quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Idade Média - Ano 1065

Ano 1065

Morte do Rei de Galiza, Leão e Castela Fernando I, O Grande

Início do reinado de Afonso VI, O Bravo no Reino de Leão

Afonso VI, O Bravo (Alfonso VI de León, el Bravo).(1047 - 1109). Filho do Rei de Leão e Castela Fernando I, O Grande e de Sancha I. Foi irmão de Sancho II, futuro Rei de Castela e de Garcia II, futuro Rei da Galiza. Desposou Constança da Borgonha (1081), com quem gerou Urraca, futura Rainha de Leão e Castela. Desposou também Isabel de Sevilha (1098), com quem gerou Elvira, futura Rainha consorte da Sicília. Manteve relacionamento extraconjugal com Jimena Moniz, com quem gerou Teresa de Leão, futura Condessa consorte de Portucale. Sucedeu ao seu pai (1065), no reino de Leão. Depôs o seu irmão Garcia II, sucedendo-lhe no reino da Galiza (1071). Foi deposto por seu irmão Sancho II (1072), e por este feito prisioneiro. Recuperou a coroa de Leão e sucedeu o seu irmão Sancho II no reino de Castela (1072). Intitulou-se "Imperador Totius Hispaniea" (1077). Concentrou-se na reconquista de terras junto aos mouros. Conquistou a cidade de Toledo junto aos muçulmanos (1086), e intitulou-se  "Imperador das Duas Religiões". Foi vencido pelos almorávidas na Batalha de Uclés (1108). 

Início do reinado de Garcia II no Reino da Galiza

Garcia II (Garcia de Galicia). (1042 - 1090). Filho do Rei de Leão e Castela Fernando I, O Grande e de Sancha I; Foi irmão de Afonso VI, O Bravo, futuro Rei de Leão e de Sancho II, futuro Rei de Castela. Sucedeu ao seu pai (1065) no reino da Galiza. Derrotou o Conde de Portucale Nuno Mendes, na Batalha de Pedroso (1071), assumindo o título de "Rei de Portugal". Foi destronado por seu irmão Afonso VI (1071), que incorporou o reino da Galiza ao reino de Leão.  

Início do reinado de Sancho II no Reino de Castela

Sancho II (Sancho II de Castilla). (c. 1040 - 1072). Filho do Rei de Leão e Castela Fernando I O Grande e de Sancha I. Foi irmão de Afonso VI, O Bravo, futuro Rei de Leão e de Garcia II, futuro Rei da Galiza. Sucedeu ao seu pai no reino de Castela (1065). Destronou o seu irmão Afonso VI, sucedendo-lhe no reino de Leão. Teve que lidar com problemas fronteiriços no leste com os reinos de Navarra e Aragão. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.