quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Idade Média - Ano 741

Ano 741

Morte do Papa Gregório III e início do pontificado de Zacarias

Zacarias (Zacharias). (c. 679 - 752). Sucedeu ao Papa Gregório III (741), sendo o último a enviar pedido de confirmação de sua eleição a Constantinopla. Seu pontificado foi marcado por período de hostilidade por parte dos bizantinos e dos lombardos, cujo Rei devolveu à Igreja as terras que havia anteriormente ocupado. Favoreceu a evangelização da Germânia por São Bonifácio. Colaborou com a reforma da Igreja franca, sendo o primeiro a coroar um dos seus reis. 

Morte do Imperador Bizantino Leão III e início do reinado de Constantino V, O Coprônimo

Constantino V, O Coprônimo. (? - 775) Filho do Imperador Bizantino Leão III e de Maria. Desposou Tzitzak (Irene da Cazária), com quem gerou Leão IV, O Khazar, futuro Imperador Bizantino. Exercia o cargo de General Militar, quando sucedeu ao seu pai (741). Lutou contra o Califa Ibn Abd al-Malik (742). Foi derrotado por seu cunhado Artabasdo, que o afastou do trono (742). Retomou o poder (743). Reorganizou o Império e o exército. Reuniu também o Sínodo de Hieria, formado por Bispos iconoclastas onde se aprovaria as novas leis religiosas e um novo patriarca, seguindo-se uma campanha de remoção das imagens das igrejas e perseguição aos monges. Invadiu a Síria (746). Entro em guerra com o Império Búlgaro, vencendo várias batalhas, mas faleceu em uma delas.

Morte do Prefeito do Palácio do Reino Franco Teodoaldo

Morte do Prefeito dos Palácios do Reino Franco Carlos Martel e início dos governos de Carlomano e de Pepino, O Breve.

Carlomano (Carloman). (c. 710 - 754).  Filho do Prefeito dos Palácios do reino franco Carlos Martel e de Rotrude de Trèves. Foi irmão de Pepino, O Breve, futuro Rei dos Francos. Sucedeu ao seu pai (741) como Prefeito do Palácio do reino franco da Austrásia. Concordou com a nomeação de Childerico III como Rei dos Francos (743). Juntou-se ao seu irmão contra revoltas lideradas por Hunaldo da Aquitânia (742). Lutou contra os saxões e os bávaros (743). Abandonou a vida pública para tornar-se monge (747). Foi aprisionado por seu irmão Pepino, O Breve.

Pepino, O Breve (Pépin Le Bref / Pepino III); (c. 715 - 768). Filho do Prefeito dos Palácios do reino franco Carlos Martel e de Rotrude de Trèves. Foi irmão de Carlomano, futuro Prefeito do Palácio do reino franco da Austrásia. Desposou Berta de Laon, com quem gerou Carlos Magno e Carlomano I, futuros Reis dos Francos. Sucedeu ao seu pai (741) como Prefeito do Palácio do reino franco da Nêustria. Tornou-se Prefeito de todos os Palácios Francos (747), após a abdicação do seu irmão. Nomeou Childerico III como Rei dos Francos (743). Invadiu a Baviera (748). Depôs o Rei dos Francos Childerico III (751), com o apoio do Papa Zacarias. Foi eleito Rei dos Francos por Assembléia de líderes. Recebeu o título de Patrício dos Romanos pelo Papa Estevão III. Lutou contra o Rei Astulfo e doou à Igreja as terras recuperadas junto aos Lombardos (Doação de Pepino). Expulsou os últimos sarracenos da Gália (759). Capturou a cidade de Narbone. Reintegrou a Aquitânia ao reino franco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.