domingo, 17 de agosto de 2014

Idade Média - Ano 822

Ano 822

Teófilo é elevado a Co-Imperador Bizantino

Teófilo. (813 - 842) Filho do Imperador Bizantino Miguel II e de Tecla. Desposou Teodósia com quem gerou Constantino, futuro Co-Imperador Bizantino e Miguel III, O Ébrio, futuro Imperador Bizantino. Foi associado a Co-Imperador (822), o segundo da Dinastia Amoriana. Sucedeu ao seu pai (829), como Imperador Bizantino. Fez publicar um Édito proibindo a veneração dos ícones (832). Combateu os árabes que lhe tomaram a Sicília e a cidade de Palermo. Foi derrotado na Capadócia (833), pelo Califa Abássida Al-Ma´mun, que lhe impôs os termos de paz. Restabeleceu a paz com os búlgaros (836). Liderou campanha na Mesopotâmia contra os árabes tomando as cidades de Melitene, Arsamosata e Sozópetra. Foi derrotado pelos árabes na Anatólia (838) durante a Batalha de Anzen. Perdeu a cidade de Amário para os abássidas, quando cerca de 30.000 habitantes foram massacrados ou vendidos como escravos. 


Idade Média - Ano 821

Ano 821

Morte do Rei da Mércia Coenwulf e início do reinado de Ceolwulf

Ceolwulf. (? - c. 823) Filho de Cuthberorht. Foi irmão do Rei da Mércia Coenwulf, a quem sucedeu (821). Foi deposto por seu sucessor Beornwulf (823).


Idade Média - Ano 820

Ano 820

O Co-Imperador Bizantino Simbácio é deposto e exilado na Ilha de Prote

Morte do Imperador Bizantino Leão V e inicio do reinado de Miguel II, O Amoriano

Miguel II, O Amoriano. (770 - 829). Desposou Tecla, com quem gerou Teófilo, futuro Imperador Bizantino. Serviu ao General rebelde Bardanes. Desertou e passou a servir ao Imperador Bizantino Nicéforo I (803). Foi aprisionado pelo Imperador Leão V (813), sob suspeita de conspiração. Foi libertado por seus partidários e aclamado Imperador (820). Apoiou a iconoclastia apesar de deixar de perseguir os iconódulos. Teve que lidar com o usurpador Tomás, "O Eslavo", que se autoproclamou Imperador na Anatólia (821). Deparou-se com grande enfraquecimento da defesa do Império e não impediu a conquista da Ilha de Creta pelos árabes (824). 

Morte do Rei dos Pictos Constantino Mac Fergusa e início do reinado de Oengus II

Oengus II. (? - 834). Foi pai de Uen, futuro Rei dos pictos. Sucedeu ao seu irmão, o Rei dos pictos Constantino Mac Fergusa (820). 


Idade Média - Ano 817

Ano 817

O Imperador do Ocidente Luis I, O Piedoso divide o Império Franco entre os seus filhos

O Governante da Baviera Lotário I é coroado Co-Imperador do Ocidente

Pepino I é coroado Rei da Aquitânia

Pepino I (Pepin I). (793 - 838) Filho do Imperador do Ocidente Luis I, O Piedoso e de Hermengarda de Hesbaye. Foi irmão de Lotário I, futuro Governador da Baviera, Rei da Itália e Imperador do Ocidente, de Luis II, O Germânico, futuro Rei da Baviera e Rei dos Francos Orientais e de Carlos, O Calvo futuro Rei dos Francos Ocidentais, Rei da Itália e Imperador do Ocidente. Desposou Ingeltrude, com quem gerou Pepino II, O Jovem, futuro Rei da Aquitânia. Foi associado por seu pai ao trono da Aquitânia (817). Rebelou-se contra o seu irmão Luis II, O Germânico (830 e 832). .

Luis, O Germânico é coroado Rei da Baviera

Luis, O Germânico (Louis / Ludwig). (806 - 876). Filho do Imperador do Ocidente Luis I, O Piedoso e de Hermengarda de Hesbaye. Foi irmão de Lotário I, futuro Governador da Baviera, Rei da Itália e Imperador do Ocidente, de Pepino I, futuro Rei da Aquitânia. Foi também irmão paterno de Carlos, O Calvo, futuro Rei dos Francos Ocidentais, Rei da Itália e Imperador do Ocidente. Foi associado por seu pai ao trono da Baviera ( 817). Desposou Emma de Altdorf (827) com quem gerou Carlomano, futuro Rei da Baviera e da Itália; Luis II, O Jovem, futuro Rei da Saxônia e Carlos, O Gordo, futuro Rei da Suábia, da Itália e Imperador do Ocidente. Envolveu-se em guerras com os Wends e os Sorbs em sua fronteira oriental. Invadiu a Alamannia (832) que encontrava-se sob governo do seu irmão paterno Carlos, O Calvo. Tornou-se Rei dos Francos Orientais (840). Aliou-se ao seu irmão paterno Carlos, O Calvo contra o seu irmão Lotário I, que pretendia governar todo o Império Franco, vencendo-o durante a Batalha de Fontenoy (841). Celebrou o Tratado de Verdum (843) ratificando o seu poder sobre os Francos Orientais. Invadiu a Aquitânia (858) e expulsou o seu irmão paterno Carlos. Os últimos anos do seu reinado foram marcados por levantes por parte dos seus filhos. Foi forçado a conceder ao filho Carlomano o reino da Baviera. Dividiu o restante do reino concedendo a Suábia ao seu filho Carlos, O Gordo e a Saxônia ao seu filho Luis III, O Jovem. Tomou Bari dos sarracenos (871). É reconhecido como o fundador do reino Alemão

Morte do Papa Estevão V e início do pontificado de Pascoal I

Pascoal I (Paschalis I). (? - 824) Sucedeu o Papa Estevão V (817). Recebeu do Imperador do Ocidente Luis I a Córsega e a Sardenha bem como a confirmação das doações feitas ao papado nas décadas precedentes. Coroou Lotário I Imperador do Ocidente (823). Durante o seu pontificado ressurgiu em Constantinopla a iconoclastia. Ajudou os cristãos da Palestina e da Península Ibérica contra os sarracenos. 


Idade Média - Ano 816

Ano 816

Morte do Papa Leão III e início do pontificado de Estevão V

Estevão V (Stephanus Quintus). (c. 840 - 817). Sucedeu o Papa Leão III (816). Foi o primeiro Papa a indicar um Imperador. Procurou evitar lutas internas ordenando aos romanos juramento de fidelidade ao Imperador do Ocidente Luis I, O Piedoso, sem, todavia, aceitar a sua interferência na esfera espiritual. 

O Rei dos Francos Luis I, O Piedoso é coroado Imperador do Ocidente pelo Papa Estevão V




Idade Média - Ano 815

Ano 815

 Início do governo de Lotário I na Baviera

Lotário I (Lothar I / Lothaire I) (795 - 855). Filho do Imperador do Ocidente Luis I, O Piedoso e de Hermengarda de Hesbaye. Foi irmão de Pepino, futuro Rei dos Francos na Aquitânia; de Luis II, O Germânico, futuro Rei dos Francos Orientais e Imperador do Ocidente e de Carlos, O Calvo, futuro Rei dos Francos Ocidentais e Imperador do Ocidente. Desposou Ermengarda de Orleans e Tours (821) com quem gerou Luis II, O Jovem, futuro Rei da Itália e Imperador do Ocidente, Lotário II, futuro Rei da Lotaríngia e Carlos de Provença, futuro Rei da Borgonha. Feito Governador da Baviera (815), e Co-Imperador do Ocidente (817). Tornou-se Rei da Itália (818) e Rei dos Francos (840).  Tornou-se Imperador do ocidente (823), coroado pelo Papa Pascoal I. Promulgou lei regulamentando as relações entre os Papas e o Imperador. Autoproclamou-se Rei de todo o Império Franco. Travou a Batalha de Fontenoy (841) contra seus irmãos, mas foi derrotado e obrigado a fugir para Aix-la-Chapelle. Formalizou com seus irmãos o Tratado de Verdum (843), tornando-se Rei da Itália e manteve o título de Imperador do Ocidente. Elevou o seu filho Luis II, O Jovem a Co-Regente da Itália (839) e a Co-Imperador do Ocidente (850). Renunciou ao trono (855). Dividiu seus domínios entre seus filhos.  

Idade Média - Ano 814

Ano 814

Morte do Rei dos Francos e Imperador do Ocidente Carlos Magno

Morte do Khan da Bulgária Krum e início do reinado de Omurtag, O Construtor

Omurtag, O Construtor. (? - 831). Filho do Khan da Bulgária Krum, a quem sucedeu (814). Foi pai de Malamir, futuro Khan da Bulgária. Celebrou a paz com o Império Bizantino. Conseguiu lidar com a política agressiva dos francos que pretendiam conquista no Noroeste da Bulgária. Sufocou também diversas revoltas entre as tribos eslavas e realizou reformas administrativas que asseguraram o poder e a autoridade do governo central. Seu governo foi marcado por um forte desenvolvimento da arquitetura búlgara. Apoiou o Imperador Bizantino Miguel II a sufocar revolta provocada pelo usurpador Thomas Eslavo (822). Reprimiu os prisioneiros cristãos bizantinos. 

Idade Média - Ano 813

Ano 813

O Rei dos Francos Luis I, O Piedoso é coroado Co-Imperador do Ocidente

O Imperador Bizantino Miguel I Rangabe abdica em favor do seu general Leão, O Armênio

Leão V, O Armênio. (775 - 820). Filho do patrício Bardas. Desposou Teodósia, com quem gerou Simbácio, futuro Co-Imperador Bizantino. Foi exilado pelo Imperador Bizantino Nicéforo I, após ter se casado com um seu desafeto. Foi chamado a Constantinopla pelo Imperador Miguel I Rangabe para tornar-se Governador do Thema da Anatólia (811). Venceu os árabes (812). Sobreviveu à derrota bizantina frente aos búlgaros durante a Batalha de Versinkia (813). Depôs o Imperador Miguel I. Durante o seu reinado Constantinopla sofreu o cerco pelo Kham da Bulgária Krum, que conquistou Adrianópolis e Arcadiópolis fazendo cerca de 50.000 cativos. Derrotou os búlgaros em Nesebar (814). Restituiu a iconoclastia. Convocou o Sínodo de Constantinopla (815), confiscando bens dos iconódulos e dos mosteiros. 

Simbácio é elevado a Co-Imperador Bizantino

Simbácio. (? - 820). Filho do Imperador Bizantino Leão V, O Armênio e de Teodósia. Tornou-se Co-Imperador (813). Foi exilado na Ilha de Rodes, após o assassinato do seu pai (820).  

Morte do Califa Abássida Al-Amin e início do califado de Al-Ma´mun

Al-Ma´mun. (786 - 833). Filho do Califa Abássida Harun al-Rashid e de Marajil. Foi irmão paterno de Al-Amin e de Al-Mu´tassin futuros Califas Abássidas. Celebrou acordo com o seu irmão Al-Amin respeitando o testamento de seu pai. Recebeu o governo da parte Oriental do Império. Derrotou o seu irmão Al-Amin durante a Batalha de Ravy (811), sucedendo-o como Califa (813). Criou tribunal inquisitorial encarregado do controle da ortodoxia religiosa (828). Seu reinado teve sucesso do ponto de vista cultural, a exemplo da criação do primeiro observatório permanente do mundo (829). Lutou contra os bizantinos em Harã (830). Fez do mutazilismo a escola teológica oficial da corte. 


Idade Média - Ano 812

Ano 812

O Reino de Essex é incorporado ao Reino da Mércia

Morte do Imperador Bizantino Estaurácio



Idade Média - Ano 811

Ano 811

Morte do Imperador Bizantino Nicéforo I, O Logóteta

O Imperador Bizantino Estaurácio abdica em favor de Miguel I Rangabe

Miguel I Rangabe. (? - 844). Filho de Teofilacto Rangabe. Sucedeu ao seu cunhado, o Imperador Bizantino Estaurácio (811), após a abdicação deste. Tentou por em prática política de reconciliação com os cidadãos bizantinos ao reduzir a pesada carga tributária imposta por seu sogro Nicéforo I. Reconheceu Carlos Magno como legítimo Imperador do Ocidente, em troca da devolução da cidade de Veneza e da Ístria. Rejeitou a paz com o Khan da Bugária. Foi vencido pelos búlgaros em Versinikia. Abdicou ao trono (813). 

Morte do Rei dos Francos na Nêustria Carlos, O Jovem e início do reinado de Luiz I, O Piedoso




Idade Média - Ano 810

Ano 810

Morte do Rei da Itália Pepino e início do reinado de Bernard

Bernard. (797- 818). Filho do Rei dos Lombardos e da Itália Pepino, a quem sucedeu (810). Obteve o apoio do seu avô, o Imperador do Ocidente Carlos Magno. Conspirou contra o seu tio, o Rei dos Francos na Aquitânia Luis, O Piedoso, que havia elaborado um "impeerii Ordinatio", mas foi por este feito prisioneiro. Após a sua morte, o reino da Itália seria reabsorvido pelo reino franco, sob o governo de Lotário I.


Idade Média - Ano 809

Ano 809

Morte do Califa Abássida Harun Al-Rashid e início do reinado de Al-Amin

Al-Amin. (787 - 813). Filho do Califa Abássida Harun al-Rashid e de Zubaida. Foi irmão paterno de Al-Ma´mun e de Al-Mu´tasim, ambos futuros Califas Abássidas. Sucedeu ao seu pai (809). Celebrou acordo com o seu irmão paterno al-Ma´mun recebendo o Califado. Foi derrotado pelo exército do seu irmão Al-Ma´mun durante a Batalha de Ravy (811). Enfrentou rebeliões na Síria e em Bagdá (812). Foi capturado e assassinado.


Idade Média - Ano 807

Ano 807

Morte do Rei de Kent Cuthred

Após a morte do Rei Cuthred, o reino de Kent passaria a ser governado pelo Rei da Mércia Coenwulf


Idade Média - Ano 806

Ano 806

Os Francos controlam a cidade de Pamplona

Carlos, O Jovem dá início ao seu reinado na Nêustria

Carlos, O Jovem. (c. 772 - 811). Filho do Imperador do Ocidente Carlos Magno e de Hildegarda de Sabóia. Foi irmão de Pepino, futuro Rei da Itália e de Luis, O Piedoso, futuro Rei da Aquitânia e Imperador do Ocidente. Foi associado por seu pai ao trono da Nêustria (806). Faleceu sem deixar descendentes.


Idade Média - Ano 805

Ano 805

Morte do Imperador Bizantino Constantino VI




Idade Média - Ano 803

Ano 803

Estaurácio é elevado a Co-Imperador Bizantino

Estaurácio. (? - 812). Filho do Imperador Bizantino Nicéforo I, Logoteta. Foi irmão de Procópia, futura Imperatriz consorte de bizâncio. Foi elevado a Co-Imperador por seu pai (803). Participou da expedição contra os búlgaros (811), que vitimou o seu pai. Torbou-se Imperador Bizantino (811). Foi forçado a abdicar (811), em razão do seu grave estado de saúde. 

Morte da Imperatriz Bizantina Irene de Atenas. 

Morte do Khan da Bulgária Kardan e início do reinado de Krum, O Horrível.

Krum, O Horrível. (? - 814). Pai de Omurtag, futuro Khan da Bulgária. Sucedeu ao Khan da Bulgária Kardam (803). Durante o seu reinado o território búlgaro dobrou em extensão. Foi um Governador hábil e enérgico. Instituiu o primeiro código legal escrito da Bulgária. Destruiu os ávaros (805). Expandiu sua autoridade para além dos Cárpatos, resultando uma fronteira comum com o reino franco. Derrotou o exército bizantino (807 e 809). Forçou a rendição de Sérdica (Sofia), incorporando-a definitivamente ao Império Búlgaro. Venceu o Império Bizantino durante a Batalha de Varbitsa (811). Invadiu a Trácia Bizantina (812 e 813). Avançou para Constantinopla, forçando a abdicação do Imperador Miguel I Rangabe. Capturou as cidades bizantinas de Adrianópolis e Arcadópolis, levando consigo cerca de 50.000 cativos. 

Idade Média - Ano 802


Ano 802

O Rei Jayavaman II funda a Dinastia Angkor no Sudeaste Asiático

Jayavaman. (c. 770 - 835). Foi o fundador do Império Khmer (802), que dominou o Sudoeste Asiático. 

A Imperatriz Bizantina Irene de Atenas é destronada por Nicéforo I, O Logoteta

Nicéforo I, O Logoteta. (c. 770 - 811). Ministro das Finanças da Imperatriz Bizantina Irene de Atenas, a quem destronou e sucedeu (802). Foi o pai de Estaurácio, futuro Imperador Bizantino e de Procópia, futura Imperatriz consorte de Bizâncio. Elevou o seu filho Estaurácio a Co-Imperador (803). Derrotou a rebelião liderada por seu general Bardanes. Celebrou tratado de paz com o Imperador do Ocidente Carlos Magno (803), recusando-se, todavia, a reconhecê-lo como tal. Teve que lidar com os francos durante a guerra de Veneza, (806 e 810). Lutou contra o Califado Abássida mas foi derrotado na Frígia (895), durante a Batalha de Crasos. Invadiu o reino da Bulgária (811), mas foi derrotado em Batalha pelo Khan Krum. 

Morte do Rei de Wessex Beorhtric e início do reinado de Egbert.

Egbert. (c. 770 - 839). Filho do Rei de Kent Ealhmund. Desposou Redburga, com quem teria gerado Aethelwulf, futuro Rei de Wessex. Foi forçado ao exílio pelo Rei da Mércia Offa. Sucedeu ao Rei de Wessex Beorhtric (802), com o apoio do papado e do Imperador do Ocidente Carlos Magno. Manteve a independência do reino frente ao reino da Mércia. Derrotou o Rei Beornwulf (825), durante a Batalha de Elladun, encerrando a supremacia merciana no Sul da Ilha. Derrotou também o Rei da Mércia Wiglaf (829) e passou a governar também o reino merciano. Foi derrotado por Wiglaf (829), devolvendo-lhe a coroa. 


Idade Média - Ano 801

Ano 801

Os Francos sob a liderança do Imperador do Ocidente Carlos Magno invadem a Catalunha




Idade Média - Ano 800

Ano 800

O Rei dos Francos Carlos Magno é coroado Imperador dos Romanos pelo Papa Leão III

Carlos Magno torna-se o primeiro Imperador do Ocidente, após a deposição do Imperador Romano Romulo Augusto (476). A coroação de um Rei franco como Imperador dos romanos pelo chefe da igreja representou a fusão de elementos germânicos, cristãos e romanos que reverteria o processo de decadência cultural que até então caracterizava grande parte da Alta Idade Média.

Idade Média - Ano 799

Ano 799

Primeiras incursões dos Vikings no reino franco da Aquitânia


Idade Média - Ano 798

Ano 798

O Rei de Essex Sigeric abdica o trono em favor do seu filho Sigered

Sigered. Filho do Rei de Essex Sigeric a quem sucedeu (798). Foi o último Rei de Essex como reino autônomo. (812). Sob o seu governo Essex passou a se submeter ao controle do reino da Mércia (812-825) e de Wessex (825). Abdicou em favor do Rei Egbert (825). 

Morte do Rei de Kent Eadberht III Praen e início do reinado de Cuthred

Cuthred. (? - 807) Sucedeu ao Rei de Kent Eadberht III Praen (798), sob a autoridade do Rei da Mércia Coenwulf. Durante o seu reinado ocorreram as primeiras investidas dos vikings no reino de Kent. 


Idade Média - Ano 797

Ano 797

Deposição do Imperador Bizantino Constantino VI e início do reinado de Irene de Atenas.

Irene de Atenas (Irene Sarantapechaina). (c. 752 - 803). Desposou Leão IV, O Czar (769), com quem gerou Constantino VI, futuro Imperador Bizantino de quem tornou-se regente (780). Tornou-se Imperatriz (797). Restaurou a veneração dos ícones. Durante sua regência os francos tomaram a Istia e o Benevento (782). Subjugou os eslavos nos Bálcãs e consolidou o processo de expansão bizantina. Sofreu incursões do Califado Abássida (782 e 798), sob os reinados de Al-Mahdi e Harun Al-Rashid, tendo que aceitar seus termos de paz. Sofreu conspiração por parte dos patrícios que a depuseram (892) e colocaram Nicéforo I no poder, exilando-a em Lesbos.



Idade Média - Ano 796

Ano 796

Morte do Rei da Mércia Offa e início do reinado de Ecgfrith

Ecgfrith. (? - 796) Filho do Rei da Mércia Offa e de Cynethryth. Sucedeu ao seu pai (796).

Fim do reinado do Rei de Kent Ealhmund e início do reinado do Rei de Kent Eadberht III Praen.

Eadberht III Praen. (? - 798). Sucedeu ao Rei de Kent Ealhmund (796), após rebelião contra a hegemonia da Mércia. Seu reinado marcou a última vez em que o reino de Kent existiu como reino independente. Foi derrotado pelo Rei da Mércia Coenwulf.

Morte do Rei da Mércia Ecgfrith e início do reinado de Coenwulf

Coenwulf. (? - 821) Filho de Cuthberht. Foi irmão de Ceolwulf, futuro Rei de Mércia. Sucedeu ao Rei da Mércia Ecgfrith (796). Teve que lidar com uma revolta no reino de Kent (796). Derrotou e sucedeu ao seu Rei Eadberht III Praen (798). 

Idade Média - Ano 795

Ano 795

Morte do Papa Adriano I e início do pontificado de Leão III

Leão III (Leo Tertius). (c. 750 - 816). Sucedeu ao Papa Adriano I (795). Foi nomeado pelo Clero em oposição à nobreza romana, provocando graves desordens na cidade de Roma, Coroou o Rei dos Francos Carlos Magno Imperador do Ocidente (800). Ligou o papado aos francos libertando-se dos bizantinos. No campo doutrinal seu pontificado foi marcado por diversas disputas teológicas como a questão do adocionismo (799). 

Fim do reinado do Rei da Ânglia Oriental Ethelberht II

O Rei da Mércia Ooffa ordena a execução do Rei da Ânglia Oriental Aethelberht II e assume o controle do reino.


Idade Média - Ano 793

Ano 793

Primeiras incursões dos Vikings na costa da Britânia

A era viking vai do final do século VIII ao final do século XI. Começa segundo as crônicas em 08 de junho de 793, quando do saque ao mosteiro de Lindisfarne na Nortumbria e termina com a morte, na Síria, de Ingvar, O Viajante, no ano de 1.041.

Início dos ataques dos Vikings no Reino Franco.


Idade Média - Ano 791


Ano 791

Abdicação do Rei das Astúrias Bermudo I, O Diácono e início do reinado de Afonso II, O Casto

Afonso II, O Casto (Alfonso II el Casto). (753 - 842). Filho do Rei das Astúrias Fruela I e de Munia. Sucedeu ao Rei das Astúrias Bermudo I (791), após abdicação deste. Manteve estreita ligação com os francos do Rei Carlos Magno. Tomou a cidade de Lisboa (798). Venceu os muçulmanos durante as Batalhas de Lutos, do Rio Nalón e em Anceo (825), afirmando sua presença na Galiza, Leão e Castela. Fixou a Corte na cidade de Oviedo onde construiu várias igrejas e castelos. 


Idade Média - Ano 789

Ano 789

Morte do Rei dos Pictos Connall Mac Taidg e início do reinado de Constantino Mac Fergusa

Constantino Mac Fergusa. (? - 820). Irmão de Oengus II, futuro Rei dos Pictos. Foi pai de Drest Mac Constantino, futuro Rei dos pictos. Sucedeu ao Rei Connall Mac Taidg (789).


Idade Média - Ano 788

Ano 788

O Rei dos Francos Carlos Magno conquista a região da Áustria

Morte do Rei das Astúrias Mauregato, O Usurpador e início do reinado de Bermudo I, O Diácono

Bermudo I, O Diácono (Vermudo I, el Diacono). (c. 740 - 787). Filho do Duque da Cantábria. Desposou Nunilo (Ozenda ou Asosina), com quem gerou Ramiro I, futuro Rei das Astúrias. Exercia a função de Diácono quando sucedeu ao Rei das Astúrias Mauregato, O Usurpador (788). Rei generoso, sofreu ataques dos árabes muçulmanos em Álava, Castela e na região da Galiza. Foi derrotado na Batalha de Burbia (791), quando abdicou ao trono em favor do seu sobrinho Afonso II, retornando ao seu estado clerical. 

Idade Média - Ano 787

Ano 787

Morte do Rei dos Pictos Drest VIII e início do reinado de Connall Mac Taidg

Connall Mac Taidg. (? - 789). Sucedeu ao Rei dos pictos Drest VIII (787). 


Idade Média - Ano 786

Ano 786

Início do reinado do Califa Abássida Harun Al-Rashid

Harun Al-Rashid. (763 - 809). Filho do Califa Abássida Al-Mahdi e de Al-Khayzuran. Desposou Zubaira, com quem gerou Al-Amin, futuro Califa Abássida. Desposou a escrava persa Marajil com quem gerou Al-Ma´mun, futuro califa abássida e também uma escrava turca, com quem gerou Al-Mu´tasim, futuro califa abássida. Liderou campanhas militares contra o império bizantino (780 e 782). Participou da invasão abássida na Ásia Menor (782) e sucedeu ao seu pai (786).  Durante o seu reinado a cidade de Bagdá se tornaria uma das mais esplêndidas capitais do mundo. Mudou a corte do califado para Ar Raqqah (796). Seu reinado iniciou a desintegração do califado abássida, com o fortalecimento dos omíadas na Espanha islãmica. Tornou-se figura lendária ao ser protagonista de várias histórias dos contos das "Mil e Uma Noites". Após a sua morte uma guerra civil se iniciaria entre as facções que apoiavam seus dois filhos.


Morte do Rei dos Lombardos Desidério

Morte do Rei de Wessex Cynewulf e início do reinado de Beorhtric

Beorhtric. (? - 802). Desposou a princesa merciana Eadburh (789), sujeitando-se à autoridade do reino da Mércia. Sucedeu ao rei de Wessex Cynewulf (786), com o apoio do rei da Mércia Offa e em oposição ao herdeiro direto Egbert.  Durante o seu reinado foram registrados os primeiros ataques vikings sobre a Ilha. 


Idade Média - Ano 785

Ano 785

O Rei da Mércia Offa inicia o seu reinado sobre o reino de Kent

O reino de Kent permaneceria sob o domínio dos mercianos até o ano 796.


Idade Média - Ano 784

Ano 784

Início do reinado do Rei de Kent Ealhmund

Ealhmund. (? - 796). Foi o pai de Egbert, futuro Rei de Wessex. Sucedeu ao Rei de Kent Ecgberht I (784), sob a autoridade do Rei da Mércia Offa.  

Idade Média - Ano 783

Ano 783

Morte do Rei das Astúrias Silo e início do reinado de Mauregato, O Usurpador

Mauregato, O Usurpador. (c. 730 - 789). Filho do Rei das Astúrias Afonso I e de Sisalda. Foi irmão paterno de Fruela I, futuro Rei das Astúrias e de Adosina, futura Rainha consorte das Astúrias. Sucedeu ao seu cunhado, o Rei das Astúrias Silo (783), após depor o seu sucessor direto Afonso II. Findou o seu reinado (788). 


Idade Média - Ano 782

Ano 782

Morte do Rei dos Pictos Talorgan II e início do reinado de Drest VIII

Drest VIII. (? - 787). Filho do Rei dos pictos Talorgan II, a quem sucedeu (782).