sábado, 20 de setembro de 2014

Idade Média - Ano 1033


Ano 1033

Fim do governo do Duque da Boêmia Oldrich e início do segundo governo de Jaromir




Idade Média - Ano 1032

Ano 1032

Morte do Papa João XIX e início do pontificado de Bento IX

Bento IX (Benedictus Nonus). (1012 - 1056). Filho do Conde de Tusculo Alberico III. Foi sobrinho dos Papas Bento VIII e João XIX, a quem sucedeu (1032), marcado por suborno. Foi o terceiro dos três papas membros da família Tusculo. Foi acusado por múltiplos assassinatos e  forçado a deixar Roma (1036). Retornou à cidade de Roma com o apoio do Sacro Imperador Romano-Germânico Conrado II. Por seu estilo de vida imoral foi alvo de revolta popular e novamente forçado a deixar Roma, perdendo o trono para o Bispo da Sabina, o futuro Papa Silvestre III, que pertencia à família Crescentii. Regressou a Roma e expulsou o seu rival. Vendeu o torno ao seu padrinho Pio Gratian, futuro Papa Gregório VI. Abandonou novamente a cidade de Roma (1045). Arrependido, regressou a Roma e manteve-se no trono (1046). Foi deposto pelo Rei da Germânia Henrique III, que nomeou Clemente II como Papa. Apoderou-se do Palácio de Latrão (1047). Foi expulso pelas tropas germânicas (1048) e excomungado (1049).

Morte do Rei da Borgonha Rodolfo III

Com a morte do Rei Rodolfo III, o Reino da Borgonha (Reino de Arles) é incorporado ao Sacro Império Romano-Germânico, pelo Imperador Conrado II


Idade Média - Ano 1031

Ano 1031

Morte do Rei dos Francos Roberto II, O Piedoso 

Com a morte do Rei Roberto II, o seu filho, o Co-Regente Henrique tornar-se Rei único dos Francos Ocidentais.

Queda do Califado Omíada em Córdoba

O Califado Omíada foi um Califado árabe que controlou boa parte do Norte da África, Península Ibérica e Médio Oriente entre os anos 661 a 750. Seus Califas foram membros da mesma tribo de Maomé, os Coraixitas. O Califado desintegrou-se após inúmeras revoltas internas que deram origem ao Califado Abássida. Após o colapso do Califado, os Omíadas mantiveram-se como Califas de Córdova, cuja queda ocorreu em 1031, ano em que foi abolido, após um período de revoltas, fragmentando-se em múltiplos reinos conhecidos como Taifas.


Idade Média - Ano 1030

Ano 1030

Morte do Rei da Noruega Olavo II, O Santo




Idade Média - Ano 1028


Ano 1028

O Rei da Noruega Olavo II, O Santo é deposto pelo Rei da Dinamarca e Inglaterra Canuto, O Grande

Morte da Condessa de Portucale Iduara Mendes e início do governo de Mendo III Nunes

Mendo III Nunes. (? - 1050) Sucedeu à Condessa de Portucale Iduara Mendes (1018). Foi o pai de Nuno II Mendes, futuro Conde de Portucale. 

Morte do Rei de Leão Afonso V, O Nobre e início do reinado de Bermudo III

Bermudo III. (c.1015 - 1037) Filho do Rei de Leão e Galiza Afonso V, O Nobre e de Elvira Mendes. Foi irmão de Sancha I, futura Rainha de Leão e consorte de Castela. Sucedeu ao seu pai (1028), sob a regência de sua madrasta Urraca de Navarra. Seu reinado foi marcado por contínuas lutas com o Rei de Navarra Sancho III, O Grande, que invadiu o reino de Leão, obrigando-o a refugiar-se na Galiza. Recuperou o trono (1035), expandindo-o para o Sul, vencendo os mouros. Sofreu nova invasão pelo Rei de Castela Fernando I. Faleceu durante a Batalha de Tamaron (1037).

Morte do Imperador Bizantino Constantino VIII e início do reinado de Romano III e de Zoe Porfirogênita

Romano III (968 - 1034). Bisneto do Imperador Bizantino Romano I. Desempenhou o cargo de Juiz no reinado do Imperador Bizantino Basílio II e de Prefeito da cidade de Constantinopla durante o reinado de Constantino VIII, a quem sucedeu (1028), como Co-Imperador, após ter desposado a filha daquele Zoé Porfirogênita. Foi vencido (1030), pelo exército muçulmano em Alepo. Derrotou a armada muçulmana no Mar Adriático (1032). Confrontou-se com diversas conspirações lideradas por sua cunhada Teodora. 

Zoe Porfirogênita. (978 - 1050). Filha do Imperador Bizantino Constantino VIII e de Helena. Foi irmã de Teodora, futura Co-Imperatriz Bizantina. Sucedeu ao seu pai (1028). Desposou Romano III (1028), futuro Co-Imperador Bizantino. Desposou também Miguel IV (1034), futuro Co-Imperador Bizantino. Adotou o seu sobrinho Miguel V (1041), mas foi por este deposto e encarcerada num convento juntamente com a sua irmã Teodora. Foi libertada (1042). Depôs o seu sobrinho, o Imperador Bizantino Miguel V, passando a governar com sua irmã Teodora. Desposou Constantino IX (1043), futuro Co-Imperador Bizantino. 



Idade Média - Ano 1027


Ano 1027

O Rei da Germânia Conrado II é coroado Sacro Imperador Romano-Germânico

O Rei dos Francos Roberto II, O Piedoso associa o seu filho Henrique I ao trono

Henrique I (Henri de France). (1008 - 1060).. Filho do Rei dos Francos Roberto II e de Constança de Arles. Desposou Ana de Kiev (1051), com quem gerou Filipe I, futuro Rei dos Francos. Foi associado ao trono do Reino Franco por seu pai (1027), tornando-se Rei único (1031). Seu reinado foi marcado por uma longa sequência de batalhas pelas conquistas de territórios, pela perda da Borgonha e por ter sido o reinado onde os domínios da França atingiram a extensão mínima territorial em toda a história. Obteve o apoio do Sacro Imperador Conrado II na luta sucessória contra o seu irmão, o Duque da Normandia e Rei da Inglaterra, havendo por este sido vencido ao tentar invadir a Normandia nas Batalhas de Mortemer (1054) e Varaville (1057). Elevou o seu filho a Co-Regente (1059).


Idade Média - Ano 1025

Ano 1025

Morte do Imperador Bizantino Basílio II

O Duque da Polônia Boleslau I, O Grande torna-se o primeiro Rei da Polônia

Morte do Rei da Polônia Boleslau I, O Grande e início do reinado de Mieszko II

Mieszko II. (1010 - 1057). Filho do Rei da Polônia Boleslau I e de Heminilda. Foi irmão paterno de Bezprym, futuro Rei da Polônia. Desposou Richiza da Suábia, com quem gerou Casimiro I futuro Rei da Polônia. Sucedeu ao seu pai (1025), como Rei da Polônia, em oposição ao seu irmão Bezprym. Opôs-se ao Sacro Imperador Romano-Germânico e sofreu invasão por parte da Germânia e dos Rus. Foi afastado do trono por Bezprym (1031). Retornou ao trono da Polônia (1032), após destronar o seu irmão. 



Idade Média - Ano 1024


Ano 1024

Morte do Papa Bento VIII e início do pontificado de João XIX

João XIX (Ioannes Undevicesimus / Romanus de Tusculo). (? - 1035). Cônsul e Senador romano. Foi irmão do Papa Bento VIII, a quem sucedeu (1024), utilizando-se de suborno. Coroou o Sacro Imperador Romano-Germânico Conrado II (1027). 

Morte do Sacro Imperador Romano-Germânico Henrique II

Início do reinado de Conrado II na Germânia

Conrado II (Konrad II). (c. 990 - 1039). Filho do Conde Henrique de Speyer e de Adelaide da Alsácia. Desposou Gisela da Suábia (1016), com quem gerou Henrique III, futuro Sacro Imperador Romano-Germânico e Matilda da Francônia, futura Rainha consorte dos Francos. Sucedeu o Sacro Imperador Romano-Germânico Conrado II (1024), como Rei da Germânia e da Itália. Tornou-se Imperador (1027), o primeiro da Dinastia Saliana.


Idade Média - Ano 1022


Ano 1022

Morte do Rei da Suécia Olavo I, O Tesoureiro e início do reinado de Anundo Jacó

Anundo Jacó (Anund Jacob). (1008 - 1050). Filho do Rei da Suécia Olavo I, O Tesoureiro e de Astrid. Foi irmão paterno de Astrid Olofsdotter, futura Rainha consorte da Noruega e de Edmundo. O Velho, futuro Rei da Suécia. Sucedeu ao seu pai (1022), como Rei da Suécia. Apoiou os Reis noruegueses Olavo II e Magno I contra o Rei da Dinamarca Canuto, O Grande (1020), mas foi por este derrotado durante a Batalha de Helgea.


Idade Média - Ano 1019


Ano 1019

Morte do Grão-Duque de Kiev Sviatopolk I e início do reinado de Yaroslav I, O Sábio

Yaroslav I, O Sábio. (c.978 - 1054). Filho do Grão-Duque de Kiev Vladimir I, O Grande e de Rogneda de Polotsk. Desposou a Princesa sueca Ingegerd Olofsdotter (1019), com quem gerou Elisiv de Kiev, futura Rainha consorte da Noruega; Anastasia de Kiev, futura Rainha consorte da Hungria; Ana de Kiev, futura Rainha consorte dos Francos; Sviatoslav II, Vsevolod I e Izyaslav I, futuros Grão-Duques de Kiev e Vladimir, futuro Príncipe de Novgorod. Sucedeu ao Grão-Duque de Kiev Sviatopolk I (1019). Uniu os reinos de Kiev e de Novgorod. O seu governo é reconhecido como o apogeu de Kiev. É ele o autor do primeiro código de leis eslavo. 


Idade Média - Ano 1018


Ano 1018

O Imperador Bizantino Basílio II derrota os eslavos e conquista o reino Búlgaro

Morte do Tsar da Bulgária Ivan Vladislau e início do reinado de Presiano II

Presiano II (Presian II). (c. 996 - c. 1060). Filho do Tsar da Bulgária Ivan Vladislau e de Maria. Foi irmão de Catarina, futura Imperatriz Bizantina. Sucedeu ao seu pai (1018) como o último Imperador da Bulgária. Liderou a resistência contra a conquista bizantina. Foi derrotado pelos bizantinos e reintegrado à corte de Constantinopla, sob o título de Magistro.

Fim do Primeiro Império Búlgaro 

A partir do ano 970 até 1018 uma série de conflitos entre o Império Búlgaro e o Império Bizantino levaria à gradual conquista bizantina que restabeleceu seu controle sobre toda a península dos Bálcãs. A Batalha de Clidio no ano 1014 foi decisiva para os bizantinos que capturaram cerca de 15.000 prisioneiros búlgaros cegando a maior parte deles. A resistência búlgara cederia definitivamente no ano 1018, quando o Tsar Presiano II é derrotado e integrado à corte de Constantinopla. O domínio bizantino sobre a Bulgária duraria até o ano 1040, quando Pedro II Delian é proclamado Tsar em Belgrado.

Morte do Rei da Dinamarca Haroldo II 

Com a morte do Rei Haroldo II o seu pai Canuto, O Grande reassume do trono da Dinamarca. 



Idade Média - Ano 1017

Ano 1017

Morte do Conde de Castela Sancho Garcia e início do governo de Garcia Sanchez

Garcia Sanchez. (? - 1029). Filho do Conde soberano de Castela Sancho Garcia e de Urraca Gomez. Foi irmão de Munia Mayor, futura Condessa de Castela. Sucedeu ao seu pai (1017). 


Idade Média - Ano 1016

Ano 1016

Morte do Rei da Inglaterra Ethelred II, O Irresoluto

Morte do Rei de Wessex Edmundo II, Braço de Ferro

Com a morte do Rei Edmundo, Canuto, O Grande passa a exercer o poder pleno sobre toda a Inglaterra.


Idade Média - Ano 1015

Ano 1015

Canuto, O Grande é repelido da sucessão ao trono inglês por Edmundo II, Braço de Ferro

Canuto, O Grande (Knud den Store). (c. 995 - 1035). Filho do Rei da Dinamarca, Inglaterra e Noruega Svend I, Barba Bifurcada e de Gunnhild. Foi irmão de Haroldo II, futuro Rei da Dinamarca. Desposou Ema da Normadia, com quem gerou Canuto II, futuro Rei da Dinamarca e da Inglaterra. Manteve relacionamento extraconjugal com Elfgifu de Northampton, com quem gerou Haroldo I, Pé de Lebre, futuro Rei da Inglaterra. Acompanhou o seu pai na expedição à Inglaterra que destronou o Rei Ethelred II, O Irresoluto (1013). Liderou nova invasão à Inglaterra (1016) vencendo o Rei Edmundo II, Braço de Ferro, na Batalha de Assadun, sucedendo-o no trono inglês. Sucedeu ao seu irmão Haroldo II no reino da Dinamarca (1018). Conquistou a Noruega (1028), tornando-se o seu Rei.  

Edmundo II, Braço de Ferro (Edmund II, Ironside). (c.989 - 1016). Filho do Rei da Inglaterra Ethelred II, O Irresoluto e de Aelfgifu da Nortumbria. Foi irmão paterno de Alfredo e de Eduardo, O Confessor, futuro Rei da Inglaterra. Sucedeu ao seu pai (1016), como rei da Inglaterra. Foi derrotado por Canuto, O Grande, na Batalha de Assadun (1016). Foi lhe prometido o reino de Wessex e a sucessão ao torno inglês caso sobrevivesse ao Rei Canuto, o que, todavia, não se concretizou. 

Morte do Tsar da Bulgária Gabriel Radomir e início do reinado de Ivan Vladislau

João Vladislau (Ivan Vladislav).(? - 1018). Filho de Aarão. Desposou Maria com quem gerou Presiano II, futuro Tsar da Bulgária e Catarina, futura Imperatriz consorte de Bizâncio. Sucedeu ao seu primo, o Tsar da Bulgária Radomir (1015). Faleceu durante a Batalha de Dirráquio contra os bizantinos.

Morte do Conde de Portucale Alvito Nunes e início do governo de Iduara Mendes

Iduara Mendes. (? - 1028). Filha do Conde de Portucale Mendo II Gonçalves e de Tutadona Moniz de Coimbra. Desposou Nuno I Alvites e sucedeu ao seu sogro juntamente com o seu marido (1015). 

Morte do Grão-duque de Kiev Vladimir I, O Grande e início do reinado de Sviatopolk I

Sviatopolk I. (? - 1019). Filho do Grão-Duque de Kiev Yaropolk I. Sucedeu ao seu tio, o Grão-Duque de Kiev Vladimir I, O Grande (1015), em oposição ao filho deste Yaroslav I, O Sábio. 

Início do reinado de Olavo II, O Santo na Noruega

Olavo II, O Santo (Olafr Haraldsson). (c.995 - 1030). Filho de Harald Grenske e de Asta Gudbrandsdatter. Desposou Alvhild, com quem gerou Magno I, futuro Rei da Noruega e da Dinamarca. Converteu-se ao cristianismo. Serviu ao Rei da Inglaterra Ethelred II durante o exílio deste. Sucedeu ao Rei da Inglaterra, Dinamarca e Noruega Svend I, Barba Bifurcada, no reino da Noruega (1015).  Foi deposto pelo Rei da Dinamarca e da Inglaterra Canuto, O Grande (1028).


Idade Média - Ano 1014


Ano 1014

Morte do Rei da Itália Arduíno de Ivrea

Morte do Tsar da Bulgária Samuel e início do reinado de Gabriel Radomir

Gabriel Radomir (Gavril Radomir). (? - 1015). Filho do Tsar da Bulgária Samuel e de Kosana. Sucedeu ao seu pai (1014), como Tsar da Bulgária.  

Morte do Rei da Dinamarca, da Noruega e da Inglaterra Svend I, Barba Bifurcada

Início do reinado de Haroldo II na Dinamarca

Haroldo II (Harald II). (994 - 1018). Filho do Rei da Dinamarca, Noruega e Inglaterra Svend I, Barba Bifurcada e de Gunnhild. Foi irmão de Canuto, O Grande, futuro Rei da Dinamarca e da Inglaterra. Governou a Dinamarca durante a campanha militar do seu pai sobre a Inglaterra (1013). Sucedeu ao seu pai na Dinamarca (1014).  


Idade Média - Ano 1013


Ano 1013

Início do reinado de Svend I, Barba Bifurcada na Inglaterra

O Ri dinamarquês Svend I acompanhado do seu filho mais novo Canuto retornou à Inglaterra e foi aceito como soberano pelo povo da Nortumbria e da Mércia dinamarquesa, enquanto o Rei inglês Ethelred, O Irresoluto se refugiava junto ao Duque da Normandia.


Idade Média - Ano 1012


Ano 1012

Fim do governo do Duque da Boêmia Jaromir e início do governo de Oldrich

Oldrich. (975 - 1034). Filho do Duque da Boêmia Boleslau II, O Piedoso e de Emma de Melnik. Foi irmão de Boleslau III, O Vermelho e de Jaromir, futuros Duques da Boêmia. Desposou Bozena, com quem gerou Bretislau I, futuro Duque da Boêmia. Depôs e sucedeu ao seu irmão Jaromir (1012). Prestou vassalagem ao Sacro Imperador Romano-Germânico Conrado II. Foi deposto (1033). Retomou o poder (1034).

Morte do Papa Sérgio IV e início do pontificado de Bento VIII

Bento VIII (Benedictus Octavus). (c. 970 - 1024). Irmão de João XIX, futuro Papa. Sucedeu ao Papa Sérgio IV (1012), com apoio do Sacro Imperador Romano-Germânico Henrique II e da família italiana de Túsculo. Foi o primeiro de três papas de origem secular. Derrotou os sarracenos alocados no litoral da Itália. Tornou obrigatório o celibato entre os padres.