sábado, 27 de setembro de 2014

Idade Média - Ano 1103

Ano 1103

Morte do Rei da Noruega Magno III e início dos reinados de Olavo Magnusson, de Eystein I e de Sigurd I

Olavo Magnusson (Olaf Magnusson). (1099 - 1115). Filho do Rei da Noruega Magno III e de Margarida da Suécia. Foi irmão de Eystein I e de Sigurd I, futuros Reis da Noruega. Foi também irmão paterno de Haroldo IV, futuro Rei da Noruega. Sucedeu ao seu pai (1103), como Rei da Noruega, sob a regência dos seus irmãos Eystein I e Sigurd I. 

Eystein I (Oystein Magnusson). (1088 - 1123). Filho do Rei da Noruega Magno III e de Margarida da Suécia. Foi irmão de Olavo Magnusson e de Sigurd I, ambos futuros Reis da Noruega. Foi também irmão paterno de Haroldo IV, futuro Rei da Noruega. Sucedeu ao seu pai (1103), juntamente com os seus irmãos. Foi Co-Regente do seu irmão Sigurd I (1115). 

Sigurd I (Sigurd Jorsalfar). (1090 - 1130). Filho do Rei da Noruega Magno III e de Margarida da Suécia. Foi irmão de Olavo Magnusson e de Eystein I, futuros Reis da Noruega. Foi também irmão paterno de Haroldo IV, futuro Rei da Noruega. Desposou Malmfred de Kiev, com quem gerou Kristin Sigurdsdatter, futura Rainha consorte da Noruega. Sucedeu ao seu pai juntamente com seus irmãos (1103), como Rei da Noruega. Tornou-se Rei único (1123). 

Morte do Rei da Dinamarca Érico I e início do reinado de Nicolau I

Nicolau I (Niels I). (c.1064 - 1134). Filho do Rei da Dinamarca Svend II. Foi irmão de Canuto IV, de Olaf I, O Faminto e de Érico I, futuros Reis da Dinamarca. Foi também irmão paterno de Haroldo III, futuro Rei da Dinamarca. Desposou Margarida Fredkula, com quem gerou Magno Nilsson, O Forte, futuro Rei da Suécia. Sucedeu ao Rei da Dinamarca Érico I (1104).


Idade Média - Ano 1101


Ano 1101

A Cruzada de 1101

Conjunto de três frustradas expedições organizadas no ano de 1101, que se seguiram ao sucesso da Cruzada dos Nobres no ano 1096. Nobres como Estevão de Blois e Hugo I de Vermandois lideraram expedições desta nova cruzada. Todavia, ao contrário do que ocorreu durante a cruzada anterior, os árabes muçulmanos liderados por Kilij Arslam formaram eficaz coligação e venceram os Cruzados.

O Duque da Normandia Roberto II reivindica a coroa da Inglaterra

Morte do Príncipe inglês Hugo I de Vermandois

Morte do Conde da Sicília Rogério I e início do governo de Simão de Altavilla

Simão de Altavilla (Simon de Sicile). (1093 - 1105). Filho do Conde da Sicília Rogério I, a quem sucedeu (1101). Foi também irmão de Rogério II, futuro Rei da Sicília. 

Morte do Grão-Duque de Kiev Vseslav de Polotsk, O Vidente




Idade Média - Ano 1100

Ano 1100

Morte do Duque da Baixa Lorena e Governador de Jerusalém Godofredo de Bouillon

Início do reinado de Balduíno I em Jerusalém

Balduíno I (Baudouin de Boulogne). (c. 1058 - 1118). Filho do Conde de Bolonha Eustácio II e Ida da Lorena. Foi irmão de Godofredo de Bouillon, futuro Governador de Jerusalém, a quem sucedeu (1100) como primeiro Rei de Jerusalém. Tornou-se Conde de Edessa (1098). Enfrentou vários ataques dos fatímidas e dos abássidas. Tomou as cidades de Apolonia e Cesaréia Palestina (1101), com apoio dos genoveses. Foi vencido pelos egípcios (1101). Sitiou a cidade de São João de Acre (1103). Venceu a Batalha de Ramla (1105). Conquistou a cidade de Sidon (1101) com a ajuda do Rei da Noruega Sigurd I. Liderou expedição ao leste do Rio Jordão (1115). Construiu o Castelo de Tiro (1117). Pilhou a cidade de Fasana (1118).

Morte do Rei da Inglaterra Guilherme II, O Ruivo e início do reinado de Henrique I

Henrique I (Henry I). (c. 1068 - 1135). Filho do Rei da Inglaterra Guilherme I, O Conquistador e de Matilde de Flandres. Foi irmão de Roberto II, futuro Conde da Normandia e de Guilherme II, O Ruivo, futuro Rei da Inglaterra, a quem sucedeu (1100), em oposição ao seu irmão Roberto III que se encontrava combatendo os árabes muçulmanos durante a Primeira Cruzada. Desposou Edite da Escócia, com quem gerou Matilde, futura Imperatriz do Sacro Império e Condessa de Anjou. Foi também o pai de Guilherme de Adelin, futuro Príncipe da Inglaterra. Obrigou o seu irmão Roberto II a abdicar da sua pretensão ao trono inglês, vindo a derrotá-lo na Batalha de Tinchebrav (1105) tomando-lhe a Normandia e fazendo-lhe prisioneiro. 

Morte do Duque da Boêmia Bretislau II e início do governo de Borivoj II

Borivoj II. (c. 1064 - 1124). Filho do Rei da Boêmia Vratislau II e de Swietoslawa da Polônia. Foi irmão de Vladislau I e de Sobeslau I, futuros Duques da Boêmia. Foi também irmão paterno de Bretislau II, futuro Duque da Boêmia, a quem sucedeu (1100). Foi deposto por Svatopluk (1107). Retomou o poder (1117). Foi exilado na Hungria (1120).  


Idade Média - Ano 1099

Ano 1099

Os Cruzados iniciam assalto à cidade de Jerusalém

O Governador fatímida da cidade de Jerusalém havia sido advertido da aproximação dos Cruzados. Os habitantes cristãos da cidade haviam sido expulsos, mas não os judeus. Os muros de Jerusalém eram guarnecidos por tropas árabes e sudanesas. Os Cruzados, por sua vez, contavam com um terço do contingente que havia partido da Europa, cerca de doze mil soldados de infantaria e mil e duzentos cavaleiros, sem, todavia, poder contar com a ajuda do Imperador Bizantino Aleixo I Comneno, que mantinha negociações com o Califa do Cairo. Os Cruzados começaram a chacinar os habitantes da cidade com a mesma indiferença para com a idade ou o sexo das vítimas. Os judeus de Jerusalém fugiram para a sinagoga em busca de segurança, mas os Cruzados incendiaram-na matando todos que nela se encontravam.

Henrique V é elevado a Rei da Germânia

Henrique V (Heinrich V). (1086 - 1125). Filho do Sacro Imperador Romano-Germânico Henrique IV e de Berta de Sabóia. Foi nomeado Rei da Germânia por seu pai (1099), mas rebelou-se contra este, forçando-o a abdicação (1105). Foi coroado Sacro Imperador Romano-Germânico (1111). Apesar de continuar com a "Questão da Investidura" iniciada por seu pai, opondo-se ao controle, pelos Papas, de todas as investiduras eclesiásticas na Germânia, assinou a Concordata de Worms (1112), que permitiu aos Papas investirem os Bispos em cargos eclesiásticos. Invadiu a Itália (1110 e 1116). Designou o Antipapa Silvestre IV. Sua morte sem deixar descendentes pôs fim à Dinastia Saliana. 

Batalha de Ascalon

Um mês depois da tomada de Jerusalém pelos Cruzados, os árabes muçulmanos organizaram um imenso exército para reconquistar a cidade. O Vizir Al-Afdhal, no entanto, é surpreendido pelos Cruzados, que atacam a pequena cidade de Ascalon. A ofensiva dos cavaleiros cristãos foi fundamental para consolidar o frágil domínio dos francos na Terra Santa.

Fim da Primeira Cruzada

Nos anos que se seguiram à tomada da cidade de Jerusalém foram criados quatro estados nos territórios conquistados, denominados de Ultramar. No norte ficava o Principado de Antioquia, governado por Boemundo de Taranto; ao leste, o Condado de Edessa, governado por Balduíno de Boulogne; ao sul de Antioquia situava-se o Condado de Trípoli, governado por Raimundo de Saint-Gilles e, ainda mais para o sul, ficava o reino de Jerusalém, governado por Godofredo de Bouillon.

Morte do Papa Urbano II e início do pontificado de Pascoal II

Pascoal II (Paschalis Secundus / Raniero). (? - 1118). Foi um Monge cisterciense, que sucedeu ao Papa Urbano II (1099). Instituiu várias ordens de cavaleiros, a exemplo, da dos Templários, dos Teutônicos e dos Cavaleiros de São João. 

Idade Média - Ano 1098

Ano 1098

Luis VI, O Gordo é associado ao trono do Reino Franco

Luis VI, O Gordo (Louis VI le Gros). (1081 - 1137). Filho do Rei dos Francos Filipe I e de Berta da Holanda. Desposou Adelaide de Saboia (1115), com quem gerou Luis VII, futuro Rei dos Francos. Sucedeu ao seu pai (1108). 


Idade Média - Ano 1097

Ano 1097

O exército cruzado é atacado pelo Sultão Kilij Arslan

Kilij Arslan. (1079 - 1107). Filho de Sulimão Ibn Qutulmish e primo de Alp Arslan, futuro Sultão turco seljúcida. Tornou-se refém do Sultão Malik Shah I (1086). Foi libertado do cativeiro (1092). Depôs o governante seljúcida, tornando-se soberano do Sultanato de Rum (1092). Seu sultanato incluiu o período da Primeira Cruzada. Enfrentou os exércitos cristãos em terras muçulmanas. Derrotou a Cruzada Popular liderada pelo peregrino Pedro, O Eremita (1095). Foi vencido na Cruzada dos Nobres (1097). Venceu os Cruzados (1101). 

O exercito Cruzado comandado por Ademar de Le Puy chega à cidade de Antioquia

Ademar de Le Puy. ( ? - 1098). Bispo de Le Puy (1077). Um dos principais personagens da Primeira Cruzada. Tomou a cidade de Antioquia junto aos muçulmanos (1098). 

O Rei da Escócia Donald III é deposto por seu sobrinho Edgard I

Edgard I. (c.1074 - 1107). Filho do Rei da Escócia Malcolm III e de Margarida da Escócia (Santa Margarida). Foi irmão de David I e de Alexandre I, futuros Reis da Escócia. Depôs e sucedeu ao seu tio, o Rei da Escócia Donald III (1097). 


Idade Média - Ano 1096

Ano 1096

A Cruzada Popular

Nos meses que se seguiram ao apelo lançado pelo Papa Urbano II conclamando a Primeira Cruzada, atenderam pregadores populares, como o monge franco Pedro, O Eremita, um carismático pregador da Picardia, que afirmava ter recebido uma carta do céu autorizando-o a iniciar a cruzada. Pedro liderou cerca de quarenta mil homens, mulheres e crianças mal armados que se puseram em marcha rumo a Jerusalém. Ainda na Europa, a cruzada liderada por Pedro atravessou o Rio Reno e seu contingente germânico atacou as comunidades judaicas que se encontravam pela frente. Em consequência, seguiu-se uma série de progoms, massacres, conversões forçadas e suicídios coletivos de judeus. Apesar de Pedro e seu companheiro Gualtério Sem-Haveres terem sido aconselhados a esperar o resto do exército cruzado, seus seguidores ficaram cada vez mais inquietos e começaram a saquear os subúrbios das cidades. O Imperador Bizantino Aleixo I Comneno providenciou, então, que o contingente da Cruzada Popular fosse transferido para o outro lado do Bósforo, parte controlada pelos turcos seljúcidas, que massacraram a todos perto da cidade de Nicéia.

A Cruzada dos Nobres

Considerada oficialmente como a Primeira Cruzada, por ter sido liderada pelos nobres militares europeus, diferenciando-se, portanto, do movimento popular anterior liderado pelo peregrino Pedro, O Eremita, a Cruzada dos Nobres teve por líder espiritual o Bispo de Le Puy e contou com o apoio de líderes militares como Raimundo IV de Tolouse; Boemundo de Taranto; Tancredo de Altavilla; Godofredo de Bouillon e por seus irmãos Eustácio III da Bolonha e Balduíno de Bolonha; Roberto II de Flandres; Hugo I de Vermandois; Roberto II da Normandia e Estevão de Blois. O primeiro contingente a chegar a Constantinopla foi liderado por Hugo I Vermandois; e o último deles, sob a liderança de Roberto II da Normandia, chegou à capital bizantina no ano 1097.

O Rei de Leão e Castela Afonso VI, O Bravo transfere o Condado Portucalense para D. Henrique de Borgonha

D. Henrique de Borgonha. (1066 - 1112). Filho de Henrique de Borgonha e de Sibila de Barcelona. Desposou Tereza de Leão, com quem gerou Afonso Henriques, futuro Rei de Portugal. Aderiu à Reconquista da Península Ibérica e ajudou o Rei de Leão e Castela Afonso VI a conquistar o reino da Galiza (1071). Recebeu o Condado Portucalensa do Rei Afonso VI (1096). 

O exército cruzado comandado por Hugo I de Vermandois é o primeiro a chegar em Constantinopla

Hugo I de Vermandois. (1057 - 1101). Filho do Rei dos Francos Henrique I e de Ana de Kiev. Foi irmão de FIlipe I, futuro Rei dos francos. Tornou-se Conde de Vermandois (1080). Foi um dos líderes da Primeira Cruzada (1095), sendo o primeiro a chegar em terras bizantinas (1096).

O exército cruzado comandado pelo Duque da Baixa Lorena Godofredo de Bouillon chega a Constantinopla

Godofredo de Bouillon. (c. 1058 - 1100). Filho do Conde de Bolonha Eustácio II e de  Ida da Lorena. Foi irmão de Eustácio III, futuro Conde da Bolonha e de Balduíno I futuro Rei de Jerusalém. Tornou-se Senhor de Bouillon (1076), e Duque da Baixa Lorena (1087). Destacou-se coo um dos líderes militares da Primeira Cruzada e como o primeiro soberano do reino latino de Jerusalém (1099). 

Idade Média - Ano 1095


Ano 1095

O Imperador Bizantino Aleixo I Comneno solicita apoio do Papa Urbano II contra os Turcos

O Imperador Bizantino Aleixo I esperava ajuda do ocidente na forma de mercenários e não previa as imensas hostes recrutadas pela Primeira Cruzada, o que o deixou consternado de constrangido.

Início do Primeira Cruzada

Conclamada pelo Papa Urbano II durante o Concílio de Clemont Ferrand com a finalidade de combater os inimigos da cristandade, a Primeira Cruzada tornou-se um ato de penitência para os pecadores confessos: morrer pela espada para retomar Jerusalém traria a conquista e daria acesso ao paraíso. As cruzadas se configurariam em peregrinações armadas que tinham por objetivo libertar o Santo Sepulcro em Jerusalém dos árabes muçulmanos. Foram lançadas por uma bula papal e colocadas sob a autoridade da igreja, cujos participantes ganhariam privilégios espirituais e temporais. Todavia, o seu resultado não foi proveitoso do ponto de vista religioso, cravando ainda mais o fosso existente entre os cristãos e muçulmanos.

Morte do Rei da Hungria Ladislau I, O São Ladislau e início do reinado de Colomano

Colomano. (c. 1070 - 1116). Filho do Rei da Hungria Géza I e de Sinodia de Bizâncio. Foi o pai de Estevão II, futuro Rei da Hungria. Sucedeu ao Rei da Hungria Ladislau I (1095). 

Morte do Rei da Dinamarca Olaf I, O Faminto e início do reinado de Érico I

Érico I (Eric I Evergood). (c. 1060 - 1103). Filho do Rei da Dinamarca Svend II. Foi irmão de Canuto IV, de Olaf I, O Faminto e de Nicolau I, futuros Reis da Dinamarca. Foi também irmão paterno de Haroldo III e de Érico II, futuros Reis da Dinamarca. Tornou-se Duque de Sjarlland (1080). Sucedeu ao seu irmão Olaf I, O Faminto (1095), como Rei da Dinamarca. 


Idade Média - Ano 1094

Ano 1094

Morte do Rei de Aragão e Pamplona Sancho I e início do reinado de Pedro I

Pedro I (Pedro de Aragón). (c. 1068 - 1104). Filho do Rei de Aragão e Pamplona Sancho I e de Isabel de Urgel. Sucedeu ao seu pai (1094), como Rei de Aragão e Pamplona. Seu reinado significou a expansão do território aragonês nos seus trechos central e oriental. Conquistou Huesca (1095). Lutou ao lado do lendário El Cid (1097). Conquistou Barbastro (1101). Consolidou a supremacia das tropas cristãs sobre as muçulmanas. Faleceu sem deixar descendentes. 

Morte do Rei da Noruega Haakon Magnusson e início do reinado de Magno III

Magno III (Magnus Olafsson / Magnus Barefoot). (1073 - 1103). Filho do Rei da Noruega Olavo III, O Pacífico e de Thorn Jondsdatter. Foi irmão de Haakon Magnusson, futuro Rei da Noruega, com quem disputou o trono (1093). Foi também o pai de Haroldo IV, futuro Rei da Noruega. Desposou Margarida da Suécia (1101), com quem gerou Eystein I; Sigurd I e Olaf Magnusson, futuros Reis da Noruega. Derrotou o seu irmão Haakon Magnusson, durante a Batalha de Dovrefjell (1094), vindo a sucedê-lo.  

O Rei da Escócia Donald III é deposto por Ducan II

Ducan II. (c.1060 - 1094). Depôs e sucedeu ao Rei da Escócia Donald III (1094). Foi afastado do trono por Donald III (1094). Faleceu durante a Batalha de Mondynes.

O Rei da Escócia Donald III recupera o trono 

Morte do Rei da Escócia Ducan II