sábado, 27 de setembro de 2014

Idade Média - Ano 1099

Ano 1099

Os Cruzados iniciam assalto à cidade de Jerusalém

O Governador fatímida da cidade de Jerusalém havia sido advertido da aproximação dos Cruzados. Os habitantes cristãos da cidade haviam sido expulsos, mas não os judeus. Os muros de Jerusalém eram guarnecidos por tropas árabes e sudanesas. Os Cruzados, por sua vez, contavam com um terço do contingente que havia partido da Europa, cerca de doze mil soldados de infantaria e mil e duzentos cavaleiros, sem, todavia, poder contar com a ajuda do Imperador Bizantino Aleixo I Comneno, que mantinha negociações com o Califa do Cairo. Os Cruzados começaram a chacinar os habitantes da cidade com a mesma indiferença para com a idade ou o sexo das vítimas. Os judeus de Jerusalém fugiram para a sinagoga em busca de segurança, mas os Cruzados incendiaram-na matando todos que nela se encontravam.

Henrique V é elevado a Rei da Germânia

Henrique V (Heinrich V). (1086 - 1125). Filho do Sacro Imperador Romano-Germânico Henrique IV e de Berta de Sabóia. Foi nomeado Rei da Germânia por seu pai (1099), mas rebelou-se contra este, forçando-o a abdicação (1105). Foi coroado Sacro Imperador Romano-Germânico (1111). Apesar de continuar com a "Questão da Investidura" iniciada por seu pai, opondo-se ao controle, pelos Papas, de todas as investiduras eclesiásticas na Germânia, assinou a Concordata de Worms (1112), que permitiu aos Papas investirem os Bispos em cargos eclesiásticos. Invadiu a Itália (1110 e 1116). Designou o Antipapa Silvestre IV. Sua morte sem deixar descendentes pôs fim à Dinastia Saliana. 

Batalha de Ascalon

Um mês depois da tomada de Jerusalém pelos Cruzados, os árabes muçulmanos organizaram um imenso exército para reconquistar a cidade. O Vizir Al-Afdhal, no entanto, é surpreendido pelos Cruzados, que atacam a pequena cidade de Ascalon. A ofensiva dos cavaleiros cristãos foi fundamental para consolidar o frágil domínio dos francos na Terra Santa.

Fim da Primeira Cruzada

Nos anos que se seguiram à tomada da cidade de Jerusalém foram criados quatro estados nos territórios conquistados, denominados de Ultramar. No norte ficava o Principado de Antioquia, governado por Boemundo de Taranto; ao leste, o Condado de Edessa, governado por Balduíno de Boulogne; ao sul de Antioquia situava-se o Condado de Trípoli, governado por Raimundo de Saint-Gilles e, ainda mais para o sul, ficava o reino de Jerusalém, governado por Godofredo de Bouillon.

Morte do Papa Urbano II e início do pontificado de Pascoal II

Pascoal II (Paschalis Secundus / Raniero). (? - 1118). Foi um Monge cisterciense, que sucedeu ao Papa Urbano II (1099). Instituiu várias ordens de cavaleiros, a exemplo, da dos Templários, dos Teutônicos e dos Cavaleiros de São João. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.