sexta-feira, 6 de junho de 2014

Idade Clássica - Ano 275


Ano 275

Os Francos e os Alamanos invadem a Gália

Início do pontificado do Bispo de Roma Eutiquiano

Eutiquiano (Eutychianus). (? - 283). Sucedeu ao Bispo de Roma Felix I (275). Pontificou sob um reinado de paz, até ser perseguido pelo Imperador Romano Diocleciano (303). Sob o seu pontificado a Igreja se expandiu aumentando o número de cemitérios oficiais. Foi o último Bispo de Roma a ser enterrado na cripta papal nas catacumbas de Calisto, na Via Ápia, em Roma.

Morte do Imperador Romano Aureliano e início do governo de Tácito.

Tácito (Marcus Claudius Tacitus). (c. 200 - 276). Foi irmão materno de Floriano, futuro Imperador Romano. Sucedeu ao Imperador Romano Aureliano (275), por exigência do Senado.  



Idade Clássica - Ano 274



Ano 274

O Imperador Romano Aureliano derrota os Francos, os Alamanos e os Godos

As vitórias sobre os bárbaros facultaram ao Imperador Aureliano o epíteto de "Restaurador do Império" 

Morte do Bispo de Roma Félix I




Idade Clássica - Ano 273


Ano 273

Morte do Xá da Pérsia Hormisda I e início do reinado de Vararanes I

Vararanes I (? - 276). Filho do Xá da Pérsia Hormisda I (273), a quem sucedeu (273). Seu governo foi marcado por certa estabilidade.  


Idade Clássica - Ano 272


Ano 272

O Imperador Romano Aureliano combate as tribos góticas no Danúbio

Morte do Xá da Pérsia Shapur I e início do reinado de Hormisda I




Idade Clássica - Ano 271


Ano 271

Os Alamanos invadem o Norte da Península Itálica

Batalha de Piacenza

O Imperador Romano Aureliano é derrotado em batalha pelos Alamanos

Questão de Palmira


O Imperador Romano Aureliano enfrenta a Rainha de Palmira Zenóbia, na Síria. A cidade havia proclamado sua independência frente ao império romano durante o governo do imperador Galiano. A rainha Zenóbia já havia conquistado o Egito e ameaçava a distribuição de grãos para Roma. O imperador Aureliano consegue então conquistar os territórios Sírios e também o Egito fazendo com que Zenóbia se rendesse.



Idade Clássica - Ano 270


Ano 270

Morte do Imperador Romano Cláudio II, O Gótico e início do governo de Quintilo

Quintilo (Marcus Aurelius Claudius Quintillus). (201 - 270). Foi irmão do imperador romano Cláudio II, O Gótico, a quem sucedeu (270). Enfrentou diversas incursões das tribos germânicas.

Morte do Imperador Romano Quintilo e início do governo de Aureliano

Aureliano (Lucius Domicius Aurelianus), (214 - 275). Soldado romano. Foi eleito imperador romano por aclamação do exército, em oposição a Quintilo, a quem sucedeu (270). Liderou campanhas militares contra os vândalos, jutungos e sármatas buscando reforçar sua posição milita. Foi derrotado pelos alamanos na batalha de Piacenza (271). Derrotou os alamanos na Batalha de Pávia (271). Teve que lidar com a "Questão de Palmira" (271), uma rebelião liderada pela rainha Zenóbia. Combateu as tribos góticas no Danúbio (272) e sufocou a Segunda Rebelião de Palmira (273). Pôs fim a diversas rebeliões na Gália o que lhe rendeu o epíteto de "O Restaurador".




Idade Clássica - Ano 269



Ano 269

Início do pontificado do Bispo de Roma Félix I

Félix I (Felix). (? - 274) Sucedeu ao Bispo de Roma Dionísio (269). Foi perseguido pelo Imperador Romano Aureliano. Iniciou o sepultamento dos mártires sob o altar e a celebração da missa sobre seus túmulos. 

A Rainha Zenóbia conquista as Províncias Romanas da Síria e do Egito

Zenóbia (Septimia Bat Zabbai). (274 - 275). Desposou Odainat, com quem gerou Vebalato, futuro Rei de Palmira. Sucedeu ao seu marido (266), na qualidade de regente de seu filho. Derrotou o Egito (269) e passou a controlar o comércio na Ásia Menor. Declarou a independência de Palmira junto a Roma. Foi vencida pelo Imperador Romano Aureliano (271).



Idade Clássica - Ano 268


Ano 268

Morte do Bispo de Roma Dionísio

Morte do Imperador Romano Galiano e início do governo de Cláudio II, O Gótico

Cláudio II, O Gótico (Marcus Aurelius Valerius Claudius). (c. 214 - 270). Foi irmão de Quintilo, futuro Imperador Romano. Foi Soldado Romano, Tribuno Militar e Comandante Supremo das legiões dos Bálcãs (253). Foi proclamado Imperador pelo exército romano (268), sucedendo ao Imperador Romano Galiano. Venceu os Alamanos e os Godos durante a Batalha de Naisso, o que lhe rendeu o epíteto de "O Gótico". Construiu muralhas e opôs-se ao cristianismo. 




Idade Clássica - Ano 260


Ano 260

Morte do Co-Imperador Romano Valeriano I

Morte do Co-Imperador Romano Salonino

Os Germânicos rompem as fronteiras para além do Danúbio

As tribos germânicas expandem a chamada Limes Germanicus para as terras romanas


Idade Clássica - Ano 259


Ano 259

Início do pontificado do Bispo de Roma Dionísio

Dionísio (Dionisius). (? - 268). Sucedeu ao Bispo de Roma Sisto II (259). Foi um dos principais Bispos de Roma do século III por seu poder de organização e sua contribuição sobre a doutrina da Trindade. Após a morte do Imperador Romano Valeriano (260) o novo Imperador Galiano poria fim a perseguição dos cristãos e a Dionísio caberia a tarefa de reorganizar a Igreja Romana. Foi o primeiro Bispo de Roma não listado como mártir.

O Xá da Pérsia Shapur I derrota o Co-Imperador Romano Valeriano I tornando-o seu refém




Idade Clássica - Ano 258


Ano 258

Morte do Bispo de Roma Sisto II




Idade Clássica - Ano 257


Ano 257

Morte do Bispo de Roma Estevão I e início do pontificado de Sisto II

Sisto II (Xystys Secundus). (? - 258). Sucedeu ao Bispo de Roma Estevão I (257). Procurou unir a Igreja cristã em torno dos sacramentos e da palavra de Deus. Reatou as relações com os Bispos Africanos e Asiáticos. Efetuou o traslado dos restos mortais de São Pedro e de São Paulo, para a cidade de Roma. É o mártir mais venerado da Igreja.


Idade Clássica - Ano 254


Ano 254

Morte do Bispo de Roma Lúcio I e início do pontificado de Estevão I

Estevão I (Stephanus Primus). (? - 257) Sucedeu ao Bispo de Roma Lúcio I (254). Envolveu-se na polêmica com Cipriano de Cartago sobre o batismo para hereges e cismáticos que surgiu no pontificado do Bispo Cornélio. Sob o seu pontificado intensificaram as lutas cismáticas dos seguidores do Antipapa Novaciano. 

Idade Clássica - Ano 253


Ano 253

Morte do Bispo de Roma Cornélio e início de Lúcio I

Lúcio I (Lucius Primus). (? - 254). Sucedeu ao Bispo de Roma Cornélio (253). Foi banido de Roma pelo Imperador Treboniano Galo. Exilou-se em Cittavechia e retornou a Roma após a morte do Imperador.

Morte dos Co-Imperadores Romanos Treboniano Galo e Volusiano e início do governo de Emiliano

Emiliano (Marcus Aemilius Aermilianus). (? - 253) Governador da Mésia. Derrotou os Godos (253). Sucedeu aos Co-Imperadores Romanos Treboniano Galo e Volusiano (253), em oposição a Valeriano I. 

Morte do Imperador Romano Emiliano e início do governo de Valeriano I

Valeriano I (Publius Licinius Valerianus). (c.200 - 260). Foi o pai de Galiano, futuro Imperador Romano. Sucedeu ao Imperador Romano Emiliano (253). Foi derrotado pelo Império Sassânida e capturado pelo Xá Shapur I (259) vindo a falecer em cativeiro.

Galiano e Salonino são elevados a Co-Imperadores Romanos

Galiano (Publius Licinius Egnatius Gallienus). (c.218 - 268). Filho do Imperador Romano Valeriano I. Desposou Salonina, com quem gerou Salonino, futuro Co-Imperador romano. Foi elevado a Co-Imperador por seu pai (253). Tornou-se Imperador único (259), após Valeriano ter sido capturado pelo Xá da Pérsia Shapur I. Venceu os Alamanos, os Godos e os Sármatas e teve que lidar com o usurpador Gaulês Marco Cassiano Latínio Póstumo, que havia assassinado o Co-Imperador Salanino. 

Salonino (Publius Licinius Cornelius Saloninus Valerianus). (? - 260) Filho do Imperador Romano Galiano e de Salonina. Foi elevado a Co-Imperador Romano (253). 



Idade Clássica - Ano 252


Ano 252

O Imperador Romano Treboniano Galo retoma a perseguição aos Cristão




Idade Clássica - Ano 251


Ano 251

Herênio Etrusco é elevado a Co-Imperador Romano

Herênio Etrusco. (? - 251). Filho do Imperador Romano Décio e de Hernnia Etruscilla. Foi irmão de Hostiliano, futuro Co-Imperador Romano. Tornou-se Co-imperador (251) e governou juntamente com o seu pai. Faleceu durante a Batalha de Abrito, contra os Godos.

Batalha de Abrito

Batalha travada no ano de 251 entre o exército do Imperador Romano Décio e do filho deste Herênio Etrusco e o Rei dos Godos Cniva. Ao final da batalha o exército de Roma foi derrotado e tanto o Imperador quanto o seu filho vieram a falecer. Décio passaria para a história como o primeiro Imperador Romano morto por um exército bárbaro.

Morte dos Co-Imperadores Romanos Décio e Herênio Etrusco e início do governo de Hostiliano e de Treboniano Galo.

Hostiliano (Quintus Gaius Valens Hostilianus Messius). (c. 230 - 251). Filho do Imperador Romano Décio e de Herennia Etruscilla. Foi irmão de Herênio Etrusco, futuro Co-Imperador Romano. Sucedeu ao seu pai e ao seu irmão juntamente com Treboniano Galo (251), sob a regência de sua genitora. 

Treboniano Galo (Gaius Vibus Trebonianus Galus), (206 - 253). Foi o pai de Volusiano, futuro Co-Imperador romano. Foi eleito Co-Imperador Romano (251) e passou a governar juntamente com Hostiliano. Teve que lidar com diversas tentativas de usurpações ao trono de Roma em um período de anarquia política denominado de "Crise do Terceiro Século".

Morte do Co-Imperador Romano Hostiliano

Volusiano é elevado a Co-Imperador Romano

Volusiano (Gaius Gallus Afinius Vibus Valdumnianus Volusianus). (? - 253). Filho do Imperador Romano Treboniano Galo. Foi elevado a Co-Imperador (251).

Idade Clássica - Ano 250


Ano 250

Os Chineses inventam a bússula de magnetita

Início do período clássico da civilização Maia

O Imperador Romano Décio dá início à perseguição aos cristãos

Morte do Bispo de Roma Fabiano e início do pontificado de Cornélio

Cornélio (Cornelius). (c. 200 - 253). Sucedeu ao Bispo de Roma Fabiano (250). Foi confrontado por Novaciano (Antipapa) e gerou uma cisma na Igreja. Convocou o Concílio de Cartago onde foi reafirmada sua legitimidade como Bispo de Roma. Sofreu perseguição por parte do Imperador Romano Treboniano Galo, vindo a ser exilado. 



Idade Clássica - Ano 249


Ano 249

Morte do Imperador Romano Filipe, O Árabe e início do governo de Décio

Décio (Gaius Messius Quintus Traianus Decius). (201 - 251). Desposou Herennia Etruscilla com quem gerou Herenio Etrusco e Hostiliano, futuros Co-Imperadores Romanos. Foi proclamado Imperador pelos exércitos da fronteira. Sucedeu ao Imperador Filipe, O Árabe (249), com apoio do Senado. Reprimiu os cristãos e construiu templos pagãos. Foi o responsável pela morte do Papa Fabiano (250). Elevou o seu filho Helenio Etrusco a Co-Imperador (251). Faleceu durante a Batalha de Abrito (251), após ter sido derrotado pelos Godos, tornando-se o primeiro Imperador Romano morto por um exército bárbaro.


Idade Clássica - Ano 244


Ano 244

Morte do Imperador Romano Gordiano III e início do governo de Filipe, O Árabe

Filipe, O Árabe (Marcus Iulius Philippus). (c. 204 - 249). Filho de Julio Marino. Desposou Marcia Octacilia Severa. Sucedeu ao Imperador Romano Gordiano III (244). Firmou a paz com os Persas. Foi derrotado pelo exército de Décio. É reconhecido como o primeiro Imperador cristão batizado por um Papa. 


Idade Clássica - Ano 241


Ano 241

Morte do Xá da Pérsia Ardacher I e início do reinado de Shapur I

Shapur I. (? - 272). Filho do Xá da Pérsia Ardacher I, a quem sucedeu (241). Retomou a luta contra Roma iniciada por seu pai. Foi derrotado pelo Imperador Romano Gordiano I. Derrotou o exército do Imperador Romano Valentiano, vindo, inclusive a aprisioná-lo. 

Idade Clássica - Ano 238


Ano 238

Morte dos Co-Imperadores Romanos Maximino Trácio e Caio Julio Vero Maximo Máximo e início do governo de Gordiano I e de Gordiano II

Gordiano I (Marcus Antonius Gordianus Sempronianus Romanus Africanus). (c. 159 - 238). Filho de Metius Marullus e de Ulpia Gordiana. Foi Comandante da IV Legião Escita, da Província Romana da Síria. Foi também Governador da Britânia (216) e Procônsul na África. Foi o pai de Gordiano II, futuro Co-Imperador Romano. Foi nomeado Imperador pelos Africanos (238) durante o levante contra o Imperador Maximino Trácio, quando veio a sucedê-lo. Elevou o seu filho a Co-Imperador (238). Sofreu oposição do governo da província da Numídia. 

Gordiano II (Marcus Antonius Gordianus Sempronianus Romanus). (c. 192 - 238). Filho do Imperador Romano Gordiano I. Foi Governador da Aquileia e também Cônsul. Foi elevado a Co-Imperador Romano (238). Faleceu assassinado durante a Batalha de Cartago.

Morte do Co-Imperador Romano Gordiano II

Morte do Imperador Romano Gordiano I e início do governo de Pupieno e de Balbino

Pupieno (Marcus Clodius Pupienus Maximus). (c.174 - 238). Procônsul na Germânia e na Ásia. Sucedeu ao Imperador Romano Gordiano I (238) por eleição do Senado. Governou Roma em conjunto com o Imperador Balbino. Elevou Gordiano III a Co-Imperador. Derrotou Maximino Trácio que tentava retornar ao poder. Faleceu assassinado pela Guarda Pretoriana.

Balbino (Decius Caelius Calvinus Balbinus).(c.165 - 238). Cônsul Romano. Sucedeu ao Imperador Romano Gordiano I (238) por eleição do Senado. Passou a governar o Império juntamente com o Imperador Pupieno. 

Morte do Imperador Romano Pupieno

Morte do Imperador Romano Balbino

Início do governo do Imperador Romano Gordiano III

Gordiano III (Marcus Antonius Gordianus Pio). (224 - 244). Filho de Antônia Gordiana e neto do Imperador Romano Gordiano I. Foi elevado a Co-Imperador Romano (238). Sucedeu aos Co-Imperadores Pupieno e Balbino (238). Empreendeu campanha militar contra o Império Sassânida. Recuperou a Síria e reocupou a Mesopotâmia. Faleceu durante a Batalha de Misichi.


Idade Clássica - Ano 236


Ano 236

Caio Julio Vero Maximo é elevado a Co-Imperador Romano

Caio Julio Vero Maximo (Gaius Iulius Verus Maximus). (c. 217 - 238). Filho do Imperador Romano Maximino Trácio e de Cecília Paulina. Foi elevado a Co-Imperador Romano (236). Foi deposto pela II Legião Pártica (238). 

Morte do Bispo de Roma Antero e início do pontificado de Fabiano

Fabiano (Fabianus). (c. 200 - c.250). Sucedeu ao Bispo de Roma Antero (236). É considerado o Bispo de Roma mais respeitado do início do catolicismo, por ter reorganizado o Clero Romano. Dividiu a igreja em sete distritos eclesiásticos e supervisionou a construção de cemitérios para os Bispos Ponciano e para o Antipapa Hipólito. A ele é atribuído a primeira expedição missionária na Gália bem como o batizado do Imperador Romano Felipe, O Árabe.


Idade Clássica - Ano 235


Ano 235

Fim do pontificado do Bispo de Roma Ponciano e início do pontificado de Antero

Antero (Anterus). (c. 180 - 236). Sucedeu ao Bispo de Roma Ponciano (235), após a renúncia deste. 

Morte do Imperador Romano Alexandre Severo e início do governo de Maximino Trácio

Maximino Trácio. (c.173 - 238). Desposou Cecília Paulina, com quem gerou Caio Julio Vero Maximo, futuro Co-Imperador Romano. Sucedeu ao Imperador Romano Alexandre Severo (235), sendo o primeiro bárbaro a governar Roma. O seu governo é conhecido como o início da denominada "Crise do Século III". Elevou o seu filho a Co-Imperador Romano (236). Foi declarado inimigo de Roma pelo Senado, que havia proclamado Pupieno e Balbino Co-Imperadores Romanos. Foi deposto juntamente com o seu filho pela II Legião Pártica.