terça-feira, 9 de setembro de 2014

Idade Média - Ano 961

Ano 961

Oto II é associado ao trono da Germânia

Oto II (Otto II). (955 - 983). Filho do Rei da Germânia e Sacro Imperador Romano-Germânico Oto I, O Grande e de Adelaide da Itália. Desposou a Princesa Teofania de Bizâncio, com quem gerou Oto III, futuro Rei da Germânia, da Itália e Sacro Imperador Romano-Germânico. Foi associado por seu pai ao trono da Germânia (961) e coroado Co-Imperador do Sacro Império Romano-Germânico (967), pelo Papa João XII. Tornou-se Imperador único (973). Recusou-se a ceder o Ducado da Suábia a Henrique II da Baviera. Subjugou a Boêmia (977). Durante o seu reinado o Rei dos Francos Lotário I invadiu a região da Lorena e ocupou a sua capital Aachen, forçando-o a fugir para Colônia e Saxônia. Invadiu o reino dos francos (978). Marchou contra o Sul da Itália (981). Obteve o reconhecimento de sua autoridade sobre os Príncipes lombardos. Anexou a Apúlia Bizantina (982). Elevou o seu filho Oto III a Rei da Germânia (983).

Batalha de Fitjar

O Rei da Noruega Haakon I trava batalha contra os seus sobrinhos, os filhos do Rei Érico, Machado Sangrento. Apesar de vitorioso, o Rei norueguês é ferido mortalmente. 

Morte do Rei da Noruega Haakon I, O Bom e início do reinado de Haroldo II, Manto Cinzento

Haroldo II, Manto Cinzento (Harald Greyhide). (? - 970). Filho do Rei da Noruega Érico I, Machado Sangrento e de sua esposa Gunnhild Gormsdatter. Aliou-se aos seus irmãos contra o seu tio Haroldo I e Haakon I pela sucessão ao trono da Noruega, após a morte do seu pai. Sucedeu ao Rei Haakon I (961), após este ter falecido durante a Batalha de Fitjar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.