domingo, 7 de setembro de 2014

Idade Média - Ano 960

Ano 960

O General Zhao Kungyin usurpa o trono chinês e estabelece a Dinastia Song

A Dinastia Song reunificou o Norte e o Sul da China com exceção do território mantido por Qidan Liao (Nordeste). A cultura chinesa recuperou parte da magnificência da era Tang durante a Dinastia Song. As realizações no campo das artes e da ciência superaram as da Europa no período. 

Sancho I, O Gordo destrona o Rei de Leão Ordonho IV, O Mau

Basílio II e Constantino VIII são elevados a Co-Imperadores Bizantinos

Basílio II. (958 - 1025). Filho do Imperador Bizantino Romano II e de Teófano. Foi irmão de Constantino VIII, futuro Co-Imperador Bizantino e de Ana Porfirogênita, futura Grã-Duquesa de Kiev. Foi elevado a Co-Imperador (960) juntamente com o seu irmão Constantino. Sucedeu ao seu pai (963) sob a regência de sua genitora e do eunuco José Bringas. Foi afastado do trono por Nicéforo II Focas (963). Sucedeu ao seu padrasto, o Imperador Bizantino João Tzimisces (976) juntamente com o seu irmão Constantino VIII. Durante o seu governo o Império Bizantino atingiria o seu apogeu territorial dominando a Península Balcânica, a Ásia Menor, o Norte da Síria, a Alta Mesopotâmia, a Armênia e o Sul da Península Itálica. Seu governo foi também o mais longo dentre os Imperadores Bizantinos. 

Constantino VIII. (c.960 - 1028). Filho do Imperador Bizantino Romano II e de Teófano. Foi irmão de Basílio II, futuro Co-Imperador Bizantino e de Ana Porfirogêanita, futura Grã-Duquesa de Kiev. Desposou Helena com quem gerou Zoe Porfirogênita e Teodora Porfirogênita futuras Co-Imperadoras Bizantinas. Foi associado por seu pai ao trono de Bizâncio (960) juntamente com o seu irmão Basílio. Sucedeu ao seu pai (963) sob a regência de sua genitora e do eunuco João Bringas. Foi afastado do trono por Nicéforo II Focas (963). Sucedeu ao seu padrasto, o Imperador Bizantino João Tzimisces (976), juntamente com o seu irmão Basílio II. Tornou-se Imperador Bizantino único (1025), .

O General Bizantino Nicéforo II Focas vence os Sarracenos e reconquista a Ilha de Creta

Nicéforo II Focas. (c.910 - 969). Filho de Bardas Focas, O Velho. Foi um dos militares bizantino que conquistou a ilha de Creta junto aos sarracenos em nome do Imperador Bizantino Romano II (960) e também a Anatólia e Alepo (962). Foi proclamado Imperador Bizantino por suas tropas. Destronou os Co-Imperadores Basílio II e Constantino VIII (963). Seu reinado foi envolvido em diversas guerras. Conquistou a Anatólia (966) e tomou a fortaleza da Síria (968), conquistando também Alepo e a Antioquia (969). Renunciou ao pagamento de tributo aos Califas Fatímidas e foi por estes derrotado (965). Foi derrotado também pelo Sacro Imperador Romano-Germânico Oto I (967). Teve a sua popularidade questionada e sofreu várias revoltas internas.



Idade Média - Ano 959


Ano 959

Morte do Rei da Inglaterra Edwin e início do reinado de Edgar, O Pacífico

Edgar, O Pacífico. (c. 934 - 975). Filho do Rei da Inglaterra Edmundo I e de Elfgifu de Shaftesbury. Foi irmão de Edwin, futuro Rei da Inglaterra, a quem sucedeu (959). Desposou Ethelflaed, com quem gerou Eduardo, O Mártir, futuro Rei da Inglaterra. Desposou também Elfthryth, com quem gerou Ethelred II, O Irresoluto, futuro Rei da Inglaterra. Liderou revolta contra o seu irmão, o Rei da Inglaterra Edwin, que culminou com a secessão dos reinos da Nortumbria e da Mércia, sob o seu poder (958). 

Morte do Imperador Bizantino Constantino VII e início do reinado de Romano II

Romano II. (938 - 963). Filho do Imperador Bizantino Constantino VII e de Helena Lacapena. Desposou Berta da Itália e Teófano com quem gerou Basílio II e Constantino VIII, futuros Imperadores Bizantinos e Ana Porfirogênita, futura Grã-Duquesa de Kiev. Sucedeu ao seu pai (959). Elevou os seus filhos a Co-Imperadores Bizantinos (960). Sob o seu reinado o General Nicéforo II Focas reconquistou a Ilha de Creta (961) junto aos muçulmanos, além da Anatólia e Alepo (962). 

Morte da Condessa de Portucale Onega Lucides



Idade Média - Ano 958

Ano 958

O Rei de Leão Sancho I, O Gordo é deposto por Ordonho IV, O Mau

Ordonho IV, O Mau (Ordoñes IV el Maio). (926 - 962). Filho do Rei de Leão Afonso IV, O Monge e de Oneca de Pamplona. Sucedeu ao seu primo, o Rei de Leão Sancho I, O Gordo (958), após este ter sido destronado pelos nobres locais. Foi posteriormente destronado por Sancho I (960). 

Morte do Rei da Dinamarca Gorm, O Velho e início do reinado de Haroldo I, Dente Azul

Haroldo I, Dente Azul (Harald Blatand). (c.935 - 985). Filho do Rei da Dinamarca Gorm, O Velho e de  Tyra Dannebod. Desposou Gyrid Olafsdottir, com quem gerou Svend I, Barba Bifurcada, futuro Rei da Dinamarca e Noruega. Sucedeu ao seu pai (958). Converteu-se ao cristianismo (965). 


Idade Média - Ano 956

Ano 956

Morte do Rei de Leão e Galiza Ordonho III e início do reinado de Sancho I, O Gordo

Sancho I, O Gordo (Sancho I El Craso). (935 - 966). Filho do Rei de Leão e Galiza Ramiro III e de Urraca Sanchez. Foi irmão paterno de Ordonho III, futuro Rei de Leão e Galiza, a quem sucedeu (956). Desposou Teresa Ansúrez com quem gerou Ramiro III, futuro Rei de Leão e Galiza. Foi destronado por nobres de Leão e Castela, sob a liderança do Conde Fernán Gonzalez (958). Aliou-se ao Califa de Córdoba Abd al-Rahman III, tomando a cidade de Zamora (960). Restaurou o seu poder ao expulsar o Rei usurpador Ordonho IV para as Astúrias. 

Idade Média - Ano 955

Ano 955

O Rei da Germânia Oto I, O Grande derrota os Magiares em Lechfeld

Morte do Papa Agapito II e início do pontificado de João XII

João XII (Ioannes Duodecimus). (937 - 964) Flho do Príncipe de Roma Albérico II. Sucedeu ao Papa Agapito II (955). Reivindicou os direitos temporais da Igreja. Reconstruiu o Sacro Império Romano-Germânico, ao coroar o Rei da Germânia Oto I (962). Foi descrito como libertino e até mesmo criminoso. Ficou conhecido como um dos piores Papas da igreja. Foi deposto pelo Imperador Oto I (963). Durante o seu pontificado a Igreja Católica tornou-se suscetível ao poder político mediante a venda de cargos eclesiásticos (simonia). 

Morte do Rei da Inglaterra Edred e início do reinado de Edwin

Edwin. (c.941 - 959). Filho do Rei da Inglaterra Edmundo I. Foi irmão de Edgar, O Pacífico, futuro Rei da Inglaterra. Sucedeu ao seu tio, o Rei da Inglaterra Edred (955). Seu reinado foi marcado por conflitos internos com seus súditos e a igreja católica, gerando uma guerra civil encabeçada por seu irmão Edgar. Foi derrotado por seu irmão Edgar durante a Batalha de Gloucester e com isso forçado a dividir o reino, perdendo a Nortumbria e a Mércia. .


Idade Média - Ano 954

Ano 954

Morte do Rei dos Francos Ocidentais Luis IV d´Outremer e início do reinado de Lotário I

Lotário I (Lothaire I). (941 - 986). Filho do Rei dos Francos Ocidentais Luis IV d´Outremer e de Gerberga de Saxe. Desposou Emma de Itália (950), com quem gerou Luis V, futuro Rei dos Francos. Sucedeu ao seu pai (954). 

Morte do Rei da Noruega Érico I, Machado Sangrento

Morte do Rei da Escócia Malcolm I e início do reinado de Indulf

Indulf. (? - 962) Filho do Rei da Escócia Constantino I. Foi irmão de Donald II, O Louco, futuro Rei da Escócia. Sucedeu ao Rei da Escócia Malcolm I (954). .


Idade Média - Ano 952

Ano 952

Morte do Rei da  Escócia Constantino II




Idade Média - Ano 951


Ano 951

Morte do Rei de Leão e Galiza Ramiro II e início do reinado de Ordonho III

Ordonho III (Ordoñes III). (926 - 956). Filho do Rei de Leão e Galiza Ramiro II e de Ausenda Guterres de Coimbra. Foi irmão paterno de Sancho I, O Gordo futuro Rei de Leão. Desposou Elvira Pais Raza, com quem gerou Bermudo II, futuro Rei de Leão. Sucedeu ao seu pai (951), como Rei de Leão e Galiza. Seu reinado foi marcado por constantes revoltas dos Condes castelhanos, que em conjunto com o seu irmão paterno Sancho I tentavam lhe retirar o poder. Estabeleceu trégua com o Califa de Córdova Abd al-Rahman III. 


Idade Média - Ano 950


Ano 950

Berengário de Ivrea inicia o seu reinado na Itália

Berengário de Ivrea (Berengário II). (c. 900 - 966). Filho do Marquês de Ivrea Adalberto I e de Gisela de Friu, Desposou Vila III de Arles, com quem gerou Adalberto, futuro Co-Regente da Itália e Rosalia de Ivrea, futura Rainha consorte dos Francos. Sucedeu ao seu pai como Marquês de Ivrea (928). Foi forçado pelo Rei da Itália Hugo de Arles a abdicar ao título e fugir da cidade. Refugiou-se na corte do Duque da Suábia e do Rei da Germânia Oto I. Retornou à Itália (945) e iniciou uma revolta contra o Rei Hugo de Arles, conseguindo depô-lo. Tentou legitimar o seu governo na Lombardia após a morte do Rei da Itália Lotário II, forçando a Rainha viúva a casar-se com o seu filho Adalberto. Declarou-se Rei da Itália (950) e passou a governá-la juntamente com o seu filho. Teve que lidar com a invasão do Rei da Germânia na Itália (951) sendo obrigado a prestar-lhe vassalagem e a contentar-se com o título de Vice-Rei. Tentou reafirmar a sua independência na Itália, mas foi rechaçado por Oto I (961). Foi capturado (963) e levado prisioneiro para a Baviera.   

Início do governo do Conde de Portucale Gonçalo I Mendes

Gonçalo I Mendes. (c.925 - 999). Filho da Condessa de Portucale Mumadona Dias e de Hermenegildo Gonçalves. Desposou D. Ilduara Pais, com quem gerou Mendo Gonçalves, futuro Duque de Portucale. Recebeu de sua genitora o Condado de Portucale (950).  Intitulou-se "Magnus dux Portucalensium" (997). 


Idade Média - Ano 948


Ano 948

Morte do Rei da Itália Hugo de Arles

Morte do Rei da Dinamarca Canuto I e início do reinado de Gorm, O Velho

Gorm, O Velho. (? - 958). Desposou Thyra Dannebod, com quem gerou Haroldo, Dente Azul futuro Rei da Dinamarca. Sucedeu ao Rei da Dinamarca Canuto I (948). 


Idade Média - Ano 946

Ano 946

Morte do Papa Marinho II e início do pontificado de Agapito II

Agapito II (Agapitus Secundus). (905 - 955). Sucedeu ao Papa Marinho II (946), sob influência do Príncipe de Roma Alberico II. Negou a coroação do Rei da Germânia Oto I como Rei dos lombardos (951). 

Morte do Rei da Inglaterra Edmundo I e início do reinado de Edred

Edred. (923 - 955) Filho do Rei de Wessex Eduardo I, O Velho e Edgiva de Kent. Foi irmão de Edmundo I, futuro Rei da Inglaterra. Foi irmão paterno de Ethelweard, futuro Rei de Wessex e de Athelstan, futuro Rei da Inglaterra. Sucedeu ao seu irmão Edmundo I (946), como Rei da Inglaterra, em oposição ao seu sobrinho Edwin. 



Idade Média - Ano 945

Ano 945

Morte do Príncipe de Kiev Igor I e início do reinado de Sviatoslav

Sviatoslav. (942 - 972) Filho do Príncipe de Kiev Igor I e de Olga Prekrasa. Desposou Malusha, com quem gerou Vladimir I, futuro Príncipe de Kiev e de Novgorod. Foi também o pai de Yaropolk I, futuro Príncipe de Kiev e de Oleg, pretendente ao torno de Kiev. Sucedeu ao seu pai (945), como Príncipe de Kiev, sob a regência de sua genitora. Tornou-se famoso por submeter ao seu poder os reinos da Cazária (941) e o Império Búlgaro (967). Assediou cidades bizantinas (970), mas foi derrotado na Batalha de Arcadiápolis (971) quando foi obrigado a celebrar a paz com Bizâncio e abandonar os Bálcãs. 

Fim do reinado de Hugo de Arles na Itália 



Idade Média - Ano 943

Ano 943

Fim do Governo do Rei da Escócia Constantino II e início do reinado de Malcolm I

Constantino II. Ver Ano 900. Malcolm I. Filho do rei da Escócia Donald II, O Louco. Sucedeu ao rei Constantino II no ano 943, após este ter abdicado o trono. Pai de Dubh e de Kenneth II, futuros reis da Escócia. Faleceu no ano 954.


Idade Média - Ano 942

Ano 942

Morte do Duque da Normandia Guilherme I, Espada Longa e início do governo de Ricardo I

Ricardo I (Richard I). (933 - 966). Filho do Duque da Normandia Guilherme I, Espada Longa e de Sprota de Senlis. Desposou Gunnora da Dinamarca, com quem gerou Ricardo II, futuro Duque da Normandia e Ema da Normandia, futura Rainha consorte da Inglaterra e da Dinamarca. Sucedeu ao seu pai (942), como Duque da Normandia. Foi aprisionado pelo Rei dos Francos Ocidentais Luis IV. Submeteu-se à vassalagem do Conde de Paris Hugo, O Grande. Recuperou a Normandia (947). Assinou tratado de paz com o Rei da Inglaterra Ethelred II. Estabeleceu o sistema feudal na Normandia. 

Morte do Papa Estevão IX e início do pontificado de Marinho II

Marinho  II (Marinus Secundus). (c. 900 - 946). Sucedeu ao Papa Estevão IX (942), por intervenção do príncipe de Roma Alberico II de Espoleto. 

Idade Média - Ano 939

Ano 939

Morte do Rei da Inglaterra Athelstan e início do reinado de Edmundo I

Edmundo I (Edmund I). (921 - 946). Filho do Rei de Wessex Eduardo I, O Velho e de Edgiva de Kent. Foi irmão de Edred, futuro Rei da Inglaterra. Foi também irmão paterno de Ethelweard, futuro Rei de Wessex e de Athelstan, futuro Rei da Inglaterra, a quem sucedeu (939). Desposou Elfgifu de Shaftesbury, com quem gerou Edwin e Edgar, futuros Reis da Inglaterra. Teve que lidar com várias revoltas e invasões dos reinos vizinhos. Aliou-se ao Rei da Escócia Malcolm I fixando as fronteiras entre os dois reinos. Foi defensor do cristianismo. Fundou diversos mosteiros. 

Morte do Papa Leão VII e início do pontificado de Estevão IX

Estevão IX (Stephanus Nonus), (? - 942). Sucedeu ao Papa Leão VII (939) Apoiou a dinastia carolíngia em declínio pela ameaça de excomunhão aos nobres francos. Sofreu a tirania do Príncipe de Roma Alberico II de Espoleto que o manteve confinado no Palácio de Latrão. 

Idade Média - Ano 937


Ano 937

Batalha de Brunanburgh

Toda a Britânia do norte, celtas, dinamarqueses e noruegueses pagãos e cristãos se unem sob o comando do Rei escocês Constantino II e dos reforços vikings de Olaf de Dublin contra o Rei de Wessex Athelstan, o qual, todavia, sai vitorioso, tornando-se um dos primeiros soberanos da Europa Ocidental, sob o título "Rex Totius Britanniae".

Morte do Rei da Borgonha e da Itália Rodolfo II e início do reinado de Conrado I na Borgonha

Conrado I (Conrad I). (c.925 - 993). Filho do Rei da Borgonha Rodolfo II e de Berta da Suábia. Desposou Matilde, com quem gerou Berta da Borgonha, futura Rainha consorte dos Francos Ocidentais. Sucedeu ao seu pai na Borgonha (937).    




Idade Média - Ano 936


Ano 936

Morte do Rei dos Francos Orientais Henrique I, O Passarinheiro e início do reinado de Oto I, O Grande

Oto I, O Grande. (c.912 - 973). Filho do Rei dos Francos Orientais Henrique I, O Passarinheiro e de Matilde de Ringelheim. Desposou Adelaide da Itália com quem gerou Oto II, futuro Rei da Germânia e Sacro Imperador Romano-Germânico. Desfrutava do título de Duque da Saxônia quando sucedeu ao seu pai (936). Derrotou os magiares na Batalha de Lechfeld (955). Foi o primeiro Rei dos Francos a se utilizar do título de Sacro Imperador Romano-Germânico, após coroação realizada pelo Papa João XII (962). O início do seu reinado foi marcado por diversas revoltas ducais, como as ocorridas na Baviera e na Saxônia (938). Derrotou os Duques da Lorena e da Francônia (939) durante a Batalha de Andernach. Apoiou Hugo, O Grande na sua disputa ao trono dos Francos Ocidentais. Invadiu a Itália (951). Assumiu o título de "Rei dos Lombardos" em oposição a Berengário de Ivrea e do filho deste Adalberto. Foi capturado pelos nobres germânicos durante a Convenção de Auerstadt. Venceu aos magiares e aos obodritas. 

Início do pontificado do Papa Leão VII

Leão VII (Leo Septiimus). (895 - 939). Sucedeu ao Papa João XI (936) por influência do Príncipe e Senador de Roma Alberico II. Não permitiu ao Arcebispo de Mainz batizar judeus à força, mas autorizou a expulsão das cidades daqueles que se recusavam a converter-se ao cristianismo. Tentou estabelecer o celibato sacerdotal. Lutou contra o fenômeno dos bruxos e dos adivinhos. 


Idade Média - Ano 935

Ano 935

Morte do Papa João XI

Morte do Duque da Boêmia Venceslau I e início do governo de Boleslau I, O Cruel

Boleslau I, O Cruel. (? - 927). Filho do Duque da Boêmia Vratislav I e de Drahomira. Foi irmão de Venceslau I, futuro Duque da Boêmia, a quem sucedeu (935). Desposou Biagota, com quem gerou Boleslau II, futuro Duque da Boêmia e Dobrawa, futura Duquesa da Polônia. 

Idade Média - Ano 934

Ano 934

O Rei da Noruega Érico I, Machado Sangrento é deposto por seu irmão Haakon I, O Bom

Haakon I, O Bom. (c. 920 - 961). Filho do Rei da Noruega Haroldo I e de Tora Mosterstong. Foi irmão paterno de Érico I, Machado Sangrento futuro Rei da Noruega. Depôs e sucedeu ao seu irmão (934), como Rei da Noruega. Converteu-se ao cristianismo por influência do Rei de Wessex Athelstane de quem foi protegido. Lutou contra os filhos do seu irmão Érico I. Faleceu durante a Batalha de Fitjar.

Idade Média - Ano 933

Ano 933

Morte do Rei da Noruega Haroldo I




Idade Média - Ano 932

Ano 932

Morte do Governador da Normandia Rollo Rognvaldsson



Idade Média - Ano 931

Ano 931

Morte do Papa Estevão VIII e início do pontificado de João XI

João XI (Ioannes Undecimus). (c. 910 - 935)). Filho de Marozia, Marquesa de Tuscia e de Alberico I de Espoleto. Sucedeu ao Papa Estevão VIII (931), sob influência da sua genitora. 

O Rei de Leão e da Galiza Afonso IV, O Monge abdica em favor do seu irmão Ramiro II

Ramiro II (Ramiro II de León). (c.900 - 951). Filho do Rei da Galiza e Leão Ordonho  II e de Elvira Mendes de Coimbra. Foi irmão de Sancho Ordonhes, futuro Rei da Galiza e de Afonso IV, O Monge, futuro Rei de Leão e Galiza, a quem sucedeu (931), após a abdicação deste. Desposou Ausenda Guterres de Coimbra (925), com quem gerou Ordonho III, futuro Rei de Leão e Galiza. Desposou Urraca Sanchez de Pamplona (930), com quem gerou Sancho I, O Gordo, futuro Rei de Leão e Galiza. Derrotou o seu irmão Afonso IV que pretendia retornar ao trono (933), vindo a cegá-lo e a aprisioná-lo em um mosteiro. Foi o responsável pela coligação das forças de Navarra, Leão e Aragão contra os muçulmanos. Derrotou os exércitos do Califa al-Rahman III durante a Batalha de Simancas (939). Durante o seu reinado o Condado de Castela se tornaria independente. Derrotou os mouros em Talavera de La Reina (950). Foi o primeiro a intitular-se "Rei da Terra Portucalense".