sábado, 20 de dezembro de 2014

Idade Média - Ano 1320


Ano 1320

O Príncipe de Cracóvia Vladislau I, Cotovelo Alto é coroado Rei da Polônia

Morte do Co-Imperador Bizantino Miguel IX






Idade Média - Ano 1319

Ano 1319

Morte do Rei da Dinamarca Érico VI e início do reinado de Cristóvão II

Cristóvão II (Christoper II). (1276 - 1332). Filho do Rei da Dinamarca Érico V e de Agnes von Brandesburg-stendal. Foi irmão de Érico VI, futuro Rei da Dinamarca. Desposou Margarida de Rugen, com quem gerou Valdemar IV, futuro Rei da Dinamarca. Sucedeu ao seu irmão Érico VI (1319) como Rei da Dinamarca. Foi destronado por Valdemar III (1326). Recuperou o trono (1329). 

Morte do Rei da Noruega Haakon V e início do reinado de Magno VII

Magno VII (Magnus VII Eriksson). (1316 - 1374). Filho do Duque sueco Éric Magnusson e da Princesa norueguesa Ingeborg Hakonsdotter. Desposou Blanka de Namur (1335), com quem gerou Haakon VI, futuro Rei da Noruega e Éric XII, futuro Co-Regente da Suécia. Sucedeu ao Rei da Suécia Birger (1319). Sucedeu também ao seu avô, o Rei da Noruega Haakon V (1319). Por oposição da nobreza foi forçado a nomear o seu filho Haakon VI Rei da Noruega (1343) e Éric XII Co-Regente da Suécia (1356). Liderou uma cruzada contra a cidade russa de Novgorod (1348). 

Fim do reinado do Rei da Suécia Birger e início do reinado de Magno IV



Idade Média - Ano 1316

Ano 1316

Início do pontificado do Papa João XXII

João XXII (Ioannes Vicesimus Secundus / Jacques d´Euse). (1249 - 1334). Sucedeu ao Papa Clemente V (1316), após dois anos de vacância em razão das desavenças entre os cardeais que estavam divididos em duas facções. Envolveu-se em movimentos políticos e religiosos de países europeus com objetivo de promover interesses da Igreja. Restabeleceu o equilíbrio fiscal da igreja abalado pelo seu antecessor. 

Morte do Rei da França e de Navarra Luis X e início do reinado de João I, O Póstumo

João I, O Póstumo (Jean I le Posthume) (1316 - 1316). Filho do Rei da França e Navarra, Luis X e de Clemência da Hungria. Sucedeu ao seu pai (1316), por apenas cinco dias, quando veio a falecer. 

Morte do Rei da França e Navarra João I, O Póstumo e início do reinado de Filipe V, O Comprido

Filipe V, O Comprido (Philippe V le Long). (1293 - 1322). Filho do Rei da França Filipe IV, O Belo e de Joana de Champagne. Foi irmão de Luis X e Carlos IV, futuros Reis da França e de Isabel de França, futura Rainha consorte da Inglaterra. Foi nomeado Conde Palatino da Borgonha (1307), Conde de Poitou (1311) e Conde de Champagne (1316). Sucedeu ao seu sobrinho, o Rei da França João I, O Póstumo (1316). Promulgou a Lei Sálica impedindo que o reino fosse governado por mulheres. Ordenou o aprisionamento de vinte cardeais forçando-os a reunir o conclave que terminaria por eleger o Papa Leão XXII. 


Idade Média - Ano 1315


Ano 1315

Morte do Rei da Escócia João I Balliol




Idade Média - Ano 1314


Ano 1314

Batalha de Bannockburn

A cavalaria inglesa é massacrada pelos escoceses sob o comando de Robert Bruce

Caso da Torre Nesle

Margarida da Borgonha, esposa do Príncipe francês Luis X e Branca de Borgonha, esposa do Príncipe francês Carlos IV, ambas, portanto, noras do Rei da França Filipe IV, O Bel são acusadas de adultério pela cunhada, a Rainha da França Isabel. Condenadas, as Princesas foram aprisionadas na Torre do Castelo de Château-Gaillard. Margarida da Borgonha que ocupava um quarto aberto aos ventos no topo da torre foi encontrada morta no ano 1315. Segundo algumas versões da época, teria ela sido estrangulada a ordens do seu marido, após ter ele assumido o torno da França, como uma forma de legitimar o seu casamento com Clemência da Hungria e, com isso, poder gerar um herdeiro masculino. Branca da Borgonha, por sua vez, beneficiou-se de um tratamento mais favorável por seu marido, havendo permanecido aprisionada na fortaleza tão somente por cercar de sete anos, 

Morte do Mestre dos Cavaleiros Templários Jacques de Molay

Jacques de Molay (c. 1244 - 1314). Nobre militar francês. Entrou para a Ordem dos Cavaleiros Templários (1264). Sucedeu a Thibaud Gaudin (1298) ao ser nomeado Grão-Mestre da ordem. Sofreu perseguições por parte do Rei da França Filipe IV que estava interessado nas riquezas e propriedades dos Cavaleiros Templários e da Ordem dos Hospitalários. Negou o financiamento das despesas da corte francesa e teve a sua imagem maculada junto com a dos demais cavaleiros a mando do Rei francês. Foi preso e encarcerado (1307). Permaneceu sob tortura por longos sete anos, período em que as riquezas  e propriedades da Ordem do Templo foram confiscadas pela coroa francesa. Foi levado à Corte Especial (1314) e condenado à morte na fogueira.

Morte do Papa Clemente V

Morte do Rei da França Filipe IV, O Belo e início do reinado de Luis X




Idade Média - Ano 1313

Ano 1313

Morte do Sacro Imperador Romano-Germânico Henrique VII 




Idade Média - Ano 1312


Ano 1312

Concílio de Vienne

No Concílio de Vienne o Papa francês Clemente V extingue a Ordem dos Cavaleiros Templários

Morte do Rei de Castela Fernando IV, O Emprazado e início do reinado de Afonso XI, O Implacável

Afonso XI, O Implacável (Alfonso XI de Castilla, el Justiciero). (1311 - 1350). Filho do Rei de Leão e Castela Fernando IV e de Constança de Portugal. Desposou Maria de Portugal (1328), com quem gerou Pedro I, futuro Rei de Castela. Desposou também Leonor Nunes de Gusmão, com quem gerou Henrique II, futuro Rei de Castela. Sucedeu ao seu pai (1312) sob regência da sua avó paterna Maria de Molina. Derrotou os mouros na Península Ibérica (1340).  

O Rei da Germânia Henrique VII é coroado Sacro Imperador Romano-Germânico




Idade Média - Ano 1310


1310

Fim do reinado do Rei da Boêmia Henrique I e início do reinado de João I do Luxemburgo, O Cego

João I do Luxemburgo, O Cego (Jan Lucemburský). (1296 - 1346). Filho do Sacro Imperador Romano-Germânico Henrique VII e de Margarida de Brabante. Foi irmão de Maria do Luxemburgo, futura Rainha consorte da França e de Beatriz do Luxemburgo, futura Rainha consorte da Hungria. Desposou Elisabeth da Boêmia, com quem gerou Carlos I, futuro Rei da Boêmia e Sacro Imperador Romano-Germânico, e Bonne do Luxemburgo, futura Rainha consorte da França. Foi nomeado Conde de Luxemburgo (1309). Depôs e sucedeu ao Rei da Boêmia Henrique I (1310). Apesar de cego, foi aliado do Rei francês Filipe VI durante as batalhas da Guerra dos Cem Anos. 


Idade Média - Ano 1309


Ano 1309

Cativeiro da Babilônia

Período em que os Papas, todos eles franceses, estabeleceram residência na cidade de Avinhão (França), passando a sofrer influência direta da monarquia francesa. A cidade de Avinhão passou a ser a sede do papado, até o ano de 1377, quando retornaria a cidade de Roma.

Morte do Rei de Nápoles Carlos II, O Coxo e início do reinado de Roberto I

Roberto I de Anjou (Robert d´Anjou). (1278 - 1343). Filho do Rei de Nápoles Carlos II, O Coxo e de Maria da Hungria. Foi irmão de Carlos Martel, futuro Rei da Hungria; Branca de Anjou, futura Rainha consorte de Aragão e de Leonor de Anjou, futura Rainha da Sicília. Sucedeu ao seu pai (1309), como Rei de Nápoles. Enfrentou o Sacro Imperador Romano-Germânico Luis IV (1328), pelo poder sobre a Itália. Seu governo foi contestado pelo reino de Aragão. .


Idade Média - Ano 1308

Ano 1308

Fim do reinado do Rei da Hungria Béla V e início do reinado de Carlos I

Carlos I (Károly Róbert). (1288 - 1342). Filho de Carlos Martel de Anjou e de Clemência de Habsburgo. Foi o pai de Luis I, futuro Rei da Hungria e Polônia. Reivindicou a coroa húngara na qualidade de neto do Rei Estevão V. Sucedeu  ao Rei da Hungria Béla V (1308), tornando-se o fundador da Dinastia Angevina na Hungria. Aliou-se à Polônia contra os Habsburgos e aos boêmios.  

Morte do Rei da Germânia Alberto I e início do reinado de Henrique VII do Luxemburgo

Henrique VII do Luxemburgo (Heinrich VII Limburg-Luxemburg). (c. 1275 - 1313). Filho do Conde do Luxemburgo Henrique VI e de Beariz de Avesnes. Desposou Margarida de Brabante (1292), com quem gerou João do Luxemburgo, futuro Rei da Boêmia; Maria do Luxemburgo, futura Rainha consorte da França e Beatriz do Luxemburgo, futura Rainha consorte da Hungria. Sucedeu ao Rei da Germânia Alberto I (1308). Foi coroado Sacro Imperador Romano-Germânico (1312), título que se encontrava vago desde a morte do Imperador Frederico II (1250). Planejou restaurar a glória do império a partir do Norte da Itália. Lutou contra a comuna anti-imperial de Florença, bem como contra os Guelfos e Gibelinos, pela cidade de Toscana. Após a sua morte, os rivais Ludovico da Bavária e Frederico Habsburgo disputariam a coroa culminando com a Batalha de Muhldorf (1322), com a vitória de Frederico.  

Morte do Tsar da Bulgária Jorge Terter I




Idade Média - Ano 1307


Ano 1307

O Rei da França Filipe IV, O Belo ordena a prisão dos membros da Ordem dos Cavaleiros Templários

O Rei francês explorou os rumores negativos que corriam sobre os Templários e do seu Mestre Jacques de Molay e ordenou a prisão de todos eles presentes no reino, sob alegação de heresia, confiscando-lhes os bens.

Morte do Rei da Inglaterra Eduardo I, O Pernas Longas e início do reinado de Eduardo II

Eduardo II (Edward II of Caernarfon). (1284 - 1327). Filho do Rei da Inglaterra Eduardo I e de Leonor de Castela. Desposou Isabel de França (1308), com quem gerou Eduardo III, futuro Rei da Inglaterra. Foi o primeiro a adotar o título de Príncipe de Gales (1301). Sucedeu ao seu pai (1307), como Rei da Inglaterra. Seu governo foi marcado pela sua relação sexual com Hugo Despenser. Sua submissão à família de Hugo Despenser levou sua esposa Isabel a exilar-se na França e a retornar (1326) com um exército liderado pelo Conde de March Roger Mortimer. Foi aprisionado pelo Conde de Marc e forçado a renunciar em favor do seu filho Eduardo III (1327).  

Morte do Rei da Boêmia Rodolfo I e início do segundo reinado do Rei da Boêmia Henrique I




Idade Média - Ano 1306


Ano 1306

Roberto I autoproclama-se Rei da Escócia

Roberto I (Robert the Bruce). (1274 - 1329). Filho do Conde de Carrick e Senhor de Annandale Roberto Bruce VI. Foi irmão de Isabel Bruce, futura Rainha consorte da Noruega e de Eduardo Bruce, futuro Rei da Irlanda. Desposou Elizabeth de Burgh, com quem gerou David II, futuro Rei da Escócia. Reivindicou o trono da Escócia após a morte do Rei Alexandre III (1286), em oposição à família Balliol. Comandou os escoceses durante a "Guerra da Independência Escocesa" (1306-1314) contra o domínio inglês. Derrotou o exército inglês em Bannockburn (1314). Assinou o Tratado de York, com a Inglaterra, tornando a Escócia independente do reino inglês. 

O Rei da França Filipe IV, O Belo expulsa os judeus do reino francês

Morte do Rei da Boêmia, Polônia e Hungria Venceslau III

Com a morte do Rei Venceslau III a Boêmia passaria a ser governada por Henrique I e, logo em seguida, por Rodolfo I; que já havia renunciado em favor de Béla V no ano 1305. A Polônia, por sua vez, passaria a ser governada pelo Príncipe da Cracóvia Vladislau I, até 1320, quando, então, ele se tornaria Rei.

Início do reinado de Henrique I na Boêmia

Henrique I (Heinrich von Karnten / Henry VI of Carinthia). (c. 1265 - 1335). Filho de Meinardo III de Gorizia-Tirol e de Isabel da Baviera. Sucedeu ao Rei da Boêmia Venceslau III (1306), mas foi logo em seguida deposto por Rodolfo I. Retomou o poder (1307), sendo novamente deposto (1310), por João I do Luxemburgo, O Cego

Fim do reinado do Rei da Boêmia Henrique I e início do reinado de Rodolfo I

Rodolfo I (Rudolf I Habsburg). (c. 1282 - 1307). Filho do Rei dos romanos e Duque da Áustria Alberto I e de Isabel de Gorizia-Tirol. Depôs e sucedeu ao Rei da Boêmia Henrique I (1306), mas foi por este deposto (1307) .