Depôs o seu irmão Garcia II, sucedendo-lhe no reino da Galiza (1071). Foi deposto por seu irmão Sancho II (1072), e por este feito prisioneiro. Recuperou a coroa de Leão e sucedeu o seu irmão Sancho II no reino de Castela (1072). Intitulou-se "Imperador Totius Hispaniea" (1077). Concentrou-se na reconquista de terras junto aos mouros. Conquistou a cidade de Toledo junto aos muçulmanos (1086), e intitulou-se  "Imperador das Duas Religiões". Foi vencido pelos almorávidas na Batalha de Uclés (1108). 

Início do reinado de Garcia II no Reino da Galiza

Garcia II (Garcia de Galicia). (1042 - 1090). Filho do Rei de Leão e Castela Fernando I, O Grande e de Sancha I; Foi irmão de Afonso VI, O Bravo, futuro Rei de Leão e de Sancho II, futuro Rei de Castela. Sucedeu ao seu pai (1065) no reino da Galiza. Derrotou o Conde de Portucale Nuno Mendes, na Batalha de Pedroso (1071), assumindo o título de "Rei de Portugal". Foi destronado por seu irmão Afonso VI (1071), que incorporou o reino da Galiza ao reino de Leão.  

Início do reinado de Sancho II no Reino de Castela

Sancho II (Sancho II de Castilla). (c. 1040 - 1072). Filho do Rei de Leão e Castela Fernando I O Grande e de Sancha I. Foi irmão de Afonso VI, O Bravo, futuro Rei de Leão e de Garcia II, futuro Rei da Galiza. Sucedeu ao seu pai no reino de Castela (1065). Destronou o seu irmão Afonso VI, sucedendo-lhe no reino de Leão. Teve que lidar com problemas fronteiriços no leste com os reinos de Navarra e Aragão. 


Idade Média - Ano 1063

Ano 1063

Morte do Rei da Hungria Bela I e início do reinado de Salomão

Salomão (Salomon).(1053 - 1087). Filho do Rei da Hungria André I, O Católico e de Anastasia de Kiev. Sucedeu ao seu tio Bela I (1063), como Rei da Hungria. Abdicou (1074). 

Morte do Rei de Aragão Ramiro I e início do reinado de Sancho I

Sancho I (Sancho Ramirez / Sancho V de Pamplona). (1042 - 1094). Filho do Rei de Aragão Ramiro I e de Ermesinda de Foix. Desposou Isabel de Urgel, com quem gerou Pedro I, futuro Rei de Aragão e Pamplona. Desposou também Felicia de Roucy, com quem gerou Afonso I, futuro Rei de Aragão e Pamplona e Ramiro I, futuro Rei de Aragão. Sucedeu ao seu pai (1063), como Rei de Aragão. Tomou Barbasto dos muçulmanos (1064). Viajou a Roma (1068) para consolidar o reino de Aragão, oferecendo vassalagem ao Papa. Sucedeu ao Rei de Navarra Sancho Garcês IV (1076), incorporando a coroa de Pamplona. Ajudou o Rei de Castela Afonso VI na Batalha de Sagrajas (1086) e na defesa de Toledo (1090).  

Idade Média - Ano 1061

Ano 1061

Morte do Imperador Bizantino Isaac Comneno

Morte do Papa Nicolau II e início do pontificado de Alexandre II

Alexandre II (Alexander Secundus / Anselmo da Baggio). (1015 - 1073). Sucedeu ao Papa Nicolau II (1061), com apoio da aristocracia romana. Apoiou a libertação das terras cristãs sob o domínio sarraceno e também o Duque Guilherme da Normandia contra o Rei da Inglaterra Haroldo II, durante a Batalha de Hastings (1066). Foi derrotado militarmente pelo Antipapa Honório II (1062) e foi por ele excomungado (1063). 

Morte do Rei da Hungria André I, O Católico

Morte do Duque da Boêmia Spytihnev II e início do governo de Vratislau II

Vratislau II. (? - 1071). Filho do Duque da Boêmia Bratislau I e de Judith de Schweinfurt. Foi irmão de Spytihnev II e de Conrado I, futuros Duques da Boêmia e de Oto I, futuro Duque de Olomouc. Desposou Adelaide da Hungria (1057), com quem gerou Bretislau II, futuro Duque da Boêmia. Desposou Swietoslawa da Polônia (1062), com quem gerou Borivoj II, Vladislau I e Sobeslav I, futuros Duques da Boêmia. Sucedeu ao seu irmão Spytihnev II (1061), como Duque da Boêmia. Tornou-se aliado do Sacro imperador romano-germânico Henrique IV, e foi por ele nomeado primeiro Rei da Boêmia (1085). Derrotou os saxões, liderados pelos Duques da Saxônia, Baviera e Polônia na Batalha de Langensalza (1071). 

Idade Média - Ano 1060

Ano 1060

Fim do reinado do Rei da Hungria André I, O Católico e início do reinado de Bela I

Bela I. (1016 - 1063). Filho do Duque da Hungria Vazul e de Katun da Bulgária. Foi irmão de André I, O Católico, futuro Rei da Hungria, a quem sucedeu (1060), após ter destroná-lo. Desposou Richilda da Polônia, com quem gerou Géza I e Ladislau I, futuros Reis da Hungria e Maria da Hungria, futura Co-Imperatriz consorte de Bizâncio. 

Morte do Rei da Bulgária Pressiano II

Morte do Rei dos Francos Henrique I

Com a morte do Rei Henrique I o filho deste, o Co-Regente Filipe I o sucederia definitivamente sob a regência da sua genitora e do seu tio Balduíno V.

Morte do Rei da Suécia Edmundo I, O Velho e início do reinado de Stenkil I

Stenkil I. (? - 1066). Filho de Ragnvald, O Velho e de Astrid. Sucedeu ao Rei da Suécia Edmundo, O Velho (1060), iniciando a dinastia Stenkil. Foi também o pai de Erico VII, de Ingo I e de Halsten I, futuros Reis da Suécia. 


Idade Média - Ano 1059


Ano 1059

Filipe I é elevado a Co-Regente dos Francos

Filipe I (Philippe I). (1052 - 1108). Filho do Rei dos Francos Henrique I e de Ana de Kiev. Desposou Berta da Holanda, com quem gerou Luis VI, O Gordo, futuro Rei dos Francos. Foi associado ao trono por seu pai (1059), vindo a sucedê-lo definitivamente (1060), sob a regência de sua genitora e do seu tio Balduíno V, o Conde de Flandres. Buscou aumentar o território franco anexando parte de Vermandois (1068), de Vexin (1077) e o Viscondado de Bourges (1101). Dispôs dos bens da igreja e vendeu cargos eclesiásticos. Foi derrotado por seu tio Roberto I de Flandres na Batalha de Cassel (1071). Lutou durante a maior parte do seu reinado contra o poder crescente do seu vassalo, o Duque da Normandia Guilherme I, e futuro Rei da Inglaterra. Foi excomungado (1092), após repudiar o seu primeiro casamento. Foi excomungado pelo Papa Urbano II (1095). Associou o seu filho à coroa (1098). Reconciliou com o papado (1104). 

O Papa Nicolau II doa o Ducado da Sicília a Roberto de Altavilla, O Guiscardo

Roberto de Altavilla, O Guiscardo. (1025 - 1085). Filho de Tancredo de Altavilla e de Fresenda. Desposou Sigelgaita e Alberada de Buonalbergo, com quem gerou Boemundo de Altavilla, futuro Príncipe de Antioquia. Foi Conde de Apúlia e Calábria. Tornou-se Duque de Apúlia, Calábria e Sicília. Derrotou os lombardos durante a Batalha Civitate (1053). Derrotou o Sacro Imperador Romano-Germânico Henrique IV (1083). Legou o Ducado da Sicília ao seu irmão Rogério I de Altavilla (1071). 

O Imperador Bizantino Isaac I Comneno abdica em favor de Constantino X Ducas

Constantino X Ducas. (c.1006 - 1067). Filho de Andronico Ducas. Desposou Eudoxia Macrembolitissa, com quem gerou Miguel VII Ducas, futuro Imperador Bizantino; Andronico Ducas e Constancio Ducas, futuros Co-Imperadores Bizantinos. Apoiou a usurpação de Isaac I Comneno ao trono bizantino (1057). Elevou o seu filho Miguel VII Ducas a Co-Imperador (1059). Iniciou um governo favorável aos interesses da corte e da igreja ortodoxa. Cortou os gastos com o exército enfraquecendo a defesa do Império. Tornou-se impopular perante o povo e a aristocracia militar. Perdeu a maior parte da Itália bizantina para os normandos do Duque da Sicília Roberto de Altavilla. Sofreu invasões na Ásia Menor (1064) e nos Bálcãs (1065). 

Miguel VII Ducas é elevado a Co-Imperador Bizantino

Miguel VII Ducas. (c. 1050 - 1090). Filho do Imperador Bizantino Constantino X Ducas e de Eudoxia Macrembolitissa. Foi irmão de Andronico Ducas e de Constancio Ducas, futuros Co-Imperadores Bizantinos. Desposou Maria Alania, com quem gerou Constantino Ducas, futuro Co-Imperador Bizantino. Foi associado ao trono por seu pai (1059). Sucedeu ao seu pai definitivamente (1067), mas sob a regência de sua genitora. Tornou-se Co-Imperador Bizantino, em conjunto com o seu irmão Andronico e com o seu padrasto Romano IV (1068). Tornou-se Imperador Sênior (1071). Perdeu Bari para os normandos (1071). Perdeu grande porções de terras na Ásia Menor para os turcos. Enfrentou a revolta de seus dois generais Nicéforo Brienio e Nicéforo Botoaneiates, vindo a abdicar em favor deste (1078). 

Morte do Imperador Bizantino Miguel VI