domingo, 22 de junho de 2014

Idade Média - Ano 591


Ano 591

Morte da Rainha dos Lombardos Teodolinda e início do reinado de Agilolfo

Agilolfo (Agiluf). (? - 616) Duque de Turim. Desposou a Rainha dos Lombardos Teodolinda (590), com quem gerou Adaloaldo, futuro Rei dos Lombardos e Gundiberga, futura Rainha consorte dos Lombardos, Tornou-se Rei lombardos (591). Estabeleceu a paz com o Império Bizantino. Expandiu o reino com a conquista da Ligúria. Associou o seu filho Adaloaldo ao trono dos lombardos. Transferiu a capital do reino da Pávia para Milão. Autointitulou-se "Gratia Dei Rex Totius Italiae" deixando de lado o título de "Rei dos Lombardos".


Idade Média - Ano 590


Ano 590

Início do pontificado do Papa Gregório I, O Grande

Gregório I, O Grande (Gregorius I Magnus). (c. 540 - 604). Foi Prefeito de Roma. Tornou-se o primeiro Papa monge. Sucedeu ao Papa Pelágio II (590) de quem foi mandatário junto a Constantinopla (579). Foi também o segundo Papa da história a ter o epíteto de "O Grande", depois de Leão I (440). Grande escritor, cujo livro "Ação Pastoral" serviu de base para todos os Bispos católicos na Idade Média. Empregou à frente da Igreja métodos de administração romanos para organizar com eficiência as propriedades pontificiais na Itália, Sicília, Sardenha, Gália entre outras. Estabeleceu trégua com o Rei dos Lombardos Agilolfo, que há tempos sitiava a cidade de Roma. Reorganizou as igrejas italianas devastadas pela guerra e reforçou a autoridade papal sobre Bispos e Monges. Enviou missionários à Ilha da Inglaterra para converter os anglo-saxões e buscou estabelecer aliança com os francos. Tornou-se o responsável pela divulgação do tipo de música litúrgica que é hoje em dia conhecida como "canto gregoriano". Deixou extensa obra escrita, incluindo sermões e comentários sobre a Bíblia. Compilou e adaptou os "sete pecados capitais", para o ocidente, a partir das oitos tentações descritas inicialmente pelo monge Euagrius Pontikos dois séculos antes. 

Morte do Rei dos Lombardos Autário e início de Teodolinda

Teodolinda (Theodelinda). (? - 591) Esposa do Rei dos Lombardos Autário. Desposou Agilolfo, futuro Rei dos Lombardos, com quem gerou Adaloaldo, também futuro regente dos lombardos. Sucedeu ao seu marido (590), como Rainha dos Lombardos.  


Idade Média - Ano 589


Ano 589

Wendi reunifica a China dando início à Dinastia Sui

O novo Imperador Chinês construiu a nova capital em Chang na atual Xian.

Os Visigodos adotam o catolicismo como religião.

Morte do Papa Pelágio II




Idade Média - Ano 588


Ano 588

Morte do Rei da Deira Ella e início do reinado de Ethelric

Ethelric. (? - c.604) Sucedeu ao Rei da Deira Ella (588).


Idade Média - Ano 587


Ano 587

Trato de Andelot

Pelo Tratado de Andelot Childeberto II é reconhecido como sucessor direto do seu tio, o Rei dos Francos na Borgonha Guntram.

O Rei dos Visigodos Recaredo I converte-se ao catolicismo

Morte do Rei de Essex Aescwine e início do reinado de Sledd

Aescwine. (? - 587) Foi o pai de Sledd, futuro Rei de Essex. É listado nas genealogias reais anglo-saxônicas como o primeiro Rei de Essex, na atual Inglaterra. 

Morte do Rei de Essex Aescwine e início do reinado de Sledd

Sledd. (? - 604). Filho do Rei de Essex Aescwine, a quem sucedeu (587). Desposou a Princesa de Kent Ricula, com quem gerou Saeberth futuro Rei de Essex. .


Idade Média - Ano 586


Ano 586

Morte da Rainha dos Francos Radegunda

Morte do Rei dos Visigodos Leovigildo e início do reinado de Recaredo I

Recaredo I (Reccared I). (? - 601) Filho do Rei dos Visigodos Leovigildo, a quem sucedeu (586). Foi pai de Liuva II, futuro Rei dos visigodos. Fez de Toledo a capital do seu reino. Converteu-se ao catolicismo (587).


Idade Média - Ano 585


Ano 585

Morte do Rei da Bernícia Frithuwald e início do reinado de Hussa

Hussa. (? - 592) Supostamente filho do Rei da Bernícia Ida. Sucedeu ao seu irmão Frithuwald (585), como Rei da Bernícia.


Idade Média - Ano 584


Ano 584

Fim da Regência dos Duques na Itália

Após dez longos anos, os Duques Lombardos decidiram promover uma monarquia centralizada. Contribuiu para isso a crescente pressão dos francos e dos bizantinos bem como o fato de que os lombardos possuírem uma estrutura de poder extremamente frágil e que permitia tão somente algumas incursões em busca de saques. Com isto os Duques concordaram, no ano 584, com a coroação de Autário, filho do último Rei lombardo Clefo, Os Duques deram-lhe não somente a capital Pávia, mas a metade de seus domínios e bens como a região de Demesne, possibilitando assim a reestruturação do reino lombardo. 

Início do reinado do Rei dos Lombardos Autário. 

Autário (Authari). (c.540 - 590). Filho do Rei dos Lombardos Clefo, a quem sucedeu (584), após longo interregno denominado "Regência dos Duques" (574-584). Autoproclamou-se Rei dos Ostrogodos e assumiu o título de "Flavius" (protetor do povo romano). Passou o seu reinado em guerras contra os francos e rebeldes lombardos. Proibiu o seu povo de batizar os filhos segundo os costumes cristãos, evitando o controle do estado lombardo pelo papado. 

Início do reinado de Creoda no Reino da Mércia

Creoda. (? - 593) Filho de Cynewald. É considerado o primeiro Rei da Mércia, localizado na atual Inglaterra. Todos os Reis mercianos até o reinado de Ceolwulf (823) teriam sido seus descendentes diretos. .

Morte do Rei dos Francos em Soissons Chilperico I e início do reinado de Clotário II

Clotário II (Clotaire II). (584 - 629) Filho do Rei dos Francos Chilperico I e de Fredegunda. Desposou Bertrude (602), com quem gerou Dagoberto I, futuro Rei dos Francos na Austrásia, e Cariberto II, futuro Rei dos Francos na Aquitânia. Sucedeu ao seu pai (584), no reino de Soissons, sob a regência de sua genitora, Continuou a contenda iniciada por sua mãe contra a Rainha dos Francos Brunilda. Entrou em guerra (599), contra os seus primos, os Reis dos Francos Teodorico II e Teodeberto II, mas foi derrotado em Dornelles. Invadiu a Borgonha (605). Incorporou a Borgonha (613), e tornou-se com isso, o Rei de todos os Francos. Promulgou o Édito de Paris (615) e ampliou os direitos dos nobres francos.  Elevou o seu filho Dagoberto I a Rei dos Francos na Austrásia (623). Seu reinado foi o mais longo da dinastia merovíngia.

Morte do Rei dos Pictos Bridei e início do reinado de Gartnait II

Gartnait II. (? - 599) Filho do Rei dos Pictos Bridei, a quem sucedeu (584).


Idade Média - Ano 582



Ano 582

Morte do Imperador Bizantino Tibério II Constantino e início do governo de Maurício I

Maurício I (Flavius Maurícius Tiberius). (539 - 602). Foi nomeado herdeiro e sucessor do Imperador Bizantino Tibério II Constantino, vindo a sucedê-lo (582). Teve que lidar com guerras em todas as fronteiras do Império. Interferiu na guerra de sucessão da Pérsia (590) em troca do controle da Mesopotâmia Oriental e da Armênia. Empreendeu diversas campanhas para conter o avanço dos eslavos. Tornou-se o autor do tratado de estratégia de guerra denominado "Srategikon". Foi forçado a abdicar, pelo General Bizantino Focas (602). Foi capturado e executado.



Idade Média - Ano 580


Ano 580

Início do pontificado do Papa Pelágio II

Pelágio II (Pelagius Secundus). (c.530 - 590). Sucedeu ao Papa Bento I (580). Seu pontificado foi exercido em meio ao cerco dos lombardos na Península Itálica, o que o levou a buscar apoio dos francos e dos bizantinos. Em seu pontificado os lombardos destruíram a Abadia de Monte Cassino. 

Fim do reinado do Rei de Kent Eormenric e início do reinado de Etelberth I

Eormenric. (? - c.580). Filho do rei de Kent Octa. Pai de Ethelberth I, futuro rei de Kent. 

Etelberth I. (? - 616) Filho do Rei de Kent Eormenric, a quem sucedeu (580). Foi irmão de Ricula, futura Rainha consorte de Essex. Desposou a Princesa dos Francos Berta, com quem gerou Eadbald, futuro Rei de Kent. É reconhecido como um dos "Bretwalda" ou governante da Britânia. Foi também o primeiro Rei inglês a se converter ao cristianismo (597).  Manteve com o seu sogro, o Rei dos Francos Cariberto I, uma das maiores alianças da Europa Ocidental. Foi construtor de igrejas, dentre as quais a Catedral da Cantuária. Elaborou o código de leis mais antigo em língua germânica. 

Morte do Rei dos Pictos Talorc II e início do reinado de Drest V

Talorc. (? - 580). Filho de Muircholach. Foi Rei dos pictos. 

Drest V. (? - c.580). Filho de Munait, Sucedeu ao Rei dos Pictos Talorc II (580). 

Morte do Rei dos Pictos Drest V e início do reinado de Galam Cennalath

Galam Cennalath. (? - c. 580). Sucedeu ao Rei dos Pictos Drest (c.580). 

Morte do Rei dos Pictos Galam Cennalath e início do reinado de Bridei

Bridei. (? - 584) Sucedeu o Rei dos Pictos Galam Cennalath (580). Foi o pai de Garnait II, futuro Rei dos Pictos. 


Idade Média - Ano 579


Ano 579

Início da migração dos Eslavos para os Bálcãs.

Morte do Papa Bento I

Morte do Rei da Bernícia Theodric e início do reinado de Frithuwald

Frithuwald. (? - 585) Filho do Rei da Bernícia Ida. Foi irmão de Glappa, de Adda, de Aethelric e de Theodric, todos futuros Reis da Bernícia. Sucedeu ao seu irmão Theodric (579), como Rei da Bernícia.




Idade Média - Ano 578


Ano 578

Fim do reinado do Rei da Ânglia Oriental Wuffa e início do reinadao de Tyntila

Tyntila. (? - 616) Filho do Rei da Ânglia Oriental Wuffa, a quem sucedeu (578). Foi também o pai de Raedwald, futuro Rei da Ãnglia Oriental. 

Morte do Imperador Bizantino Justino II




Idade Média - Ano 575


Ano 575

Início do pontificado do Papa Bento I

Bento I (Benedictus I). (525 - 579) Sucedeu ao Papa João III (575), após quase um ano de vacância em razão da ocupação da cidade de Roma pelos lombardos. Tentou restabelecer a ordem na Itália e no reino franco conturbados pelas invasões bárbaras. 

Morte do Rei dos Francos na Austrásia Sigeberto e início do reinado de Childeberto II

Childeberto II (Childebert II). (570 - 595) Filho do Rei dos Francos Sigeberto e de Brunilda. Desposou Faileube, com quem gerou Teodeberto II e Teodorico II, futuros Reis dos Francos na Austrásia e na Borgonha, respectivamente. Sucedeu ao seu pai (575), como Rei dos Francos, sob regência de sua genitora, em oposição à nobreza austrasiana. Manteve aliança com o Império Bizantino. Atacou os lombardos na Itália (585), em nome do imperador Bizantino Maurício I. Foi reconhecido como herdeiro do seu tio Guntram, vindo a sucedê-lo no reino da Borgonha (592). Seu governo foi marcado pelas tentativas frustradas da Rainha dos Francos Fredegunda de assassiná-lo. 

Idade Média - Ano 574



Ano 574

O Imperador Bizantino Justino II eleva o General Tibério a cesar e retira-se da vida pública

Tibério II Constantino (Flavius Tiberius Constantinus). (c. 540 - 582). Desposou Ino Anastácia, com quem gerou Constantina, futura Imperatriz Bizantina. Foi Conde dos excubitores bizantinos. Assumiu o Império Bizantino (574), durante o afastamento do Imperador Justino II, que passou a sofrer problemas de ordem mental. Derrotou os persas na Armênia. Tornou-se imperador definitivo (578), com a morte de Justino II. Desencadeou ações militares no território do antigo Império Romano do Ocidente. Negociou a paz com os visigodos da Hispânia. Derrotou os mouros no Norte da África. Durante o seu governo os eslavos migraram para os Bálcãs. Adoeceu (582) e nomeou o General Maurício o seu herdeiro direto.

Morte do Papa João III

Morte do Rei dos Lombardos Clefo e início da Regência dos Duques

Com a morte do Rei dos lombardos Clefo a nobreza lombarda recusou a nomear um sucessor. Seguiu-se então a um período de desordem e falta de unidade no reino lombardo da Itália. Este interregno durou dez anos e ficou conhecido como "Regência dos Duques"



Idade Média - Ano 573


Ano 573

Morte do Co-Regente dos Visigodos Liuva I