quinta-feira, 5 de junho de 2014

Idade Clássica - Ano 230


Ano 230

Morte do Bispo de Roma Urbano I e início do pontificado de Ponciano

Ponciano (Pontianus). (c.175 - 235). Sucedeu ao Bispo de Roma Urbano I (230). Durante seu pontificado o cisma do antipapa Hipólito chegou ao fim. Exilado pelo Imperador romano Maximino Trácio, renunciou ao papado (235). Foi deportado para um campo de trabalhos forçados na Ilha da Sardenha juntamente com o Antipapa Hipólito.


Idade Clássica - Ano 226


Ano 226

Ardacher I funda a Dinastia Sassânida

Ardacher I. (? - 241). Foi o pai de Shapur I, futuro Xá da Pérsia. Coroado Xá da Pérsia (226), após ter derrotado o Rei dos Partos Artabano na Batalha de Hormizdeghan (224). Foi o fundador da Dinastia Sassânida. Pôs fim a 400 anos de domínio Parto sobre os Persas. 

Morte do Imperador da China Wei Wendi e início do reinado de Migdi





Idade Clássica - Ano 224


Ano 224

Batalha de Hormizdeghan

Ardacher I vence o Rei dos Partos Artabano, pondo fim a 400 anos de domínio parta sobre a Pérsia.


Idade Clássica - Ano 222


Ano 222

Morte do Bispo de Roma Calisto I e início do pontificado de Urbano I

Urbano I (Urbanus Primus). (? - c.230). Sucedeu ao Bispo de Roma Calisto I (222). Seu pontificado coincidiu com a época de tolerância religiosa por parte do Imperador Romano Alexandre Severo, o que lhe tornou o primeiro Bispo de Roma a experimentar um pontificado sem a perseguição aos cristãos por parte dos romanos.

Morte do Imperador Romano Heliogábalo e início do governo de Alexandre Severo

Alexandre Severo (Marcus Aurelius Severus Alexandrus). (208 - 235). Filho de Marco Julio Géssio Marciano e de Júlia Maméia. Foi elevado a Co-Imperador Romano pelo Imperador Heliogábalo (221). Foi destituído por suspeita de traição. Sucedeu ao Imperador Heliogábalo (222) tornando-se o último da Dinastia dos Severos. Faleceu assassinado na Germânia, durante um motim envolvendo a XXII Legião. 

Idade Clássica - Ano 220


Ano 220

Morte do Imperador da China Xiandi e início do reinado de Wei Wendi

A morte do Imperador põe fim à Dinastia Han Oriental.


Idade Clássica - Ano 218


Ano 218

Morte dos Co-Imperadores Romanos Macrino e Diadumeniano e início do governo de Heliogábalo

Heliogábalo (Marco Aurelio Antonino). (c.203 - 222). Filho de Sexto Vário Marcelo e de Júlia Soemia Bassiana. Sucedeu ao Imperador Romano Macrino e ao filho deste Diadumeniano (218), com o apoio das legiões da Síria. Seu reinado é conhecido por inúmeros escândalos sexuais e controvérsias religiosas. Substituiu o tradicional deus Júpiter no panteão romano pelo deus El-Gabal obrigando membros do governo a participar de rituais nos quais ele próprio liderava. Elevou o seu primo Alexandre Severo a Co-Imperador Romano (221), vindo posteriormente a destituí-lo por suspeita de traição. Seu comportamento religioso e principalmente o sexual mantido com o seu amante Hiérocles o distanciou da Guarda Pretoriana e também do Senado, enfraquecendo-o. 


Idade Clássica - Ano 217


Ano 217

Morte do Bispo de Roma Zeferino e início do pontificado de Calisto I

Calisto I (Calistus Primus). (c. 165 - c. 222). Jovem escravo romano. Sucedeu ao Bispo de Roma Zeferino (217). Sofreu forte antagonismo de Hipólito, o primeiro dos Antipapas. 

Morte do Imperador Romano Caracala e início do governo de Macrino

Macrino (Marcus Opellius Macrinus). (c.165 - 218). Desposou Nonia Celsa, com quem gerou Diadumeniano, futuro Co-Imperador Romano. Foi Prefeito do Pretório do Imperador Romano Caracala. Depôs e sucedeu ao Imperador Caracala (217) tornando-se o primeiro da Dinastia Macrina. Elevou o seu filho Diadumeniano a Co-Imperador (218). Governou o império a partir da Antioquia tornando-se com isso impopular junto à plebe romana. Sofreu oposição das legiões da Síria que se rebelaram e declararam Heliogábalo o novo Imperador. Foi derrotado durante a Batalha de Antioquia.

Diadumeniano é elevado a Co-Imperador Romano

Diadumeniano (Marcus Opellius Antonius Diadumenianus). (? - 218). Filho do Imperador Romano Macrino e de Nonia Celsa. Foi elevado a Co-Imperador Romano por seu pai (217), sendo o segundo da Dinastia Macrina. Foi vencido durante a Batalha de Antioquia (218), quando veio a falecer. Teve a cabeça degolada e apresentada como troféu ao futuro Imperador Heliogábalo.


Idade Clássica - Ano 211


Ano 211

Morte do Imperador Romano Septimio Severo

Morte do Co-Imperador Romano Geta




idade Clássica - Ano 209


Ano 209

Geta é elevado a Co-Imperador Romano

Geta (Publius Septimius Geta). (189 - 211). Filho do Imperador Romano Septimio Severo e de Julia Domna. Foi irmão de Caracala, futuro Imperador Romano. Tornou-se Co-Imperador Romano (209). Sucedeu ao seu pai juntamente com o seu irmão Caracala (211), apesar da conhecida rivalidade entre eles. Durante o seu governo ordenou a construção de templos pagãos e a perseguição aos cristãos. 


Idade Clássica - Ano 208


Ano 208

O Imperador Romano Septimio Severo reconstrói a Muralha de Adriano na Província da Britânia

A Muralha de Adriano era uma fortificação formada por pedras e composta por dezessete fortes. Foi construída pelo Imperador Romano Adriano na província da Britânia, para separar a parte romana (Inglaterra) da parte bárbara (Escócia) e tinha uma extensão de setenta e três milhas. Posteriormente foi reconstruída pelo imperador Septímio Severo no ano 208, permanecendo até meados do ano 300 incólume a invasões das tribos do Norte da Ilha.


Idade Clássica - Ano 199


Ano 199

Morte do Bispo de Roma Vítor I e início do pontificado de Zeferino

Zeferino (Zephyrinus). (? - 217). Sucedeu ao Bispo de Roma Vítor I (199). Foi muito criticado por sua falta de ação contra dissidências doutrinárias como o montanismo, o adocionismo e o sabelionismo. .


Idade Clássica - Ano 198


Ano 198

O Imperador Romano Septimio Severo eleva o seu filho Caracala a Co-Imperador

Caracala (Marcus Aurelius Antonius Basianus) (188 - 217). Filho do Imperador Romano Septímio Severo e de Júlia Domna. Foi irmão de Geta, futuro Co-Imperador Romano. Tornou-se Co-Imperador (198). Participou das campanhas militares na Britânia (208). Sucedeu ao seu pai como Co-Imperador Romano (211) e passou a governar o Império juntamente com o seu irmão Geta. A ele é atribuída a ordem de assassinato do seu irmão Geta, a fim de tornar-se Imperador único (211). Foi o autor do Édito de Caracala (212), que concedia cidadania romana a todos os habitantes livres do Império, Organizou operações militares defensivas contra os Germanos (213). Promoveu campanhas militares contra os Partos, no oriente (214). 

Idade Clássica - Ano 193


Ano 193

Morte do Imperador Romano Pertinax e início do governo de Didio Juliano

Didio Juliano (Marcus Didius Severus Julianus). (133 - 193). Filho de Quinto Petrônio Dídio Severo e de Emília Clara. Tornou-se Pretor na Bélgica, Cônsul e Governador da Ilíria e Germânia Inferior, além de Procônsul na Britânia e África Consular. Autoproclamou-se Imperador Romano (193) sucedendo ao Imperador Petinax, com apoio da Guarda Pretoriana. Passou a negociar a venda de títulos e partes do território romano, o que lhe rendeu forte oposição dos Governadores da Síria e da Panônia que se autoproclamariam Imperadores, iniciando uma breve guerra civil sucessória. 

Morte do Imperador Romano Didio Juliano e início do governo de Septimio Severo

Septimio Severo (Lucius Septimius Severus Pertinax). (146 - 211). Filho de Públio Septimio Geta e de Fúlvia Pia. Desposou Júlia Domna (187) com quem gerou Geta e Caracala, futuros Imperadores Romanos. Foi Questor em Roma (169) e Questor provincial na Sardenha (171). Foi também Legado do Procônsul na África (173) e Pretor (177). além de Comandante da Legião na Síria (180) e Governador da Gália Lugdunesse (180) e da Panônia. Foi um dos Governadores que se rebelaram contra a política do Imperador Romano Dídio Juliano, vindo a se autoproclamar Imperador (193). Avançou com suas tropas contra Roma antecipando-se aos demais rebelados. Depôs e sucedeu ao Imperador Didio Juliano (193) tornando-se o primeiro cidadão oriundo de província, sem ascendência romana a tornar-se Imperador. Venceu o Governador rebelado da Síria Pescênio Niger (194) e ao Governador rebelado da Britânia Clódio Albino, durante a Batalha de Lugdunum (196). Lutou contra os Partos. Incorporou novamente a Mesopotâmia ao Império Romano (197), fato que lhe rendeu a homenagem com a construção do "Arco do Triunfo", em Roma. Elevou os seus filhos Caracala e Geta a Co-Imperadores (198 e 209). Tornou-se impopular entre os Senadores por traçar seu governo com o apoio do exército. Dissolveu a Guarda Pretoriana, substituindo-a por sua guarda pessoal.  



Idade Clássica - Ano 189


Ano 189

Morte do Bispo de Roma Eleutério e início do pontificado de Vítor I

Vítor I (Victor Primus). (? - c.199). Sucedeu ao Bispo de Roma Eleutério (189) e tornou-se o primeiro Bispo de Roma oriundo do continente africano. Ficou conhecido como o primeiro autor eclesiástico a usar o latim como escrita. Envolveu-se em uma controvérsia ao tentar fazer prevalecer, na Ásia Menor, o costume da igreja romana da celebração da Páscoa no domingo seguinte ao dia 14 do mês judaico de Nisan. Excomungou os fiéis conhecidos como Quartodecimanistas. A ele também é atribuído o estabelecimento do domingo (em substituição ao sábado) como dia sagrado, bem como a decisão de celebrar missas em latim, ao invés do grego. 

Morte do Imperador da China Ligdi e início do reinado de Xiandi






Idade Clássica - Ano 192


Ano 192

Morte do Imperador Romano Cômodo e início do governo de Pertinax

Pertinax (Publius Helvius Pertinax). (126 - 193). Filho de Hélvio Successo. Participou da guerra contra os Partos, resultando-lhe uma série de condecorações, a exemplo de Tribuno Militar na Britânia e Procurador da Dácia. Foi também Cônsul (175), Governador das províncias da Alta e Baixa Mésia, Dácia, Síria e Britânia (185) e Procônsul da província da África Proconsular (188). Sucedeu ao Imperador Romano Cômodo (192). .


Idade Clássica - Ano 180


Ano 180

Os Godos fixam-se na Costa do Mar Negro

Morte do Imperador Romano Marco Aurélio





Idade Clássica - Ano 176


Ano 176

Cômodo é elevado a Co-Imperador Romano

Cômodo (Marcus Aurelius Commodus Antoninus). (161 - 192). Filho do Imperador Romano Marco Aurélio e de Faustina, A Jovem. Foi nomeado Co-Imperador por seu pai (176). Tornou-se Imperador único (180). É citado como um dos piores Imperadores Romanos, havendo o seu governo posto fim a era dos "Cinco Bons Imperadores" (96). Foi um amante de espetáculos violentos. Organizou uma série de combates entre gladiadores (192) vindo, inclusive, a participar pessoalmente de algumas dessas lutas. Sofreu oposição do Senado e de grupos a ele próximos como o Governador da Panônia Septimio Severo e do Governador da Dácia Publio Septimio Geta. 


Idade Clássica - Ano 174


Ano 174

Morte do Bispo de Roma Sotero e início do pontificado de Eleutério

Eleutério (Eleutherius). (? - c. 189). Serviu como Diácono do Bispo Aniceto. Sucedeu ao Bispo de Roma Sotero (174). Seu pontificado é reconhecido como pacífico, pois o Imperador Romano Cômodo não tinha por política a perseguição aos cristãos. Lutou contra a doutrina montanista, considerada excessiva. Estabeleceu as primeiras normas para a celebração da Páscoa. 

Idade Clássica - Ano 169


Ano 169

Morte do Co-Imperador Romano Lúcio Vero




Idade Clássica - Ano 168


Ano 168

Morte do Imperador da China Huandi e início do reginado de Lingdi




Idade Clássica - Ano 166



Ano 166

A fronteira do Danúbio cede à pressão dos povos germânicos.

Morte do Bispo de Roma Aniceto e início do pontificado de Sotero

Sotero (Soterius). (? - c. 174). Sucedeu ao Bispo de Roma Aniceto (166). Seu pontificado coincide com o governo do Imperador Romano Marco Aurélio, sob o qual foram cruelmente perseguidos os cristãos. A ele é atribuída a instituição da Páscoa como celebração anual. 

Idade Clássica - Ano 165



Ano 165

A Peste Antonina assola o Império Romano

A chamada peste antonina que assolou o império romano por cerca de 15 anos foi provavelmente a varíola. Milhares de pessoas morreram, inclusive dois imperadores romanos vitimados pela doença.



Idade Clássica - Ano 161


Ano 161

Morte do Imperador Romano Antonino Pio e início do governo de Lúcio Vero e de Marco Aurélio

Lúcio Vero (Lucius Ceionius Commodus Verus Ameniacus). (139 - 169). Filho de Lúcio Comodo. Foi adotado pelo Imperador Romano Antônio Pio (138) vindo a sucedê-lo (161) juntamente com Marco Aurélio. 

Marco Aurélio (Marcus Aurelius Antonius Augustus). (121 - 180). Filho de Marco Anio Vero e Domicia Lucila. Desposou Faustina, A Jovem (145), com quem gerou Cômodo, futuro Imperador Romano e Lucila, futura Imperatriz consorte de Roma. Foi adotado pelo Imperador Romano Antonio Pio (138), a quem sucedeu juntamente com Lúcio Vero (161). Tornou-se Imperador único (169). Nomeou o filho Cômodo a Co-Imperador (176). Seu governo foi marcado por guerras na parte Oriental do Império contra os Partas e ao Norte contra os Germanos. Dedicou-se à filosofia (estoicismo), sendo de sua autoria a obra "Meditações". Faleceu durante uma expedição contra os Marcomanos.


Idade Clássica - Ano 154



Ano 154

Morte do Bispo de Roma Pio I e início do pontificado de Aniceto

Aniceto (Anicetus). (? - 166). Sucedeu ao Bispo de Roma Pio I (154). Teria ele sido o primeiro Bispo de Roma a condenar oficialmente uma doutrina (montanismo) como herética. 


Idade Clássica - Ano 153


Ano 153

Início do reinado do Rei da Bulgária Avitohol

Avitohol. (? - ?) Rei mítico da Bulgária, cujo reinado teria se iniciado supostamente no ano 153. Alguns historiadores o relacionam com o Rei dos Hunos Átila.



Idade Clássica - Ano 146


Ano 146

Morte do Imperador da China Zhidi e início do reinado de Huandi


Idade Clássica - Ano 145


Ano 145

Morte do Imperador da China Chougdi e início do reinado de Zhidi




Idade Clássica - Ano 144


Ano 144

Morte do Imperador da China Shundi e início do reinado de Chongdi



Idade Clássica - Ano 140


Ano 140

Morte do Bispo de Roma Higino e início do pontificado de Pio I

Pio I (Pius Primus). (? - c. 154). Sucedeu ao Bispo de Roma Higino (140). Seu pontificado ficou marcado por questões envolvendo judeus convertidos e com heresiarcas. A ele é atribuído a decretação da comemoração da Páscoa aos domingos. 

Idade Clássica - Ano 138



Ano 138

Morte do Imperador Romano Adriano e início do governo de Antonino Pio

Antonino Pio (Titus Aurelius Fulvius Boionius Arrius Antoninus Pius). (86 - 161). Filho de Tito Aurélio Fulvo e de Arria Fadilla. Tornou-se Cônsul (120). Foi adotado pelo Imperador Romano Adriano (138), vindo a sucedê-lo nesse mesmo ano. Teve um governo pacífico, o que lhe permitiu construir templos, teatros e mausoléus e a promoção das artes e ciências. Adotou Marco Aurélio e Lúcio Vero (138) tornando-os seus sucessores. 


Idade Clássica - Ano 136


Ano 136

Morte do Bispo de Roma Telésforo e início do pontificado de Higino

Higino (Hyginus). (? - 140). Sucedeu ao Bispo de Roma Telésforo (136). É conhecido por tornar mais precisa a questão da hierarquia na igreja e pelo costume de haver padrinho e madrinha no batismo. Seu pontificado foi perturbado pelas perseguições aos cristãos e pelos focos de heresias que começavam a nascer na Igreja. 


Idade Clássica - Ano 135


Ano 135


O General Romano Sexto Júlio Severo que estava governando a Britânia cercou os rebeldes judeus obrigando-os à rendição. O seu líder, Simeão Bar-Kokhba foi executado.

Início da construção do Castelo de Sant´Angelo em Roma

Sua primitiva estrutura foi iniciada no ano 135 à margem direita do Rio Tibre, em Roma pelo Imperador Adriano como um mausoléu pessoal e familiar, e concluído pelo Imperador Antonino Pio no ano 139. Durante a era medieval esta estrutura foi a mais importante das fortalezas pertencentes aos Papas. Serviu também como prisão para muitos patriotas, na época dos movimentos de unificação da Itália ocorridos no século XIX.


Idade Clássica - Ano 131


Ano 131

Início da Terceira Rebelião Judáica

O Imperador Romano Adriano pretendia reconstruir sobre o monte do templo um santuário dedicado ao deus Júpiter Capitolino, o que desagradou aos judeus.


Idade Clássica - Ano 125


Ano 125

Morte do Bispo de Roma Sisto I e início do pontificado de Telésforo

Telésforo (Telesphorus). (? - 136). Sucedeu ao Bispo de Roma Sisto I (125), tornando-se o primeiro Papa cujo martírio foi historicamente comprovado. A ele também é atribuída a criação da "Missa do Galo". 


Morte do Imperador da China Andi e início do reinado de Shundi





Idade Clássica - Ano 117


Ano 117

Adriano é adotado pelo Imperador Romano Trajano

Adriano (Publius Aelius Traianus Hadrianus). (76 - 138). Filho de Públio Elio Adriano e de Domícia Paulina. Foi adotado por seu primo, o Imperador Romano Trajano (117), vindo a sucedê-lo nesse mesmo ano. Humanista, letrado e amante da cultura grega, Adriano fez de Atenas a capital cultural do Império Romano. Reconstruiu o Panteão (125) e construiu o Templo de Vênus, em Roma. Abandonou a política de conquistas do seu antecessor, optando pela via diplomática com os povos vizinhos. Construiu fortificações contra os bárbaros da Germânia e Britânia, sendo a mais conhecida delas a "Muralha de Adriano", que separava a fronteira entre a atual Inglaterra e a Escócia. Adotou Antonino Pio (138), tornando-o seu sucessor. Após seu falecimento, seu corpo foi depositado em um mausoléu em Roma, onde atualmente se encontra o Castelo Sant´Angelo.

Morte do Imperador Romano Trajano e início do governo de Adriano




Idade Clássica - Ano 115



Ano 115

Início da Segunda Rebelião Judáica

Morte do Bispo de Roma Alexandre I e início do pontificado de Sisto I

Sisto I (Xystus Primus). (? - c. 125). Sucedeu ao Bispo de Roma Alexandre I (115) e sistematizou e normatizou vários procedimentos sagrados nas cerimônias religiosas cristãs. 


Idade Clássica - Ano 113


Ano 113

Guerra de Roma contra os Partos

O Imperador Romano Trajano inicia a guerra contra os Partos. Com o fim da guerra a Armênia, a Assíria e a Mesopotâmia passariam a integrar ao Império Romano



Idade Clássica - Ano 106


Ano 106

Os Romanos sitiam Sarmizegetusa, capital da Dácia

Sarmizegetusa sofreu um prolongado cerco pelos romanos. Percebendo que não poderia evitar a derrota, e evitando cair prisioneiro de Roma, o Rei da Dácia Decébalo comete suicídio.

Morte do Imperador da China Hedi e início do reinado de Andi



Idade Clássica - Ano 105



Ano 105

Morte do Bispo de Roma Evaristo e início do pontificado de Alexandre I

Alexandre I (Alexander Primus). (? - 115). Sucedeu ao Bispo de Roma Evaristo (105). A ele é atribuído o uso da benção com água misturada ao sal para purificação de lares cristãos. Foi canonizado santo pela Igreja Católica.



Idade Clássica - Ano 101


Ano 101

Terceira Batalha de Tapae