sexta-feira, 13 de junho de 2014

Idade Clássica - Ano 456


Ano 456

O Imperador Romano no Ocidente Avito é derrotado pelo General Romano Ricimero

Ricimero (Flavius Ricimerus). (c. 405 - 472). Filho do Rei dos Suevos Requila. Serviu ao General Romano Aécio durante o governo do Imperador Romano do Ocidente Valentiniano III. Foi afastado do exército pelo Imperador Avito (455). Reordenou seu exército e derrotou os vândalos na Córsega (456). Liderou expedição contra o Imperador Avito com o apoio do Senado romano. Derrotou o Imperador Avito durante a Batalha de Piacenza (456). Elevou Majoriano a Imperador Romano do Ocidente (457). Obrigou o Imperador Majoriano a abdicar (461), vindo a assassina-lo. Elevou Líbio Severo a Imperador Romano do Ocidente (461), mas ordenou a morte dele (465). Passou a governar o Império Ocidental "de facto". Mudou-se para Mediolano (atual Milão) e retornou a Roma com um exército formado por germânicos com o objetivo de depor o Imperador Romano Artêmio. 

Morte do Rei dos Suevos Requiario e início do reinado de Agiulfo

Agiulfo (Aioulf). (? - 457) Líder militar dos exércitos do Rei dos Visigodos Teodorico II. Tornou-se Governador da Suábia (456), sucedendo ao Rei Requiário, morto durante a Batalha do Rio Órbigo. Enfrentou revoltas do povo suevo (448). Revoltou-se contra Teodorico II (457) na tentativa de tornar-se independente. Foi capturado e executado pelo exército visigodo. Após a sua morte a Suábia enfrentaria uma guerra civil sucessória.


Idade Clássica - Ano 455


Ano 455

A cidade de Roma é invadida pelos Vândalos

Morte do Imperador Romano no Ocidente Valentiniano III e início do governo de Petrônio Máximo

Petrônio Máximo (Flavius Anicius Petronius Maximus). (? - 455) Magistrado e Prefeito Urbano (420). Foi também Prefeito do Pretório na Itália (453) e Cônsul. Sucedeu ao Imperador Romano do Ocidente Valentiniano III (455). Fugiu de Roma após a invasão ordenada pelo Rei dos Vândalos Genserico de quem se tornou prisioneiro.   

Morte do Imperador Romano no Ocidente Petrônio Máximo e início do governo de Avito

Avito (Marcus Maecilius Flavius Eparchius Avitus). (c.385 - 457). Comandante Militar durante o governo do Imperador Romano do Ocidente Petrônio Máximo, a quem sucedeu (455), com o apoio do Rei dos Visigodos Teodorico II e do Senado Romano. Ordenou campanha militar na Panônia (456). Venceu os vândalos com o apoio do General Ricimero. Fugiu de Roma após revolta popular instigada por Ricimero e pelo usurpador Majoriano (456). Foi derrotado por Ricimero durante a Batalha de Piacenza (456) e forçado a converter-se em Bispo.


Idade Clássica - Ano 454


Ano 454

Morte do General Romano Aécio

Morte do Rei dos Ostrogodos Viderico e início dos reinados de Teodomiro, de Valamiro e de Videmiro

Teodomiro (Theodemir). (? - 473) Filho de Vandalario. Foi irmão de Valamiro e de Videmiro, futuros Co-Regentes dos Ostrogodos. Desposou Ereliena com quem gerou Teodorico I, O Grande futuro Rei dos Ostrogodos. Sucedeu ao Rei dos Ostrogodos Viderico (454) e passou a governar juntamente com seus irmãos. Por ser vassalo do Rei dos Hunos Átila, participou da Batalha de Châlons (451) contra os romanos, visigodos e burgúndios, sob o comando do General Romano Aécio. Rebelou-se contra os hunos, após a morte do seu Rei Átila (454). Venceu os hunos durante a Batalha de Nedao. Fundou o reino ostrogodo na Panônia. Tornou-se Rei único (473). 

Valamiro (Valamir). (c.420 - 465). Filho de Vandalario. Foi irmão de Teodomiro e de Videmiro, futuros Co-Regentes dos Ostrogodos. Sucedeu ao Rei dos Ostrogodos Viderico (454) e passou a governar juntamente com seus irmãos. Por ser vassalo do Rei dos Hunos Átila, participou da Batalha de Châlons (451) contra os romanos, visigodos e burgúndios sob o comando do General Romano Aécio. Rebelou-se contra os hunos, após a morte do seu Rei Átila (454). Venceu os hunos durante a Batalha de Nedao, Fixou-se no reino ostrogodos da Panônia. Faleceu em batalha contra os Citas.

Videmiro (Videmir). (? - ?) Filho de Vandalario. Foi irmão de Teodomiro e de Valamiro, futuros Co-Regentes dos Ostrogodos. Sucedeu ao Rei dos Ostrogodos Viderico (454) e passou a governar juntamente com seus irmãos. Por ser vassalo do Rei dos Hunos Átila, participou da Batalha de Châlons (451) contra os romanos, visigodos e burgúndios sob o comando do General Romano Aécio. Rebelou-se contra os hunos, após a morte do seu Rei Átila (454). Venceu os hunos durante a Batalha de Nedao. Dirigiu-se com uma porção ostrogoda para a Itália, fixando-se, posteriormente na Gália, juntamente com os visigodos (473).   




Idade Clássica - Ano 453


Ano 453

Início do reinado do Rei da Bulgária Hernac

Hernac. (? - ?) Rei mítico da Bulgária que teria reinado entre os anos de 453 e 503 dentro do período conhecido por Epónimo. Alguns historiadores o relaciona com um dos filhos do Rei dos Hunos Átila. 

Morte da Co-Imperatriz Romana do Oriente Pulquéria

Morte do Rei dos Hunos Átila

Morte do Rei dos Visigodos Turismundo e início do reinado de Teodorico II

Teodorico II. (? - 466) Filho do Rei dos Visigodos Teodorico I. Foi irmão de Turismundo e de Eurico, futuros Reis dos Visigodos. Sucedeu ao seu irmão Turismundo (453). Aliou-se ao Imperador Romano do Ocidente Valentiniano III. Protegeu as fronteiras do Império. Proclamou o romano Marco Mercilio Avito Co-Imperador  da parte Ocidental (455). Derrotou o Rei dos Suevos Requiario durante a Batalha do Rio Órbigo (456). Opôs ao Co-Imperador romano Majoriano (457), e foi por este derrotado. 


Idade Clássica - Ano 452


Ano 452

O Papa Leão I negocia com o Rei dos Hunos Átila impedindo-o de invadir a cidade de Roma

Após a fuga do Imperador Romano Valentiniano III como consequência da invasão dos hunos na Itália, não restou alternativa ao Papa Leão I senão negociar diretamente com o invasor a retirada de suas tropas, evitando-se com isso um saque inevitável à cidade de Roma.


Idade Clássica - Ano 451


Ano 451

O Rei dos Hunos Átila invade a Gália e a Itália

Batalha de Châlons (Campos Catalúnicos)

Os romanos sob a liderança do General Aécio e com o apoio dos germanos, dos francos, dos burgúndios e dos visigodos que atuavam como federados de Roma unem-se para derrotar o Rei dos Hunos Átila e seus vassalos ostrogodos, durante a Batalha de Châlons (Campos Catalúnicos). Átila viu-se obrigado a retirar-se para além do rio Reno. Apesar de a batalha não ter posto fim às incursões de Átila na Europa, foi ela a última vitória dos federados em nome do Império Romano da parte Ocidental.

Morte do Rei dos Visigodos Teodorico I e início do reinado de Turismundo

Turismundo. (? - 453) Filho do Rei dos Visigodos Teodorico I. Foi irmão de Teodorico II e de Eurico, futuros Reis dos Visigodos. Sucedeu ao seu pai (451), como Rei dos Visigodos, por aclamação de suas tropas, durante a Batalha de Châlons. Instalou a sua corte na cidade de Tolouse. Faleceu supostamente assassinado por seu irmão Teodorico II.