quarta-feira, 11 de junho de 2014

Idade Clássica - Ano 430


Ano 430

Os Vândalos invadem a cidade africana de Hipona

O Imperador Romano no Ocidente Valentiniano III reconhece a soberania dos Vândalos no Norte da África.

Morte do Bispo Agostinho de Hipona

Idade Clássica - Ano 429


Ano 429

Os Vândalos cruzam o Estreito de Gibraltar alcançando as províncias romanas do Norte da África


Idade Clássica - Ano 428


Ano 428

Morte do Rei dos Vândalos e dos Alanos Gunderico e início do reinado de Genserico

Genserico (genseric). (? - 477). Irmão do Rei dos Vândalos e dos alanos Gunderico, a quem sucedeu (428). Invadiu o Norte da África (429). Celebrou tratado de paz com Roma (435). Tomou a cidade de Cartago (439) e limitou a remessa de grãos para o Império Romano. Desembarcou na Península Itálica (442). Saqueou a cidade de Roma. Celebrou tratado de paz com a parte oriental do Império Romano (474). Elevou o seu reino a potência mediterrânea. 


Idade Clássica - Ano 427


Ano 427

Os Vândalos e os Alanos desembarcam na Costa Africana.

O Rei dos Visigodos Teodorico I é derrotado pelo General Romano Aécio

Aécio (Flavius Aetius). (c.396 - 454). Filho de Gaudêncio e de Aurélia. General militar romano. Passou boa parte da sua infância refém dos visigodos do Rei Alarico I e dos Hunos do Rei Rugila. Celebrou acordo com a Regente do Imperador Romano Valentiniano III e tornou-se Comandante-em-Chefe do exército romano na Gália. Derrotou o Rei dos Visigodos Teodorico I, em Arelate (427). Derrotou o Rei dos Francos Clódio (431). Foi destituído do comando militar em detrimento do General Bonifácio, a quem venceu durante a Batalha de Rimini (432). Fugiu para a corte do Rei dos Hunos Rugila. Retomou o comando das tropas romanas e tornou-se patrício e protetor da Imperatriz Gala Placídia e do filho desta, o Imperador Romano Valentiniano III (435). Derrotou os Burgúndios do Rei Gundahar (436). Liderou campanha militar contra os Suevos e os Visigodos, vencendo estes durante a Batalha de Mons Colubrarius (438). Celebrou tratado de paz com os hunos, permitindo que esses se estabelecessem na Panônia (449). Liderou exército romano com apoio dos visigodos e dos francos contra o Rei dos Hunos Átila, vencendo-o durante a Batalha de Châlons (451).  



Idade Clássica - Ano 426


Ano 426

Morte do Rei dos Francos Salianos Faramundo e início do reinado de Clódio

Clódio (Chlodion). (? - 447). Filho do Rei dos Francos Salianos Faramundo e de Argotta. Sucedeu ao seu pai (426), como Rei dos Francos Sálios. Invadiu o território do Artois (432). Foi derrotado pelo General Romano Aécio, em Hesdin. Tomou a cidade de Cameracum, fazendo de Tournai a capital do reino. 


Idade Clássica - Ano 425


Ano 425

Morte do Rei dos Hunos Charaton e início do reinado de Octar

Octar. (? - 432). Sucedeu ao Rei dos Hunos Charaton (425).

Morte do usurpador João 




Idade Clássica - Ano 423


Ano 423

Morte do Imperador Romano no Ocidente Honório e início do governo de Valentiniano III

Valentiniano III (Flavius Placidus Valentinianus). (419 - 455). Filho do Co-Imperador Constâncio III e de Gala Placídia. Sucedeu ao Imperador Honório (423), sob a regência de sua genitora e, posteriormente, sob a regência de Flávio Aécio (433). Permitiu a fixação dos vândalos na África (443). Sob o seu governo Roma foi invadida pelos hunos (452). Ordenou o assassinato de Aécio (454). Faleceu assassinado pela Guarda Pretoriana.

João autoproclama-se Imperador Romano no Ocidente

João (Ioannes). (? - 425). Funcionário da corte ocidental do Império Romano. Autoproclamou-se Imperador da parte ocidental, após a morte do Imperador Honório (423), rivalizando-se com Valentiniano III. Entrou em choque com o Co-Imperador da parte oriental Teodósio II, vindo por ele ser derrotado e executado.



Idade Clássica - Ano 422


Ano 422

Morte do Papa Bonifácio I e início do pontificado de Celestino I

Celestino I (Coelestinus I). (c.380 - 432). Sucedeu ao Papa Bonifácio I (422). Ficou conhecido por não participar do primeiro Concílio de Éfeso (431), que discutiu a doutrina do nestorianismo. Envolveu-se em disputas com os Bispos do Norte da África. Condenou os pelagianos e enviou São Paládio como missionário à Irlanda (431). Lutou contra os novacianos em Roma, proibindo seus cultos. 

Idade Clássica - Ano 421


Ano 421

Constâncio III é elevado a Co-Imperador Romano no Ocidente

Constâncio III (Flavius Constantius). (? - 421) Desposou Gala Placídia, com quem gerou Valentiniano III, futuro Imperador Romano do Ocidente. Serviu ao Imperador Romano Honório. Derrotou o usurpador Constantino III em Arles (411).  Liderou ofensiva militar contra os visigodos (415), expulsando-os da Itália. Foi elevado a Co-Imperador (421) e passou a governar a metade ocidental do Império juntamente com Honório. 

Morte do Co-Imperador Romano no Ocidente Constâncio III