sábado, 11 de outubro de 2014

Idade Média - Ano 1154


Ano 1154

Morte do Papa Anastácio IV e início do pontificado de Adriano IV

Adriano IV (Hadrianus Quartus / Nicholas Breakspear). (c. 1100 - 1159). Tornou-se Prior em St. Rufus (1137). Foi Cardeal-Bispo de Albano e Delegado Papal na Escandinávia (1152). Sucedeu ao Papa Anastácio IV (1154). Diligenciou a reposição da autoridade papal em Roma dominada pelos partidários de Arnaldo de Bréscia. Coroou o Rei da Germânia Frederido I, Barbarossa, Sacro Imperador Romano-Germânico (1155). Entrou em conflito com o Imperador Frederico I ao tentar enfatizar sua subordinação ao papado e excomungou a cidade de Roma, obrigando o Senado a desterrar Arnaldo de Bréscia. 

Morte do Rei da Inglaterra Estevão I e início do reinado de Henrique II Plantageneta

Henrique II Plantageneta (Henry II Plantagenet). (1133 - 1189). Filho de Matilde da Inglaterra e do Conde de Anjou Godofredo V. Tornou-se Conde de Anjou, de Maine e de Nantes. Desposou Leonor da Aquitânia (1152), com quem gerou Ricardo I, Coração de Leão e João I, Sem Terra, ambos futuros Reis da Inglaterra, Leonor Plantageneta, futura Rainha consorte de Castela e Joana Plantageneta, futura Rainha consorte da Sicília. Tornou-se Duque da Normandia e da Aquitânia. Sucedeu ao Rei da Inglaterra Estevão de Blois (1154), através do Tratado de Wallingford. Tornou-se o primeiro Rei inglês da Dinastia Angevina. Seu governo foi marcado pela tentativa de recuperar as terras e os privilégios do seu avô, o Rei da Inglaterra Henrique I. Repôs a administração real e restabeleceu a hegemonia no País de Gales. Entrou em conflito com o Rei da França Luis VII, tomando-lhe a Bretanha. Venceu a rebelião liderada por sua esposa com apoio dos seus filhos (1173). 

Morte do Rei da Sicília Rogério II e início do reinado de Guilherme I, O Mau

Guilherme I, O Mau (Guillaume I le Mauvais). (1131 - 1166). Filho do Rei da Sicília Rogério II e de Elvira de Castela. Desposou Margarida de Navarra, com quem gerou Guilherme II, futuro Rei da Sicília. Sucedeu ao seu pai (1154) como Rei da Sicília. Seu reinado foi marcado por diversas revoltas feudais e por tentativas de invasão dos árabes muçulmanos. 

Morte do Grão-Duque de Kiev Viacheslav I

Morte do Grão-Duque de Kiev Izyaslav II e início do reinado de Rotislav I

Rotislav I. (1110 - 1167). Filho do Grão-Duque de Kiev Mstislav I e de Kristina Ingesdotter. Foi irmão de Malmride de Kiev, futura Rainha consorte da Noruega e Dinamarca; de Eupraxia de Kiev, futura Imperatriz Bizantina; de Maria de Kiev, futura Grã-Duquesa de Kiev e de Izyaslav II, futuro Grão-Duque de Kiev. Foi também irmão paterno de Eufrosina de Kiev, futura Rainha consorte da Hungria e de Vladimir III, futuro Grão-Duque de Kiev. Foi o pai de Romano I, futuro Grão-Duque de Kiev. Sucedeu ao seu irmão, o Grão-Duque de Kiev Izyaslav II (1154). Foi deposto por Izyaslav III (1154). Retomou o poder (1158) e passou a governar em conjunto com Iziaslav III. 

O Grão-Duque de Kiev Rotislav I é deposto por Izyaslav III

Iziaslav III. (? - 1162). Filho de Davyd Sviatoslavich. Depôs e sucedeu ao Grão-Duque de Kiev Rotislav I (1154). Foi deposto por Jorge I (1155). Retomou ao poder (1157). Dividiu o governo com Rotislav i (1158). 


Idade Média - Ano 1153


Ano 1153

O Rei de Jerusalém Balduíno III reúne seu exército diante da cidade de Ascalão

O Rei Balduíno III tinha o apoio dos Hospitalários, sob o comando de Raimundo de Le Puy e a da Ordem dos Templários liderada por Bernardo de Clairvaux. A cidade se rendeu ao Rei marcando um dos pontos altos do seu reinado. Ascalão foi, então, doada como feudo ao seu irmão, o Conde de Jafa Almarico.

Tratado de Wallingford

Acordo celebrado no mês de dezembro de 1153 que pôs fim à guerra civil iniciada pela disputa do poder na Inglaterra entre o Rei Estevão de Blois e a sua prima Matilde. O tratado obrigou o Rei a reconhecer o filho de Matilde, o então Duque da Normandia Henrique como o seu sucessor. 

Morte do Papa Eugênio III e início do pontificado do papa Anastácio IV

Anastácio IV (Anastacius Quartus / Corrado Demetri della Suburra). (1073 - 1154). Tornou-se Bispo de Sabina (1142). Sucedeu ao Papa Eugênio III (1153). Teve o pontificado conturbado durante a Comuna de Roma, período em que o povo de Roma liderado por Arnaldo de Bréscia recusava o poder temporal do Papa sobre a cidade. Foi opositor do Antipapa Anacleto II. Iniciou a aproximação com o Sacro Imperador Romano-Germânico Frederico I, Barbarossa evitando que este se aproximasse do Senado romano. Confirmou privilégios da Ordem do Hospital. 

Morte do Rei da Escócia David I e início do reinado de Malcolm IV

Malcolm IV. (1142 - 1165). Foi irmão de Guilherme I, futuro Rei da Escócia. Sucedeu ao seu avô, o Rei da Escócia David I (1153). Renunciou ao reino da Nortumbria em favor da Inglaterra. 


Idade Média - Ano 1152

Ano 1152

Morte do Sacro Imperador Romano-Germânico Conrado III

Início do reinado de Frederico I, Barbarossa na Germânia

Frederico I, Barbarossa (Friedrich I Barbarossa). (1122 - 1190). Filho do Duque da Suábia Frederico II e de Judite de Baiem. Tornou-se Duque da Suábia (1147). Desposou Beatriz I de Borgonha (1156), com quem gerou Henrique VI, futuro Sacro Imperador Romano-Germânico. Sucedeu ao Sacro Imperador Romano-Germânico Conrado III, na Germânia (1152). Foi coroado Sacro Imperador Romano-Germânico (1155) pelo Papa Adriano IV. Venceu Arnaldo da Bréscia e foi proclamado Rei da Itália (1155). Conquistou a cidade de Milão e consolidou a autoridade imperial na Lombardia. Apoiou a nomeação do Antipapa Vítor IV, em oposição ao Papa Alexandre III. Lutou contra a Liga Lombarda, mas foi derrotado na Batalha de Legano e obrigado a celebrar tratado de paz em Veneza. Fez da Polônia um Estado tributário e elevou a Boêmia à categoria de reino. Conseguiu impor sua autoridade sobre o papado assegurando a influência alemã na Europa Ocidental. É reconhecido como o precursor da unidade do povo alemão. Abdicou em favor do seu filho Henrique IV (1190) e partiu para a Terceira Cruzada onde viria a falecer ao tentar cruzar o Rio Salef, na Anatólia. 



Idade Média - Ano 1151


Ano 1151

O Grão-Duque de Kiev Yuri Dolgorukiy é deposto por Iziaslav II



Idade Média - Ano 1150

Ano 1150

Morte do Rei de Pamplona Garcia IV, O Restaurador e início do reinado de Sancho VI, O Sábio

Sancho VI, O Sábio (Sancho VI de Navarra el Sabio). (1132 - 1194). Filho do Rei de Pamplona Garcia IV, O Restaurador e de Margarida de L´Aigle. Foi irmão de Branca de Navarra, futura Rainha consorte de Castela e de Margarida de Navarra, futura Rainha consorte da Sicília. Desposou Sancha de Castela (1153), com quem gerou Sancho VII, futuro Rei de Navarra; Branca de Navarra, futura Rainha de Navarra e Berengária de Navarra, futura Rainha consorte da Inglaterra. Sucedeu ao seu pai (1150), sendo o primeiro a adotar definitivamente o título de "Rei de Navarra". Seu reinado foi marcado por confrontos com os reinos de Castela e de Aragão. Realizou importantes obras arquitetônicas e construiu vários mosteiros.  

Anulação do casamento do Rei dos Francos Luis VII, O Jovem e Leonor da Aquitânia

Leonor da Aquitânia (Aliénor d´Aquitaine). (c.1122 - 1204). Filha do Duque da Aquitânia Guilherme X, O Santo e de Leonor de Chatellereut. Tornou-se Duquesa da Aquitânia (1130). Desposou o Rei dos Francos Luis VII, O Jovem, cujo casamento foi anulado (1152), pelo Papa Eugênio III. Desposou também o Conde de Anjou Henrique Plantageneta (1152), futuro Rei da Inglaterra, com quem gerou Ricardo I, Coração de Leão e João I, Sem Terra, futuros Reis da Inglaterra. Liderou revolta (1173) com o apoio dos seus filhos Ricardo I e João I, contra o seu marido, o Rei Henrique II vindo, todavia, a ser vencida e aprisionada. Foi libertada por seu filho Ricardo I e tornou-se regente da Inglaterra durante o período da Terceira Cruzada. 


Idade Média - Ano 1149

Ano 1149

O Grão-Duque de Kiev Iziaslav II é deposto por Yuri Dolgorukiy

Yuri Dolgorukiy (Jorge I). (c.1099 - 1157). Filho do Grão-Duque de Kiev Vladimir II Monomaco. Foi irmão de Eufemia de Kiev, futura Rainha consorte da Hungria e irmão paterno de Mstislav I, de Yaropolk I e de Viacheslav I, futuros Grão-Duques de Kiev. Desposou Helena, com quem gerou Mikhail de Vladimir e Vsevolod, Ninho Grande, futuros Grão-Duques de Kiev. Foi também pai de Gleb, futuro Grão-Duque de Kiev. Depôs e sucedeu ao Grão-Duque de Kiev Iziaslav II (1149). Foi o fundador da cidade de Moscou (1147). Foi deposto (1151). Recuperou o trono (1155). 


Idade Média - Ano 1148

Ano 1148

O Governador de Alepo Nur ad-Din derrota o exército Cruzado na cidade de Damasco



Idade Média - Ano 1147

Ano 1147

Início da Segunda Cruzada

Comandada pelo Sacro Imperador Romano-Germânico Conrado III e pelo Rei dos Francos Luis VII, O Jovem que partiu rumo à Terra Santa com sua esposa Leonor da Aquitânia, a Segunda Cruzada foi um fracasso para os Cruzados. Enfraquecida pela travessia da Anatólia, os dois exércitos não conseguiram tomar a cidade de Damasco, um dos seus principais objetivos.

Morte do Grão-Duque de Kiev Igor II

Fundação da Cidade de Moscou

Batalha de Doriléia

O exército germânico que se dirigiu à Segunda Cruzada é atacado e vencido pelos turcos seljúcidas na cidade de Doriléia. Os sobreviventes, dentre eles o Sacro Imperador Romano-Germânico Conrado III regressam a Nicéia e são acolhidos pelo Rei dos Francos, Luis VII.

Os Almóadas passam a controla o Norte da África e o Sul da Espanha.

Os almóadas eram um grupo religioso berbere que se tornou a quinta dinastia moura. Surgiram no atual Marrocos durante o século XII, descontentes com o insucesso dos almorávidas.


Idade Média - Ano 1146


Ano 1146

Fim do reinado de Érico III na Dinamarca e início do reinado de Svend III

Svend III (Sweyn III Grathe). (c.1125 - 1157). Filho do Rei da Dinamarca Érico II e de Malfrid de Kiev. Sucedeu ao Rei da Dinamarca Érico III (1146), após a abdicação deste. Foi vencido pelo Governador da Jutlândia Canuto V e pelo futuro Rei da Dinamarca Valdemar I (1154). Foi expulso do reino, mas retornou à Dinamarca para vencer a ambos governantes, no episódio que ficou conhecido como "Banquete do Sangue". 

Morte do Governador de Alepo e de Mossul Imad ad-Din Zengi

Início do governo de Nur ad-Din em Alepo

Nur ad-Din. (1118 - 1174). Filho do Governador turco Imad ad-Din Zengi, a quem sucedeu em Alepo (1146). Foi irmão de Saif ad-Din Ghazi, futuro Governador de Mossul. Atacou o principado de Antioquia (1146 e 1149). Venceu o Conde de Edessa Juscelino II (1146 e 1150). Sitiou a cidade de Damasco (1150 e 1151) e depôs o seu Governador (1154) unificando a Síria. Atacou o Sultão Seljúcida Kilij Arslam II (1160). Aprisionou o Príncipe de Antioquia Reinaldo de Chântillon. Invadiu a cidade de Jerusalém (1171 e 1173). 

Morte do Grão-Duque de Kiev Vsevolod II e início do reinado de Igor II

Igor II. (? - 1147). Filho de Oleg Svyatoslavich e de Theophano Mouzalonissa. Foi irmão de Vsevolod II, futuro Grão-Duque de Kiev, a quem sucedeu (1146). Foi deposto e aprisionado (1146), por seu sucessor Iziaslav II. Foi posteriormente libertado para viver uma vida monástica. 

Fim do governo do Grão-Duque de Kiev Igor II e início do reinado de Iziaslav II

Iziaslav II. (c.1097 - 1154). Filho do Grão-Duque de Kiev Mstislav I e de Kristina Igesdotter. Foi irmão de Malmride de Kiev, futura Rainha consorte da Noruega e Dinamarca; de Eupraxia de Kiev, futura Imperatriz Bizantina; de Maria de Kiev, futura Grã-Duquesa de Kiev e de Rotislav I, futuro Grão-Duque de Kiev. Foi também irmão paterno de Eufrosina de Kiev, futura Rainha consorte da Hungria e de Vladimir III, futuro Grão-Duque de Kiev. Desposou Agne (Lubjuva) de Hohenstaufen, com quem gerou Mstislav II e Yaroslav II, futuros Grão-Duques de Kiev. Depôs e sucedeu ao Grão-Duque de Kiev Igor II (1146). Foi deposto (1149), mas recuperou o trono (1151).


Idade Média - Ano 1145

Ano 1145

Morte do Papa Lúcio II e início do pontificado de Eugênio III

Eugênio III (Eugenius Tertius / Pier Bernardo Pignatelli). 1088 - 1153). Ingressou na Ordem dos Cistercienses (1135). Foi nomeado Abade pelo Papa Inocêncio II. Sucedeu ao Papa Lúcio II (1145). Enfrentou Arnaldo de Bréscia grande opositor do poder temporal dos papas e convenceu o Rei dos Francos Luis VII e o Rei da Germânia Conrado II a dedicarem-se à Cruzada, após a tomada da cidade de Edessa pelos turcos (1144). Iniciou a construção do Palácio Pontifício.

Morte do Co-Regente da Noruega Magno V



Idade Média - Ano 1144

Ano 1144

Morte do Papa Celestino II e início do pontificado de Lúcio II 

Lúcio II (Lucius Secundus / Gherardo Caccianemici dal Orso). (? - 1145). Sucedeu ao Papa Celestino II (1144). Durante o seu pontificado surgiu uma república revolucionária em Roma que procurou privar o papa do seu poder temporal. Forçou o Rei da Sicília Rogério II a prestar vassalagem (1144). Restabeleceu o poder temporal retirado pelo Senado Romano.  

Os Turcos de Imad ad-Din Zengi conquista o Condado de Edessa junto aos Cruzados

Imad ad-Din Zengi. (c. 1085 - 1146). Filho do Governador de Alepo Aq Sunqur al-Hajib. Foi o pai de Saif ad-Din Ghazi, futuro Governador de Mossul e de Nur ad-Din, futuro Governador de Alepo. Foi Governador de Bassora (1126). Reprimiu a revolta do Califa Abássida Al-Mustarshid (1126). Tornou-se Governador de Mossul (1126). Conquistou o Condado de Edessa junto aos Cruzados (1144). 


Idade Média - Ano 1143


Ano 1143

Tratado de Zamora

Pelo Tratado de Zamora o reino de Portugal é reconhecido pelos reinos de Leão e Castela.

Morte do Papa Inocêncio II e início do pontificado de Celestino II

Celestino II (Coelestinus Secundus / Guido de Castello). (? - 1144). Sucedeu ao Papa Inocêncio II (1143). Seu pontificado ficou marcado pela disputa de poder com o Rei da Sicília Rogério II que pretendia ter sua soberania reconhecida no Sul da Itália. 

Morte do Imperador Bizantino João II Comneno e início do reinado de Manuel I Comneno

Manuel I Comneno. (1118 - 1180). Filho do Imperador Bizantino João II Comneno e de Irene da Hungria. Desposou Maria de Antioquia, com quem gerou Aleixo II Comneno, futuro Imperador Bizantino. Sucedeu ao seu pai (1143), como Imperador Bizantino. Concedeu passagem ao exército do Sacro Imperador Romano-Germânico durante a Segunda Cruzada. Lutou contra o cavaleiro franco Reinaldo de Châtillon (1156) na Ilha de Chipre, vindo a derrotá-lo na Antioquia. Travou guerra contra o Rei da Sicília Rogério II, derrotando-o com a ajuda dos venezianos. 

Morte do Rei de Jerusalém Fulque V e início do reinado de Melisende e de Balduíno III

Melisende. (1105 - 1161). Filha do Rei de Jerusalém Balduíno II e de Morfia de Melitene. Desposou o Conde de Anjou Fulque V, futuro Rei de Jerusalém, com quem gerou Balduíno III  e Amalrico I, futuros Reis de Jerusalém. Reinou com o seu marido (1131), vindo a sucedê-lo juntamente com o seu filho Balduíno (1143). Foi afastada do trono (1153). 

Balduíno III. (1130 - 1162). Filho do Rei de Jerusalém Fulque de Anjou e de Melisende. Foi irmão de Amalrico I, futuro Rei de Jerusalém. Sucedeu ao seu pai (1143) juntamente com sua genitora. Perdeu a cidade de Edessa para os muçulmanos (1144), fato este que teria dado origem à Segunda Cruzada (1147). Realizou o Concílio de São João de Acre (1148). Perdeu a cidade de Damasco para os árabes muçulmanos. Tornou-se Rei único de Jerusalém (1153). Incorporou a cidade de Ascalon (1150). Venceu o Governador turco Nur ad-Din (1158). 


Idade Média - Ano 1142


Ano 1142

O Senado Romano subleva-se contra o Papa Inocêncio II

O Senado toma o poder civil dos papas tendo por objetivo elevar a municipalidade ao status de comuna ou república a exemplo de outras cidades no Norte da Itália desencadeando distúrbios que se estenderiam por quase quarenta anos. 

Início do reinado dos Co-Regentes da Noruega Eystein II e Magno V

Eystein II (Eystein II Haraldsson). (c. 1125 - 1157). Filho do Rei da Noruega Haroldo IV e de Biadoc. Foi irmão paterno de Ingo I, de Sigurd II e de Magno Haraldsson, futuros Reis da Noruega. Foi Co-Regente da Noruega juntamente com o seu irmão Magno V (1142). Disputou o poder com o seu irmão Ingo I (1157), mas foi por este derrotado. .

Magno V (Magnus Haraldsson). (c.1135 - 1145). Filho do Rei da Noruega Haroldo IV. Foi irmão paterno de Ingo I, de Eystein II e de Sigurd II futuros Reis da Noruega. Tornou-se Co-Regente da Noruega juntamente com o seu irmão Eystein II (1142). 

Idade Média - Ano 1141


Ano 1141

Batalha de Lincoln

Revolta na Inglaterra contra o domínio do Rei Estevão I levando-o à deposição e coroação da sua prima Matilde como Rainha ou "Senhora dos Ingleses".

A Rainha da Inglaterra Matilde é expulsa da cidade de Londres.

Apesar de ter assumido a coroa inglesa, a vantagem foi perdida meses depois devido a sua personalidade arrogante e a influência do seu marido Godofredo de Anjou sobre suas ações. Matilde conseguiu escapar sozinha ao cerdo de Oxford sumindo no meio da noite, mas nunca mais recuperaria o trono da Inglaterra.

Morte do Rei da Hungria Bela II, O Cego e início do reinado de Géza II

Geza II. (1130 - 1162). Filho do Rei da Hungria Bela II, O Cego e de Helena da Sérvia. Desposou Eufrosine de Kiev (1146), com quem gerou Bela III e Estevão III, futuros Reis da Hungria. Sucedeu ao seu pai (1141) sob a regência da sua genitora. 


Idade Média - Ano 1140

Ano 1140

Morte do Duque da Boêmia Sobeslau I e início do reinado de Vladislau II

Vladislau II. (c. 1110 - 1174). Filho do Duque da Boêmia Vladislau I e de Richeza de Berg. Desposou Gertrude de Babenberg, com quem gerou Frederico, futuro Duque da Boêmia e de Olomouc. Desposou também Judith da Turíngia (1155) com quem gerou Vladislau III, futuro Duque da Boêmia e Ottokar I, futuro Rei da Boêmia. Sucedeu ao Duque da Boêmia Sobeslau I (1140). Acompanhou o Rei da Germânia Conrado III na Segunda Cruzada e foi eleito Rei da Boêmia pelo Sacro Imperador Romano-Germânico Frederico I, Barbarossa (1158), sendo o segundo a adotar o título de Vratislau II (1085). Abdicou o trono em favor do seu filho Frederico (1172). 

Idade Média - Ano 1139


Ano 1139

Segundo Concílio de Latrão

O Concílio de Latrão pôs fim ao cisma do Antipapa Anacleto II.

Bula Omne Datum Optinum

O Papa Inocênico II coloca a Ordem do Templo sob sua proteção, concedendo-lhe privilégios. A bula decretava que a Ordem deveria ser isenta de toda jurisdição eclesiástica intermediária e estar sujeita apenas ao Papa. A bula consentia ainda a Ordem a receber dízimos sem, todavia, precisar pagá-os. Por fim, foi dado aos Cavaleiros Templários o direito aos despojos tomados pelos inimigos, devendo eles serem responsáveis apenas perante  o seu mestre, que necessariamente deveria ser um deles. 

Dom Afonso I, O Conquistador autoproclama-se Rei de Portugal

Morte do Grão-duque de Kiev Yaropolk II e início do reinado de Viacheslav I

Viacheslav I. (1083 - 1154). Filho do Grão-Duque de Kiev Vladimir II Monomaco e de Gytha de Wessex. Foi irmão de Mstislav I e de Yaropolk, futuros Grão-Duques de Kiev. Foi também irmão paterno de Jorge I, futuro Grão-Duque de Kiev. Sucedeu ao seu irmão, o Grão-Duque de Kiev Yaropolk II (1139), mas foi deposto por Vsevolod II (1139). Retomou ao poder (1154) como Co-Regente do seu sobrinho Iziaslav II. 

Morte do Rei da Noruega Magno IV

O Grão-Duque de Kiev Viacheslav é deposto por Vsevolod II

Vsevolod II. (1104 - 1146). Filho de Oleg Svyatoslavich e de Theopano Mouzalonissa. Foi irmão de igor II futuro Grão-Duque de Kiev. Depôs e sucedeu ao Grão-Duque de Kiev Viacheslav (1139). Desposou Maria de Kiev com quem gerou Sviatoslav III, futuro Grão-Duque de Kiev. 

Idade Média - Ano 1138

Ano 1138

Início do reinado de Conrado III Hohenstaufen na Germânia

Conrado III Hohenstaufen (Konrad III Hohenstaufen). (1093 - 1152). Filho do Duque da Suábia Frederico I. Foi Conde de Hohenstaufen e Duque da Francônia (1115). Foi associado ao trono da Germânia (1116) pelo Sacro Imperador Romano-Germânico Henrique V, em oposição ao Rei da Germânia Lotário III. Sucedeu ao Rei da Germânia e Sacro Imperador Romano-Germânico Lotário III (1138), dando início à Dinastia Hohenstaufen de Imperadores. Participou da Segunda Cruzada. 

O Rei da Germânia Conrado III Hohenstaufen é eleito Sacro Imperador Romano-Germânico

Morte do Antipapa Anacleto II