sábado, 11 de outubro de 2014

Idade Média - Ano 1153


Ano 1153

O Rei de Jerusalém Balduíno III reúne seu exército diante da cidade de Ascalão

O Rei Balduíno III tinha o apoio dos Hospitalários, sob o comando de Raimundo de Le Puy e a da Ordem dos Templários liderada por Bernardo de Clairvaux. A cidade se rendeu ao Rei marcando um dos pontos altos do seu reinado. Ascalão foi, então, doada como feudo ao seu irmão, o Conde de Jafa Almarico.

Tratado de Wallingford

Acordo celebrado no mês de dezembro de 1153 que pôs fim à guerra civil iniciada pela disputa do poder na Inglaterra entre o Rei Estevão de Blois e a sua prima Matilde. O tratado obrigou o Rei a reconhecer o filho de Matilde, o então Duque da Normandia Henrique como o seu sucessor. 

Morte do Papa Eugênio III e início do pontificado do papa Anastácio IV

Anastácio IV (Anastacius Quartus / Corrado Demetri della Suburra). (1073 - 1154). Tornou-se Bispo de Sabina (1142). Sucedeu ao Papa Eugênio III (1153). Teve o pontificado conturbado durante a Comuna de Roma, período em que o povo de Roma liderado por Arnaldo de Bréscia recusava o poder temporal do Papa sobre a cidade. Foi opositor do Antipapa Anacleto II. Iniciou a aproximação com o Sacro Imperador Romano-Germânico Frederico I, Barbarossa evitando que este se aproximasse do Senado romano. Confirmou privilégios da Ordem do Hospital. 

Morte do Rei da Escócia David I e início do reinado de Malcolm IV

Malcolm IV. (1142 - 1165). Foi irmão de Guilherme I, futuro Rei da Escócia. Sucedeu ao seu avô, o Rei da Escócia David I (1153). Renunciou ao reino da Nortumbria em favor da Inglaterra. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.