terça-feira, 9 de setembro de 2014

Idade Média - Ano 969

Ano 969

Os Fatímidas controlam o Norte da África 

O Tsar da Bulgária Pedro I abdica o trono em favor do seu filho Boris II

Boris II. (? - 977). Filho do Tsar da Bulgária Pedro I e de Irene Lecapena. Foi irmão de Romano, futuro Tsar da Bulgária. Foi feito refém do Imperador Bizantino juntamente com o seu irmão Romano (968). Foi forçado a juntar-se ao poder de Bizâncio na luta contra o Príncipe de Kiev Sviatoslav. Recebeu permissão para retornar à Bulgária a fim de suceder o seu pai, que havia abdicado ao trono (969). Não conseguiu derrotar os rus de Kiev e foi obrigado a aceitar a vassalagem. Foi derrotado e feito prisioneiro pelos bizantinos. Abdicou ao trono (971). Perdeu para Bizâncio as terras búlgaras na Trácia e na Mésia Inferior. Teve permissão para retornar à Bulgária juntamente com o seu irmão para por fim às revoltas originadas após a anexação da Bulgária ao Império Bizantino.

Morte do Imperador Bizantino Nicéforo II Focas e início do reinado de João Tzimisces

João Tzimisces. (c.920 - 976). Militar bizantino. Destacou-se na luta contra o Califado Abássida na província bizantina da Armênia. Desposou Teodora, futura Co-Imperatriz bizantina e reconheceu os filhos dela como Co-Imperadores. Sucedeu ao Imperador Bizantino Nicéforo II Focas (969). Concentrou todas as suas forças na luta contra os invasores estrangeiros do império. Liderou uma série de campanhas militares contra o reino dos rus de Kiev (973), expulsando-os da Trácia. Derrotou os abássidas (974) e recuperou alguns dos territórios na Síria.


Idade Média - Ano 968

Ano 968

Morte da Condessa de Portucale Mumadona Dias



Idade Média - Ano 967

Ano 967

O Clã Fujiwara unifica os reinos do Japão

O Rei da Germânia Oto II é coroado Co-Sacro Imperador Romano-Germânico pelo Papa João XIII

Morte do Rei da Escócia Dubh e início do reinado de Culen

Culen. (? - 971) Filho do Rei da Escócia Indulf. Foi pai de Constantino III, futuro Rei da Escócia. Sucedeu ao Rei da Escócia Dubh (967). 



Idade Média - Ano 966

Ano 966

Mieszko I torna-se o primeiro Duque da Polônia

Mieszko I. (? - 992). Desposou Dubravca, com quem gerou Boleslau I, O Grande, futuro Rei da Polônia. Unificou os territórios polacos e se tornou o primeiro Duque da Polônia (966). Converteu-se ao cristianismo. Derrotou o exército germânico (972), durante a Batalha de Cedynia. 

Morte do Rei da Itália Berengário de Ivrea

Morte do Rei de Leão Sancho I, O Gordo e início do reinado de Ramiro  III

Ramiro III. (961 - 985). Filho do Rei de Leão Sancho I, O Grande e de Teresa Ansurez. Sucedeu ao seu pai (966), sob a regência de sua tia Elvira. Durante o seu reinado os condados de Castela, Galiza e Portucale desfrutaram de uma quase independência atuando à margem da autoridade real. Os muçulmanos do Califado de Córdova infligiram pesadas derrotas em Gormaz (975) e em Rueda (981), levando os Condes galegos-portugueses a colocarem-se às ordens de Bermudo II. Foi deposto (984).


Idade Média - Ano 965

Ano 965

Morte do Papa Bento V e início do pontificado de João XIII

João XIII (Ioannes Tertius Decimus / João de Nardi) (c.920 - 972). Sucedeu ao Papa Bento V (965) com o apoio do Sacro Imperador Romano-Germânico Oto I. 


Idade Média - Ano 964

Ano 964

O Papa Bento V é deposto pelo Sacro Imperador Romano-Germânico Oto I, O Grande

Morte do Papa  João XII




Idade Média - Ano 963


Ano 963

O Papa João XII é deposto pelo Sacro Imperador Romano-Germânico Oto I, O Grande

Início do pontificado de Leão VIII

Leão VIII (Leo Octavus). (915 - 965) Sucedeu ao Papa João XII (963), que havia sido deposto pelo Sacro Imperador Romano-Germânico Oto I. Foi deposto pelas tropas fraco-suiças leais ao Papa João XII (963).

Fim do pontificado do Papa Leão VIII e início do pontificado de Bento V

Bento V (Benedictus Quintus). (915 - 965) Sucedeu ao Papa Leão VIII (963), após este ter sido deposto pelo Sacro Imperador Romano-Germânico Oto I. Foi exilado em Hamburgo pelo Imperador Oto I, que lhe reconheceu a investidura tão somente após a morte do Papa Leão VIII.

Morte do Imperador Bizantino Romano II e início do governo de Nicéforo II Focas




Idade Média - Ano 962

Ano 962

O Rei da Germânia Oto I, O Grande é coroado Sacro Imperador Romano-Germânico.

Ao ser coroado Imperador pelo Papa João XII, Oto I tornar-se-ia o primeiro Sacro Imperador Romano-Germânico, pois embora Carlos Magno tivesse sido coroado Imperador do Ocidente, no ano 800, o seu império desagregou-se devido às disputas entre os seus descendentes e, depois, o assassinato de Berengário I no ano 924 tornaria o trono imperial vago por cerca de quarenta anos. 

O General Bizantino Nicéforo Focas conquista a cidade de Alepo, na Síria

Morte do Rei de Leão e Galiza Ordonho IV, O Mau

Morte do Rei da Escócia Indulf e início do reinado de Dubh

Dubh. (? - 967) Filho do Rei da Escócia Malcolm I. Foi irmão de Kenneth II, futuro Rei da Escócia. Foi também o pai de Kenneth III, futuro Rei da Escócia. Sucedeu ao Rei da  Escócia Indulf (962).


Idade Média - Ano 961

Ano 961

Oto II é associado ao trono da Germânia

Oto II (Otto II). (955 - 983). Filho do Rei da Germânia e Sacro Imperador Romano-Germânico Oto I, O Grande e de Adelaide da Itália. Desposou a Princesa Teofania de Bizâncio, com quem gerou Oto III, futuro Rei da Germânia, da Itália e Sacro Imperador Romano-Germânico. Foi associado por seu pai ao trono da Germânia (961) e coroado Co-Imperador do Sacro Império Romano-Germânico (967), pelo Papa João XII. Tornou-se Imperador único (973). Recusou-se a ceder o Ducado da Suábia a Henrique II da Baviera. Subjugou a Boêmia (977). Durante o seu reinado o Rei dos Francos Lotário I invadiu a região da Lorena e ocupou a sua capital Aachen, forçando-o a fugir para Colônia e Saxônia. Invadiu o reino dos francos (978). Marchou contra o Sul da Itália (981). Obteve o reconhecimento de sua autoridade sobre os Príncipes lombardos. Anexou a Apúlia Bizantina (982). Elevou o seu filho Oto III a Rei da Germânia (983).

Batalha de Fitjar

O Rei da Noruega Haakon I trava batalha contra os seus sobrinhos, os filhos do Rei Érico, Machado Sangrento. Apesar de vitorioso, o Rei norueguês é ferido mortalmente. 

Morte do Rei da Noruega Haakon I, O Bom e início do reinado de Haroldo II, Manto Cinzento

Haroldo II, Manto Cinzento (Harald Greyhide). (? - 970). Filho do Rei da Noruega Érico I, Machado Sangrento e de sua esposa Gunnhild Gormsdatter. Aliou-se aos seus irmãos contra o seu tio Haroldo I e Haakon I pela sucessão ao trono da Noruega, após a morte do seu pai. Sucedeu ao Rei Haakon I (961), após este ter falecido durante a Batalha de Fitjar.