sábado, 9 de agosto de 2014

Idade Média - Ano 756


Ano 756

Doação de Pepino

O Rei dos Francos Pepino, O Breve após atender ao pedido do Papa Estevão II e de expulsar os lombardos da cidade de Roma no ano 753 teria forjado um documento de doação da cidade de Roma ao papado baseado em um documento anterior denominado "Doação de Constantino", no qual o Imperador Romano Constantino I, O Grande teria desde o ano 315 doado a cidade de Roma e parte do território italiano aos Bispos de Roma. A doação do Rei Franco foi, todavia, contestada posteriormente por Imperadores do Sacro Império Romano-Germânico que se consideravam os herdeiros dos "Césares" e também pelos Imperadores Bizantinos que reclamavam grande parte da atual Itália. A Doação de Pepino é também reconhecida como o marco da criação dos Estados Pontifícios. 

Fundação do Emirado Omíada em Córdoba. 

Morte do Rei de Wessex Cuthred e início do reinado de Sigeberht.

Sigeberht. (? - 757) Irmão de Cyneheard, futuro Rei de Wessex. Sucedeu ao Rei de Wessex Cuthred (756). Foi destronado por um conselho de nobres (757), ano em que viria a falecer assassinado.

Morte do Rei dos Lombardos e da Itália Astolfo e início do reinado de Desidério

Desidério (Dauferius). (? - 786) Duque da Istria e da Toscana. Sucedeu ao Rei dos Lombardos e da Itália Astolfo (756), como último Rei dos Lombardos. Entrou em conflito com o papado. Invadiu Roma (772). Foi derrotado e deposto pelo Rei dos Francos Carlos Magno (774)


Idade Média - Ano 754


Ano 754

O Rei das Astúrias Afonso I anexa a região de Leão ao seu reino.

Morte do Califa Abássida As-Saffah e início do califado de Al-Mansur

Al-Mansur. (714 - 775). Filho de Muhammad ibn Ali ibn. Foi irmão de As-Saffah, futuro Califa Abássida, a quem sucedeu (754). Foi o pai de al-Mahdi, futuro Califa Abássida. Fixou residência na cidade de Madinat as-Salam, futuro centro da capital Bagdá. Durante o seu governo a literatura persa e seus trabalhos acadêmicos passaram a ser apreciados em todo o seu Império. 

Morte do Khan da Bulgária Kormisosh e início do reinado de Vinekh

Vinekh. (? - 762) Sucedeu ao Khan da Bulgária Kormisosh (754). Foi derrotado pelos bizantinos (756), durante a Batalha de Marcela (Karnobat). Derrotou o Imperador Constantino V (759), durante a Batalha de Passo do Rishki (Stara Planina). 

Idade Média - Ano 753


Ano 753

O Rei dos Francos Pepino, O Breve invade a Itália e derrota os Lombardos.

O Rei dos Francos derrota os Lombardos e doa ao Papa as terras tomadas. Essa famosa doação ficaria conhecida como a "Doação de Pepino" que fez do Papa o governante dos territórios localizados entre as cidades de Roma e Ravena, futuramente conhecidos como Estados Pontificais.

Morte do Khan da Bulgária Savar e início do reinado de Kormisosh

Kormisosh. (? - 754) Sucedeu ao Khan da Bulgária Savar (753), iniciando a Dinastia dos Vokil. O seu governo ficou marcado por um período prolongado de guerra contra o Império Bizantino. Invadiu a Trácia, mas foi vencido pelo Imperador Bizantino Contantino V, com quem posteriormente celebrou tratado para definir as fronteiras dos dois Impérios. 


Idade Média - Ano 752

Ano 752

Morte do Papa Zacarias e início do pontificado de Estevão II

Estevão II (Stephanus Secundus). (715 - 752). Sucedeu ao Papa Zacarias (752). Foi o primeiro Papa a estabelecer independência junto ao Império Bizantino. Colocou a igreja sob proteção do Império Franco. Foi o Papa que concedeu à igreja os territórios recuperados junto aos Lombardos (Estados Pontifícios). 

Morte do Papa Estevão II e início do pontificado de Estevão III

Estevão III (Stephanus Tertius). (c. 723 - 757) Irmão de Paulo I, futuro Papa. Sucedeu a Estevão II (752). Durante o seu pontificado, o Rei dos Lombardos Astolfo sitiou a cidade de Roma, o que lhe motivou a buscar a ajuda do Rei dos Francos Pepino, O Breve. 

O Rei de Wessex Cuthred derrota o Rei da Mércia Ethelbald

Com a vitória sobre os mercianos o reino de Wessex recuperaria a sua autonomia.


Idade Média - Ano 751

Ano 751

Leão IV, O Khazar é elevado a Co-Imperador Bizantino

Leão IV, O Khazar. (c. 750 - 780). Filho do Imperador Bizantino Constantino V e de Irene da Cazária. Desposou Irene de Atenas, com quem gerou Constantino VI, futuro Imperador Bizantino. Foi elevado a Co-Imperador Bizantino por seu pai (751). Tornou-se Imperador Bizantino (775).  Associou o seu filho a Co-Imperador Bizantino (776). Sufocou rebelião liderada por seus irmãos. Combateu o Califado Abássida de Al-Mahdi (776 e 778). Tolerou inicialmente os iconódulos mas terminou por executar grande parte deles, ao final do seu reinado. 

O Rei dos Francos Childerico III é destronado pelo Prefeito do Palácio Pepino, O Breve

Ao destronar o Rei Childerico III, Pepino, O Breve põe fim à Dinastia Merovíngia e dá início à Dinastia Carolíngia.



Idade Média - Ano 750

Ano 750

Morte do Califa Omíada Marwan II

A morte do Califa Marwan II põe fim ao Califado Omíada e dá início a Dinastia dos Abássidas.

Início do Califado Abássida sob o governo de As-Saffah

As-Saffah. (721 - 754). Filho de Muhammad ibn Ali ibn. Foi irmão de Al-Mansur, futuro Califa Abássida. Foi líder da tribo dos Banu Hashim. Estabeleceu suas bases no Irã oriental. Depôs o último Califa Omíada Marwan II durante a Batalha de Zab (750). Marchou sob a capital omíada Damasco e eliminou seus últimos membros, o que lhe rendeu o epíteto "as-saffah" (açougueiro). Fundou a dinastia árabe dos abássidas (750). Seu governo foi marcado pelo esforço em consolidar a nova dinastia. 

Idade Média - Ano 749

Ano 749

Fim do reinado do Rei da Ânglia Oriental Aelfwald e início do reinado de Beorna

Beorna. (? - 760). Sucedeu ao Rei da Ânglia Oriental Aelfwald (749). Governou sob a autoridade do reino da Mércia até a morte do Rei dos mercianos Ethelbald (757). Tentou tomar o trono do reino da Mércia, mas foi repelido por Offa (757), que o depôs do reino da Ânglia Oriental (760).

Fim do governo do Rei dos Lombardos e da Itália Rachis e início do reinado de Astolfo

Astolfo (Aistulf). (? - 756) Filho do Duque de Friuli Pemmo. Foi irmão do Rei dos Lombardos e da Itália Rachis, a quem sucedeu (749). Tornou-se Duque de Spoleto (751). Continuou a política de expansão e de ataques contra o papado e ao Exarcado de Ravena. Capturou a cidade de Ravena (751). Conquistou a região da Ístria bizantina. Foi derrotado pelo Rei dos Francos Pepino, O Breve. 



Idade Média - Ano 748

Ano 748

Morte do Co-Regente de Kent Eadbertht I e início do reinado de Eardwulf

Eardwulf. (? - 762) Filho do Co-Regente de Kent Eadberht I, a quem sucedeu (748) como Co-Regente. Governou Kent juntamente com o seu tio Aethelberht. 

Idade Média - Ano 746


Ano 746

Fim do governo do Co-regente de Essex Saelred e início do reinado de Swithred

Swithred. (? - 758) Filho do Rei de Essex Sebbi. Foi irmão de Sigeheard e de Swaefred, futuros Co-Regentes de Essex. Sucedeu ao Rei Saelred (746). Governou Essex sob o domínio do reino da Mércia. 


Idade Média - Ano 744


Ano 744

O Clã Fujiwara assume o poder no Japão

Morte do Califa Omíada Al-Walid II e inicio do governo de Yazid III

Yazid III (Yazid ibn al-Walid ibn abd al-Malik). (701 - 744). Filho do Califa Omíada Ibrahim e de uma Princesa persa. Foi irmão de Ibrahim, futuro Califa Omíada. Sucedeu ao seu primo, o Califa Omíada Al-Walid II (744), ano em que viria a falecer. 

Morte do  Califa Omíada Yazid III e início do governo de Ibrahim

Ibrahim. (? - ? ) Filho do Califa Omíada Al-Walid I. Foi irmão de Yazid III, futuro Califa Omíada, a quem sucedeu (744), vindo a abdicar nesse mesmo ano.

Morte do Rei dos Lombardos e da Itália Liutprando e início do reinado de Hildebrando

Hildebrando (Ildebrando). (? - 744) Participou do cerco à cidade de Ravena contra os bizantinos (734). Foi nomeado Co-Regente dos Lombardos por seu tio, o Rei Liutprando, a quem sucedeu (744), vindo a ser deposto nesse mesmo ano por um conselho.  

Morte do Rei dos Lombardos e da Itália Hildebrando e início do reinado de Rachis

Rachis. (? - ? ) Filho do Duque de Friuli Pemmo. Foi irmão de Astolfo, futuro Rei dos Lombardos e da Itália. Tornou-se Duque de Fiuli (739). Sucedeu ao Rei dos Lombardos e da Itália Hildebrando (744). Abdicou ao trono (749) para viver uma vida monástica. Tentou reinar novamente sobre os lombardos após a morte do seu irmão (756), mas foi derrotado por Desidério, quando, então, retirou-se definitivamente da vida pública.

Fim do califado de Ibrahim e início do califado de Marwan II

Marwan II. (688 - 750). Filho de Muhammad ibn Marvan. Foi Governador da Armênia durante o governo do Califa Hisham. Invadiu a Geórgia e venceu os alanos (735). Proclamou-se Califa Omíada após a abdicação de Ibrahim (744), sendo o último da Dinastia Omíada. Durante o seu governo os Abássidas iniciaram uma revolta (747) que culminaria com o fim da Dinastia Omíada. Abandonou a cidade de Damasco e fugiu para o Egito. Foi capturado pelos Abássidas, vindo então a ser executado. 


Idade Média - Ano 743


Ano 743

Childerico III é nomeado Rei dos Francos

Childerico III, O Rei Fantasma (Childéric III). (714 - 754). Supostamente filho do Rei dos Francos Chilperico II. Tornou-se Rei dos Francos por aclamação dos Prefeitos dos Palácios Carlomano e Pepino, O Breve (743). Foi deposto por Pepino, O Breve (751), quando passou a viver uma vida monástica. Entrou para a história como último Rei dos Francos oriundo da Dinastia Merovíngia. 

Morte do Califa Omíada Hisham e início do governo de Al-Walid II

Al Walid II (Walid ibn Yazid). (? - 744) Filho de Yazid inb al-Muhallab. Sucedeu ao seu tio, o Califa Omíada Hisham (743). Faleceu em batalha contra as forças de Sulayman ibn Hisham.