segunda-feira, 16 de junho de 2014

Idade Média - Ano 510


Ano 510

O Rei dos Lombardos Tatone é deposto pelo seu sobrinho Vacone

Tatone (Tato). (? - 510). Filho do Rei dos Lombardos Claffone, a quem sucedeu (c.500). Pressionado pelos hérulos, liderou os lombardos na passagem da Rugilandia (Baixa Austria) para a região localizada entre Viena e Bratislava. Derrotou os hérulos (508), cujo Rei Rodulf foi morto. Ocupou grande área ao redor do Danúbio e tomou os lombardos uma nova potência na região. Foi deposto e assassinado por seu sobrinho Vacone.

Vacone (Wacho). (? - 539). Filho de Unichis. Desposou a Princesa Gépida Austrigusa, com quem gerou Wisigarda e Waldrada, futuras Rainhas consorte dos Francos. Desposou também a Princesa Hérula Silinga, com quem gerou Valtari, futuro Rei dos Lombardos. Depôs e sucedeu ao seu tio, o Rei dos Lombardos Tatone (510). Foi protegido do Rei dos Ostrogodos Teodorico, O Grande. Subjugou os suevos e ocupou a Panônia Valéria. 



Idade Média - Ano 507


Ano 507

O Rei dos Francos Clóvis I derrota os Visigodos em Vouglé expulsando-os do Reino Franco

Morte do Rei dos Visigodos Alarico II e início do reinado de Gesaleico

Gesaleico (Gaisalaiks). (? - 513). Filho do Rei dos Visigodos Alarico II. Foi irmão paterno de Amalarico, futuro Rei dos Visigodos. Sucedeu ao seu pai (507, como Rei dos Visigodos em oposição a Amalarico, neto do Rei dos Ostrogodos Teodorico, O Grande. Durante o seu reinado os burgúndios capturaram e saquearam a capital visigoda Narbonne, obrigando-o a fugir para Barcelona. Foi deposto por Teodorico, O Grande (511) e obrigado a fugir para a Aquitânia, de onde retornou para ser derrotado, capturado e executado pelo Rei Ostrogodo.


Idade Média - Ano 501


Ano 501

Morte do Co-Regente dos Burgúndios Godegisil




Idade Média - Ano 498



Ano 498

Morte do Papa Anástácio II e início do pontificado de Símaco

Símaco (Symmachus). (c.460 - 514). Sucedeu ao Papa Anastácio II (498). Teve o trono disputado com Lourenço, candidato do Imperador Bizantino Anastácio I. Foi legitimado pelo Rei dos Ostrogodos Teodorico, O Grande. Foi acusado de simonia e recusou por diversas vezes comparecer aos sínodos para apuração da acusação. Enfrentou nova disputa com Lourenço, cujo cisma perdurou por quatro anos. 

Idade Média - Ano 496


Ano 496

O Rei dos Francos Clóvis I converte-se à fé católica.

Outros Reis Germânicos já haviam adotado o cristianismo de Ário (arianismo) declarado herético pela Igreja. Assim, ao adotarem o cristianismo romano, os Francos tornaram-se aliados potenciais do papado. O batismo de Clóvis I, a exemplo da conversão do Imperador Romano Constantino I, O Grande, no ano 312 foi de grande importância para o futuro da Igreja Cristã.

Morte do Papa Gelásio I e início do pontificado de Anastácio II

Anastácio II (Anastasius Secundus). (c.445 - 498). Sucedeu ao Papa Gelásio I (496), com a missão de reparar o cisma acaciano. Aceitou acordo com Constantinopla sobre o Édito do Imperador Bizantino Zenão I (Henotikon). Foi acusado de heresia. Na obra "A Divina Comédia", Dante coloca-o no Inferno. 

Morte do Rei dos Vândalos Guntamundo e início do reinado de Trasamundo

Trasamundo (Thrasamund). (? - 523). Filho de Gento. Foi irmão do Rei dos Vândalos Guntamundo, a quem sucedeu (496). Durante o seu reinado acentuou-se a decadência do reino vândalo, apesar da busca de alianças com o Império Bizantino e com os Ostrogodos. 

Idade Média - Ano 493



Ano 493

Morte do Co-Regente dos Burgúndios Chilperico II

Morte do Rei dos Hérulos Odoacro

O Rei dos Ostrogodos Teodorico, O Grande torna-se Rei da Itália.




Idade Média - Ano 492


Ano 492

Morte do Papa Félix III e início do pontificado de Gelásio I

Gelásio I (Gelasius I). (c.410 - 496). Sucedeu ao Papa Félix III (492). Ficou reconhecido como o segundo Papa mais importante do século V, depois de Leão I, O Grande. Combateu o pelagianismo, o maniqueismo e o arianismo. Ratificou os livros canônicos e apócrifos aprovados pela Igreja no "Decretum Gelasianum".