segunda-feira, 2 de junho de 2014

Idade Clássica - Ano 04


Ano 04

O Imperador Romano Otávio Augusto adota Tibério como seu filho e sucessor

Otávio Augusto (Gaius Iulius Caesar Octavianus). Nasceu em Roma aproximadamente no ano 63 a.C. Filho de Caio Octávio Turino e de Átia Balba Cersonia. Encontrava-se na Grécia no ano 44 a.C quando seu tio-avô Júlio César fora assassinado, tornando-se o seu herdeiro principal. Prometeu ao Senado proteger a cidade de Roma de futuras anarquias e ditaduras, aliando-se ao líder Cícero contra o general e Senador Marco Antônio. Dividiu o poder de Roma no ano 43 a.C através de um Triunvirado composto também por Marco Antônio e pelo político Lépido. Afastou Lépido do poder e dividiu o império com Marco Antônio, permanecendo com a parte ocidental. Ordenou o assassinato e exílio de inúmeros opositores dentre os quais o senador Cícero. Com o pretexto de vingar a morte do seu tio Júlio César dirigiu-se com Marco Antônio para a Grécia e derrotou Brutus e Cássio na Batalha de Filipos no ano 42 a.C. Desposou Clodia Pulcra. Desposou Lívia Drusila Augusta, no ano 42 a.C, com quem gerou Júlia, A Maior. Sua rixa com Marco Antonio levaria ambos a uma guerra civil enfraquecendo a República. Derrotou Marco Antonio e a amante deste a rainha do Egito Cleópatra na Batalha de Accácio no ano 31 a.C obrigando ambos a cometerem suicídio. Ordenou a morte do filho de Júlio César e de Cleópatra (Cesarion) no ano 29 a.C. Retornou a Roma e recebeu o título de Imperador Romano no ano 29 a.C e de Augusto pelo Senado no ano 27 a.C. Seu governo que se iniciar com pretensões republicanas, logo foi substituído pelo cunho imperial com domínio de uma família aristocrática. Fez reformas jurídicas, mantendo o princípio básico das leis romanas. Adotou Tibério no ano 4. Faleceu em Dola, Itália, no ano 14. O mês de agosto foi batizado em sua homenagem.

Tibério (Tiberius Cláudius Nero). Nasceu em Roma no ano 42 a.C. Filho de Tibério Cláudio Nero e de Lívia Drusila. Desposou Vipsania Agrípola no ano 19 a.C. Desposou Julia, A Maior no ano 11 a.C. Cônsul no ano 13 a.C e no ano 7. Adotado pelo primeiro imperador romano Otávio Augusto no ano 4. Adotou o sobrinho Germânico, tornando-o seu herdeiro e sucessor. Comandante dos exércitos romanos na Panônia e Germânia, no ano 12. Elevado a co-imperador no ano 13. Sucedeu ao imperador romano Otávio Augusto no ano 14. Exilou-se no ano 26 deixando Roma sob os cuidados de seus dois prefeitos pretorianos. É reconhecido como um dos maiores generais da história de Roma. Faleceu em Miseno, no ano 37.


Idade Clássica - Ano 01


Ano 01

Idade Clássica, Antiga ou Antiguidade é o período que se estende da invenção da escrita (cerca de 4.000 a.C) até a queda do Império Romano do Ocidente (476) dando-se início à Idade Media.




Idade Clássica - Ano 51


Ano 51

Realização dos primeiros Concílios na cidade de Jerusalém

A fim de evitar a propagação de falsos ensinamentos de Jesus, os sucessores dos apóstolos denominados bispos passaram a realizar concílios, sendo o primeiro deles na cidade de Jerusalém.

Idade Clássica - Ano 54


Ano 54

Morte do Imperador Romano Cláudio e início do governo de Nero

Cláudio. Ver Ano 41. Nero (Nero Claudius Caesar Augustus Germanicus) Nasceu no ano 37. Filho de Cneu Domicio Ahenobarbo e de sua esposa Agripina Minor. Adotado por seu tio o imperador romano Cláudio no ano 50, tornando-se seu herdeiro e sucessor juntamente com o seu irmão adotivo Britânico. Desposou Cláudia Otávia no ano 51. Desposou Popéia Sabina no ano 62. Desposou Estatilia Messalina no ano 65. Sucedeu ao imperador romano Cláudio no ano 54. Cônsul no ano 55. Apesar da sua tirania e extravagância, seu governo teve por destaque a área diplomática e comercial. Ordenou a construção de teatros e promoveu jogos atléticos. A ele é atribuída a morte da sua própria mãe, bem como a do seu irmão adotivo Britânico. Enfrentou crise econômica em razão da revolta da Pártia e da escassez de grãos no ano 63. A ele é atribuído o incêndio da cidade de Roma no ano 64. Enfrentou o descontentamento de senadores no ano 65 dando origem à Conspiração de Pisão. Enfrentou a Primeira Rebelião Judáica no ano 66. Capturado pela guarda pretoriana após o senado ter eleito Galba como novo imperador romano, foi obrigado a suicidar-se no ano 68. 

Idade Clássica - Ano 50



Ano 50

O exército romano captura o Chefe dos Bretões Caractacus. 

Caractacus. Ver Ano 43. Caractacus chegou a procurar abrigo junto à Cartimandua, rainha da tribo dos Brigantes. Todavia, foi por ela capturado e entregue ao imperador romano Cláudio como prisioneiro militar e levado à cidade de Roma..

Idade Clássica - Ano 47



Ano 47

Os Galenses São derrotados pelos Romanos

Os galenses foram derrotados pelos romanos na Britânia apesar da resistência do seu líder Caradog

Idade Clássica - Ano 43


Ano 43

As tropas romanas invadem a Ilha da Britânia

Após a invasão da Ilha sob o comando do general romano Aulo Plaucio foi concedido ao Imperador romano Cláudio o título honorífico de Britânico. A Ilha já havia sido invadida anteriormente pelos romanos sob o comado de Júlio César (55 a.C). Durante o século seguinte os habitantes da Britânia viveram sem qualquer ameaça romana. Os Bretões perderam grande parte do Sudeste da Ilha apesar da resistência dos irmãos Togodumnus e Caractacus

Morte do Rei dos Bretões Togodumnus e início do reinado de Caractacus

Togodumnus. Ver Ano 42. Caractacus. Filho do Rei dos Bretões Cunobelinus. Irmão do rei dos Bretões Togodumnus, a quem sucedeu no ano 43. Um dos principais líderes da resistência bretã contra o exército romano do imperador Cláudio. Derrotado na Batalha de Medway, fugiu para o Yorkshire. Capturado pelos romanos foi levado a Roma como prisioneiro. Faleceu aproximadamente no ano 50

Idade Clássica - Ano 42


Ano 42

Morte do Rei dos Bretões Cunobelinus e início do reinado de Togodumnus

Cunobelinus (Cymbeline).Chefe da trino dos Catuvellani, pertencente ao Reino Bretão do Sudeste da Ilha da Britânia (Northamptonshire), tendo Camulodunum por sua capital. Pai de Togodumnus e de Caractacus, ambos futuros reis dos bretões.

 Togodumnus. Filho do rei dos Bretões Cunobelinus. Irmão de Caractacus, futuro rei dos bretões. Sucedeu ao pai no ano 42, tornando-se líder da resistência da Ilha frente aos romanos. 

Idade Clássica - Ano 41


Ano 41

Morte do Imperador Romano Calígula e início do governo de Cláudio

Calígula. Ver Ano 37. Cláudio (Tiberius Claudius Caesar Augustus Germanicus). Nasceu em Lugdunum, na Gália no ano 10 a.C. Filho de Nero Cláudio Druso e de sua esposa Antonia, A Jovem. Irmão de Germânico, futuro general romano. Desposou Messalina no ano 39, com quem gerou Cláudia Otávia, futura imperatriz romana. Desposou Agripina, A Menor no ano 49 vindo a adotar o seu filho desta Nero no ano 50. Sucedeu ao seu sobrinho e imperador romano Calígula no ano 41 por aclamação da guarda pretoriana. Durante o seu governo o império romano atravessou período de grande expansão com a anexação da Trácia, da Lícia, da Judéia, da Mauritânia e da Britânia, dentre outros. Ordenou a ida do general Aulo Plaucio à Ilha da Britânia vindo a conquistá-la no ano 44. Aclamado com o título de Britânico, capturou o líder da resistência britânica Caractacus no ano 50. Responsável por inúmeras obras públicas, faleceu em Roma, no ano 54. 

Idade Clássica - Ano 39


Ano 39

Morte do Governador Romano da Galiléia Herodes Antipas I

Herodes Antipas I. Filho de Herodes, O Grande. Sucedeu ao pai na região oriental do Rio Jordão (Galiléia e Peréia). A ele é atribuído a prisão e a morte de João Batista aproximadamente no ano 27. Faleceu na Gália, no ano 39

Idade Clássica - Ano 37


Ano 37

Morte do Imperador Romano Tibério e início do governo de Calígula

Tibério. Ver Ano 04. Calígula (Gaius Iulius Caesar Augustus Germanicus). Nasceu em Anzio, Italia no ano 12. Filho do general romano Germânico e de sua esposa Agripina. Criado num campo militar, onde adquriu o epíteto de Calígula (pequenas botas). Conviveu sob os cuidados do imperador romano Tibério, na Ilha de Capri, a quem sucedeu no ano 37 juntamente com o seu primo Tibério Gemelo. Afastou o seu primo da sucessão. Anexou a Mauritânia. Fracassou na conquista da Britânia. A ele é atribuída uma série de escândalos, dentre os quais a de manter relações incestuosas com suas irmãs. Questor no ano 33. Designado co-imperador romano no ano 35. Enfrentou grave crise econômica em razão da sua política de generosidade e extravagância. Enfrentou crise junto ao Senado no ano 39 em razão de sua tirania e crueldade. Desposou Junia Claudilla. Desposou Lívia Orestilla. Desposou Lolia Paulina. Desposou Milona Cesonia. Faleceu assassinado, em Roma, no ano 41

Idade Clássica - Ano 27


Ano 27

Morte do Pregador Judeu Jesus Cristo

Jesus Cristo. Nasceu em Belém, Nazaré, aproximadamente no ano 6 a.C. Filho de Maria (Virgem Maria) e do Espírito Santo. Teve por padrasto o carpinteiro José (São José). Sobreviveu ao massacre dos inocentes aproximadamente no ano 6 a.C a mando de Herodes, O Grande. Fugiu com os seus pais para o Egito. Retornou a Nazaré onde exerceu a profissão de carpinteiro. Foi batizado por seu primo João Batista (São João). Foi profeta. A ele seguiram inúmeras pessoas dentre as quais doze delas denominados de apóstolos. Traído por um dos seus, foi preso pelos romanos no Monte das Oliveiras. Julgado por Poncios Pilatos sob acusação de blasfema foi condenado à morte por crucifixação. Faleceu em Jerusalém, na Judéia, no ano 27.

Idade Clássica - Ano 26


Ano 26

A Judéia é governada pelo Procurador Romano Poncios Pilatos

Poncios Pilatos. Governador da Judéia aproximadamente entre os anos 26 e 36. A ele é creditada a função de juiz que, de acordo com a Bíblia, teria condenado Jesus à morte.

Prisão do Pregador Judeu João Batista

João Batista.  Nasceu em Aim Karim, na Judéia aproximadamente no ano 7 a.C. Filho do profeta Zacarias e de sua esposa Isabel. Sobrinho da Santa Maria, primo de Jesus. Batizou judeus no Rio Jordão, dentre os quais o seu primo Jesus. Foi preso em Pereia, no ano 26, a mando do governador da Galiléia Herodes Antipas I, sob a acusação de liderar uma revolta contra o domínio romano. Faleceu aproximadamente no ano 26. Sua cabeça decepada teria sido entregue a Herodes numa bandeja de prata em uma de suas festas palacianas.

Idade Clássica - Ano 25


Ano 25

Guang Wudi estabelece a Dinastia Han na China

Guang Wudi transferiu a capital do império para a cidade de Luoynag

Idade Clássica - Ano 23


Ano 23

Fim da Dinastia Xin na China

A Dinastia Xin estendeu-se do ano 08 ao ano 23 tendo apenas um único imperador. 

Idade Clássica - Ano 19


Ano 19

Morte do primeiro General Romano Germânico

Germânico (Iulio Caesar Germanicus). Nasceu em Roma, no ano 15 a.C. Filho de Nero Cláudio Druso e de sua esposa Antônia, A Jovem. Irmão de Cláudio, futuro imperador romano. Adotado pelo imperador romano Tibério no ano 4. Desposou Agripina Maior, com quem gerou Calígula, futuro imperador romano. Cônsul no ano 12. Responsável por diversas vitórias nas províncias romanas da Panônia e Dalmácia. Recuperou as águias perdidas pelas legiões romanas durante a Batalha da Floresta de Teutoburg no ano 9. Comandante do exército romano na Germânia Inferior. Derrotou os reinos da Capadócia e da Comagena. Considerado um dos grandes generais romanos. Faleceu em Alexandria, Egito, no ano 19.. 


Idade Clássica - Ano 09


Ano 09

Batalha da Floresta de Teuteburg

Três Legiões romanas lideradas pelo governador romano na Gália Publio Varo foram derrotadas na Floresta de Teutoburg por Armínio, líder da tribo germânica dos Queruscos. A derrota dos romanos fez com que o território da Germânia permanecesse provisoriamente distante do domínio de Roma

Idade Clássica - Ano 08


Ano 08

Wang Mang dá início à Dinastia Xin na China

Wang Mang. Oficial da Dinastia Han que usurpou o trono chinês da família Liu, dando origem à dinastia Xin.