terça-feira, 3 de junho de 2014

Idade Clássica - Ano 98


Ano 98

Morte do Imperador Romano Nerva e início do governo de Trajano

Trajano (Marcus Ulpius Traianus) (53 - 117). Filho de Marco Úlpio Trajano e de Márcia. Tornou-se Comandante Militar da Legião Romana da Hispânia e também Cônsul (91). Foi adotado pelo Imperador Romano Nerva (97), vindo a sucedê-lo (98). Derrotou os Dácios em nas Batalhas de Tapae (101 e 105) anexando a Dácia. Derrotou os Partas e os Armênios (113) integrando a Armênia e a Mesopotâmia, proporcionando ao Império Romano a sua máxima expansão. Adotou o seu primo Adriano tornando-o seu sucessor. 


Idade Clássica - Ano 97


Ano 97

Morte do Bispo de Roma Clemente I e início do pontificado de Evaristo

Evaristo (Evaristus). (? - c. 105). Sucedeu ao Bispo de Roma Clemente I (97). Sabe-se pouco sobre o seu pontificado, apenas que tinha papel proeminente na liderança da Igreja em Roma. .



Idade Clássica - Ano 96


Ano 96

Morte do Imperador Romano Domiciano e início do governo de Nerva

Nerva (Marcus Cocceius Nerva) (c.30 - 98). Filho de Marco Coceio Nerva e de Sérgia Plautilla. Foi eleito Pretor (65) e Cônsul (71). Sucedeu ao Imperador Romano Domiciano (96) por iniciativa do Senado, tornando-se o primeiro da Dinastia Antonina. Concedeu anistia aos Senadores exilados sob o governo do Imperador Vespasiano. Enfrentou crise política sucessória e a oposição dos partidários do Comandante Militar Trajano, a quem adotou (97), tornando-o seu sucessor. 

Idade Clássica - Ano 92

Ano 92

Início do pontificado do Bispo de Roma Clemente I

Clemente I (Clemens Primus). (c.35 - 97). Sucedeu ao Bispo de Roma Anacleto (92), tornando-se o primeiro Bispo de Roma apostólico. Conhecido por ser o autor de um dos mais importantes documentos do cristianismo no século I, a "Epístola de Clemente aos Coríntios" bem como o uso da palavra "amém" durante as cerimônias religiosas. Faleceu durante a "Segunda Perseguição aos Cristãos" realizada pelo Imperador Romano Domiciano.



Idade Clássica - Ano 88


Ano 88

Segunda Batalha de Tapae

Morte do Bispo de Roma Anacleto

Morte do Imperador da China Zhang de Han e início do reinado de He (Hedi)



Idade Clássica - Ano 87

Ano 87

Início do reinado do Rei dos Dácios Decébalo

Decébalo. (? - 106). Último Rei da Dácia (atual Romênia). Derrotou os romanos em duas das três Batalhas de Tapae (87 e 88) evitando com isso o domínio do Império. Foi derrotado pelos romanos (106), quando viria a falecer.

Primeira Batalha de Tapae

O Imperador Romano Domiciano tentou conquistar a Dácia. Os Romanos foram derrotados por duas vezes (87 e 88) em Tapae. As legiões de Roma enfrentaram uma guerra de emboscadas promovidas pelos Dácios. 



Idade Clássica - Ano 81


Ano 81

Morte do Imperador Romano Tito e início do governo de Domiciano

Tito. Ver Ano 79. Domiciano (Titus Flavius Domitianus). Nasceu em Roma no ano 51. Filho do imperador romano Vespasiano e de sua esposa Domitilla, A Maior. Irmão de Tito, futuro imperador romano, a quem sucedeu no ano 81, aclamado pela guarda pretoriana. Desposou Domicia Longina. Enfrentou os Dácios e rebelião na Província da Germânia Superior. Faleceu assassinado em Roma, no ano 96, pondo fim à dinastia Flaviana.


Idade Clássica - Ano 80


Ano 80

Inauguração do Coliseu, em Roma

O Anfiteatro Romano (Amphitheatrum Flavium) teve sua construção iniciada sob o governo do imperador romano Vespasiano aproximadamente no ano 70 e inaugurado por seu filho, o imperador Tito, aproximadamente no ano 80. Seu nome deriva de colosseum devido à estátua colossal do imperador Nero que se localizava próximo à edificação. O Coliseu originalmente era capaz de abrigar cerca de 50.000 pessoas e alcançava 48 metros de altura. Era utilizado para a exibição de vários espetáculos, dentre os quais as lutas entre gladiadores.

A cidade de Roma é devastada pelo fogo.



Idade Clássica - Ano 79


Ano 79

Erupção do vulcão Vesúvio

A erupção do vulcão Vesúvio soterrou a cidade de Pompéia, no Sul da Itália. Prédios foram cobertos de cinzas e pessoas asfixiadas tiveram seus corpos preservados. Cidades vizinhas como Herculano tiveram o mesmo destino. 


Morte do Imperador Romano Vespasiano e início do governo de Tito

Vespasiano. Ver Ano 69. Tito (Titus Flavius Sabinus Vespasianus). Nasceu em Roma, no ano 39. Filho do imperador romano Vespasiano e de sua esposa Domitilia, A Maior. Irmão de Domiciano, futuro imperador romano. Tribuno Militar na Germânia no ano 57 e na Britânia no ano 60. Comandante militar na Judéia no ano 67. Desposou Arrecina Tértula no ano 63. Desposou Marcia Funila, no ano 65. Sitiou Jerusalém no ano 70 pondo fim à Primeira Rebelião Judáica. Sucedeu ao pai no ano 79. Iniciou programa de construção de edifícios públicos em Roma. Enfrentou os transtornos causados pela erupção do vulcão Vesúvio no ano 79 e do incêndio da cidade de Roma no ano 80. Inaugurou o Coliseu no ano 80. Faleceu em Sabina no ano 81.


Idade Clássica - Ano 76


Ano 76

Morte do Bispo de Roma Lino e início do pontificado de Anacleto

Lino. Ver Ano 67. Anacleto (Anacletus). Nasceu na Grécia aproximadamente no ano 25. Sucedeu ao bispo de Roma Lino no ano 76 tornando-se o terceiro bispo da Igreja Romana. Exerceu liderança pastoral em Roma, dividindo-a em 15 paróquias. Faleceu em Roma no ano 88 vítima das perseguições aos cristãos imposta pelo imperador romano Vespasiano.


Idade Clássica - Ano 73


Ano 73

Queda da cidade de Massada

Após o fim da Primeira Rebelião Judáica pelos romanos, os rebeldes zelotes fugiram de Jerusalém fixando-se na cidade de Massada. Sitiados pelo exército romano, os zelotes presos na fortaleza sob a liderança de Eleazar bem-Jair preferiram o suicídio coletivo a se entregarem ao poder de Roma.

Morte do Imperador da China Ming de Han e início do reinado de Zhang de Han

Ming de Han. Ver Ano 57. Zang de Han. Nasceu aproximadamente no ano 57 sob o nome de Liu Da. Filho do imperador chinês Ming de Han e de sua concumbina Jia. Sucedeu ao pai no ano 75 tornando-se o terceiro imperador da dinastia Han Oriental. Faleceu no ano 88.



Idade Clássica - Ano 71


Ano 71

Fundação da cidade de York na Província Romana da Britânia

York foi fundada pelos romanos que lhe deram o nome de Ebocarum. A cidade também já foi conhecida por Eoforwic, pelos anglo-saxões e, posteriormente, por Jorvik, pelos invasores vikings.


Idade Clássica - Ano 70


Ano 70

Fim da Primeira Rebelião Judáica

Primeira Rebelião Judáica. Ver Ano 67. Protegidos por uma fortificação, os judeus resistiram ao sítio imposto pelo exército romano por cerca de seis meses, quando o general Tito conseguiu romper o cerco, capturando a cidade de Jerusalém, destruindo o Segundo Templo e matando e escravizando os sobreviventes. O líder dos judeus revoltosos, Simão Bar Giora foi capturado e executado.


Idade Clássica - Ano 69

Ano 69

Morte do Imperador Romano Galba e início do governo de Otão

Galba. Ver Ano 68. Otão (Marcus Salvius Otho). Nasceu em Ferentinum, Itália no ano 32. Filho de Lúcio Otão e de sua esposa Terência Albia. Governador da Lusitânia no ano 58. Desposou Popéia Sabina. Apoiou a rebelião contra o imperador romano Nero no ano 68. Rebelou-se contra o imperador romano Galba, no ano  69, vindo a sucedê-lo. Derrotado pelo exército do comandante romano Vitélio, durante a Batalha de Bedriacum, cometeu suicídio no ano 69. Foi o segundo imperador do chamado Ano dos Quatro Imperadores.

Morte do Imperador Romano Otão e início do governo de Vitélio

Otão. Ver Ano 69. Vitélio (Aulus Vitelius Germânicus). Nasceu em Roma, no ano 15. Filho de Lucio Vitelio e de sua esposa Sextilia. Cônsul no ano 48. Governador da Província da África no ano 60. Desposou Petrônia. Desposou Galéria Fundana. Comandante da Província da Germânia Inferior, no ano 68. Aclamado imperador por suas tropas, em oposição do imperador Galba. Venceu o imperador Otão na Batalha de Bedriacum, vindo a sucedê-lo no ano 69. Abdicou ao trono após as tropas romanas do Egito terem proclamado Vespasiano o novo imperador. Capturado pelas tropas leais a Vespasiano, foi executado em Roma, no ano 69.

Morte do Imperador Romano Vitélio e início do governo de Vespasiano

Vitélio. Ver Ano 69. Vespasiano (Titus Flavius Vespasianus). Nasceu em Falacrinae, no ano 9. Filho de Tito Flávio Sabino e de sua esposa Vespasia Pola. Desposou Domitila, A Maior no ano 40, com quem gerou Tito e Domiciano, futuros imperadores romanos. Cônsul no ano 51. Comandante militar da invasão romana na Britânia no ano 43. Conteve a Primeira Rebelião Judáica no ano 66. Proclamado imperador pelos exércitos do Egito e da Judéia no ano 69. Aliou-se ao governador da Síria Caio Licínio Muciano contra o imperador romano Vitélio, vindo a derrotá-lo e a sucedê-lo no ano 69 iniciando-se a dinastia Flaviana. Tornou-se o último dos imperadores do Ano dos Quatro Imperadores. Promoveu reformas financeiras e projetou a construção do Coliseu. Faleceu em Roma, no ano 79.


Idade Clássica - Ano 68


Ano 68

Morte do Imperador Romano Nero e início do governo de Galba

Nero. Ver Ano 54. Galba (Lucius Livius Ocella Servius Sulpicius Galba) Nasceu em Terracina, Itália no ano 3 a.C. Filho de Servio Sulpicio Galba e de sua esposa Mumia Acaica. Cônsul no ano 33. Governador da Germânia. Procônsul da África no ano 45. Governador da Terraconense no ano 60. Iniciou a rebelião contra o imperador romano Nero, vindo a sucedê-lo no ano 68, após proclamação pelo Senado. Perdeu o apoio das legiões da Germânia que proclamaram o comandante Vitélio imperador no ano 69. Faleceu assassinado no foro romano, no ano 69, dando início ao Ano dos Quatros Imperadores.


Idade Clássica - Ano 67


Ano 67

Morte do apóstolo Pedro e início do pontificado do Bispo de Roma Lino

Pedro (Simão). Nasceu em Betsaida, Carfanaum. Irmão de Andrá (Santo André). Pescador, foi um dos discípulos de Jesus. Exerceu o episcopado em Antioquia. Primeiro bispo de Roma e consequentemente o primeiro Papa. Um dos fundadores da Igreja Romana. Faleceu em Roma, aproximadamente no ano 67. Sob o seu suposto túmulo foi elevada a Basílica de São Pedro no Vaticano.

Lino. Nasceu na Toscana, Itália aproximadamente no ano 10. Colaborador de São Pedro, recebeu a missão de pregar na Gália. Expulso da cidade de Vescontio, após repreender os pagãos. Retornou a Roma onde foi nomeado sucessor de Pedro, no ano 67 como bispo de Roma, onde veio a falecer no ano 76.

Idade Clássica - Ano 66


Ano 66

O Imperador Romano Nero dá início à perseguição dos Cristãos em Roma

Nero. Ver Ano 54. O Imperador Nero ordenou a perseguição aos cristão acusados de terem sido eles os responsáveis pelo incêndio da cidade de Roma no ano 64.


Início da Primeira Rebelião Judáica

Primeira de três grandes rebeliões dos judeus contra o sistema implantado pelo império romano. A rebelião que se iniciou das tensões religiosas entre gregos e judeus terminou por atingir os cidadãos romanos. Ao final, foi condita pelo general romano Tito, que com seu exército sitiou a cidade de Jerusalém. 

São Marcos dá início à pregação do cristianismo

São Marcos. Nasceu na Líbia aproximadamente no ano 10 a.C. É conhecido como primeiro autor a escrever sobre a vida de Jesus e também como o fundador da Igreja de Alexandria. Faleceu em Alexandria no ano 68.

Morte de São Paulo

Paulo de Tarso. Nasceu em Tarso, aproximadamente no ano 5. Recebeu educação rabínica em Jerusalém. Converteu-se ao cristianismo em Damasco no ano 33. Realizou ao menos três viagens missionárias passando por Antioquia, Chipre, Ásia Menor, Galácia e Frísia. Iniciou sua pregação na cidade de Roma aproximadamente no ano 60. Considerado ao lado de Pedro (São Pedro) um dos fundadores da Igreja Romana, apesar de não ter sido nomeado bispo. A ele é atribuída 14 epístolas do Novo Testamento. Preso diversas vezes em Roma como consequência de suas pregações. Faleceu decapitado aproximadamente no ano 67, durante o reinado do imperador romano Nero.


Idade Clássica - Ano 65


Ano 65

Primeiras evidências do Budismo na China

A introdução do budismo chinês é atribuída tradicionalmente ao Imperador Ming de Han, segundo da Dinastia Han do Leste. Ming de Han teria sonhado com um ser dourado voador o qual foi interpretado por seus conselheiros como sendo a visão do Buda.



Idade Clássica - Ano 64


Ano 64

A cidade de Roma é devastada pelo fogo.

Segundo o historiador Tácito o fogo teria durado por cinco dias havendo ao final destruído por completo quatro dos quatorze distritos da cidade. Diz a lenda que o Imperador Nero tocava sua lira enquanto a cidade ardia em chamas



Idade Clássica - Ano 61



Os Romanos massacram os Druidas na Ilha da Britânia

Os romanos invadiram a região do atual País de Gales e apesar de terem lutado contra a invasão os druídas não tiveram a menor chance.

Londres substitui a antiga capital Colchester como principal centro comercial da Britânia

Morte da Rainha dos Celtas Boudica

Boudica (Boadiceia). Rainha dos Icenos e de outras tribos célticas. Desposou o rei Prasutagus. Liderou juntamente com a tribo dos Trinobantes um levante militar contra as forças romanas que ocupavam a Ilha da Britânia, após a morte do seu marido no ano 60, saqueando Colchester, e as atuais cidades de St. Albans e Londres. Vencida pelo general-governador romano da Britânica Caio Suetônio Paulino durante a Batalha de Watling Street preferiu o suicídio, no ano 61 ao ser levada para Roma como prisioneira de guerra.



Idade Clássica - Ano 57


Ano 57

Morte do Imperador da China Guang Wudi e início do reinado de Ming de Han

Guang Wudi. Ver Ano 25. Ming de Han. Segundo imperador chinês da Dinastia Han Oriental. Faleceu no ano 73


Idade Clássica - Ano 55



Ano 55

Morte do Co-Imperador Romano Britânico

Britânico (Iberius Claudius Caesar Britanicus). Filho do imperador romano Cláudio e de sua esposa Valeria Messalina. Irmão adotivo de Nero, futuro imperador romano. Faleceu assassinado, no ano 55. 


Idade Clássica - Ano 14


Ano 14

Morte do primeiro Imperador Romano Otávio Augusto e início do governo de Tibério