segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Idade Clássica - Ano 68


Ano 68

Morte do Imperador Romano Nero e início do governo de Galba

Galba (Lucius Livius Ocella Servius Sulpicius Galba) (3 a.C. - 69) Filho de Sérvio Sulpício Galba e de Mumia Acaica. Tornou-se Cônsul (33) e Governador da Germânia, além de Procônsul da África (45) e Governador da Terraconense (60). Iniciou a rebelião contra o Imperador Romano Nero, vindo a sucedê-lo (68), após proclamação pelo Senado. Perdeu o apoio das Legiões da Germânia que proclamaram o Comandante Vitélio o novo Imperador Romano (69). Faleceu assassinado, dando início ao "Ano dos Quatro Imperadores".

Idade Clássica - Ano 67


Ano 67

Morte do apóstolo Pedro e início do pontificado do Bispo de Roma Lino

Pedro (Simão). (? - c. 67) Foi irmão de André (Santo André). Pescador e um dos discípulos de Jesus, exerceu o episcopado em Antioquia, tornando-se o primeiro Bispo de Roma e consequentemente o primeiro Papa, e um dos fundadores da Igreja Romana. Faleceu em Roma. Sob o seu suposto túmulo foi elevada a Basílica de São Pedro no Vaticano.

Lino. (c.10 - 76) Foi colaborador de São Pedro, recebendo dele a missão de pregar na Gália. Foi expulso da cidade de Vescontio, após repreender os pagãos. Retornou a Roma onde foi nomeado sucessor de Pedro (67) como Bispo de Roma. 

Idade Clássica - Ano 66


Ano 66

O Imperador Romano Nero dá início à perseguição dos Cristãos em Roma

O Imperador Nero ordenou a perseguição aos cristão acusados de terem sido eles os responsáveis pelo incêndio da cidade de Roma no ano 64.

Início da Primeira Rebelião Judáica

Primeira de três grandes rebeliões dos judeus contra o sistema implantado pelo Império Romano. A rebelião que se iniciou das tensões religiosas entre gregos e judeus terminou por atingir os cidadãos romanos. Ao final, foi condita pelo General Romano Tito, que com seu exército sitiou a cidade de Jerusalém. 

São Marcos dá início à pregação do cristianismo

São Marcos. (c.10 a.C. - 68) É conhecido como primeiro autor a escrever sobre a vida de Jesus e também como o fundador da Igreja de Alexandria. 

Morte de São Paulo

Paulo de Tarso. (c.5 - c.67). Recebeu educação rabínica em Jerusalém. Converteu-se ao cristianismo em Damasco (33). Realizou ao menos três viagens missionárias passando por Antioquia, Chipre, Ásia Menor, Galácia e Frísia e iniciou sua pregação na cidade de Roma (c.60). É considerado ao lado de Pedro (São Pedro) um dos fundadores da Igreja Romana, apesar de não ter sido nomeado Bispo. A ele é atribuída 14 epístolas do Novo Testamento. Foi preso diversas vezes em Roma como consequência de suas pregações e faleceu decapitado durante o reinado do Imperador Romano Nero.

Idade Clássica - Ano 65


Ano 65

Primeiras evidências do Budismo na China

A introdução do Budismo Chinês é atribuída tradicionalmente ao Imperador Ming de Han, segundo da Dinastia Han do Leste. Ming de Han teria sonhado com um ser dourado voador o qual foi interpretado por seus conselheiros como sendo a visão do Buda.

Idade Clássica - Ano 64


Ano 64

A cidade de Roma é devastada pelo fogo.

Segundo o historiador Tácito o fogo teria durado por cinco dias havendo ao final destruído por completo quatro dos quatorze distritos da cidade. Diz a lenda que o Imperador Nero tocava sua lira enquanto a cidade ardia em chamas

Idade Clássica - Ano 63

Idade Clássica - Ano 62



Idade Clássica - Ano 61


Ano 61

Os Romanos massacram os Druidas na Ilha da Britânia

Os Romanos invadiram a região do atual País de Gales e apesar de terem lutado contra a invasão os druidas não tiveram a menor chance.

Londres torna-se a principal cidade da Britânia.

Londres substitui a antiga capital Colchester como principal centro comercial da Ilha.

Morte da Rainha dos Celtas Boudica

Boudica (Boudiceia). (? - 61). Rainha dos Icenos e de outras tribos Célticas. Desposou o Rei Prasutagus e liderou levante militar contra as forças romanas que ocupavam a Ilha da Britânia, após a morte do seu marido. Foi vencida pelo General Gaius Suetônio durante a Batalha de Watling Street. Preferiu o suicídio a ser levada para Roma como prisioneira de guerra.


Idade Clássica - Ano 60

Idade Clássica - Ano 59

Idade Clássica - Ano 58

Idade Clássica - Ano 57


Ano 57

Morte do Imperador da China Guang Wudi e início do reinado de Ming de Han

Ming de Han. (? - 73). Segundo Imperador Chinês da Dinastia Han Oriental.

Idade Clássica - Ano 56

Idade Clássica - Ano 55


Ano 55

Morte do Co-Imperador Romano Britânico

Britânico (Iberius Claudius Caesar Britanicus). (41 - 55). Filho do Imperador Romano Cláudio e de Valéria Messalina. Foi irmão adotivo de Nero, futuro imperador Romano.  

Idade Clássica - Ano 54


Ano 54

Morte do Imperador Romano Cláudio e início do governo de Nero

Nero (Nero Claudius Caesar Augustus Germanicus) (37 - 68). Filho de Cneu Domício Enobarbo e Agripina Minor. Foi adotado por seu tio, o Imperador Romano Cláudio (50), tornando-se seu herdeiro e sucessor juntamente com o seu irmão adotivo Britânico. Sucedeu ao Imperador Romano Cláudio (54). Apesar da sua tirania e extravagância, seu governo teve por destaque a área diplomática e comercial. Ordenou a construção de teatros e promoveu jogos atléticos. A ele é atribuída a morte da sua própria genitora, bem como a do seu irmão adotivo Britânico. Enfrentou crise econômica em razão da revolta da Pártia e da escassez de grãos (63). A ele é atribuído o incêndio da cidade de Roma (64). Enfrentou o descontentamento de Senadores (65) dando origem à "Conspiração de Pisão". Enfrentou a Primeira Rebelião Judáica (66). Foi capturado pela Guarda Pretoriana após o Senado ter eleito Galba como novo Imperador e obrigado a suicidar-se. 

Idade Clássica - Ano 53

Idade Clássica - Ano 52

Idade Clássica - Ano 51


Ano 51

Realização dos primeiros Concílios na cidade de Jerusalém

A fim de evitar a propagação de falsos ensinamentos de Jesus, os sucessores dos apóstolos denominados Bispos passaram a realizar concílios, sendo o primeiro deles na cidade de Jerusalém.

Idade Clássica - Ano 50



Ano 50

O exército Romano captura o Chefe dos Bretões Caractacus

Caractacus chegou a procurar abrigo junto à Rainha da tribo dos Brigantes ao Norte da Ilha, todavia foi por ela capturado e entregue ao Imperador Romano Cláudio como prisioneiro militar.

Idade Clássica - Ano 49

Idade Clássica - Ano 48

Idade Clássica - Ano 47


Ano 47

Os Galenses São derrotados pelos Romanos

Os Galenses foram derrotados pelos romanos na Britânia apesar da resistência do seu líder Caradog

Idade Clássica - Ano 46

Idade Clássica - Ano 45

Idade Clássica - Ano 44

Idade Clássica - Ano 43


Ano 43

As tropas romanas invadem a Ilha da Britânia

Após a invasão da Ilha sob o comando do General Romano Aulo Pláucio foi concedido ao Imperador Romano Cláudio o título honorífico de "Britânico". A Ilha já havia sido invadida anteriormente pelos romanos sob o comado de Júlio César (55 a.C). Durante o século seguinte os habitantes da Britânia viveram sem qualquer ameaça romana. Os bretões perderam grande parte do Sudeste da Ilha apesar da resistência dos irmãos Togodumnus e Caractacus

Morte do Rei dos Bretões Togodumnus e início do reinado de Caractacus

Caractacus. (? - c.50). Filho do Rei dos Bretões Cunobelinus. Foi irmão de Togodumnus, futuro Rei dos Bretões. Sucedeu ao seu irmão Togodumnus (43), como Rei dos Bretões na atual Inglaterra. Tornou-se um dos principais líderes da resistência bretã contra os romanos. Foi derrotado pelos romanos durante a Batalha de Medway. Fugiu para o Yorkshire, mas foi capturado pelos romanos e levado a Roma como prisioneiro.

Idade Clássica - Ano 42


Ano 42

Morte do Rei dos Bretões Cunobelinus e início do reinado de Togodumnus

Cunobelinus (Cymbeline). (? - 42). Foi o pai de Togodumnus e de Caractacus, ambos futuros Reis dos Bretões. Foi o Chefe da tribo dos Catuvellani, pertencente ao reino bretão do Sudeste da Ilha da Britânia (Northamptonshire). 

Togodumnus. (? - ?). Filho de Cunobelinus. Foi irmão de Caractacus, futuro Rei dos Bretões. Sucedeu ao seu pai (42) como Rei dos Bretões. Tornou-se líder da resistência da Ilha frente aos romanos. 

Idade Clássica - Ano 41


Ano 41

Morte do Imperador Romano Calígula e início do governo de Cláudio

Cláudio (Tiberius Claudius Caesar Augustus Germanicus). (c. 10.a.C - 54). Filho de Nero Cláudio Druso e Antônia, A Jovem. Foi irmão de Germânico, futuro General Romano. Desposou Messalina (39), com quem gerou Cláudia Otávia, futura Imperatriz Romana. Adotou Nero (50) e tornou-o seu sucessor. Sucedeu ao seu sobrinho, o Imperador Romano Calígula (41), por aclamação da Guarda Pretoriana. Durante o seu governo o Império Romano atravessou período de grande expansão com a anexação da Trácia, da Lícia, da Judéia, da Mauritânia e da Britânia, dentre outros, tornando-se também responsável por inúmeras obras públicas. Ordenou a ida do general Aulo Pláucio à Ilha da Britânia vindo a conquistá-la (44) e a receber, com isso, o título honorífico de "Britânico". Capturou o líder da resistência britânica Caractacus (50). 

Idade Clássica - Ano 40

Idade Clássica - Ano 39


Ano 39

Morte do Governador Romano da Galiléia Herodes Antipas I

Herodes Antipas I. (20 a.C - 39). Filho do Rei cliente de Israel Herodes I, O Grande e de Maltace. Sucedeu ao seu pai (39) na região oriental do Rio Jordão (Galiléia e Peréia). A ele é atribuído a prisão e a morte de João Batista (c.27). 

Idade Clássica - Ano 38

Idade Clássica - Ano 37


Ano 37

Morte do Imperador Romano Tibério e início do governo de Calígula

Calígula (Gaius Iulius Caesar Augustus Germanicus). (12 - 41). Filho do General Romano Germânico e de Agripina. Foi criado num campo militar, de onde adquiriu o epíteto de "Calígula" (pequenas botas). Conviveu na Ilha de Capri, sob os cuidados do Imperador Romano Tibério, vindo a sucedê-lo (37) juntamente com o seu primo Tibério Gemelo. Afastou o seu primo da sucessão. Anexou a Mauritânia e fracassou na conquista da Britânia. A ele é atribuída uma série de escândalos, dentre os quais a de manter relações incestuosas com suas irmãs. Enfrentou grave crise econômica em razão da sua política de generosidade e extravagância, e criou descontentamento entre os Senadores (39) em razão de sua tirania e crueldade.

Idade Clássica - Ano 36

Idade Clássica - Ano 35

Idade Clássica - Ano 34

Idade Clássica - Ano 33