quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Idade Média - Ano 741

Ano 741

Morte do Papa Gregório III e início do pontificado de Zacarias

Zacarias (Zacharias). (c. 679 - 752). Sucedeu ao Papa Gregório III (741), sendo o último a enviar pedido de confirmação de sua eleição a Constantinopla. Seu pontificado foi marcado por período de hostilidade por parte dos bizantinos e dos lombardos, cujo Rei devolveu à Igreja as terras que havia anteriormente ocupado. Favoreceu a evangelização da Germânia por São Bonifácio. Colaborou com a reforma da Igreja franca, sendo o primeiro a coroar um dos seus reis. 

Morte do Imperador Bizantino Leão III e início do reinado de Constantino V, O Coprônimo

Constantino V, O Coprônimo. (? - 775) Filho do Imperador Bizantino Leão III e de Maria. Desposou Tzitzak (Irene da Cazária), com quem gerou Leão IV, O Khazar, futuro Imperador Bizantino. Exercia o cargo de General Militar, quando sucedeu ao seu pai (741). Lutou contra o Califa Ibn Abd al-Malik (742). Foi derrotado por seu cunhado Artabasdo, que o afastou do trono (742). Retomou o poder (743). Reorganizou o Império e o exército. Reuniu também o Sínodo de Hieria, formado por Bispos iconoclastas onde se aprovaria as novas leis religiosas e um novo patriarca, seguindo-se uma campanha de remoção das imagens das igrejas e perseguição aos monges. Invadiu a Síria (746). Entro em guerra com o Império Búlgaro, vencendo várias batalhas, mas faleceu em uma delas.

Morte do Prefeito do Palácio do Reino Franco Teodoaldo

Morte do Prefeito dos Palácios do Reino Franco Carlos Martel e início dos governos de Carlomano e de Pepino, O Breve.

Carlomano (Carloman). (c. 710 - 754).  Filho do Prefeito dos Palácios do reino franco Carlos Martel e de Rotrude de Trèves. Foi irmão de Pepino, O Breve, futuro Rei dos Francos. Sucedeu ao seu pai (741) como Prefeito do Palácio do reino franco da Austrásia. Concordou com a nomeação de Childerico III como Rei dos Francos (743). Juntou-se ao seu irmão contra revoltas lideradas por Hunaldo da Aquitânia (742). Lutou contra os saxões e os bávaros (743). Abandonou a vida pública para tornar-se monge (747). Foi aprisionado por seu irmão Pepino, O Breve.

Pepino, O Breve (Pépin Le Bref / Pepino III); (c. 715 - 768). Filho do Prefeito dos Palácios do reino franco Carlos Martel e de Rotrude de Trèves. Foi irmão de Carlomano, futuro Prefeito do Palácio do reino franco da Austrásia. Desposou Berta de Laon, com quem gerou Carlos Magno e Carlomano I, futuros Reis dos Francos. Sucedeu ao seu pai (741) como Prefeito do Palácio do reino franco da Nêustria. Tornou-se Prefeito de todos os Palácios Francos (747), após a abdicação do seu irmão. Nomeou Childerico III como Rei dos Francos (743). Invadiu a Baviera (748). Depôs o Rei dos Francos Childerico III (751), com o apoio do Papa Zacarias. Foi eleito Rei dos Francos por Assembléia de líderes. Recebeu o título de Patrício dos Romanos pelo Papa Estevão III. Lutou contra o Rei Astulfo e doou à Igreja as terras recuperadas junto aos Lombardos (Doação de Pepino). Expulsou os últimos sarracenos da Gália (759). Capturou a cidade de Narbone. Reintegrou a Aquitânia ao reino franco.


Idade Média - Ano 740


Ano 740

O Rei da Mércia Ethelbald devasta o reino da Nortumbria

O Rei das Astúrias Afonso I anexa a Galiza

Morte do Rei de Wessex Aethelheard e início do reinado de Cuthred

Cuthred. (? - 756). Sucedeu ao rei de Wessex Aethelherad (740) e sob o domínio do rei da Mércia Ethelbald, Lutou contra os galeses (743). Liderou rebelião e reconquistou a independência do reino de Wessex vencendo os mercianos na Batalha de Buford (754). 

Idade Média - Ano 739

Ano 739

Os Bizantinos derrotam os Omíadas em Akroinon

Morte do Rei das Astúrias Fávila e início do reinado de Afonso I

Afonso I (Alfonso I). (639 - 757). Duque da Cantábria. Desposou a Princesa das Astúrias Ermesinda Baltes, com quem gerou Fruela I, futuro Rei das Astúrias e Adosina, futura Rainha consorte das Astúrias. É também o pai de Mauregato, O Usurpador, futuro Rei das Astúrias. Sucedeu ao seu cunhado, o Rei das Astúrias Fávila (739). Retomou as lutas da "Reconquista" junto aos mouros. Anexou a Galiza (740) e Leão (754), ao reino das Astúrias. 

Idade Média - Ano 738

Ano 738

Fim do reinado do Co-Regente de Essex Swaefbert

Morte do Khan da Bulgária Kormesiy e início do reinado de Savar

Savar. (? - 753) Supostamente filho do Khan da Bulgária Kormesiy, a quem sucedeu (738). Aparentemente foi desposto e assassinado.


Idade Média - Ano 737

Ano 737

Morte do Rei dos Francos Teodorico IV

Morte do Rei das Astúrias Pelágio e início do reinado de Fávila

Fávila (Favila). (? - 739). Filho do Rei das Astúrias Pelágio e de Gaudiosa. Foi irmão de Ermensinda, futura Rainha consorte das Astúrias. Sucedeu ao seu pai (737), como Rei das Astúrias. 



Idade Média - Ano 735

Ano 735

Morte do Monge Beda

Beda. (? - 735). Monge anglo-saxão do monastério de Jarrow. Tornou-se famoso pela sua obra "História Ecclesiastica Gentis Anglorum" fonte da historiografia inglesa e européia, valendo-lhe o título de "Pai da História Inglesa". 

Idade Média - Ano 733


Ano 733

O Rei da Mércia Ethelbald invade o reino de Wessex 

 

Idade Média - Ano 732

Ano 732

Os Árabes muçulmanos cruzam os Pirineus

Batalha de Tours

Batalha na qual os Francos sob o comando do Prefeito do Palácio Carlos Martel detém o avanço dos Árabes Muçulmanos na Europa  Ocidental.


Idade Média - Ano 731

Ano 731

Morte do Papa Gregório II e início do pontificado de Gregório III

Gregório III (Gregorius Tertius). (c. 690 - 741). Sucedeu ao Papa Gregório II (731), por aclamação popular. Convocou um sínodo em Roma contrário à heresia dos iconoclastas. Retirou a cidade de Roma do domínio do exarcado de Ravena. Durante o seu pontificado as esmolas começaram a ser chamadas de óbolo de São Pedro.  

Morte do Prefeito do Palácio do reino franco da Nêustria Ragenfrid




Idade Clássica - Ano 83

Idade Clássica - Ano 82

Idade Clássica - Ano 81

Ano 81

Morte do Imperador Romano Tito e início do governo de Domiciano

Domiciano (Titus Flavius Domitianus). (51 - 96). Filho do Imperador Romano Vespasiano e de Domitilla, A Maior. Foi irmão de Tito, futuro Imperador Romano, a quem sucedeu (81), por aclamação da Guarda Pretoriana. Enfrentou os Dácios e a rebelião da Província da Germânia Superior. Faleceu assassinado em Roma, pondo fim à Dinastia Flaviana.

Idade Clássica - Ano 80


Ano 80

Inauguração do Coliseu, em Roma

O Anfiteatro Romano (Amphitheatrum Flavium) teve sua construção iniciada sob o governo do Imperador Romano Vespasiano (c.70) e inaugurado por seu filho, o Imperador Tito (c. 80). Seu nome deriva de colosseum devido à estátua colossal do Imperador Nero que se localizava próximo à edificação. O Coliseu originalmente era capaz de abrigar cerca de 50.000 pessoas e alcançava 48 metros de altura. Era utilizado para a exibição de vários espetáculos, dentre os quais as lutas entre gladiadores.

A cidade de Roma é devastada pelo fogo.

Idade Clássica - Ano 79


Ano 79

Erupção do vulcão Vesúvio

A erupção do vulcão Vesúvio soterrou a cidade de Pompéia, no Sul da Itália. Prédios foram cobertos de cinzas e pessoas asfixiadas tiveram seus corpos preservados. Cidades vizinhas como Herculano tiveram o mesmo destino. 

Morte do Imperador Romano Vespasiano e início do governo de Tito

Tito (Titus Flavius Sabinus Vespasianus). (39 - 81). Filho do Imperador Romano Vespasiano e de Domitilia, A Maior. Foi irmão de Domiciano, futuro Imperador Romano. Tornou-se Tribuno Militar na Germânia (57) e na Britânia (60). Exerceu o comando militar na Judéia (67). Sitiou Jerusalém (70) e pôs fim à Primeira Rebelião Judáica. Sucedeu ao seu pai (79). Iniciou o programa de construção de edifícios públicos em Roma. Enfrentou os transtornos causados pela erupção do vulcão Vesúvio (79) e do incêndio da cidade de Roma (80). No seu governo foi inaugurado o Coliseu (80). .

Idade Clássica - Ano 78

Idade Clássica - Ano 77

Idade Clássica - Ano 76


Ano 76

Morte do Bispo de Roma Lino e início do pontificado de Anacleto

Anacleto (Anacletus). (c.25 - 88). Sucedeu ao Bispo de Roma Lino (76). Exerceu liderança pastoral em Roma, dividindo-a em 15 paróquias. Faleceu em Roma vítima das perseguições aos cristãos imposta pelo Imperador Vespasiano.

Idade Clássica - Ano 75

Idade Clássica - Ano 74

Idade Clássica - Ano 73


Ano 73

Queda da cidade de Massada

Após o fim da Primeira Rebelião Judáica pelos romanos, os rebeldes Zelotes fugiram de Jerusalém fixando-se na cidade de Massada, que fora sitiada pelo exército romano. Os Zelotes presos na fortaleza sob a liderança de Eleazar bem-Jair preferiram o suicídio coletivo a se entregarem ao poder de Roma.

Morte do Imperador da China Ming de Han e início do reinado de Zhang de Han

Zang de Han. (c.57 - 88). Nasceu com o nome de Liu Da. Filho do Imperador Chinês Ming de Han e Jia. Sucedeu ao seu pai (75) tornando-se o terceiro Imperador Chinês da Dinastia Han Oriental. 

Idade Clássica - Ano 72

Idade Clássica - Ano 71


Ano 71

Fundação da cidade de York na Província Romana da Britânia

York foi fundada pelos romanos que lhe deram o nome de Ebocarum. A cidade também já foi conhecida por Eoforwic, pelos anglo-saxões e, posteriormente, por Jorvik, pelos invasores vikings.

Idade Clássica - Ano 70


Ano 70


Protegidos por uma fortificação, os judeus resistiram ao sítio imposto pelo exército romano por cerca de seis meses, quando o General Tito conseguiu romper o cerco, capturando a cidade de Jerusalém, destruindo o Segundo Templo e matando e escravizando os sobreviventes. O líder dos judeus revoltosos, Simão Bar Giora foi capturado e executado.

Idade Clássica - Ano 69


Ano 69

Morte do Imperador Romano Galba e início do governo de Otão

Otão (Marcus Salvius Otho). (32 - 69). Filho de Lúcio Otão e de Terência Albia. Tornou-se Governador da Lusitânia (58). Apoiou a rebelião contra o Imperador Romano Nero (68). Rebelou-se contra o Imperador Galba (69), vindo a sucedê-lo. Foi derrotado pelo exército do Comandante Romano Vitélio, durante a Batalha de Bedriacum. Foi o segundo Imperador do período denominado "Ano dos Quatro Imperadores".

Morte do Imperador Romano Otão e início do governo de Vitélio

Vitélio (Aulus Vitelius Germânicus). (15 - 69). Filho de Lúcio Vitelio e de Sextilia. Foi Cônsul (48) e Governador da Província da África (60). Tornou-se Comandante da Província da Germânia Inferior (68). Foi aclamado Imperador por suas tropas, em oposição a Galba. Venceu o Imperador Otão durante a Batalha de Bedriacum, vindo a sucedê-lo (69). Abdicou após as tropas Romanas do Egito terem proclamado Vespasiano o novo Imperador. Foi capturado pelas tropas leais a Vespasiano (69).

Morte do Imperador Romano Vitélio e início do governo de Vespasiano

Vespasiano (Titus Flavius Vespasianus). (9 - 79). Filho de Tito Flávio Sabino e de Vespasiana Pola. Desposou Domitila, A Maior (40), com quem gerou Tito e Domiciano, futuros Imperadores Romanos. Foi Cônsul (51) e Comandante Militar da invasão romana na Britânia (43). Conteve a Primeira Rebelião Judáica (66). Foi proclamado Imperador Romano pelos exércitos do Egito e da Judéia (69). Promoveu reformas financeiras e projetou a construção do Coliseu. Aliou-se ao Governador da Síria Caio Licínio Muciano contra o Imperador Vitélio, vindo a derrotá-lo e a sucedê-lo (69) dando inicio à Dinastia Flaviana. Tornou-se o último dos Imperadores Romanos do período conhecido como "Ano dos Quatro Imperadores".