quinta-feira, 12 de junho de 2014

Idade Clássica - Ano 450


Ano 450

Morte da Imperatriz Romana Gala Placidia

Morte do Imperador Romano no Oriente Teodósio II e início do governo de Marciano

Marciano (Flavius Marcianus). (392 - 457). Desposou Pulqueria com quem gerou Eufemia, futura Imperatriz Romana do Ocidente. Combateu na África sob o comando do General romano Aspar. Foi feito prisioneiro pelos vândalos. Tornou-se Capitão de Guarda e Senador. Sucedeu ao seu sogro, o Imperador Romano do Oriente Teodósio II (450). Pôs fim aos pagamentos de tributos ao Rei dos Hunos Átila. Mediou os desentendimentos entre as escolas rivais de teologia, no Concílio da Calcedônia (451). Seu governo foi marcado pela recuperação do Império Romano do Oriente, através de proteção das ameaças externas e reformas econômico-financeiras. Procurou não interferir no destino do Império Romano Ocidental, principalmente quanto às incursões do Rei dos Hunos Átila e nas invasões na cidade de Roma realizadas pelo Rei dos Vândalos Genserico. 


Idade Clássica - Ano 448


Ano 448

Morte do Rei dos Suevos Requila e início do reinado de Requiario

Requiario (Rechiar). (? - 456) Filho do Rei dos Suevos Reuqila, a quem sucedeu (448). Renunciou à religião pagã e tornou-se o primeiro Rei cristão dos Suevos. Manteve aliança com o Império Romano. Procurou estender o seu reino por toda a Península Ibérica. Invadiu a Província romana da Terragona. Foi derrotado pelos Visigodos federados à Roma durante a Batalha do Rio Órbigo (456).


Idade Clássica - Ano 447


Ano 447

Morte do Rei dos Francos Salianos Clódio e início do reinado de Meroveu

Meroveu (Mérovée). (c. 441- 458) Filho do Rei dos Francos Sálios Clódio, a quem sucedeu (447), dando início à Dinastia Merovíngia. Foi também o pai de Childerico I, futuro Rei dos Francos Sálios. Liderou os Francos durante a Batalha de Châlons (451) contra o Rei dos Hunos Átila. 


Idade Clássica - Ano 445


Ano 445

Morte do Co-Regente dos Hunos Bleda




Idade Clássica - Ano 444


Ano 444

São Patrício organiza o cristianismo na Ilha da Britânia

São Patrício (Saint Patrick). (387 - 461). Foi capturado e vendido como escravo para uma tribo irlandesa (403). Escapou do cativeiro e retornou à Ilha da Britânia onde iniciou sua vida religiosa pregando o Evangelho. Converteu centenas de pessoas tornando muitas delas monges. Foi incentivador do sacramento da confissão particular. Colocou a Irlanda em contato com a igreja da Europa ocidental tornando-a indissolúvel do cristianismo. É considerado santo padroeiro da Irlanda. 


Idade Clássica - Ano 441


Ano 441

Os Bretões caem sob o poder dos Saxões na Ilha da Britânia

Os bretões eram a população nativa da Ilha da Britânia sobreviventes ao domínio romano. Os saxões, por sua vez, eram povos colonizadores provenientes da Germânia. Ao contrário do que se acredita, os saxões não exterminaram os bretões, ao contrário, a eles se misturaram impondo seus costumes pagãos e sua língua. O povo antes culto em razão da presença romana retornava ao barbarismo e ao conflito de terras.

Morte do Rei dos Suevos Hermerico e início do reinado de Requila

Requila. (? - 448). Filho do Rei dos Suevos Hermenerico. Foi também o pai de Requiario, futuro Rei da Suábia. Tornou-se Co-Regente da Suábia (438). Sucedeu ao seu pai (441), como Rei dos Suevos. Manteve a posição de federado a Roma. Aliou-se aos bagaudas para conquistar a Mérida, incorporando-a ao reino da Suábia (439). Conquistou a capital da Lusitânia (440) e a cidade de Sevilha (441). Durante o seu reinado a Suábia atingiu sua maior extensão territorial. Foi derrotado pelo General Romano Avito (446) e foi obrigado a se exilar.


Ano Clássica - Ano 440


Ano 440

Morte do Papa Sisto III e início do pontificado de Leão I, O Grande

Leão I, O Grande (Leo Magnus). (c.440 - 461). Sucedeu ao Papa Sisto III (440). Foi um dos Papas reconhecidos pelo epíteto de "O Grande". Seu pontificado ficou conhecido pela sua articulação em convencer o Rei dos Hunos Átila a não invadir a cidade de Roma, celebrando com ele um acordo de paz (452). Conseguiu com que os vândalos preservassem a vida da população romana após a invasão de Genserico (455).


Idade Clássica - Ano 439


Ano 439

O Rei dos Vândalos Genserico toma a cidade de Cartago

Com a conquista de Cartago os vândalos passaram a controla o Mediterrâneo ocidental apoderando-se das ilhas próximas como as Baleares, a Córsega, a Sicília e a Sardenha, deixando a cidade de Roma privada de uma importante região produtora de cereais.



Idade Clássica - Ano 436


Ano 436

Morte do Rei dos Burgúndios Gundahar e início do reinado de Gondioc

Gondioc. (? - 473). Filho do Rei dos Burgúndios Gundahar. Foi pai de Godomar, Gondebad, Chilperico II e de Godegisel, futuros Co-Regentes dos Burgúndios. Foi também irmão de Chilperico I, futuro Rei dos Burgúndios. Sucedeu ao seu pai (436), como Rei dos Burgúndios, após a morte deste em batalha contra os hunos.  


Idade Clássica - Ano 435


Ano 435

O Rei dos Vândalos Genserico celebra a paz com os Romanos

Com o tratado Genserico recebe a Numidia como contrapartida.


Idade Clássica - Ano 434


Ano 434

Morte do Rei dos Hunos Rugila e início do reinado de Átila e de Bleda

Átila (Attila). (c.406 - 453). Filho de Minduzuk. Foi irmão de Bleda futuro Co-Regente dos Hunos. Sucedeu ao seu tio, o Rei dos Hunos Rugila e governou juntamente com seu irmão Bleda (434). Atacou mercadores romanos, na margem do Danúbio, quebrando tratado de paz com Roma. Invadiu a Ilíria e os Bálcãs (441). Sitiou Naissus, Serdilla, Filipópolis e Arcadiópolis (443). Destruiu o exército romano próximo a Constantinopla. Tornou-se Rei único dos Hunos (445), após a morte do seu irmão. Apoderou-se da Província romada da Panônia (446). Atacou o Império romano (447) com o apoio dos germânicos, dos gépides e dos ostrogodos. Tomou a cidade de Metz (451). Foi vencido pelo General Romano Aécio, durante a Batalha de Châlons (451). Invadiu e saqueou a Itália. Forçou o Imperador Romano do Ocidente Valentiano III a fugir da cidade de Ravena (452). Deteve-se no Rio do Pó, onde celebrou com o Papa Leão I, acordo para sua retirada da Itália. 

Bleda. (c.390 - 445). Filho de Mundzuk. Foi irmão de Átila, futuro Rei dos Hunos. Sucedeu ao seu tio, o Rei dos Hunos Rugila e passou a governar juntamente com o seu irmão Átila (434). Faleceu  supostamente assassinado por seu irmão.


Idade Clássica - Ano 432


Ano 432

Morte do Rei dos Hunos Octar e início do reinado de Rugila

Rugila. (? - 434). Sucedeu ao Rei dos Hunos Octar (432). Cruzou o Danúbio e saqueou cidades romanas nos Bálcãs. Celebrou acordo de paz com o Imperador Romano do Oriente Teodósio II, em troca do recebimento de um tributo anual. 

Morte do Papa Celestino I e início do pontificado de Sisto III

Sisto III (Xystus Tertius). (c.390 - 440). Sucedeu ao Papa Celestino I (432). Angariou fundos junto ao Império Romano para reparar danos em propriedades da igreja causados pela invasão dos visigodos em Roma (410). Conciliou com os nestorianos e velou pela conservação dos direitos da Santa Sé sobre a Ilíria contra o imperador romano Valentiniano III. 

Idade Clássica - Ano 431


Ano 431

O Rei dos Francos Salianos Clódio invade a região do Artois e é derrotado pelo General Romano Aécio