domingo, 24 de agosto de 2014

Idade Média - Ano 870

Ano 870

O Rei dos Francos Orientais Luis III, O Jovem anexa a Lotaríngia ao seu reino pelo Tratado de Mersen

Chegada dos primeiros colonos Noruegueses à Islândia.

Borivoj I autoproclama-se Duque da Boêmia

Borivoj I. (c.853 - 889). Primeiro Duque da Boêmia (870). Desposou Ludmila, A Santa com quem gerou Spytihney I e Vratislav I, futuros Duques da Boêmia. Converteu-se ao cristianismo (873). Apoiou o Príncipe da Morávia contra o Rei dos Francos Orientais Luis, O Germânico. Ordenou a construção do Castelo de Praga e da primeira igreja cristã da Boêmia. Foi deposto (883). Retornou ao trono (889).

Morte do Rei de Pamplona Garcia Iñiguez e início do reinado de Garcia Jimenez

Garcia Jimenez. (c. 835 - 885). Assumiu o governo da cidade de Pamplona, após o falecimento do Rei Garcia Iñiguez. Desposou Dadildis de Pallars, com quem gerou Sancho Garcês I, futuro Rei de Pamplona.  


Idade Média - Ano 869

Ano 869

Morte do Rei da Lotaríngia Lotário II

Os filhos do segundo casamento do Rei Lotário II foram considerados bastardos e a sua herança deveria recair sobre o seu irmão Luis II, único sobrevivente. Todavia, como Luis II ocupava-se em combater os árabes em Benevento e o reino de Lotário II foi dividido, pelo Tratado de Mersen (870) entre os seus tios Luis, O Germânico e Carlos, O Calvo.

Morte do Rei da Ânglia Oriental Edmundo, O Martir e início do reinado de Osvaldo 

Osvaldo (Oswald) (? - 876). Sucedeu ao Rei da Ânglia Oriental Edmundo, O Mártir (869), como Rei vassalo (secundário) dos vikings dinamarqueses. 



Idade Média - Ano 868

Ano 868

Vimara Peres reclama o Vale do Douro junto aos Árabes Muçulmanos

Vimara Peres. (c. 820 - 873). Filho de Pedro Tehon das Astúrias e pai de Lucídio Vimaranes, futuro Conde de Portucale. Foi um Senhor da Guerra Cristão e vassalo do Rei das Astúrias Afonso III. Reclamou o Vale do Douro junto aos árabes muçulmanos. Tornou-se o primeiro Conde de Portucale (868). Fundou um pequeno burgo fortificado denominado Vimaranis (Guimarães). 

Publicação do Sutra do Diamante

O Sutra do Diamante publicado na China é considerado o mais antigo livro impresso conhecido.


Idade Média - Ano 867

Ano 867

Basílio é elevado a Co-Imperador bizantino

Basílio I, O Macedônio. (c. 811 - 886). Filho de Constantino Porfirogênito. Desposou Eudóxia Ingerina (865), com quem gerou Constantino, futuro Co-Imperador Bizantino, além de Leão VI, O Sábio e Alexandre, futuros Imperadores Bizantinos. Passou a maior parte da infância em cativeiro na Bulgária. Foi admitido como pajem em Constantinopla (836). Tornou-se guarda-costas do Imperador Bizantino Miguel III. É considerado um dos maiores Imperadores Bizantinos. Durante a sua dinastia ocorreram reformas políticas e campanhas militares que devolveram ao Império o status de potência após a expansão muçulmana. Foi adotado pelo Imperador Bizantino Miguel III, O Ébrio, vindo a sucedê-lo (867), dando início a Dinastia Macedônia. Associou os seus filhos Constantino (869) e Leão VI (870) a Co-Imperadores. Compilou a legislação de Justiniano I e manteve boa relação com Roma. Manteve-se em guerra contra os paulianos (872). Aliou-se ao Imperador do Ocidente Luis II, O Jovem contra os árabes (871).  

Morte do Papa Nicolau I e início do pontificado de Adriano II

Adriano II (Hadrianus II / Adriano Collona). (792 - 872). Sucedeu ao Papa Nicolau I (867). Coroou o Rei de Wessex Alfred, O Grande. Enviou São Cirilo e São Metódio para pregarem junto aos eslavos. 

Morte do Imperador Bizantino Miguel III, O Ébrio





Idade Média - Ano 866

Ano 866

O Viking Ivar, O Sem Ossos invade a cidade de York, na Nortumbria

A tomada da cidade de York pode ser considerado o fim do reinado anglo-saxão no reino da Nortumbria. O Norte da Ilha jamais recuperaria sua ascendência. É o começo de uma série de campanhas vikings que se estenderiam por longos 14 anos. Por uma década York ou Jorvik serviu de base para as operações nórdicas. Por 60 anos os reis vikings sucederam-se no trono de Jorvik.

Morte do Rei das Astúrias Ordonho I e início do reinado de Afonso III, O Grande 

Afonso III, O Grande (Alfonso III, el Grande). (848 - 910). Filho do Rei das Astúrias Ordonho I e Mundona de Vierzo. Desposou Jimena Garcês de Pamplona (869) com quem gerou Garcia I, futuro Rei de Leão; Ordonho II, futuro Rei de Leão e Galiza e Fruela II, futuro Rei das Astúrias, Leão e Galiza. Sucedeu ao seu pai (866), como Rei das Astúrias. Dominou uma revolta contra os bascos (867). Consolidou a Galiza ao seu reino. Conquistou a cidade do Porto (868) e a de Coimbra (878). 


Idade Média - Ano 865

Ano 865

Morte do Rei de Wessex e de Kent Ethelbert e início do reinado de Ethelred

Ethelred. (? - 871). Filho do Rei de Wessex Aethelwulf e de Osburh. Foi irmão de Ethelbald, de Ethelred e de Alfred, O Grande, futuros Reis de Wessex bem como de Ethelswith, futura Rainha consorte de Mércia. Sucedeu ao seu irmão Ethelbert (865), como Rei de Wessex. Faleceu durante a Batalha de Ashdown.

Os Vikings sob o comando de Ivar, O Sem Ossos invadem os reinos da Nortúmbria e da Ânglia Oriental. 

Ivar, O Sem Ossos (Ivar Ragnarsson). (? - 873) Filho do Rei viking dinamarquês Ragnar Lodbrok. Foi um dos líderes da invasão da Ilha da Britânia (865). Atacou os reinos da Nortúmbria e da Ânglia Oriental; Aprisionou o Rei Edmundo, O Mártir e assassinou o Rei Aella. Estabeleceu-se em York (Jorvic) e posteriormente em Dublin, Irlanda. 

O Rei dos Francos Orientais Luis, O Germânico antecipa a divisão do seu reino entre os seus filhos

Luis III, O Jovem é associado ao trono do Reino dos Francos Orientais 

Luis III, O Jovem (Ludwig III). (835 - 882). Filho do Rei dos Francos Orientais Luis, O Germânico e de Emma. Foi irmão de Carlomano, futuro Rei da Itália e da Baviera e de Carlos, O Gordo, futuro Rei da Suábia, Itália e Imperador do Ocidente. Recebeu do seu pai parte do reino dos Francos Orientais (Saxônia, Francônia e Turíngia) (865). Anexou a Lotaríngia pelo Tratado de Heersen (870). Venceu o Rei dos Francos Ocidentais, Carlos, O Calvo na Batalha de Ardenach (876), pondo fim às tentativas de expansão deste na Lotaríngia. Assinou o Tratado de Ribemont, tornando-se o Senhor da Lotaríngia Ocidental (880). Sucedeu ao seu irmão Carlomano na Baviera (880). Faleceu sem deixar descendentes do sexo masculino. Com sua morte suas terras foram passadas para o seu irmão Carlos, O Gordo. 

Carlos, O Gordo é associado ao trono da Alamannia

Carlos, O Gordo (Charles II). (839 - 888). Filho do Rei dos Francos Orientais Luis II, O Germânico e de Emma de Altdorf. Foi irmão de Carlomano, futuro Rei da Baviera e da Itália e de Luis II, O Jovemfuturo Rei dos Francos Orientais. Recebeu do seu pai o trono da Alamannia (865), tornando-se Rei da Suábia (876). Sucedeu ao seu irmão Carlomano na Itália (879). Foi coroado Imperador do Ocidente (881) pelo papa João VIII. Sucedeu ao seu irmão Luis III, O Jovem como Rei dos Francos Orientais (882). Foi também Rei dos Francos Ocidentais (884) sucedendo a Carlomano II. Foi deposto do governo dos Francos Orientais, da Lotaríngia e da Itália, após um golpe de estado liderado por seu sobrinho Arnulfo da Caríntia (887).

Idade Média - Ano 863

Ano 863

Morte do Rei da Borgonha e Provença Carlos de Provença



Idade Média - Ano 862

Ano 862

Início do reinado do Príncipe Rus Rurik de Novgorod

Rurik de Novgorod. (c. 830 - 879) Chefe viking varegue. Foi convidado pelos comerciantes suecos a se tornar Rei em troca de por um fim ao caos instalado na região diante das disputas entre inúmeas tribos eslavas que ali habitavam. Ganhou o controle do Ladoga (862). Construiu assentamento perto de Novgorod dando início à Dinastia Rurik que governou o Reino Rus (posteriormente Grão-Ducado de Moscou). 

Morte do Rei da Escócia Donald I e início do reinado de Constantino I

Constantino I. (? - 877) Filho do Rei da Escócia Kenneth MacAlpin. Foi irmão de Aed, futuro rei da Escócia. Foi também o pai de Donald II, O Louco e de Indulf, ambos futuros reis da Escócia. Sucedeu ao seu tio e rei da Escócia Donald I (862). 


Idade Média - Ano 860

Ano 860

Os Vikings invadem a cidade de Paris

Os Vikings invadem as cidades de Pisa e de Lucca, na Itália

Os Árabes Muçulmanos invadem a cidade de Pamplona, na atual Espanha

Durante a invasão da cidade de Pamplona por Mohamed I, o filho do Rei de Pamplona Fortún Garcés foi capturado e feito refém dos muçulmanos por cerca de 20 anos. 

Morte do Rei de Wessex Ethelbald e início do reinado de Ethelbert

Ethelbert. (? - 865). Filho do Rei de Wessex Aethelwulf e de Osburh. Foi irmão de Ethelswith, futura Rainha consorte de Mércia; além de Ethelbald e Alfred, O Grande, futuros Reis de Wessex. Sucedeu ao seu irmão Ethelbald (860), como Rei de Wessex.




Idade Média - -Ano 859

Ano 859

Os Vikings Dinamarqueses saqueiam a costa do Marrocos.

Fundação da cidade de Novgorod pelos Vikings Varegues


Idade Média - Ano 858

Ano 858

Morte do Rei de Wessex Aethelwulf

Morte do Rei da Escócia Kenneth MacAlpin e início do reinado de Donald I

Donald I. (c. 810 - 862). Filho do Rei da Dal Riata Alpin de Kyntire. Foi irmão de Kenneth MacAlpin, futuro Rei da Escócia, a quem sucedeu (858). 

Morte do Papa Bento III e início do pontificado de Nicolau I

Nicolau I (Nicolaus Magnus). (815 - 867) Sucedeu ao Papa Bento III (858). Recusou a anulação do casamento do Imperador do Ocidente Lotário II para que este pudesse casar com sua amante Waldrada. Manteve laços estreitos com o Imperador Bizantino Miguel III, O Ébrio através do Patriarca de Constantinopla, o que lhe rendeu algumas críticas. Em seu pontificado dá-se início ao que seria conhecido como o "Grande Cisma do Oriente".


Idade Média - Ano 855

Ano 855


Morte do Imperador do Ocidente e Rei da Lotaríngia Lotário I

Com a morte de Lotário I os seus domínios foram divididos entre os seus filhos. Luis II, O Jovem tornou-se o Rei da Itália e também Imperador do Ocidente; Lotário II tornou-se Rei da Lotaringia e à Carlos de Provença coube a Alta e Baixa Borgonha.

O Imperador do Ocidente Luis II, O Jovem é coroado em Roma pelo Papa Sérgio II

Lotário II inicia o seu reinado na Lotaríngia

Lotário II (Lothaire II). (835 - 870) Filho do Imperador do Ocidente e Rei da Lotaríngia Lotário I e de Ermengarda de Orleans e Tours. Foi irmão de Carlos de Provença, futuro Rei da Borgonha e Provença e de Luis II, O Jovem, futuro Rei da Itália e Imperador do Ocidente. Desposou  Waldrada (862), cujos filhos foram afastados da sucessão. Sucedeu ao seu pai (855) na região da Lotaríngia. Após sua morte, seu reino foi compartilhado entre seus tios Luis, O Germânico e Carlos, O Calvo, através do Tratado de Meerssen (870).

Carlos de Provença inicia o seu reinado na Borgonha/Provença

Carlos de Provença (Charles de Provence). (845 - 863). Filho do Imperador do Ocidente e Rei da Lotaríngia Lotário I e de Ermengarda de Orleans e Tours. Foi irmão de Luis II, O Jovemfuturo Rei da Itália e Imperador do Ocidente e de Lotário II futuro Rei da Lotaríngia. Sucedeu ao seu pai (855) na região da Alta e Baixa Borgonha, sob a tutoria do Conde Gerard II de Vienne. Repeliu invasão do seu tio, o Rei dos Francos Ocidentais Carlos, O Calvo (861). Após o seu falecimento, seu reino foi dividido entre seus dois irmãos. 


Ethelbald é elevado a Co-Regente de Wessex

Ethelbald. (? - 860). Filho do Rei de Wessex Aethelwulf e de Osburh. Foi irmão de Ethelswith, futura Rainha consorte de Mércia; de Ethelbert, futuro Rei de Kent e Wessex e de Alfred, O Grande, futuro Rei de Wessex. Tornou-se Co-Regente de Wessex (855), quando da ida do seu pai a Roma. Conspirou contra o seu pai que lhe permitiu o governo da parte ocidental de Wessex. Tornou-se Rei único de Wessex (858).

Morte do Papa Leão IV e início do pontificado de Bento III

Bento III (Benedictus Tertius). (c. 810 - 858) Sucedeu ao Papa Leão IV (855). A lenda coloca a Papisa Joana entre os pontificados do Papa Leão VI e Bento III. Foi eleito Papa após o Antipapa Anastácio III ter sido afastado pelo Papa Leão IV. Foi preso e despojado de suas insígnias por Anastácio III.


Idade Média - Ano 854

Ano 854

Morte do Rei da Ânglia Oriental Aethelweard e início do reinado de Edmundo, O Mártir

Edmundo, O Mártir ( Edmund, The Martyr) (841 - 870). Supostamente filho do Rei da Ânglia Oriental Aethelweard, a quem sucedeu (854), com apoio dos nobres clérigos de Norfolk. Durante o seu reinado a Ânglia Oriental foi invadida pelos vikings dinamarqueses. Recusou-se a renunciar ao cristianismo e teve a morte ordenada pelo viking Ivar, O Sem Ossos. Seus restos mortais foram transportados para a cidade de Londres (1010). É venerado como santo padroeiro da Inglaterra. 


Idade Média - Ano 852

Ano 852

Morte do Rei da Mércia Beorhtwulf e início do reinado de Burgred

Burgred. (? - 874) Sucedeu ao Rei da Mércia Beorhtwulf (852). Desposou a Princesa de Wessex Ethelswith. Recebeu o apoio dos seus cunhados, o Rei de Wessex Ethelred e Alfred, O Grande na luta contra os vikings dinamarqueses em Nothingham (868). Foi deposto pelos dinamarqueses e substituído pelo "Ealdorman"Ceolwulf. Retirou-se para Roma, onde supostamente viria a falecer. 

Morte do Rei de Pamplona Iñigo Arista

Morte do Khan da Bulgária Presiano I e início do reinado de Boris I

Boris I (Boris-Miguel). (? - 907) Filho do Khan da Bulgária Presiano I, a quem sucedeu (852), tornando-se o primeiro Knyaz do Império Búlgaro. Desposou Maria com quem gerou Vladimir e Simeão I, futuros Khans da Bulgária. Converteu-se ao cristianismo e mudou o seu nome para Miguel (864), em homenagem ao seu padrinho o Imperador Bizantino Miguel III, O Ébrio. Seu governo foi marcado por diversos eventos que mudaram profundamento a história dos búlgaros e dos eslavos. Criou a Igreja da Bulgária autocéfala e deu refúgio aos discípulo de Cirilo e de Metódico (885). Ajudou a criar o alfabeto eslavo e a tornar a língua grega a oficial da Igreja e do Estado. Abdicou (889) em favor do seu filho Vladimir. Depôs Vladimir quando este procurou restaurar a antiga religião. É considerado um santo pela igreja ortodoxa. 

Idade Média - Ano 850

Ano 850

Morte do Rei das Astúrias Ramiro I e início do reinado de Ordonho I

Ordonho I. (c. 830 - 866). Filho do Rei das Astúrias Ramiro I e de Urraca Paterna. Desposou Munadona de Vierzao com quem gerou Afonso III, futuro Rei das Astúrias. Sucedeu ao seu pai (850), como Rei das Astúrias. Derrotou o Governador de Saragoça Musa II durante a Batalha de Albelda (859).

O Rei da Itália Luis II, O Jovem é coroado Co-Imperador do Ocidente pelo Papa Leão IV




Idade Média - Ano 848

Ano 848

Morte do Rei dos Pictos Drest 



Idade Média - Ano 847

Ano 847

Morte do Papa Sérgio II e início do pontificado de Leão IV

Leão IV (Leo Quartus). (805 - 855) Monge beneditino. Sucedeu ao Papa Sérgio II (847). Fortificou com muralhas a colina do Vaticano e a zona em torno da Basílica de São Pedro. Consagrou o Rei da Itália Luis II, O Jovem Imperador do Ocidente (850). 


Idade Média - Ano 846

Ano 846

O exército Muçulmano desembarca na Costa da Itália

Cerca de cinco mil soldados de cavalaria e dez mil de infantaria muçulmana desembarcam próximo à cidade de Óstia, na Itália. A guarnição do posto foge deixando as Basílicas de São Pedro e de São Paulo para serem pilhadas pelos árabes.


Idade Média - Ano 845

Ano 845

Os Vikings sobem o Rio Sena e chegam à cidade de Paris

Morte do Rei dos Pictos Bridei VII e início do reinado de Drest

Drest. (? - 848). Filho do Rei dos pictos Uurad. Foi irmão de Ciniod e de Bridei VI, futuros Reis dos pictos. Sucedeu ao Rei dos pictos Bridei VII (845). Rivalizou com o Rei da Escócia Kenneth I. É reconhecido como o último Rei dos pictos independente.


Idade Média - Ano 844

Ano 844

Luis II, O Jovem é associado ao trono da Itália.

Luis II, O Jovem (Louis le Jeune). (c. 825 - 875). Filho do Imperador do Ocidente Lotário I e de Ermengarda de Orleans e Tours. Foi irmão de Lotário II, futuro Rei da Lotaríngia e de Carlos de Provença, futuro Rei de Arles e Provença. Foi associado ao trono da Itália (844). Foi derrotado pelos sarracenos em Gaeta (845). Derrotou os Sarracenos (848) e restabeleceu a paz no Ducado de Benevento. Tornou-se Co-Imperador do Ocidente (850). Sucedeu ao seu pai como Imperador (855).  Aliou-se ao seu tio Luis II, O Germânico contra o seu irmão Lotário II e o seu tio Carlos, O Calvo (857). Venceu os sarracenos na Calábria (879).

Os Vikings Norueguesas desembarcam na costa da Espanha.

Morte do Papa Gregório IV e início do pontificado do Papa Sérgio II

Sérgio II (Sergius Secundus). (c. 800 - 847). Sucedeu ao Papa Gregório IV (844) sem a intervenção dos Imperadores Carolíngios. Seu pontificado é reconhecido como um dos mais corruptos da história. Sob o seu pontificado os muçulmanos desembarcaram em Óstia (846) e assediaram a cidade de Roma, saqueando-a. 


Idade Média - Ano 843

Ano 843

Tratado de Verdum

Após ser derrotado durante a Batalha de Fontenay (842) o Imperador do Ocidente Lotário I firma um tratado com seus dois irmãos Luis, O Germânico e Carlos, O Calvo, no qual resolvem dividir o Império Carolíngio em três partes: Lotário I conservou o título de Imperador do Ocidente e recebeu as terras centrais da Itália, até a Frísia; Luis, O Germânico tornou-se Rei dos Francos Orientais (Germânia/Alemanha) e Carlos, O Calvo, por sua vez, tornou-se Rei dos Francos Ocidentais (França). 

Carlos II, O Calvo torna-se Reis dos Francos Ocidentais 

Luis, O Germânico torna-se Rei dos Francos Orientais

Lotário I inicia o seu reinado na Lotaríngia

Os Vikings pilham a cidade de Nantes

O Rei da Dal Riata Kenneth MacAlpin unifica a Escócia



Idade Média - Ano 842

Ano 842

Batalha de Fontenay

Os filhos do Imperador Luis I, O Piedoso, morto no ano 840 disputam cada vez mais o domínio sobre o Império fundado pelo avô Carlos Magno. O mais velho, Lotário I tentou se impor sobre os demais sem, todavia, lograr êxito. O exército de Lotário I foi derrotado em Fontenay, forçando-lhe a assinatura do Tratado de Verdum no ano 843 e consequente divisão definitiva do Império Carolíngio.

As cidades de Londres e de Rochester são saqueadas pelos Vikings Dinamarqueses.

A tribo eslava dos Khazares é vencida pelo exército Viking Varegue.

Morte do Imperador Bizantino Teófilo

Morte do Rei das Astúrias Afonso II, O Casto e início do reinado de Ramiro I

Ramiro I. (c. 790 - 850). Filho do Rei das Astúrias Bermudo I e de Numia. Desposou Urraca (820), com quem gerou Ordonho I, futuro Rei das Astúrias. Sucedeu ao seu tio-avô, o Rei das Astúrias Afonso II (842). Derrotou o usurpador Conde Nepociano durante a Batalha da Ponte de Cornellana. Durante o seu reinado teve que enfrentar os normandos e muçulmanos de Al-Andalus. 

Morte do Rei dos Pictos Uurad e início do reinado de Bridei VI

Bridei VI. (? - 842) Filho do Rei dos pictos Uurad, a quem sucedeu (842). Foi irmão de Drest e de Ciniod, futuros Reis dos pictos. 

Morte do Rei dos Pictos Bridei VI e início do reinado de Ciniod

Ciniod. (? - 842) Filho do Rei dos pictos Uurad. Foi irmão de Drest e de Bridei VI, futuros Reis dos pictos. Sucedeu ao seu irmão Bridei VI (842). 

Morte do rei dos Pictos Ciniod e início do reinado de Bridei VII

Bridei VII. Filho de Uuthoil. Sucedeu ao Rei dos pictos Ciniod (842), título este contestado por Kenneth MacAlpin (843). 


Idade Média - Ano 841

Ano 841

Iñigo Arista associa o seu filho Garcia Iñiguez ao trono do Reino de Pamplona

Garcia Iñiguez. (805 - 870). Filho do Rei de Pamplona Iñigo Arista. Desposou Urraca Gimenez, com quem gerou Fortún Garcês, futuro Rei de Pamplona e Ximena Garcés, futura Rainha consorte das Astúrias. Foi educado na Corte do Emir de Córdoba. Retornou a Pamplona para se tornar regente do seu pai (841). Sucedeu ao seu pai (852), como Rei de Pamplona, o primeiro da Dinastia Iñiguez. Aliou-se ao seu tio Musa ibn Musa ibn Fortún na insurreição contra o Emir de Córdoba. Foi capturado pelos vikings que desejavam atacar Navarra (859). Foi libertado mediante resgate. Aliou-se ao Rei das Astúrias Ordonho I. Venceu os muçulmanos durante a Batalha de Albelda, o que resultou na caputura do seu filho Fortún Garcés pelos mouros. Durante o seu reinado iniciou-se a peregrinação de Santiago de Compostela. 

Morte do Rei da Dal Riata Alpin de Kyntire e início do reinado de Kenneth MacAlpin

Kenneth MacAlpin (Kenneth I, O Conquistador). (? - 858) Filho do Rei da Dal Riata Alpin de Kyntire. Foi irmão de Donald I, futuro Rei da Escócia e pai de Constantino I e de Aed, futuros Reis da Escócia. Sucedeu ao seu pai (841). Invadiu o Reino de Alba anexando-a ao seu reino. Tornou-se o primeiro Rei da Escócia (843), dando início à Dinastia Alpin que governaria a Escócia durante o período medieval. Invadiu a Nortumbria e determinou o traslado das relíquias de São Columba para a cidade de Dunkeld.  


Idade Média - Ano 840

Ano 840

Miguel III, O Ébrio é elevado a Co-Imperador Bizantino

Miguel III, O Ébrio. (840 - 867). Filho do Imperador Bizantino Teófilo e de Teodora. É o pai de Leão VI, futuro Imperador Bizantino. Foi elevado a Co-Imperador Bizantino por seu pai (840), a quem sucedeu (842).  Nomeou o seu tio Bardas a "César" e com a ajuda dele livrou-se da regência de sua genitora (856), exilando-a num mosteiro (857). Lutou contra os abássidas (856). Enfrentou o ataque dos rus. Foi derrotado pelo Califa Abássida al-Mutawakkil (860). Venceu o Emir de Melitene durante a Batalha de Lalacão (863). Ordenou a reconstrução de cidades, de mosteiros e de infraestruturas arruinadas. Nomeou Fócio Patriarca de Constantinopla, criando um cisma dentro da Igreja. Elevou o seu camareiro Basílio a Co-Imperador, adotando-o como seu sucessor. 

Morte do Imperador do Ocidente Luis I, O Piedoso

Com a morte do Imperador Luis I, a disputa por sua herança mergulhou os seus filhos numa guerra civil que só teve fim no ano 843, com a assinatura do Tratado de Verdum,

O Imperador do Ocidente Lotário I autoproclama-se Chefe de Todo o Império Franco

O Rei dos Francos na Baviera Luis, O Germânico é coroado Rei dos Francos Orientais

Morte do Rei da Ânglia Oriental Aethelstan e início do reinado de Aethelweard

Aethelweard. (? - 854) Sucedeu ao Rei da Ânglia Oriental Aethelstan (840). Foi pai de Edmundo, O Mártir, futuro Rei da Ânglia Oriental.