domingo, 3 de agosto de 2014

Idade Clássica - Ano 32

Idade Clássica - Ano 31

Idade Clássica - Ano 30

Idade Clássica - Ano 29

Idade Clássica - Ano 28



Idade Clássica - Ano 27


Ano 27

Morte do Pregador Judeu Jesus Cristo

Jesus Cristo. (c. 6.a.C - c.27). De acordo com a Bíblia, Jesus é o filho da Virgem Maria e do Espírito Santo. Teve por pai adotivo o carpinteiro José (São José). Sobreviveu ao "Massacre dos Inocentes" (c.6 a.C) a mando do Rei Herodes, O Grande. Fugiu com sua mãe e seu pai adotivo para o Egito. Retornou a Nazaré onde exerceu a profissão de carpinteiro. Foi batizado por seu primo João Batista (São João Batista), e tornou-se profeta. A ele seguiu inúmeras pessoas dentre as quais doze denominados Apóstolos. Foi traído por um dos apóstolos (Judas Iscariotes). Foi preso pelos romanos no Monte das Oliveiras e, posteriormente, julgado pelo Governador da Judéia, Pôncio Pilatos sob acusação de blasfema. Condenado à morte, morreu após ter sido crucificado.

Idade Clássica - Ano 26


Ano 26

A Judéia é governada pelo Procurador Romano Poncios Pilatos

Poncios Pilatos. (? - 37). Governador da Judéia (c.26 - 36). A ele é creditada a função de juiz que, de acordo com a Bíblia, teria condenado Jesus à morte.

Prisão do Pregador Judeu João Batista

João Batista. (c. 7 a.C - 26). Filho do Profera Zacarias e de Isabel. Foi sobrinho da Virgem Maria, e, consequentemente, primo de Jesus. Batizou judeus no Rio Jordão, dentre os quais o seu primo Jesus. Foi preso em Peréia (26), a mando do Governador da Galiléia Herodes Antipas I, sob a acusação de liderar uma revolta contra o domínio romano. Após o seu falecimento, sua cabeça decepada teria sido entregue ao Rei Herodes, numa bandeja de prata em uma de suas festas palacianas.

Idade Clássica - Ano 25


Ano 25

Guang Wudi estabelece a Dinastia Han na China

Guang Wudi (? - ?) Transferiu a capital do Império para a cidade de Luoynag

Idade Clássica - Ano 24

Idade Clássica - Ano 23


Ano 23

Fim da Dinastia Xin na China

A Dinastia Xin estendeu-se do ano 08 ao ano 23 tendo apenas um único Imperador. 

Idade Clássica - Ano 22



Idade Clássica - Ano 21

Idade Clássica - Ano 20

Idade Clássica - Ano 19


Ano 19

Morte do primeiro General Romano Germânico

Germânico (Iulio Caesar Germanicus). (15 a.C - 19). Filho de Nero Cláudio Druso e Antônia, A Jovem. Foi irmão de Cláudio, futuro Imperador Romano. Desposou Agripina Maior com quem gerou Calígula, futuro Imperador romano. Foi adotado pelo Imperador Tibério (4). Tornou-se responsável por diversas vitórias nas províncias romanas da Panônia e Dalmácia. Recuperou as "águias" perdidas pelas legiões romanas durante a Batalha da Floresta de Teutoburg (9). Derrotou os reinos da Capadócia e da Comagena. É considerado um dos grandes Generais romanos. 

Idade Clássica - Ano 18

Idade Clássica - Ano 17

Idade Clássica - Ano 16

Idade Clássica - Ano 15

Idade Clássica - Ano 14


Ano 14

Morte do primeiro Imperador Romano Otávio Augusto e início do governo de Tibério


Idade Clássica - Ano 13

Idade Clássica - Ano 12

Idade Clássica - Ano 11

Idade Clássica - Ano 10

Idade Clássica - Ano 09


Ano 09

Batalha da Floresta de Teuteburg

Três Legiões romanas lideradas pelo Governador Romano na Gália Publio Varo foram derrotadas na Floresta de Teutoburg por Armínio, líder da tribo germânica dos queruscos. A derrota dos romanos fez com que o território da Germânia permanecesse provisoriamente distante do domínio de Roma

Idade Clássica - Ano 08


Ano 08

Wang Mang dá início à Dinastia Xin na China

Wang Mang. (45 a.C - 23). Foi um oficial da Dinastia Han que usurpou o trono Chinês da família Liu, dando origem à Dinastia Xin.

Idade Clássica - Ano 07

Idade Clássica - Ano 06

Idade Clássica - Ano 05

Idade Clássica - Ano 04


Ano 04

O Imperador Romano Otávio Augusto adota Tibério como seu filho e sucessor

Otávio Augusto (Gaius Iulius Caesar Octavianus Augustus). (c. 63 a.C - 14). Filho de Caio Octávio Turino e Ácia Balba Julio Cesônia. Desposou Lívia Drusila Augusta (37 a.C) com quem gerou Júlia, A Maior, futura Imperatriz Romana. Encontrava-se na Grécia (44 a.C), quando seu tio-avô Júlio César fora assassinado, tornando-se, com isso, o seu herdeiro principal. Prometeu ao Senado proteger a cidade de Roma de futuras anarquias e ditaduras. Aliou-se ao líder Cícero contra o General e Senador Marco Antônio. Dividiu o poder de Roma (43 a.C) através de um Triunvirado composto também por Marco Antônio e pelo político Lépido. Afastou Lépido do poder e dividiu o Império com Marco Antônio, permanecendo com a parte Ocidental. Ordenou o assassinato e exílio de inúmeros opositores dentre os quais o Senador Cícero. Com o pretexto de vingar a morte do seu tio Júlio César dirigiu-se com Marco Antônio para a Grécia e derrotou Brutus e Cássio na Batalha de Filipos (42 a.C.) Sua rixa com Marco Antônio levaria ambos a uma guerra civil enfraquecendo a República. Derrotou Marco Antônio e a amante deste, a Rainha do Egito Cleópatra durante a Batalha de Accácio (31 a.C) obrigando ambos a cometerem suicídio. Ordenou a morte do filho de Júlio César e de Cleópatra (Cesarion) (29 a.C.) Retornou a Roma e recebeu o título de Imperador Romano (29 a.C) e de "Augusto" pelo Senado (27 a.C). O seu governo de início republicano logo foi substituído pelo cunho imperial com domínio de uma família aristocrática. Adotou Tibério (4,) fazendo dele o seu sucessor. Fez reformas jurídicas, mantendo o princípio básico das leis romanas. O mês de agosto foi batizado em sua homenagem.

Tibério (Tiberius Cláudius Nero). (42 a.C - 37). Filho de Tibério Cláudio Nero e Lívia Drusila. Adotou Germânico (4.). Foi adotado pelo Imperador Romano Otávio Augusto (4). Adotou seu sobrinho Germânico, tornando-o seu herdeiro e sucessor. Tornou-se Comandante dos exércitos romanos na Panônia e Germânia (12). Foi elevado a Co-Imperador (13). Sucedeu ao Imperador Romano Otávio Augusto (14). Exilou-se (26) deixando Roma sob os cuidados de seus dois Prefeitos Pretorianos. É reconhecido como um dos maiores Generais da história de Roma. .



Idade Clássica - Ano 03

Idade Clássica - Ano 02

Idade Clássica - Ano 01


Ano 01

Idade Clássica, Antiga ou Antiguidade é o período que se estende da invenção da escrita (cerca de 4.000 a.C) até a queda do Império Romano do Ocidente (476) dando-se início à Idade Media.

Idade Média - Ano 729


Ano 729

Morte do Rei da Nortumbria Osric




Idade Média - Ano 718


Ano 718

Pelágio funda o reino das Astúrias na Península Ibérica.

Pelágio. (c.690 - 737) Filho do Duque de Córdoba Fávila. Desposou Gaudiosa, com quem gerou Fávila, futuro Rei das Astúrias e Ermesinda, futura Rainha consorte das Astúrias. Foi capturado pelas tropas do Governador árabe muçulmano Muniza (716), após a queda do reino visigodo e ocupação da Península Ibérica pelos mouros. Escapou do cativeiro (718). Iniciou a resistência ao invasor, tornando-se o primeiro Rei das Astúrias, cuja corte foi fixada na cidade de Cangas de Onis. Venceu o Governador mouro Muniza durante a Batalha de Covadonga (722).

Os Árabes Muçulmanos ocupam a região de Pamplona na Península Ibérica

Morte do Imperador Bizantino Anastácio II

Morte do Rei da Nortúmbria Coenred e início do reinado de Osric

Osric. (? - 729) Filho do Rei da Nortúmbria Aldfrith e de Cuthburh. Foi irmão de Osred, futuro Rei da Nortúmbria. Sucedeu ao Rei da Nortumbria Coenred (718). 

Morte do Rei dos Francos na Austrásia Clotário IV





Idade Média - Ano 727


Ano 727

O Imperador Bizantino Leão III, O Isáurio bane o culto a imagens religiosas em Constantinopla






Idade Média - Ano 726


Ano 726

Morte do Rei de Wessex Ine e início do reinado de Aethelheard

Aethelheard. (? - 740). Sucedeu ao Rei de Wessex Ine (726), após a abdicação deste. Perdeu parte considerável do território de Wessex para o reino da Mércia (733). 


Idade Média - Ano 725


Ano 725

Morte do Rei de Kent Wihtred e início dos reinados de Aelfric, Eadberht I e de Aethelberht II

Aelfric. (? - ? ) Filho do Rei de Kent Withred. Foi irmão de Aethelberht II e de Eadberht I, ambos futuros Co-Regentes de Kent. Sucedeu ao seu pai (725), como Rei de Kent, em conjunto com seus irmãos. 

Eadberht I. (? - ?) Filho do Rei de Kent Withred. Foi irmão de Aethelberht II e de Aelfric, ambos futuros Co-Regentes de Kent. Sucedeu ao seu pai (725), em conjunto com seus irmãos. 

Aethelberht II. (? - 762) Filho do Rei de Kent Withred. Foi irmão de Aelfric e de Eadberht I, ambos futuros Co-Regentes de Kent. Sucedeu ao seu pai (725) em conjunto com seus irmãos. Reinou também com seu sobrinho Eadwulf (748). Durante a segunda metade do seu reinado o reino de Kent permaneceu sob o domínio do reino da Mércia. 


Idade Média - Ano 724


Ano 724

O Rei dos Pictos Nechtan Mac der-Ilei abdica em favor do seu sobrinho Oengus

Oengus (? - 761). Pai de Talorgan II, futuro Rei dos pictos. Foi irmão de Bridei V, futuro Rei dos pictos. Sucedeu ao seu tio, o Rei dos Pictos Nechtan Mac der-Ilei (724).

Morte do Califa Omíada Yazid II e início do governo de Hisham

Hisham. (691 - 743). Filho do Califa Omíada Abd el-Melik. Foi irmão de Al-Walid, de Sulayman e de Yazid II, futuro Califa Omíada, a quem sucedeu (724). Procurou manter a unidade do Império Omíada apesar do crescente poder dos Abássidas no atual Iraque. Foi um grande patrono das artes e estimulador da tradução de diversas obras da literatura e da ciência para o árabe. Manteve conflito com os bizantinos conquistando parte da Capadócia. Teve que lidar com revoltas dos bérberes (740) no Norte da África e dos exércitos de Zayd bin Ali, derrotando ambos. 


Idade Média - Ano 722


Ano 722

Batalha de Covadonga

Nobres visigodos que haviam se retirado para as montanhas das Astúrias, após a conquista dos árabes muçulmanos da Península Ibérica, somam suas forças às dos habitantes locais para resistir aos invasores, vencendo os mouros. 


Idade Média - Ano 721


Ano 721

Morte do Rei dos Francos Chilperico II e início do reinado de Teodorico IV

Teodorico IV (Thierry IV). (c. 715 - 737). Filho do Rei dos Francos Dagoberto III e de Clotilde de Saxe. Foi feito prisioneiro no monastério de Chelles, após a morte do seu pai (715). Foi proclamado Rei dos Francos (721) por ordem do Prefeito Carlos Martel, em oposição ao Rei Chilperico II. Após a sua morte, o trono do reino franco permaneceu vago por longos anos.

Morte do Khan da Bulgária Tervel e início do reinado de Kormesij

Kormesij. (? - 738) Supostamente filho do Khan da Bulgária Tervel, a quem sucedeu (721), como Khan da Bulgária. Celebrou tratado de paz com os bizantinos.


Idade Média - Ano 719


Ano 719

Chilperico II recupera o trono do Reino Franco

O Rei Chilperico II teve que conceder à Carlos Martel a administração de todas as Prefeituras dos Palácios do reino franco.

Morte do Califa Omíada Omar II e início do califado de Yazid II

Yazid II. (c. 687 - 724). Filho do Califa Omíada Abd el-Melik. Foi irmão de Al-Walid, de Sulayman e de Hisham, futuros Califas Omíadas. Sucedeu ao seu primo Omar II (720), como Califa. Seu califado foi marcado por diversas guerras civis pelo Império Omíada, a exemplo da Península Ibérica e no Norte da África.  


Idade Média - Ano 717


Ano 717

O Imperador Bizantino Teodósio III é deposto por Leão III, O Isáurio

Leão III, O Isáurio (Leone III Isaurico). (685 - 741) Desposou Maria, com quem gerou Constantino V, O Copronimo, futuro Imperador Bizantino e Ana, futura Imperatriz Bizantina. Depôs e sucedeu ao Imperador Teodósio III (717), pondo fim à Dinastia Heracliana. Recebeu o título de "Salvador do Império" por ter freado as incursões dos árabes sobre o Império Bizantino. Combateu o culto às imagens (movimento iconoclasta) e procurou enfraquecer o pode dos mosteiros. Fechou conventos e confiscou os bens do Clero. A ele é atribuído o Código de Écloga, que simplificou e abrandou o Código de Justiniano. 

O Prefeito do Palácio do reino franco da Austrásia Carlos Martel é derrotado pelas tropas do Rei dos Francos na Nêustria Chilperico II

A derrota de Carlos Martel para o Rei franco Chilperico II ficaria marcada como o seu único revés.

Início do reinado de Clotário IV na Austrásia

Clotário IV (Clotaire IV). (685 - 718). Supostamente filho do Rei dos francos Teodorico III e de Clotilde de Herstal. Foi associado ao trono da Austrásia (717), pelo Prefeito do Palácio Carlos Martel, em oposição ao Rei Chilperico II. 

Morte do Califa Omíada Sulayman e início do califado de Omar II

Omar II (Umar Ibn Abd al-Aziz). (c. 680 - 720). Filho de Abd al-Aziz Ibn Marwan e de Umma Asim Bint Asim. Foi Governador de Medina sob o governo do seu primo, o Califa Omíada Al-Walid I. Sucedeu ao seu primo Sulayman,.(717), como Califa Omíada. Foi realizador de grandes obras públicas na Pérsia e no Norte da África. 


Idade Média - Ano 716


Ano 716

O Imperador Bizantino Anastácio II é deposto pelas tropas da Província do Thema Opsiciano

Início do governo do Imperador Bizantino Teodósio III

Teodósio III. (? - ?) Supostamente filho do Imperador Bizantino Tibério III. Exerceu o cargo de Cobrador de Impostos na região Sul do Thema Opsiciano. Foi aclamado Imperador Bizantino (716), pelas tropas locais que haviam se revoltado contra o governo do Imperador Anastácio II, forçando-o a abdicar e a exilar-se na Nicéia. Seu reinado ficou marcado pela invasão árabe muçulmana na Anatólia e pela assinatura do tratado de paz com os búlgaros que lhes ajudaram a vencer os árabes durante o "Segundo Cerco a Constantinopla". Foi forçado a abdicar (717) pelo Estratego do Thema Anatólico Leão III, O Isáurico.  

Morte do Rei dos Visigodos Ágila II

Morte do Rei da Mércia Coenred

Morte do Rei da Nortumbria Osred I e início do reinado de Coenred

Coenred. (? - 718) Filho de Cuthwine. Foi irmão de Ceolwulf, futuro Rei da Nortumbria. Sucedeu ao Rei da Nortumbria Osred I (716).

Morte do Rei da Mércia Ceolred e início do reinado de Ceolwald

Ceolwald. (? - 716). Filho do Rei da Mércia Aethelred e de Osthryth. Foi irmão de Ceolred, futuro Rei da Mércia, a quem sucedeu (716).

Morte do Rei da Mércia Ceolwald e início do reinado de Ethelbald

Ethelbald. (? - 757) Filho de Alweo. Sucedeu ao seu primo, o Rei da Mércia Ceolwald (716). Durante o seu reinado o reino da Mércia tornou-se o reino dominante dos anglo-saxões. Liderou ataque ao reino de Wessex e capturou a real mansão de Somerton (733). 

Idade Média - Ano 715


Ano 715

Fim do governo de Teodoaldo na Prefeitura do Palácio da Nêustria e da Austrásia

Ragenfrid é proclamado Prefeito do Palácio da Nêustria pelo Rei Dagoberto III

Ragenfrid. (? - 731) Foi proclamado Prefeito do Palácio do reino da Nêustria (715), com apoio do Rei Dagoberto III e da nobreza neustriana, em oposição ao Prefeito Teodoaldo, a quem sucedeu. Comandou juntamente com o Rei Chilperico II a invasão do reino franco da Austrásia (716) e derrotou o exército de Carlos Martel. Foi vencido por Carlos Martel durante as Batalhas de Malmedy, Ambiève (716) e Vincy (717). Tornou-se fugitivo em Angers, após a derrota do Rei Chilperico durante a Batalha de Soissons (718). 

Carlos Martel é aclamado Prefeito do Palácio da Austrásia pela nobreza local.

Carlos Martel (Charles Martel). (688 - 741). Filho do Prefeito dos Palácios do reino franco Pepino de Herstal e de  Alpaida. Foi irmão paterno de Grimoaldo II e de Drogo, futuros Prefeitos dos Palácios dos reinos franco da Nêustria e da Borgonha respectivamente. Desposou Rotrude de Trèves (705), com quem gerou Pepino, O Breve e Carlomano, futuros Reis dos Francos. Foi sequestrado e exilado na cidade de Colônia a mando de sua madrasta Plectrude após a morte do seu pai (714). Escapou da prisão (715) e foi aclamado Prefeito do Palácio da Austrásia, pelos nobres locais, em oposição ao seu sobrinho Teodoaldo. Foi derrotado na Austrásia (716) pelo Rei dos Francos Chilperico II e pelo Prefeito deste, Ragenfrid. Derrotou o Rei Chilperico II durante as Batalhas de Malmedy, de Ambiève (716) e Vincy (717). Proclamou Clotário IV Rei dos Francos na Austrásia, em oposição ao Rei Chilperico II. Venceu os saxões e assegurou as fronteiras do império. Venceu o Rei dos Francos Chilperico II e o seu aliado, o Duque da Aquitânia Odo, O Grande durante a Batalha de Soissons (718). Tornou-se o Prefeito de todos os Palácios do reino franco e manteve o Rei Chilperido II no poder. Atacou e subjugou a Baviera e a Alamânia. Conquistou a Frísia Ocidental (719). Nomeou Teodorico IV Rei dos Francos (720). Derrotou os árabes muçulmanos durante a Batalha de Tolouse (721). Venceu os muçulmanos também durante as Batalhas de Poitiers e de Tours (732).     

Início do reinado do Co-Regente de Essex Swaefbert 

Swaaefbert. (? - 738) Co-Regente de Essex nomeado pelo Rei Saelred (715). 

Morte do Rei dos Francos da Nêustria Dagoberto III e início do reinado de Chilperico II

Chilperico II (Chilperic II / Daniel). (c. 670 - 721) Filho do Rei dos Francos Childerico II e de Bilichilde. Desposou Chrotaudis, com quem gerou Childerico III, futuro Rei dos Francos. Foi enviado a um monastério quando criança, de onde retornou à Nêustria para assumir o trono após a morte do Rei dos Francos Dagoberto III (715).  Liderou a invasão da Austrásia juntamente com o seu Prefeito Ragenfrid (716). Venceu o Prefeito da Austrásia Carlos Martel. Foi derrotado por Carlos Martel durante as Batalhas de Malmedy, Ambiève (716) e em Vincy (717). Foi obrigado a exilar-se em Paris. Aliou-se ao Duque da Aquitânia Odo, O Grande (718). Foi novamente derrotado por Carlos Martel durante a Batalha de Soissons e forçado a lhe entregar todas as Prefeituras do reino Franco em troca da manutenção da sua realeza. Tornou-se Rei de todos os Francos (719), após a morte de Clotário IV. 

Morte do Califa Omíada Al-Walid I e início do califado de Sulayman

Sulayman. (674 - 717). Filho do Califa Omíada Abd el-Melek. Foi irmão de Al-Walid, de Yazid II e de Hisham, futuros Califas Omíadas. Foi Governador da Palestina. Sucedeu ao seu irmão, o Califa Omíada Al-Walid (715). Promoveu, sem êxito, o cerco a cidade de Constantinopla. Nomeou Umar Ibn Abd al-Aziz (Omar II) seu sucessor. 

Morte do Papa Constantino e início do pontificado de Gregório II

Gregório II (Gregorius Secundus). (669 - 731) Sucedeu ao Papa Constantino (715). É considerado o principal Papa do século VIII. Tornou-se responsável pela evangelização das populações germânicas e da recuperação das propriedades tomadas pelos lombardos. 

Idade Média - Ano 714


Ano 714

Fim do governo do Rei dos Visigodos Ágila II 

Morte do Prefeito do Palácio Pepino de Herstal e início do governo de Teodoaldo na Prefeitura do Palácio do reino franco da Austrásia.

Teodoaldo (Theudoald). (? - 741) Filho do Prefeito do Palácio da Nêustria Grimoaldo II, O Jovem e de Teodesinda. Sucedeu ao seu avô Pepino de Herstal na Prefeitura do Palácio do reino franco da Austrásia (714) e ao seu pai (714), na Prefeitura do reino franco da Nêustria. Foi afastado e sucedido por Ragenfrid na Prefeitura da Nêsutria e por seu tio Carlos Martel na Prefeitura da Austrásia (715).  

Morte do Prefeito do Palácio do reino franco da Nêustria Grimoaldo II, O Moço e início da administração de Teodoaldo