sábado, 18 de outubro de 2014

Idade Média - Ano 1200


Ano 1200

Fim do governo do Sultão Aiúbida do Egito Al-Mansur e início do governo de Al-Adil I

Al-Adil I. (1145 - 1218). Filho de Najm ad-Din Ayyub e pai de Malik Al-Kamil, futuro Sultão Aiúbida do Egito. Foi um General Aiúbida de origem Curda, e Governador de Alepo (1183 - 1186). Administrou o Egito durante a Terceira Cruzada (1186-1192). Sucedeu ao Sultão Aiúbida do Egito Al-Mansur (1200). Organizou a defesa do Egito e da Palestina durante a Quinta Cruzada. 

Idade Média - Ano 1199

Ano 1199

Morte do Rei da Inglaterra Ricardo I, Coração de Leão e início do reinado de João I, Sem Terra

João I, Sem Terra (John Lackland).(1166 - 1216). Filho do Rei da Inglaterra Henrique II Plantageneta e de Leonor da Aquitânia. Foi irmão de Henrique, O Jovem e de Ricardo I, Coração de Leão, este futuro Rei da Inglaterra. Desposou Isabel de Angoulême (1200), com quem gerou Henrique III, futuro Rei da Inglaterra. Sucedeu ao seu irmão Ricardo I (1199), como Rei inglês. Foi nomeado Senhor da Irlanda (1185). Insurgiu contra o seu irmão Ricardo I e aliou-se ao Rei dos Francos Felipe II. Pagou o resgate que libertou o Rei Ricardo I dos domínios do Sacro Imperador Romano-Germânico Henrique VI. Invadiu o Ducado da Bretanha (1201), em oposição ao seu sobrinho o Duque Artur I. Invadiu e conquistou a Normandia e o Condado de Anjou pertencentes ao reino franco, vindo, todavia, a perdê-los após a Batalha de Roche-aux-Moines (1214). Negou-se a comparecer a julgamento em território franco na qualidade de vassalo do Rei Filipe II. Foi condenado na perda das suas possessões restantes no continente. Enfrentou uma rebelião dos Barões ingleses, que andavam descontentes com a sua política. Foi obrigado a assinar e a outorgar a "Magna Carta", documento que limitava os poderes monárquicos. É o Rei citado nas histórias de Robin Hood. 

Morte do Xogum japonês Minamoto Yoritomo




Idade Média - Ano 1198

Ano 1198

Otto IV Brusnwick é coroado Sacro Imperador Romano-Germânico

Oto IV Brunswick (Otto IV von Braunschweig). (c. 1175 - 1218). Filho do Duque da Baviera e Saxônia Henrique, O Leão e de Matilda Plantageneta. Foi nomeado Conde de Poitou (1196). Tornou-se Rei da Germânia e Sacro Imperador Romano-Germânico (1198) em oposição a Filipe da Suábia. Destronou o Rei dos Romanos Felipe Hohenstaufen (1201), mas foi por este derrotado. Tornou-se Rei único (1209). Foi deposto (1215).

O Duque da Suábia e Toscana Felipe é eleito Rei dos Romanos pelos príncipes germãnicos.

Felipe Hohenstaufen (Philipp von Schwaben), (c.1176 - 1208). Filho do Sacro Imperador Romano-Germânico Frederico I e de Beatriz I da Borgonha. Foi irmão de Henrique VI, futuro Sacro Imperador Romano-Germânico. Desposou Irena Angelina (1197), com quem gerou Beatriz, futura Imperatriz do Sacro Império e Isabel, futura Rainha consorte de Castela.  Foi nomeado Bispo de Wurzburg (1190) e Duque de Toscana e Suábia (1195). Foi excomungado pela igreja (1197). Foi eleito Rei dos Romanos (1198) pelos Príncipes germânicos, em oposição ao seu sobrinho Frederico II. Foi destronado pelo Sacro Imperador Romano-Germânico Oto IV (1201). Foi reconduzido ao trono de Roma (1206), após derrotar o sacro imperador Oto IV, em Wassenberg. 

Início do reinado do Rei Consorte de Jerusalém Amalrico II

Amalrico II (Amaury II  de Lusignan) (1145 - 1205). Filho do Conde de La Marche Hugo VII de Lusignan e de Bourgogne de Rançon. Foi irmão de Guy de Lusignan, futuro Rei de Jerusalém. Desposou a Rainha de Jerusalém Isabel I (1198), tornando-se Rei consorte. Foi capturado pelos muçulmanos durante a Batalha de Hattin (1187). Tornou-se Rei de Chipre (1194). 

Morte do Papa Celestino III e início do pontificado de Inocêncio III

Inocêncio III (Innocentius Tertius / Lothario dei Conti di Segni). (1160 - 1216). Filho do Conde Trasimundo de Segni. Sucedeu ao Papa Celestino III (1198). É considerado o Papa mais poderoso do período medieval. Aprovou a Ordem Religiosa de São Francisco de Assis. Foi o guardião de Frederico II, futuro Sacro-imperador Romano-Germânico. Recuperou os direitos papais na Sicília, que foram abolidos pelo Rei Guilherme I. Convocou a Quarta Cruzada (1198). Excomungou os cruzados que atacaram as cidades cristãs. Ordenou a Cruzada contra os Albigenses no Reino Franco. Apoiou Oto IV Brunswick ao título de Sacro Imperador Romano-Germânico, em oposição a Felipe da Suábia. Excomungou o Sacro Imperador Oto IV diante da ambição deste aos estados pontifícios. Coroou Frederico II Sacro Imperador Romano-Germânico (1212). Convocou o IV Concílio de Latrão (1213). Mudou-se para o Norte da Itália (1216). 

Morte do Rei da Sicília Tancredo I

Morte da Rainha da Sicília Constança I 

Com a morte da Rainha Constança, o reino da Sicília mudaria de dinastia, saindo da Casa de Altavilla para a Casa dos Hohenstaufen. O seu filho Frederico II, apesar de Co-Regente da Sicília era menor de idade e permaneceu, desta forma, sob a guarda do Papa Inocêncio III até a sua maioridade. 

Morte do Sultão Aiúbida do Egito Al-Aziz Uthman e início do governo de Al-Mansur

Al-Mansur. (1189 - c. 1216). Filho do Sultão Aiúbida do Egito Al-Aziz Uthman, a quem sucedeu (1198), sob a tutoria de Baha Al-Din Karakouch e, posteriormente, do Governador de Edessa, al-Adil. Foi sucedido por Al-Adil I (1200). 


Idade Média - Ano 1197

Ano 1197

Morte do Tsar da Bulgária Pedro IV e início do reinado de João I, O Bom

João I, O Bom (Kaloyan). (c. 1169 - 1197). Irmão de Pedro IV, futuro Tsar da Bulgária e de João Asen I, futuro Co-Imperador da Bulgária. Desposou Ana da Cumânia com quem gerou Maria da Bulgária, futura Imperatriz consorte do Império Latino de Constantinopla. Sucedeu ao seu irmão Pedro IV (1197). Foi enviado refém a Constantinopla (1187) de onde retornou (1189) e continuou a política militar dos seus irmãos contra o Império Bizantino. Conquistou a maior parte da Macedônia Eslava (1202). Durante o seu reinado a Hungria invadiu a região de Belgrado (1202). Venceu os Cruzados do Império Latino de Constantinopla (1205). Capturou o Imperador Balduíno I. Venceu os Cruzados nas Batalhas de Seres e Rusião (1206) devastando a Trácia. .

Morte do Sacro Imperador Romano-Germânico Henrique VI

Início do reinado de Frederico II na Sicília

Frederico II (Friedrich II). (1194 - 1250). Filho do Sacro Imperador Romano-Germânico Henrique VI e de Constança de Altavilla. Desposou Constância de Aragão, com quem gerou Henrique VII, futuro Rei da Sicília e da Germânia. Desposou também Yolanda de Brienne (Isabel I) tornando-se Rei consorte de Jerusalém, e com quem gerou Conrado IV, futuro Rei de Jerusalém e Sicília. É também o pai de Manfredo, futuro Rei da Sicília. Sucedeu ao seu pai (1197) no reino da Sicília. Governou em conjunto com a sua genitora e, posteriormente, sob a guarda do Papa Inocêncio III (1198). Tornou-se Rei da Germânia (1212). Foi também Rei dos Romanos (1215) e Sacro Imperador Romano-Germânico (1220). Participou da Quarta Cruzada, (1229). Sob o seu reinado foi construída a Universidade de Nápoles. Lutou contra a Liga Lombarda, vindo a derrotá-la (1231). Rejeitou proposta de paz das cidades-estados sob o domínio papal (1238). Foi excomungado pelo Papa Gregório IX (1239). Sofreu oposição do Papa Inocêncio IV. 

Morte do Rei consorte de Jerusalém Henrique II, O Jovem




Idade Média - Ano 1196


Ano 1196

Fundação da Ordem dos Cavaleiros Teutônicos

A Ordem dos Cavaleiros Teutônicos foi criada por um grupo de Cruzados de Lubeck e de Bremen, sob aprovação do Papa Celestino III, para cuidar de seus doentes feridos. A Ordem adotou a regra dos Templários, bem como o mesmo hábito branco destes, marcando-os, porém, com uma cruz preta em vez da vermelha.

Morte do Co-Imperador da Bulgária João Asen

Morte do Rei da Hungria Béla III e início do reinado de Emerico

Emerico (Imre). (c. 1174 - 1204). Filho do Rei da Hungria Béla III e de Inês de Châtillon. Foi irmão de André II, futuro Rei da Hungria, de Margarida Maria de Montferrat, futura Imperatriz de Bizâncio e Rainha consorte da Tessalônica e de Constança da Hungria, futura Rainha consorte da Boêmia. Desposou Constança de Aragão, com quem gerou Ladislau III, futuro Rei da Hungria. Foi coroado Rei por seu pai (1184). Foi nomeado Governador da Croácia e da Dalmácia (1195). Sucedeu ao seu pai (1196), como Rei da Hungria. Seu governo foi marcado por constantes lutas contra o seu irmão André (1196-1200), forçando-o a conceder-lhe a Croácia e a Dalmácia como apanágio. Cooperou com a Santa Sé contra os hereges Patarenes na Bósnia e expandiu o sua soberania sobre a Sérvia. 

Morte do Rei de Aragão Afonso II, O Casto e início do reinado de Pedro II, O Católico

Pedro II (Pedro II de Aragón, el Catolico). (1178 - 1213). Filho do Rei de Aragão Afonso II e de Sancha de Castela. Desposou Maria de Montpellier, com quem gerou Jaime I, futuro Rei de Aragão. Sucedeu ao seu pai (1196) como Rei de Aragão.


Idade Média - Ano 1195

Ano 1195

O Imperador Bizantino Isaac II Ângelo é deposto por seu irmão Aleixo III Ângelo

Aleixo III Angelo. (1153 - 1211). Filho do General Bizantino Andrônico Angelo e de sua esposa Eufrosine Castamonitissa. Foi irmão de Isaac II Ângelo, futuro Imperador Bizantino. Foi obrigado a exilar-se em cortes muçulmanas, por conspirar contra o governo do Imperador Andronico I Comneno. Regressou a Constantinopla (1190), sob o reinado do seu irmão Isaac II Ângelo, a quem depôs e sucedeu (1195). Afastou o seu sobrinho Aleixo IV do poder, mas foi por ele deposto (1203). Foi novamente obrigado a se exilar, em Andrianopla e em Mosinopolis de onde tentou retomar o poder, sem êxito. 

Morte do Rei da Suécia Canuto I e início do reinado de Sverker II

Sverker II (Sverker Karlsson). (1164 - 1210). Filho do Rei da Suécia Carlos VII e de Cristina Stigsdatter Hvide. Desposou Ingegerd Birgersdotter (1200), com quem gerou João I, futuro Rei da Suécia, Refugiou-se na Dinamarca (1167), após a morte do seu pai assassinado pelo rei Canuto I. Retornou à Suécia (1195) e sucedeu ao Rei Canuto I.  Venceu os filhos do Rei Canuto I, na Batalha de Algaras (1205). Foi vencido por Érico X na Batalha de Lena (1208), quando foi obrigado a exilar-se. Tentou recuperar o trono sueco, mas foi novamente vencido por Érico X na Batalha de Gestilren.


Idade Média - Ano 1194

Ano 1194

Fim do governo do Rei da Sicília Tancredo I e início do reinado de Guilherme III

Guilherme III (Guglielmo III di Sicilia). (1185 - 1194). Filho do Rei da Sicília Tancredo I e de Sibila de Madania. Foi irmão de Rogério III, futuro Co-Regente da Sicília. Sucedeu ao seu pai (1194), sob a regência da sua genitora. Foi o último descendente masculino da Dinastia Altavilla a reinar no Reino da Sicília.

O Rei da Inglaterra Ricardo I, Coração de Leão é libertado pelo Sacro Imperador Romano-Germânico Henrique VI mediante pagamento de resgate,

O Rei da Inglaterra Ricardo  I, Coração de Leão declara guerra ao Rei dos Francos Filipe II

A declaração de guerra por parte do rei inglês teve por objetivo a defesa de suas possessões no reino franco.

Morte do Rei de Jerusalém Guy de Lusignan

Morte do Rei da Sicília Guilherme III e início do reinado de Constança I

Constança I (Costanza d´Altavilla). (1154 - 1198). Filha do Rei da Sicília Rogério II e de Beatriz de Rethel. Desposou o Sacro Imperador Romano-Germânico Henrique VI, com quem gerou Frederico II, futuro Rei da Sicília e Sacro Imperador Romano-Germânico. Sucedeu ao Rei da Sicília Guilherme III (1194). O seu falecimento põe fim à Dinastia dos Altavilla na Sicília.

Morte do Rei de Navarra Sancho VI, O Sábio e início do reinado de Sancho VII, O Forte

Sancho VII, O Forte (Sancho VII de Navarra el Fuerte). (1154 - 1234). Filho do Rei de Navarra Sancho VI, O Sábio e de Sancha de Castela. Sucedeu ao seu pai (1194), como Rei de Navarra. 

Morte do Co-Grão-Duque de Kiev Sviatoslav III




Idade Média - Ano 1193

Ano 1193

O Rei da Sicília Tancredo I associa ao trono o seu filho Rogério III

Rogério III (Ruggero III di Sicilia). (c. 1175 - 1193). Filho do Rei da Sicília Tancredo I e de Sibila de Medania, Foi irmão de Guilherme III, futuro Rei da Sicília. Foi associado ao trono da Sicília, por seu pai (1193).

Morte do Co-Regente da Sicília Rogério III

Morte do Sultão Aiúbida do Egito Saladino e início do governo de Al-Aziz Uthman

Al-Aziz Uthman. (1171 - 1198). Filho do Sultão do Egito Saladino, a quem sucedeu (1193), como segundo da Dinastia Aiúbida. Foi o pai de A-Mansur Muhhamad, futuro Sultão Aiúbida do Egito. Teve que lidar com a revolta dos Emires Zengidas de Mosul e Sanjar. Tornou-se Governante único da Síria, da Alta Mesopotâmia, do Egito e da Arábia. Tentou demolir as pirâmides do Egito, danificando a de Miquerinos.