domingo, 29 de junho de 2014

Idade Média - Ano 646


Ano 646

A cidade de Alexandria no Egito e invadida pelos Árabes Muçulmanos




Idade Média - Ano 645


Ano 645

O Rei de Wessex Cenwalh é destronado pelo Rei da Mércia Penda

Com a morte do Rei Cenwalh, o Rei Penda da Mércia reinaria sobre Wessex entre os anos 645 e 648




Idade Média - Ano 644


Ano 644

Morte do Califa Omar e início do Califado de Otman

Otman. (c.570 - 656). Foi um mercador e membro do Clã dos Omíadas integrado na tribo dos Coraixitas de Meca. Acompanhou Maomé durante a Hégira (622). Desposou duas das filhas de Maomé, Rugayya e Kulthum. Sucedeu ao Califa Omar (644) tornando-se o terceiro Califa muçulmano. Continuou a expansão territorial do Império no Norte da África e conquistou a Pérsia e a Ilha de Chipre (649). Ordenou a fixação do texto oficial do Alcorão. Sofreu forte oposição das tribos árabes ao final do seu califado, por ter nomeado parentes para diversos cargos administrativos. 

Idade Média - Ano 643


Ano 643

Morte do Rei de Wessex Cynegils e início do reinado de Cenwalh

Cenwalh. (? - 672) Filho do Rei de Wessex Cynegils. Foi possivelmente pai de Centwine, futuro Rei de Wessex. Sucedeu ao seu pai (643), como Rei de Wessex. Foi destronado pelo Rei da Mércia, Penda (645). Refugiou-se no reino da Ânglia Oriental. Recuperou o seu trono (648), e passou a governar com sua esposa (672).

Grimoaldo I, O Velho assume o cargo de Mordomo do Palácio da Austrásia

Grimoaldo I, O Velho. (? - 662) Filho do Mordomo do Palácio da Austrásia Pepino I, O Velho. Exerceu o cargo de Mordomo sob os reinados de Sigeberto III, de Clóvis II e de Clotário III. Foi o pai de Childeberto, O Adotado, futuro Rei dos Francos na Austrásia, após ter exilado o sucessor direto ao trono Dagoberto I (656). 

Idade Média - Ano 642


Ano 642

O Califa Omar torna-se o Senhor da Pérsia

Morte do Papa João IV e início do pontificado de Teodoro I

Teodoro I (Theodorus I). (c.610 - 649) Sucedeu ao Papa João IV (642). Combateu os hereges monofisistas.

Morte do Rei da Nortumbria Oswald

Início do reinado do Rei da Bernícia Oswiu

Oswiu. (? - 670) Filho do Rei da Nortumbria Aethelfrith e de Acha. Foi irmão de Eanfrith, futuro Rei da Bernícia e de Oswald, futuro Rei da Nortumbria. Desposou Eanflaed (642) com quem gerou Ecgftrith, futuro Rei da Bernícia, Aelfwine, futuro Rei da Deira e Osthryth, futura Rainha consorte da Mércia. Desposou também a Princesa irlandesa Fin, com quem gerou Alhfrith, futuro Rei da Nortumbria e Ealhflaed, futura Rainha consorte da Mércia. Foi exilado juntamente com os seus irmãos após a morte do seu pai. Conviveu entre os pictos e os celtas. Converteu-se ao cristianismo. Sucedeu ao seu irmão, o Rei da Nortumbria Oswald (642), no reino da Bernícia. Venceu o Rei da Mércia Penda na Batalha de Winwaed. Tornou-se também Rei dos Mercianos. Derrotou o Rei da Deira Oswine (651), tornando-se Rei da Nortumbria. É considerado um dos Bretwaldas. Foi deposto do reino da Mércia por Wulfhere.

Início do reinado do Rei da Deira Oswine

Oswine. Filho do Rei da Deira Osric. Sucedeu ao Rei da Nortumbria Oswald (642) no reino da Deira. Foi derrotado em batalha pelo Rei da Bernícia Oswiu.

Morte do Rei dos Visigodos Tulga e início do reinado de Chindasvinto

Chindasvinto. (c. 562 - 653) Sucedeu ao Rei dos Visigodos Tulga (642), por escolha da nobreza visigoda. Desposou Riccilo com quem gerou Recesvinto, e Rodrigo, futuros Reis dos Visigosos. Dedicou-se a pacificar o reino e ficou reconhecido como um sábio legislador. Convocou o VII Concílio de Toledo. Associou o seu filho Recesvinto ao trono (649). 

Morte do Rei dos Pictos Bridei II e início do reinado de Talorc III

Talorc III. (? - 653) Irmão de Gartnait III e de Bridei II, futuros Reis dos Pictos. Sucedeu ao seu irmão Bridei II (642), como Rei dos Pictos. 


Idade Média - Ano 641


Ano 641

O Califa Omar apodera-se do Egito

Morte do Imperador Bizantino Heráclio e início do governo de Constantino III e de Heraclonas

Constantino III (Heráclio Constantino). (612 - 641). Filho do Imperador Bizantino Heráclio e de Eudócia. Foi irmão paterno de Heraclonas, futuro Co-Imperador Bizantino. Desposou Gregória (629), com quem gerou Constante II, futuro Imperador Bizantino. Foi elevado a Co-Imperador (613) por seu pai, a quem sucedeu (641),juntamente com o seu irmão Heraclonas. 

Heraclonas. (? - c. 641). Filho do Imperador Bizantino Heráclio e de Martina. Foi irmão paterno de Constantino III futuro Co-Imperador Bizantino. Sucedeu ao seu pai (641) juntamente com o seu irmão, apesar de a sua genitora ter governado "de fato" parte do Império. Deu início a uma campanha para afastar os apoiadores de Constantino III gerando uma instabilidade política interna que coincidiu com as invasões árabes do Egito e a deserção de inúmeros generais. Foi forçado a abdicar (641).

Morte do Imperador Bizantino Heraclonas e início do governo de Constante II

Constante II. (c.630 - 668) Filho do Imperador Bizantino Constantino III e de Gregória. Sucedeu ao seu tio, o Imperador Bizantino Heraclonas (641). Desposou Fausta com quem gerou Constantino IV futuro Imperador Bizantino. Sob o seu governo os árabes conquistaram o Egito (641), a Armênia e as ilhas bizantinas no Mediterrâneo (649). Foi derrotado pelos árabes durante a Batalha naval de Finike (655). Liderou expedição militar contra os eslavos (658), derrotando-os no Danúbio. Mudou a corte bizantina para a Itália. Foi derrotado pelos lombardos (661). Mudou a capital do Império para a cidade de Siracusa, na Sicília. 


Idade Média - Ano 640


Ano 640

Início do reinado do Rei dos Visigodos Tulga

Tulga (Tulca). (? - 642) Filho do Rei dos Visigodos Chintila, a quem sucedeu (640). Enfrentou revolta dos bascos, bem como do seu sucessor Chindasvinto. 

Início do pontificado do Papa Severino

Severino (Severinus). (c. 585 - 640). Sucedeu ao Papa Honório I (640).

Fim do reinado do Rei de Kent Eadbald e início do reinado de Eorcenherht

Eorcenberht. (? - 664) Filho do Rei de Kent Eadbald e de Emma da Austrásia. Desposou a Princesa da Ânglia Oriental Seaxburgh, com quem gerou Ecgberht e Hlothhere, futuros Reis de Kent. Sucedeu ao seu pai (640), como Rei de Kent. 

Morte do Papa Severino e início do reinado de João IV

João IV (Ioannes Quartus). (c. 600 - 642) Sucedeu ao Papa Severino (640). Recusou a pressão do Imperador Bizantino Heráclito quanto a validação da doutrina monotelista. 

Morte do Prefeito do Palácio da Austrásia Pepino I, O Velho e início da administração de Oto.

Oto. (? - 714) Sucedeu ao Prefeito do Palácio da Austrásia Pepino I, O Velho (640). .


Idade Média - Ano 639



Ano 639

Morte do Rei dos Francos na Nêustria e Borgonha Dagoberto I

Dagoberto I foi o último monarca merovíngio a exercer o poder real. Foi também o primeiro dos Reis franceses a ser sepultado nas tumbas reais de Saint-Denis.

Início do reinado do Rei dos Francos na Nêustria/Borgonha Clóvis II

Clóvis II. (c. 635 - 658). Filho do Rei dos Francos na Nêustria e Borgonha Dagoberto I e de Nantilde. Foi irmão paterno de Sigeberto III, futuro Rei dos Francos na Austrásia. Desposou Batilde (Santa Batilde), no ano 648, com quem gerou Childeberto II, Clotário III e Teodorico III, futuros Reis dos Francos. Sucedeu ao seu pai (639) na Borgonha e Nêustria, sob a regência de sua genitora, até a morte desta (642), quando caiu sob a influência da velha nobreza que lhe reduziu o poder. 

Morte do Rei dos Visigodos Chintila




Idade Média - Ano 638


Ano 638

A cidade de Jerusalém é tomada apelo exército Muçulmano

Morte do Papa Honório I



Idade Média - Ano 637


Ano 637

Batalha de Qadisiyya

Durante a batalha de Qadisiyya o exército árabe muçulmano derrotou os persas sassânidas e assumiu as instituições de poder. 

Morte do Rei dos Pictos Gartnait III e início do reinado de Bridei II

Bridei II. (? - 642) Irmão de Talorc III e de Gartnait III, a quem sucedeu (637), como Rei dos Pictos. 


Idade Média - Ano 636


Ano 636

O Califa Omar comanda os Muçulmanos durante a campanha de conquista da Síria e do Iraque

A Armênia emerge como Emirado

Morte do Rei da Ânglia Oriental Ecgric e início do reinado de Anna

Anna. (? - 653) Filho de Eni, um membro da família real da Ânglia Oriental. Foi irmão de Aethelhere e de Aethelwold, futuros Reis da Ânglia Oriental. Foi pai de Seaxburh, futura Rainha consorte de Kent. Sucedeu ao Rei da Ânglia Oriental Exgric (636) morto em batalha contra os Mercianos. Faleceu durante a Batalha de Bulcamp.

Morte do Rei dos Lombardos Arioaldo e início do reinado de Rotário

Rotário (Rothari). (c. 606 - 652) Pai de Rodoaldo, futuro Rei dos Lombardos. Exercia o título de Duque de Bréscia, quando sucedeu ao Rei dos Lombardos Arioaldo (636). É considerado um dos mais energéticos monarcas lombardos havendo, no início do seu reinado, condenado à morte diversos nobres insubordinados. Conquistou Gênova (641) e a Ligúria Bizantina (643), bem como todos os territórios bizantinos restantes do Baixo Vale do Pó. Compilou o Édito de Rotário ("Edictum Rothari") - primeira codificação escrita das leis lombardas. 

Morte do Rei dos Visigodos Sisenando e início do reinado de Chintila

Chintila. (? - 639) Sucedeu ao Rei dos Visigodos Sisenando (636) por eleição dos Nobres e Bispos Visigodos, sem, todavia, resolver satisfatoriamente os problemas que afligiam o reino desde o tempo do seu antecessor. Foi o pai de Tulga futuro Rei dos Visigodos. Teve que enfrentar revoltas na Septimânia e na Galécia. Dedicou-se aos concílios tendo convocado os V e o VI Concílio de Toledo (636 e 638), respectivamente. Proibiu os não-católicos de residir em seu reino. 

Morte do Bispo Isidoro de Sevilha

Isidoro de Sevilha. (c. 560 - 636). Teólogo, matemático e doutor da igreja. Foi também Arcebispo de Sevilha. É considerado o primeiro dos grandes compiladores da idade média. Presidiu o IV Concílio de Toledo (633). Tornou-se figura importante na reorganização do poder da igreja católica na Espanha Medieval. Escreveu "Etymologiae" composta de 20 livros, a primeira enciclopédia do mundo medieval. Foi canonizado (1598).


Idade Média - Ano 634


Ano 634

O Rei da Ânglia Oriental Sigeberth abdica em favor de Ecgric

Sigeberto III é elevado a Rei dos Francos na Austrásia

Sigeberto III (Sigebert III). (631 - 656) Filho do Rei dos Francos Dagoberto I e de Ragnetrude. Foi irmão paterno de Clovis II, futuro Rei dos Francos na Nêustria e Borgonha. Desposou Chimnechilde (642) com quem gerou Dagoberto II, futuro Rei dos Francos na Austrásia. Foi nomeado Co-Regente da Austrásia por seu pai (634), como uma forma de satisfazer a aristocracia austrasiana que reivindicava um regente próprio. Tornou-se Rei único (639), após a morte do seu pai. Durante o seu reinado o cargo de Prefeito do Palácio passou a ser o mais importante na vida política da Austrásia, razão pela qual passou  a ser reconhecido como o primeiro "Roi Fainéant" (Rei Fantoche) da Dinastia MerovíngiaAdotou Childeberto, O Adotado, filho do Prefeito do Palácio da Austrásia Grimoaldo I. 

Morte do Rei da Bernícia Eanfrith e início do reinado de Oswald

Oswald.  (c.604 - 642). Filho do Rei da Nortumbria Aethelfrith e de Acha. Foi irmão de Eanfrith e de Oswiu, futuros Reis da Nortumbria. Foi também pai de Aethelwald, futuro Rei da Deira. Foi exilado no reino escocês, após a morte do seu pai (616). Converteu ao cristianismo. Aliou-se aos pictos e venceu o Rei Bretão Cadwallon durante a Batalha de Heavenfield (634). Sucedeu ao seu irmão Eanfrith (634), na Bernícia. Tornou-se Rei da Deira (634), apos ter sucedido o Rei Osric. Reunificou o reino da Nortumbria (634). É reconhecido como um dos Bretwalda. Promoveu a disseminação do cristianismo em seu reino. Faleceu durante a Batalha de Maserfield contra o rei Penda de Mércia.

Batalha de Heavenfield

O Rei da Bernícia Oswald vence o Rei Bretão Cadwallon vingando a morte do seu irmão, o Rei da Bernícia Eanfrith assassinado no ano 634.

Morte do Califa Abu Bakr e início do Califado de Omar

Omar. (c. 586 - 644). Pertencente ao Clã menor dos Adi integrado à tribo dos Coraixitas. Foi inicialmente opositor de Maomé, até converter-se ao islamismo (615) por influência de sua irmã Fátima e do seu cunhado Said Ibn-Zayd. Seguiu Maomé durante a Hégira (622). Tornou-se cunhado de Maomé ao se casar com Aisha. Apoiou Abu Bakr (632) como sucessor de Maomé. Sucedeu Abu Bakr (634) como segundo Califa muçulmano (634). Durante o seu califado o islã conheceu grande expansão, havendo conquistado a Síria durante a Batalha de Yarmuk (635), além da Mesopotâmia e parte da Pérsia (642), e a cidade de Alexandria, no Egito (642). 

Morte do Rei da Deira Osric e início do reinado de Oswald

Com a morte do Rei Osric, Oswald reúne novamente os reinos da Bernícia e da Deira (Nortumbria) sob um único governante.


Idade Média - Ano 633


Ano 633

Morte do Rei da Nortumbria Edwin

O Rei Edwin foi morto em batalha pelo Rei da Mércia Penda. Sua cabeça foi exibida nas fortificações da capturada cidade de York. Com a sua morte o reino da Nortumbria se dividiria novamente entre os reinos da Deira e da Bernícia.

Início do governo de Osric no Reino da Deira

Osric. (? - 634) Primo do Rei da Nortumbria Edwin, a quem sucedeu (633) no reino da Deira. 

Início do governo de Eanfrith no Reino da Bernícia

Eanfrith. (? - 634) Filho do Rei da Nortumbria Aethelfrith e de Acha. Foi irmão de Oswald e de Oswiu, futuros Reis da Nortumbria. Desposou uma Princesa dos Pictos, com quem gerou Talorcan, futuro Rei dos Pictos. Foi forçado ao exílio (616), após a morte do seu pai. Retornou ao reino da Bernícia (633), após a morte do Rei da Nortumbria Edwin, a quem sucedeu na Bernícia. Faleceu executado pelo Rei bretão Cadwallon.


Idade Média - Ano 632


Ano 632

Morte do líder religioso Maomé e início do Califado de Abu Bakr

Abu Bakr. (c. 579 - 634) Comerciante pertencente a um Clã menor dos Coraixitas de Meca. Acompanhou Maomé na Hégira (622). Foi pai de Aisha, futura esposa de Maomé, a quem sucedeu (632) por eleição em assembléia das tribos locais, em oposição a Ali, representante dos xiitas. Tornou-se o primeiro Califa do islã e consolidou a nova religião na Arábia, submetendo as tribos beduínas rebeldes através da diplomacia e da força militar.  

Morte do Rei dos Francos na Aquitânia Cariberto II e início do reinado de Chilperico I

Chilperico I (Chilpéric I). (? - 632) Filho do Rei dos Francos Cariberto II e de Fulberte. Sucedeu ao seu pai (632), como Rei dos Francos na Aquitânia. .

Morte do Rei dos Francos na Aquitânia Chilperico I

Com o assassinato de Chilperico I o seu tio, o Rei dos francos Dagoberto I incorporaria a Aquitânia ao seu reino.


Idade Média - Ano 631


Ano 631

Fim do governo do Rei dos Visigodos Suintila e início do reinado de Sisenando

Sisenando. (? - 636) Destronou e sucedeu ao Rei dos Visigosos Suintila (631) com apoio do Rei dos Francos da Nêustria e Borgonha Dagoberto I. Convocou o IV Concílio de Toledo, onde se confirmou que a sucessão dos Reis Visigodos se daria por eleição dos aristocratas e dos Bispos. 

Morte do Rei dos Pictos Cinioch e início do reinado de Gartnait III

Gartnait III. (? - 637) Sucedeu ao Rei dos Pictos Cinioch (631). Foi irmão de Bridei II e de Talorc III, futuros Reis dos Pictos.