sábado, 21 de junho de 2014

Idade Média - Ano 572


Ano 572

Morte do Rei dos Lombardos Alboíno e início do reinado de Clefo

Clefo (Clefi). (? - 574) Desposou Masan, com quem gerou Autari, futuro Rei dos Lombardos. Sucedeu ao Rei dos Lombardos e da Itália Alboíno (572), por eleição dos Duques, marcando a interrupção da Dinastia dos Grausi. Suas conquistas na Túscia e o sítio à cidade de Ravena deram continuidade à política expansionista do seu sucessor. Faleceu assassinado por um guarda-costas. Após a sua morte os lombardos desistiram de eleger um sucessor e se separaram em 36 ducados independentes, período que ficou conhecido por "Domínio dos Duques"

Morte do Rei da Bernícia Aethelric e início do reinado de Theodric

Theodric. (? - 579) Filho do Rei da Bernícia Ida. Foi irmão de Glappa, Adda, Aethelric e Frithuwald, futuros Reis da Bernícia. Sucedeu ao seu irmão, o Rei da Bernícia Aethelric (572). 


Idade Média - Ano 571


Ano 571

Morte do Rei da Ânglia Oriental Wehha e início do reinado de Wuffa

Wehha. (? - c. 571) Filho de Wilhelm. Considerado o primeiro Rei da Ânglia Oriental. Foi o pai de Wuffa, futuro Rei da Ânglia Oriental. 

Wuffa. (? - 578) Filho do Rei da Ânglia Oriental Wehha, a quem sucedeu (571). Foi o pai de Tytila, futuro Rei da Ânglia Oriental. 


Idade Média - Ano 568


Ano 568

O Rei dos Lombardos Alboíno conquista a Península Itálica

Morte do Rei da Bernícia Adda e início do reinado de Aethelric

Aethelric. (? - 572) Filho do Rei da Bernícia Ida. Foi irmão de Glappa, Adda, Theodric e Frithuwald, futuros Reis da Bernícia. Foi também o pai de Ethelfrith, futuro Rei da Bernícia e Deira (Nortúmbria). Sucedeu ao seu irmão Adda, como Rei da Bernícia (568).


Idade Média - Ano 567


Ano 567

Morte do Rei dos Francos em Paris Cariberto I

O Rei Cariberto I não deixou descendentes do sexo masculino. Seu reino foi então dividido entre seus irmãos Guntram, Sigeberto e Chilperico que decidiram manter a cidade de Paris como cidade comum. 

Morte do Rei dos Visigodos Atanagildo e início do reinado de Liuva I e de Leovigildo

Liuva I (Liuba). (? - 586) Foi irmão do Rei dos Visigodos Leovigildo. Sucedeu ao Rei dos Visigodos Atanagildo (567) e passou a governar com o seu irmão Leovigildo, no reino de Toledo. Cristão ariano, desfrutou do apoio da maioria dos nobres visigodos. Governou as possessões ao Norte dos Pirineus. Esforçou-se para manter boas relações comerciais com os bizantinos.

Leovigildo. (? - 586) Irmão do Rei dos visigodos Liuva I. Sucedeu ao Rei dos Visigodos Atanagildo (657) e passou a governar com o seu irmão. Foi o pai de Recaredo, futuro Rei dos Visigodos. Fortaleceu a autoridade real em toda a Hispânia. Pacificou revoltas em Córdoba e em Ourense. Dominou, também, todas as províncias da Cantábria e Astúrias. Reuniu o reino suevo e da Galiza. 

Idade Média - Ano 566


Ano 566

A Princesa Visigoda Brunilda torna-se Rainha Consorte dos Francos na Austrásia

Brunilda (Brunhilda). (c.550 - 613) Filha do Rei dos Visigodos Atanagildo e de Goiswintha. Foi irmã de Galswintha, futura Rainha consorte dos Francos na Nêustria. Desposou o Rei Sigeberto I (566), com quem gerou Childeberto II, futuro Rei dos Francos na Austrásia. Inicialmente ariana, converteu-se ao catolicismo e foi enviada à Corte do reino francos da Austrásia, para desposar o Rei Sigeberto I (566). A morte da sua irmã, assassinada por seu cunhado, o Rei Chilperico I, desencadeou uma guerra civil entre os reinos da Austrásia e da Nêustria. Foi banida do reino e separada do seu filho Childeberto II, após o assassinato do Rei Sigeberto I (575). Passou a exercer forte influência sobre o governo do seu filho Childeberto II e do filho deste, Teodorico II da Borgonha. Estabeleceu alianças com os visigodos e com o papado. Apoderou-se de parte da Nêustria (584), após a morte do Rei Chilperico I. Fez com quem o seu filho Childeberto II fosse reconhecido como Rei dos Francos na Borgonha. Dividiu o reino franco entre seus netos Teodorico II da Borgonha e Teodeberto II da Austrásia tornando-se Co-Regente de ambos. Instalou-se na Borgonha (602). Apoiou a vitória do seu neto Teodorico II sobre o irmão deste Teodeberto II. Assumiu a regência do seu neto Sigeberto II, em oposição ao Rei dos Francos na Nêustria Clotário II, que a fez prisioneira, vindo a executá-la.


Idade Média - Ano 565


Ano 565

Morte do Imperador Bizantino Justiniano I e início do governo de Justino II

Justino II (Flavius Iustinus Iunior). (c. 520 - 578). Sobrinho do Imperador Bizantino Justiniano I, a quem sucedeu (565). Iniciou o seu governo saneando as dívidas deixadas por seu antecessor. Administrou pessoalmente a justiça e proclamou uma tolerância religiosa universal. Durante o seu governo os lombardos sob a liderança do seu Rei Alboíno invadiram a Itália (568). Combateu os ávaros e foi vencido pelos persas (572). Elevou o General  Tibério a Co-Imperador Bizantino (574). Retirou-se da vida pública, após passar a sofrer problemas de ordem mental. 

Morte do General Bizantino Belisário




Idade Média - Ano 561


Ano 561

Morte do Papa Pelágio I e início do pontificado de João III

João III (Ioannes Tertius). (c. 520 - 574). Sucedeu ao Papa Pelágio I (561), com apoio do Imperador Bizantino Justiniano I. Durante o seu pontificado os lombardos invadiram a Itália por repetidas vezes. Conseguiu restabelecer a unidade da Igreja da África com a sede de Roma. 

Morte do Rei dos Francos Clotário I

Cariberto I é eleito Rei dos Francos em Paris

Cariberto I (Caribert I). (c. 517 - 567). Filho do Rei dos Francos Clotário I e de Ingunda. Foi irmão de Guntram e de Sigeberto, futuros Reis dos Francos na Borgonha e na Austrásia, respectivamente, bem como irmão de Clodosinde, futura Rainha consorte dos Lombardos, e irmão paterno de Chilperico I, futuro Rei dos Francos em Soissons. Desposou Ingeberga com quem gerou Aldeberge, futura Rainha consorte de Kent. Sucedeu ao seu pai (561), como Rei dos Francos em Paris. Seus excessos sexuais o levou a excomunhão. Faleceu sem deixar descendentes masculino. Após a sua morte, o seu reino foi dividido consensualmente entre os seus irmãos, permanecendo Paris como cidade comum.

Guntram é eleito Rei dos Francos na Borgonha (Orleans)

Guntram (Gontram). (c. 532 - 592). Filho do Rei dos Francos Clotário I e de Ingunda. Foi irmão de Cariberto I e de Sigeberto, futuros Reis dos Francos em Paris e na Austrásia, respectivamente, bem como irmão de Clodosine, futura Rainha consorte dos lombardos, e irmão paterno de Chilperico I, futuro Rei dos Francos em Soissons. Sucedeu ao seu pai (561), como Rei dos Francos na Borgonha, fazendo de Orleans a sua capital. Adotou o seu sobrinho Childeberto II (557), tornando-o seu herdeiro direto. Derrotou o usurpador Gundovaldo que havia se autoproclamado Rei dos Francos. Tomou algumas das cidades ao Sul da Gália. Celebrou tratado com Childeberto e com a sua cunhada Brunilda (Pacto de Ancelot). Lutou contra os bárbaros que ameaçavam o seu reino. É considerado um Rei generoso, que governou segundo os padrões cristãos. Manteve um reinado próspero e passou a ser adorado como santo por seus súditos, apos a sua morte. 

Sigeberto é eleito Rei dos Francos na Austrásia

Sigeberto (Sigebert). (c. 535 - 575). Filho do Rei dos Francos Clotário I e de Ingunda. Foi irmão de Cariberto I e de Guntram, futuros Reis dos Francos em Paris e na Borgonha, respectivamente, bem como irmão de Clodosine, futura Rainha consorte dos lombardos, e irmão paterno de Chilperico I, futuro Rei dos Francos em Soissons. Desposoou a Princesa Visigoda Brunilda (567), com quem gerou Childeberto II, futuro Rei dos Francos na Austrásia e Borgonha. Sucedeu ao seu pai (561), como Rei dos Francos na Austrásia, fazendo de Reims sua capital. Repeliu os ataques dos ávaros (562 e 568). Seu reinado ficou marcado por longa guerra civil travada contra o seu irmão paterno Chilperico I, que havia assassinado a sua cunhada, a Princesa Visigoda Galswintha para se casar com Fredegunda. Tomou posse das cidades de Poitiers e de Touraine (573), pertencentes ao seu irmão paterno Chilperico I. Faleceu assassinado por sua cunhada Fredegunda.

Chilperico I é eleito Rei dos Francos em Soissons/Nêustria

Chilperico I (Chilperic). (c. 539 - 584). Filho do Rei dos Francos Clotário I e de Aregunda. Foi irmão paterno de Cariberto, Guntrum e Sigeberto, futuros Reis dos Francos em Paris, Borgonha e Austrásia, respectivamente, bem como de Clodosinte, futura Rainha consorte dos Lombardos.  Manteve relacionamento extraconjugal com Fredegunda, com quem gerou Clotário II, futuro Rei dos Francos. Após a morte do seu pai (561), tentou tomar posse de todo o reino franco, sequestrando o tesouro real, mas foi obrigado por seus irmãos paternos a ceder e a dividir o reino, estabelecendo-se em Soissons (Nêsutria). Seu reinado foi marcado pela longa guerra civil travada com o seu irmão paterno Sigeberto, após o assassinato da cunhada deste, a Rainha Galswintha. 


Idade Média - Ano 560

.
Ano 560

Morte do Rei de Wessex Cynric e início do reinado de Ceawlin

Ceawlin. (? - 593) Filho do Rei de Wessex Cynric, a quem sucedeu (560). Sob o seu governo o reino de Wessex adquiriu territórios significativos, o que lhe garantiu ser reconhecido como um dos oito "Bretwaldas". Foi deposto (592), por seu sucessor Ceol.

Morte do Rei dos Lombardos Audoíno e início do reinado de Alboíno

Alboíno (Alboin). (c.526 - 572). Filho do Rei dos Lombardos Audoíno e de Rodelina. Sucedeu ao seu pai (560), como Rei dos Lombardos. Na sua luta contra os gépidas terminou por assassinar o Rei Cunimondo (567). Derrotou os bizantinos. Tornou-se o primeiro Rei dos Lombardos a reinar sobre a Itália (568). Iniciou sua expansão no território italiano (569). Tomou as cidades de Friuli, Aquiléia, Vincenza e Milão, tornando a cidade de Verona a sua primeira sede. Faleceu em Verona, vítima de uma conspiração organizada por sua esposa Rosamunda.  

Morte do Rei da Bernícia Glappa e início do reinado de Adda

Adda. (? - 568) Filho do Rei da Bernícia Ida. Foi irmão de Glappa, Aethelric, Theodric e Frithuwald, futuros Reis da Bernícia. Sucedeu ao seu irmão Glappa (560), como Rei da Bernícia.


Idade Média - Ano 559


Ano 559

Início do reinado do Rei da Deira Ella

Ella (Aelle). (? - 588). Filho de Yffe. Foi o pai de Edwin, futuro Rei da Nortúmbria e de Acha, futura Rainha consorte da Bernícia. É considerado o primeiro Rei da Deira. 

Morte do Rei da Bernícia Ida e início do reinado de Glappa

Glappa. (? - 560) Filho do Rei da Bernícia Ida, a quem sucedeu (559). Foi irmão de Adda, Aethelric, Theodric e de Frithuwald, futuros Reis da Bernícia. 


Idade Média - Ano 558


Ano 558

Morte do Rei dos Francos em Paris Childeberto I

Clotário I unifica o Reino Franco




Idade Média - Ano 556


Ano 556

Início do pontificado do Papa Pelágio I

Pelágio I (Pelagius I). (c.505 - 561). Sucedeu ao Papa Virgílio (556), por imposição do Imperador Bizantino Justiniano I. Mandou construir a Igreja dos Santos Apóstolos em Roma e distribuiu seus bens entre os pobres, quando a cidade foi assolada pela fome.  

Os Francos declaram guerra aos Saxões.