domingo, 7 de setembro de 2014

Idade Média - Ano 960

Ano 960

O General Zhao Kungyin usurpa o trono chinês e estabelece a Dinastia Song

A Dinastia Song reunificou o Norte e o Sul da China com exceção do território mantido por Qidan Liao (Nordeste). A cultura chinesa recuperou parte da magnificência da era Tang durante a Dinastia Song. As realizações no campo das artes e da ciência superaram as da Europa no período. 

Sancho I, O Gordo destrona o Rei de Leão Ordonho IV, O Mau

Basílio II e Constantino VIII são elevados a Co-Imperadores Bizantinos

Basílio II. (958 - 1025). Filho do Imperador Bizantino Romano II e de Teófano. Foi irmão de Constantino VIII, futuro Co-Imperador Bizantino e de Ana Porfirogênita, futura Grã-Duquesa de Kiev. Foi elevado a Co-Imperador (960) juntamente com o seu irmão Constantino. Sucedeu ao seu pai (963) sob a regência de sua genitora e do eunuco José Bringas. Foi afastado do trono por Nicéforo II Focas (963). Sucedeu ao seu padrasto, o Imperador Bizantino João Tzimisces (976) juntamente com o seu irmão Constantino VIII. Durante o seu governo o Império Bizantino atingiria o seu apogeu territorial dominando a Península Balcânica, a Ásia Menor, o Norte da Síria, a Alta Mesopotâmia, a Armênia e o Sul da Península Itálica. Seu governo foi também o mais longo dentre os Imperadores Bizantinos. 

Constantino VIII. (c.960 - 1028). Filho do Imperador Bizantino Romano II e de Teófano. Foi irmão de Basílio II, futuro Co-Imperador Bizantino e de Ana Porfirogêanita, futura Grã-Duquesa de Kiev. Desposou Helena com quem gerou Zoe Porfirogênita e Teodora Porfirogênita futuras Co-Imperadoras Bizantinas. Foi associado por seu pai ao trono de Bizâncio (960) juntamente com o seu irmão Basílio. Sucedeu ao seu pai (963) sob a regência de sua genitora e do eunuco João Bringas. Foi afastado do trono por Nicéforo II Focas (963). Sucedeu ao seu padrasto, o Imperador Bizantino João Tzimisces (976), juntamente com o seu irmão Basílio II. Tornou-se Imperador Bizantino único (1025), .

O General Bizantino Nicéforo II Focas vence os Sarracenos e reconquista a Ilha de Creta

Nicéforo II Focas. (c.910 - 969). Filho de Bardas Focas, O Velho. Foi um dos militares bizantino que conquistou a ilha de Creta junto aos sarracenos em nome do Imperador Bizantino Romano II (960) e também a Anatólia e Alepo (962). Foi proclamado Imperador Bizantino por suas tropas. Destronou os Co-Imperadores Basílio II e Constantino VIII (963). Seu reinado foi envolvido em diversas guerras. Conquistou a Anatólia (966) e tomou a fortaleza da Síria (968), conquistando também Alepo e a Antioquia (969). Renunciou ao pagamento de tributo aos Califas Fatímidas e foi por estes derrotado (965). Foi derrotado também pelo Sacro Imperador Romano-Germânico Oto I (967). Teve a sua popularidade questionada e sofreu várias revoltas internas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.