sábado, 16 de agosto de 2014

Idade Média - Ano 781

Ano 781

Pepino torna-se Rei da Itália

Pepino da Itália (Pépin d´Italie). (773 - 810). Filho do Rei dos Francos Carlos Magno e de Hidelgarda de Sabóia. Foi irmão de Carlos, O Jovem e de Luis, O Piedoso, futuros Reis dos Francos. Foi também o pai de Bernard, futuro Rei dos Lombardos. Foi associado ao trono da Lombardia por seu pai (781), tornando-se Rei da Itália. Combateu os ávaros (796).

O Rei dos Francos Carlos Magno eleva o seu filho Luis I, O Piedoso a Rei da Aquitânia

Luis I, O Piedoso (Louis I, Le Pieux). (778 - 840). Filho do Rei dos Francos Carlos Magno e de Hildegarda de Saboia. Foi irmão de Calos, O Jovem, futuro Rei dos Francos e de Pepino, futuro Rei da Itália. Desposou Ermengarda de Hesbaye com quem gerou Lotário I, futuro Imperador do Ocidente, Pepino I da Aquitânia, futuro Rei da Aquitânia e Luis II, O Germânico, futuro Rei da Baviera. Desposou também Judith da Baviera com quem gerou Carlos, O Calvo, futuro Imperador do Ocidente. Foi associado ao trono da Aquitânia (781), por seu pai. Tornou-se responsável pela defesa da fronteira Sudoeste do Império. Conquistou a cidade de Barcelona junto aos árabes muçulmanos (801). Tornou-se Co-Imperador do Ocidente (813). Sucedeu ao seu pai (814), como Rei dos Francos. Dividiu o Império Ocidental entre os seus filhos através da "Partição de Aachen" (817). Elevou o seu filho Carlos, O Calvo a Rei da Germânia (829) causando uma guerra civil entre os demais descendentes. 

Idade Média - Ano 780

Ano 780

Morte do Imperador Bizantino Leão IV, O Khazar

Morte do Rei dos Pictos Alpin II e início do reinado de Talorgan II

Talorgan II. (? - 782). Filho do Rei dos pictos Oengus. Foi pai de Drest VIII, futuro Rei dos pictos. Sucedeu ao Rei Alpin II (780). 

Idade Média - Ano 779

Ano 779

Fim do reinado do Rei da Ânglia Oriental Aethelred I e início do reinado de Ethelberht II, O Santo

Ethelberht II, O Santo. (? - 794). Filho do Rei da Ânglia Oriental Aethelred I e de Leofrana da Mércia. Sucedeu ao seu pai (779), como Rei da Ânglia Oriental. Durante o seu reinado a Costa Leste da Ilha foi saqueada pelos vikings (mosteiro de Lindisfame). Faleceu assassinado por ordem do Rei da Mércia Offa. Foi canonizado pela igreja católica.

Fim do reinado do Rei de Kent Ecgberht II

Batalha de Bensigton

O Rei Offa da Mércia vence o Rei de Wessex Cynewulf e recupera a região do Berkshire perdida após a morte do Rei Aethelbald (778).


Idade Média - Ano 778

Ano 778

O Rei dos Francos Carlos Magno é derrotado na Batalha de Rocensvalles.




Idade Média - Ano 777


Ano 777

O Khan da Bulgária Telerig pede asilo ao Imperador Bizantino Leão IV, O Khazar

Início do reinado do Khan da Bulgária Kardam

Kardam. (c. 735 - 803). Sucedeu ao Khan da Bulgária Telerig (777), após este ter pedido asilo junto aos bizantinos. Venceu os bizantinos na Trácia (789 e em 792), e durante a Batalha de Marcela, forçando-os a assinar tratado de paz e a pagar-lhe tributo anual. Seu reinado representa a restauração da ordem na Bulgária que havia sofrendo com a sucessão rápida de cãs e com as constantes guerras com os bizantinos. 

Idade Média - Ano 776

Ano 776

Constantino VI é elevado a Co-Imperador Bizantino

Constantino VI. (c. 770 - 802). Filho do Imperador Bizantino Leão IV, O Khazar e de Irene de Atenas. Foi elevado a Co-Imperador por seu pai (776). Sucedeu ao seu pai como Imperador Bizantino (780), sob a gerência de sua genitora. As suas derrotas junto ao Khan da Bulgária Kardam (791 e em 792) gerou um descontentamento entre seus partidários. Casou com sua amante Teódata, fato esse que gerou a perda do apoio dos ortodoxos e iconoclastas, episódio este que ficou conhecido como "Controvérsia Moequiana". Foi aprisionado e cegado pelos aliados de sua genitora (797).

Batalha de Otford

Batalha travada no ano 776 entre o reino da Mércia liderado por seu Rei Offa e os jutos de Kent liderados pelo seu Rei Ecgberht. Com a vitória, o reino de Kent tornar-se-ia independente dos mercianos até a Batalha de Berington no ano 779, quando voltariam a ser subjugados pelo domínio de Mércia.


Idade Média - Ano 775

Ano 775

Morte do Imperador Bizantino Constantino V e início do reinado de Leão IV, O Khazar

Morte do Califa Abássida Al-Mansur e início do califado de Al-Mahdi

Al-Mahdi. (c. 744 - 785). Filho do Califa Abássida Al-Mansur, a quem sucedeu (775). Desposou Al-Khayzuran com quem gerou Al-Hadi e Harum al-Rashid, ambos futuros Califas Abássidas. Promoveu a reaproximação com os Xiitas e subjugou a revolta do remanescente Omíada na Síria Abdullah bin Marvan bin Muhamad (778). Durante o seu governo Bagdad tornar-se-ia a maior cidade do mundo. 

Morte do Rei dos Pictos Ciniod e início do reinado de Alpin II

Alpin II. (? - 780). Sucedeu ao Rei dos pictos Ciniod (775). 

Idade Média - Ano 774

Ano 774

O Rei dos Francos Carlos Magno derrota os Lombardos na Itália

Morte do Rei das Astúrias Aurélio e início do reinado de Silo

Silo. (? - 783). Sucedeu ao Rei das Astúrias Aurélio (774). Foi irmão de Creusa de Braga, futura Rainha consorte das Astúrias. Transferiu a capital do reino de Cangas de Onis para Pravia. 



Idade Média - Ano 772

Ano 772

O Rei dos Francos Carlos Magno vence os Saxões forçando-os a se converterem ao cristianismo.

Morte do Papa Estevão IV e início do pontificado de Adriano I

Adriano I (Hadrianus). (c. 700 - 795). Sucedeu ao Papa Estevão IV (772). Enfrentou o Rei dos Lombardos Desidério bem como o Imperador Bizantino Leão IV. Recorreu a ajuda do Rei dos Francos Carlos Magno. Em seu pontificado houve a confirmação dos Estados Pontifícios. 


Idade Média - Ano 771

Ano 771

Morte do Rei dos Francos na Austrásia Carlomano

Com a morte de Carlomano, o seu irmão Carlos Magno afasta seus dois sobrinhos, confinando-os em um mosteiro e usurpa o trono do seu irmão na Austrásia, desrespeitando a ordem de sucessão hereditária.


Idade Média - Ano 768

Ano 768

Início do pontificado do Papa Estevão IV

Estevão IV (Stephanus Quartus). (c. 720 - 772). Sucedeu ao Papa Paulo I (768), declarando nulo o Sínodo iconoclasta de Constantinopla (754). 

Morte do Rei dos Francos Pepino, O Breve e início do reinado de Carlos Magno e de Carlomano.

Carlos Magno (Charlemagne). (c.742 - 814). Filho do Rei dos Francos Pepino, O Breve e de Berta de Laon. Foi irmão de Carlomano, futuro Co-Regente dos Francos na Austrásia. Desposou Hildegarda de Sabóia (711), com quem gerou Carlos, O Jovem, futuro Rei dos Francos, Pepino de Itália, futuro Rei da Itália e Luis I, O Piedoso, futuro Rei dos Francos na Aquitânia e Imperador do Ocidente. Sucedeu ao seu pai no reino franco da Nêustria e da Aquitânia (768). Tornou-se Rei único dos Francos (771). Expandiu o seu reino tornando-o um Império (carolíngio) incorporando a maior parte da Europa Ocidental e Central. Seu governo também está associado com um renascimento nas artes, religião e cultura com apoio da igreja católica "Renascença Carolíngia". Realizou campanhas militares contra os saxãos, conquistando a Germânia (772) e a Pávia. Removeu os Lombardos da Itália, o que lhe rendeu o título de "Rei dos Lombardos" (774). Liderou incursão militar na Espanha muçulmana e anexou o Ducado de Friuli (776). Conquistou o Ducado de Benevento (777) e o Ducado de Spoleto (780). Foi derrotado pelos Bascos durante a Batalha de Rocesvalles (778). Tornou-se Imperador do Ocidente, coroado pelo Papa Leão III (800). Tomou a cidade de Barcelona (801). Dividiu o Império Franco entre três dos seus filhos (806). 

Carlomano (Carloman ler). (c.750 - 771). Filho do Rei dos Francos Pepino, O Breve e de Berta de Laon. Foi irmão de Carlos Magno, futuro Rei dos Francos e Imperador do Ocidente. Sucedeu ao seu pai no reino franco da Austrásia (768).

Morte do Rei das Astúrias Fruela I e início do reinado de Aurélio

Aurélio. (749 - 774). Sucedeu ao seu tio, o Rei das Astúrias Fruela I (768). Faleceu sem deixar descendentes 

Morte do Khan da Bulgária Pagan e início do reinado de Telerig

Telerig, (? - 777) Sucedeu ao Khan da Bulgária Pagan (768). Apesar de ter celebrado a paz com os bizantinos atacou a Berzitia, na Macedônia (774). Foi vencido pelo Imperador Bizantino Constantino V, Pediu asilo ao Imperador Leão IV, O Czar (777). Converteu-se ao cristianismo.