quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Idade Média - Ano 1450


Ano 1450

Batalha de Formigny

Entre os anos de 1449 e 1450 o rei francês Carlos VII tentou reconquistar a Normandia, sob o domínio inglês. Em Formigny os ingleses sob as trincheiras esperaram o choque, que não veio. Os franceses preferiram bombardeá-los com dois pequenos canhões, que dizimaram suas fileiras. Os ingleses se lançaram ao assalto mas a cavalaria do condestável de Richemont atacou pela retaguarda. Foi o fim da Normandia sob o domínio da Inglaterra.

Fim da República Ambrosiana e início do governo de Francesco Sforza em Milão

Francesco Sforza. (1401 - 1466). Filho de Muzio Sforza e de Lucia Marsciano. Desposou Bianca Maria Visconti (1441), com quem gerou Galeazzo Maria Sforza e Ludovico Sforza, futuros Duques de Milão, e Ipólita Maria, futura Rainha consorte de Aragão. Lutou no exército napolitano (1419) e defendeu os Estados Pontifícios (1431), mas perdeu seu feudo em Nápoles para o Rei de Aragão Afonso V (1440). Foi feito Duque de Milão (1452) e tornou-se aliado do Governador de Florença, Cosimo de Médici. 

O Rei da Suécia e Noruega Carlos VIII renuncia ao trono da Noruega

Sem receber o apoio da aristocracia sueca na sua busca pelo poder na Noruega, o rei Carlos VIII fica enfraquecido na sua disputa contra o rei da Dinamarca Cristiano I e é obrigado a renunciar à suas pretensões ao trono norueguês.

Início do reinado do rei da Dinamarca Cristiano I na Noruega




Idade Média - Ano 1449


Ano 1449

Início do reinado do Imperador Bizantino Constantino XI Paleólogo

Constantino XI Paleólogo. (1405 - 1453). Filho do Imperador Bizantino Manuel II Paleólogo e de Helena Dragas. Foi irmão de João VIII Paleólogo, futuro Imperador bizantino. Sucedeu ao seu irmão João VIII Paleólogo (1449) como Imperador bizantino. 

Início do reinado de Carlos VIII na Noruega

O Rei Carlos VIII da Suécia é eleito Rei da Noruega por parte do Conselho Norueguês em oposição a Cristiano I da Dinamarca.


Idade Média - Ano 1448


Ano 1448


Morte do Rei da Suécia, Noruega e Dinamarca Cristóvão III da Baviera

Início do reinado de Carlos VIII na Suécia

Carlos VII (Karl Knutsson). (1408 - 1470). Filho do cavaleiro sueco Knut Tordsson e de Margareta Karlsdotter. Foi membro do Conselho Privado Sueco (1434), Governador Militar da Suécia (1436) e Regente (1438). Sucedeu ao Rei Érico da Pomerânia, durante a Rebelião de Engelbrekt. Foi armado Cavaleiro e Alto Senhor Justiceiro da Suécia (1441) durante o reinado do Rei Cristóvão III da Baviera, a quem sucedeu (1448), no reino da Suécia, em oposição aos co-regentes Bengt Jonsson e Nils Jonsson. Foi eleito Rei da Noruega (1449) pelo Conselho Norueguês, em oposição ao Rei da Dinamarca Cristiano I. Não recebeu apoio da aristocracia sueca e foi forçado a renunciar (1450). Iniciou guerra contra a Dinamarca (1451) e passou sofrer forte oposição da nobreza sueca. Foi deposto do trono sueco após a rebelião liderada pelo Arcebispo Jons Bengtsson e por Eik Axelsson (1457). Recuperou o trono sueco após a deposição do Rei Cristiano I (1464), mas foi novamente vencido pelo Arcebispo Jons Bengtsson levando-o novamente ao exílio (1465). Recuperou o trono pela última vez (1467). 

Início do reinado de Cristiano I na Dinamarca

Cristiano I (Kristian I). (1426 - 1481). Filho do conde de Oldemburgo Teodorico e de Hedvig de Holstein.. Desposou Dorotéia de Brandemburgo (1450), com quem gerou João II, futuro Rei da Dinamarca, Suécia e Noruega; Margarida, futura Rainha consorte da Escócia e Frederico I, futuro Rei da Dinamarca e Noruega. Tornou-se Conde de Oldemburgo e Delmenhorst (1440). Sucedeu ao Rei da Dinamarca, Suécia e Noruega Cristóvão III (1448), no reino da Dinamarca, após ter sido eleito pelo conselho local. Foi nomeado Rei da Noruega em oposição ao Rei da Suécia Carlos VIII, após este ter sido deposto (1450), o que gerou uma guerra civil entre a Suécia e a Dinamarca. Foi coroado Rei da Suécia (1457), após o Rei Carlos VIII ter sido deposto pelos regentes Jons Bengtsson e Erik Axelsson. Tornou-se Duque e Conde de Schleswig e Holstein (1460). Sofreu rebelião do povo sueco (1463), em razão dos constantes aumentos de impostos, o que lhe causou, inclusive, sua deposição e retorno do Rei Carlos VIII ao trono sueco. Tentou pela última vez unificar a Suécia ao seu reino, mas foi derrotado (1471). O seu governo ficou marcado pela forte dependência frente a Liga Hanseática que lhe exigia inúmeros privilégios e concessões na Dinamarca e na Noruega. .


Morte do Imperador Bizantino João VIII Paleólogo




Idade Média - Ano 1447


Ano 1447

Início do reinado de Casimiro IV na Polônia

Casemiro IV (Kazimierz Jagiellonczyk). (1427 - 1492). Filho do Rei da Hungria Ladislau II e de Sophia de Halshany. Foi irmão de Ladislau III, futuro Rei da Polônia e Hungria. Desposou Elisabeth de Habsburgo (1454), com quem gerou Vladislau II, futuro Rei da Boêmia e Hungria; Sigismundo I, João I Alberto e Alexandre, futuros Reis da Polônia. Foi eleito Grão-Duque da Lituânia (1440), após a morte de Sigismund Kestutaitus e contra os anseios da nobreza polonesa. Sucedeu ao seu irmão Ladislau III na Polônia (1447), após um interregno de três anos. Venceu os cavaleiros teutônicos na Guerra dos Treze Anos (1454-1466). Conquistou a Foz do Vístula e garantiu o acesso ao Báltico. 

Morte do Duque de Milão Filippo Maria Visconti e início da República Ambrosiana

República Ambrosiana
Governo Republicano criado em Milão, por um grupo de nobres e juristas da Universidade de Pávia após o vácuo de poder deixado após a morte do duque de Milão Filippo Maria Visconti, em 1447. A República só findaria no ano 1450, quando Francesco Sforza tornar-se-ia o próximo duque de Milão.

Morte do Papa Eugênio IV e início do pontificado de Nicolau V

Nicolau V (Nicolaus Quintus / Tommaso Parentucelli). (1397 - 1455). Sucedeu ao Papa Eugênio IV (1447). Concedeu ao Infante D. Henrique de Avis o monopólio das expedições marítimas. A ele deve-se também a bula "Romanus Pontifex" (1455), que reconheceu aos Reis de Portugal a posse das terras e mares já descobertos ou a descobrir. 


Idade Média - Ano 1445


Ano 1445

O Navegador Português Nuno Tristão chega à Costa da Guiné Bissau, na África

Nuno Tristão. ( ? - 1446). Navegador português, explorador e mercador de escravos na Costa Ocidental Africana. Foi o primeiro a se utilizar da caravela como tipo de embarcação nas expedições marítimas portuguesas. Foi enviado pelo Infante D. Henrique de Avis juntamente com o navegador Antão Gonçalves para explorar a Costa Ocidental da África. Foi o primeiro europeu a ter atingido a Costa da Guiné Bissau (1445-1446), iniciando uma relação comercial e colonial entre Portugal e Guiné Bissau, que se estenderia até 1974.

João de Gutemberg introduz a impressora gráfica na Europa

João de Gutemberg (Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutemberg). (c. 1398 - 1468). Foi o inventor gráfico da prensa móvel (c.1439), dando início à revolução da imprensa na Europa. Seu primeiro livro impresso foi a Bíblia (Bíblia de Gutemberg - 1455). 


Idade Média - Ano 1444


Ano 1444

Dinis Dias descobre o Arquipélago de Cabo Verde

Dinis Dias. (? - ?) Navegador português e escudeiro da Casa dos Avis. Partiu em expedição marítima e descobriu o arquipélago de Cabo Verde em 1444.

Morte do Rei da Hungria e Polônia Ladislau III

O Rei Ladislau III faleceu durante a Batalha de Varna travada contra os turcos otomanos.

Início do reinado do Rei da Boêmia Ladislau V, O Póstumo na Hungria






Idade Média - Ano 1442


Ano 1442

O Rei de Nápoles Renato I de Anjou é deposto pelo Rei de Aragão Afonso V, O Magnâmio

Início do reinado de Cristóvão III da Baviera na Noruega




Idade Média - Ano 1441


Ano 1441

Antão Gonçalves inicia o tráfico negreiro para o Reino de Portugal

Antão Gonçalves. (? - ?) Navegador português, explorador e mercador de escravos africanos. Foi o primeiro europeu a comprar africanos nativos como escravos. Foi Guarda-Roupa e Escrivão da Puridade da Casa de Avis. Foi incumbido pelo Infante D. Henrique de Avis a navegar até o Rio do Ouro no Saara Ocidental de onde trouxe, pela primeira vez, escravos negros para o reino português. Foi também Comendador da Ordem de Cristo da Vila de Tomar e Alcaide-Mor da Vila de Tomar (1473).

A Caravela é utilizada nas expedições africanas portuguesas

Início do reinado de Cristóvão III da Baviera na Suécia

Início dos Co-Regentes da Suécia Bengt Jonsson e Nils Jonsson

Bengt Jonsson. (? - ?) Foi nomeado Vice-Rei e Co-Regente da Suécia pelo Rei Cristóvão III (1441) juntamente com o seu irmão Nils Jonsson e governou a Suécia até o ano de 1448.

Nils Jonsson. (? - ?) Foi nomeado Vice-Rei e Co-Regente da Suécia pelo rei Cristóvão III (1441) juntamente com o seu irmão Bengt Jonsson e governou a Suécia até o ano 1448.

Morte da Rainha de Navarra Branca I e início dos reinados de João II e de Carlos de Viana

João II (Juan II de Aragón y Navarra). (1398 - 1479). Filho do Rei de Aragão e Sicília Fernando I, O Justo e de Leonor de Albuquerque. Foi irmão de Afonso V, futuro Rei de Aragão e Sicília. Desposou Branca I de Navarra (1419), com quem gerou Carlos de Viana, futuro Co-Regente de Navarra; Branca II e Leonor, futuras Rainhas de Navarra. Desposou Doña Juana Enriquez, com quem gerou Fernando II, O Católico, futuro Rei de Aragão, Sicília e Nápoles. Foi também Rei consorte de Navarra (1425). Sucedeu à sua esposa Branca I como Rei único de Navarra (1441), em oposição ao seu filho Carlos IV e à sua filha Branca II (1461). Sucedeu ao seu irmão Afonso V (1458) como Rei de Aragão e Sicília. 

Carlos de Viana (Carlos de Trastámara y Evreux). (1421 - 1461). Filho da Rainha de Navarra Branca I e do Rei de Aragão e Sicília João II. Foi irmão de Branca II e de Leonor, futuras Rainhas de Navarra. Teve por irmão paterno Fernando II, O Católico, futuro Rei de Aragão, Sicília e Nápoles. Foi nomeado Duque de Gândia (1439), Príncipe de Viana e de Girona, além de Duque de Montblanc (1458). Sucedeu à sua genitora no reino de Navarra (1441) em oposição ao seu pai, que era o Rei consorte, irrompendo uma guerra civil vencida pelo Rei João II (1452). 

Idade Média - Ano 1440


Ano 1440

Início do reinado de Ladislau V, O Póstumo na Boêmia

Ladislau V, O Póstumo (Lászió). (1440 - 1457). Filho do Rei da Germânia (Romanos) Alberto II e de Isabel de Luxemburgo. Sucedeu ao seu pai como Rei da Boêmia (1440). Sucedeu também ao Rei da Hungria Ladislau I (Ladislau III da Polônia), no ano 1444. .

Início do reinado de Ladislau I (Ladislau III da Polônia) na Hungria

Fim do governo do Rei da Noruega Érico III Pomerania 

Cristóvão III da Baviera inicia o seu reinado na Dinamarca

Cristóvão III (Christopher III). (1416 - 1448). Filho do Conde Palatino de Neumarkt João e de Catarina da Pomerânia. Sucedeu ao seu tio e Rei da Suécia, Dinamarca e Noruega Érico III Pomerania (1440), no reino da Dinamarca. Foi, a princípio, considerado um "Rei fantoche" do Conselho dinamarquês. Foi eleito Rei da Suécia (1441) mas com oposição do povo sueco. Foi também eleito Rei da Noruega (1442). Enfrentou rebeliões camponesas em Funen e em Jutland. Fez de Copenhague a capital da Dinamarca. 

Idade Média - Ano 1439


Ano 1439

Morte do Rei da Hungria, Boêmia e Rei dos Romanos Alberto II de Habsburgo

Frederico III é eleito Rei dos Romanos

Frederico III Habsburgo (Frederick III). (1415 - 1493). Filho do Duque da Áustria Ernesto I e de Margarida da Pomerânia. Desposou Dona Leonor de Portugal (1452), com quem gerou Maximiliano I, futuro Sacro Imperador Romano-Germânico. Foi nomeado Duque da Carniola e Áustria (1406), Duque da Estíria e Caríntia (1411), Conde de Habsburgo, Tirol, Ferrete, Kyburg, Landgrave da Alta Alsácia e também Arquiduque (1414). Foi educado na corte do seu tio e guardião, o Conde de Tirol Frederico IV. Governou a Estíria com o seu irmão Alberto (1424), e também a Caríntia (1463). Foi eleito Rei dos romanos (Rei da Germânia - 1439), após a morte do Sacro Imperador Romano-Germânico Alberto II. Foi guardião do Conde Sigismundo do Tirol e do Príncipe Ladislau. Foi coroado Sacro Imperador Romano-Germânico em Roma, pelo papa Nicolau V (1452). Opôs-se a coroação do seu filho Maximiliano I, como Rei dos Romanos (1486). Retirou-se para a cidade de Linz, onde passou a se dedicar à botânica e à astronomia.


Idade Média - Ano 1438


Ano 1438

Morte do Rei de Portugal Dom Duarte I e início do reinado de Dom Afonso V, O Africano

Dom Afonso V, O Africano. (1432 - 1481). Filho do Rei de Portugal D. Duarte I e de Leonor de Aragão. Desposou Isabel de Coimbra, com quem gerou João II, futuro Rei de Portugal. Sucedeu ao seu pai (1438), aos seis anos de idade, sob a regência de sua genitora e, posteriormente do seu tio, o Duque de Coimbra D. Pedro. Assumiu o governo de Portugal (1448). Aliou-se ao seu tio o Duque de Bragança D. Afonso I contra o seu tio D. Pedro, derrotando este na Batalha de Alfarrobeira (1448). Concentrou-se na expansão do Norte da África, conquistando diversas regiões, a exemplo de Alcácer, Anafé, Arzila e Tânger, que lhe renderam o cognome de "O Africano". Desposou sua sobrinha Joana de Trastâmara e tornou-se pretendente ao trono do reino de Castela (1475). Invadiu o reino de Castela mas foi vencido pelos castelhanos na Batalha de Toro (1476), sendo obrigado a assinar o Tratado de Alcáçovas-Toledo com os Reis Isabel I e Fernando II de Aragão. Desiludido, passou a sofrer os sintomas de depressão, o que lhe forçou a abdicar em favor do seu filho D. João II, retirando-se para o Convento de Varatojo.

O Rei da Hungria Alberto II de Habsburgo é eleito Rei dos Romanos




Idade Média - Ano 1437


Ano 1437

Morte do Rei da Escócia Jaime I e início do reinado de Jaime II

Jaime II (James II Stewart). (1430 - 1460). Filho do Rei da Escócia Jaime I e de Joana Beaufort. Foi irmão de Margarida da Escócia, futura Rainha consorte da França. Desposou Maria de Gueldres (1449), com quem gerou Jaime III, futuro Rei da Escócia. Sucedeu ao seu pai (1437), aos seis anos de idade, sob a regência do clã dos Douglas, até o ano de 1449, quando viria a assumir o poder. Tornou Edimburgo a capital da Escócia e sobreviveu á luta civil da primeira metade do seu reinado. Consolidou o seu poder real, ao tomar as terras dos Douglas (1455). Tomou propriedades da família Livingston e manteve dúbia paz com o clá dos Douglas. Seu reinado foi marcado por importantes legislações sociais. Atacou postos fronteiriços ingleses (1456 e 1460) e se intrometeu na luta entre as Casas inglesas dos Lancaster e dos Yorks, durante a "Guerra das Duas Rosas". Amante dos canhões, faleceu durante a explosão de um deles.

Morte do Sacro Imperador Romano-Germânico Sigismundo de Luxemburgo

Início do reinado de Alberto II de Habsburgo na Hungria

Alberto II de Habsburgo, O Magnâmio (Albrecht II). (1397 - 1439). Filho do Duque da Áustria Albert IV e de Johanna da Baviera. Desposou Isabel de Luxemburgo (1422), com quem gerou Ladislau V, "O Póstumo", futuro Rei da Boêmia e da Hungria e Elisabeth, futura Rainha consorte da Polônia. Foi nomeado Duque da Áustria (1404). Ajudou o seu sogro, o Sacro Imperador Romano-Germânico Sigismundo de Luxemburgo na luta contra os Hussitas, vindo com isso a ser designado o seu sucessor. Coroado Rei da Hungria (1437), foi também coroado Rei da Boêmia seis meses após, mas foi incapaz de obter a posse do reino envolvendo-se assim em guerras contra os boêmios e seus aliados os poloneses. Foi eleito Rei dos Romanos (1438), mas sem jamais ter sido coroado Sacro Imperador. Engajou-se na defesa da Hungria contra os turcos.


Idade Média - Ano 1436


Ano 1436

Morte do Rei da Suécia Engelbrekt Engelbrektsson

O Rei da Suécia Érico XIII recupera o trono




Idade Média - Ano 1435


Ano 1435

Tratado de Arras

Pelo Tratado de Arras, o rei da França Carlos VI se reconcilia com o Duque da Borgonha Filipe, O Bom.

Morte da Rainha de Nápoles Joana II e início do reinado de Renato I

Renato I de Anjou (René I d´Anjou). (1409 - 1480). Filho do Rei de Nápoles Luis II e de Iolanda de Aragão. Foi irmão de Luis III, futuro Rei de Nápoles e de Maria de Anjou, futura Rainha consorte da França. Desposou Isabel de Lorena (1420), com quem gerou Margarida Anjou, futura Rainha consorte da Inglaterra. Foi nomeado Conde e Senhor de Guise (1417) além de Duque de Bar (1430). Foi nomeado também Duque de Anjou e Conde de Provence e Forcalquier (1434). Sucedeu à Rainha de Nápoles Joana II (1435), tornando-se, também o Rei titular de Jerusalém. Foi capturado por duas vezes pelo Duque de Borgonha Filipe, O Bom, havendo sido libertado (1437) mediante pagamento de resgate. Lutou sem sucesso contra o Rei de Aragão Afonso V (1438 a 1442), para fazer valer os seus direitos sobre o reino de Nápoles. Retornou à França com as finanças esgotadas e detendo tão somente os títulos de Rei de Jerusalém e da Sicília. Apoiou o seu cunhado, o Rei Carlos VII durante a Guerra dos Cem Anos contra a Inglaterra. 


Idade Média - Ano 1434


Ano 1434

O Navegador Português Gil Eanes transpõe o Cano Bojador, na África

Gil Eanes. (? - ?) Escudeiro do Infante D. Henrique de Avis. Foi o primeiro a navegar além do Cabo Bojador (Cabo do Medo) situado na Costa do Saara Ocidental (África). Iniciou a época dos grandes descobrimentos e reforçou a posição de Portugal como uma nação marítima. Partiu em exploração da Costa da Mauritânia (1446) combatendo piratas muçulmanos. 

Cosimo de Médici, O Velho recupera o governo da cidade de Florença

Rebelião de Engelbrekt

Levante ocorrido entre os anos de 1434 e 1436 na Suécia liderado pelo nobre Engelbrekt Engelbrektsson contra a politica de cobrança de impostos do Rei da Suécia Érico XIII, levando a deposição deste.

O Rei da Suécia Érico XIII é deposto por Engelbrekt Engelbrektsson

Engelbrekt Engelbrektsson. (? - 1436). Foi um nobre sueco e líder da Rebelião de Engelbrekt (1434-1436), que depôs o Rei da Suécia Érico XIII (1435), vindo posteriormente a sucedê-lo. 

Morte do Rei da Polônia Ladislau II e início do reinado de Ladislau III

Ladislau III (Ladislau I da Hungria). (1424 - 1444). Filho do Rei da Polônia Ladislau II e de Sophia de Halshany. Foi irmão de Casemiro IV, futuro Rei da Polônia. Sucedeu ao seu pai (1434), aos dez anos de idade, como Rei da Polônia, mas sob a regência de consultores liderados pelo Cardinal Olesnicki. Sucedeu também ao Rei da Hungria Alberto II (1440), passando a se envolver em lutas contra os turcos. .


Idade Média - Ano 1433


Ano 1433

Morte do Rei de Portugal Dom João I e início do reinado de Dom Duarte I, O Eloquente

Dom Duarte I, O Eloquente. (1391 - 1438). Filho do Rei de Portugal D. João I e de Filipa de Lencastre. Foi irmão de D. Henrique de Avis. Desposou Leonor de Aragão, com quem gerou Afonso V, futuro Rei de Portugal; Leonor de Portugal, futura Imperatriz do Sacro Império Romano-Germânico e Joana de Portugal, futura Rainha consorte de Castela. Sucedeu ao seu pai (1433), como Rei de Portugal. Deu continuidade à política de expansão marítima portuguesa no Norte da África. Durante o seu reinado o navegador português Gil Eanes dobraria o Cabo Bojador, no Marrocos. Amante da cultura, escreveu várias obras, o que lhe rendeu o epíteto de "O Eloquente". Foi derrotado na sua campanha contra a cidade de Tânger (1437).

O Governador de Florença Cosimo de Médici, O Velho é expulso da cidade pelos Albizzi

O Rei da Hungria e Germânia Sigismundo de Luxemburgo é eleito Sacro Imperador Romano-Germânico. 




Idade Média - Ano 1432


Ano 1432

Os Portugueses iniciam o povoamento dos Açores


Idade Média - Ano 1431


Ano 1431

O Rei da Inglaterra Henrique VI é coroado Rei da França, em Paris

Morte do Papa Martinho V e início do pontificado de Eugênio IV

Eugênio IV (Eugenius Quatus / Gabriele Condulmer). (1383 - 1447). Sucedeu ao Papa Martinho V (1431). Sofreu pressões para dissolver o Concílio da Basiléia (1431). Fugiu de Roma (1434), após a proclamação da República. Disputou o trono com o Antipapa Félix V e retornou a Roma (1443), com o apoio do Rei de Aragão Afonso V. 

Morte da camponesa e líder militar francesa Joana D´Arc




Idade Média - Ano 1430


Ano 1430

Joana D´Arc é feita prisioneira pelos Borguilhões




Idade Média - Ano 1429


Ano 1429

O Papa Clemente VIII renuncia em favor de Martinho V, pondo fim ao Grande Cisma do Ocidente

A camponesa Joana D´Arc inicia formação de seu exército em apoio ao Rei da França Carlos VII

Joana D´Arc (Jeanne D´Arc). (1412 - 1431). Filha de Jacques d´Arc e de Isabelle Romée. Foi uma Jovem pastora francesa que afirmava ter visões que asseguraria a destinação do trono francês a Carlos VII durante a Guerra dos Cem Anos travada com a Inglaterra. Foi autorizada a pelo Rei francês a montar exército para libertar a cidade de Orleans dos ingleses (1429). Venceu também os ingleses nas Batalhas de Jargeau; Maeung-sur-Loire e Beaugency. Conduziu o Rei da França Carlos VII à sua coroação em Reims (1429). Foi ferida por uma flecha ao tentar libertar a cidade de Paris (1429). Foi capturada pelos borguilhões ao tentar libertar a cidade de Compiège e tornou-se prisioneira dos ingleses (1430). Foi processada sob a presidência do Bispo de Beauvais (1431), sob acusação de heresia e assassinato e condenada à morte na fogueira. É considerada Santa Padroeira da França e heroína da Guerra dos Cem Anos. A revisão do seu processo começou no ano 1456, quando foi considerada inocente pelo papa Calisto III. No ano 1909, a Igreja Católica autorizou a sua beatificação, vindo a ser canonizada pelo papa Bento XV (1920.)

Joana D´Arc liberta a cidade de Orleans ocupada pelos ingleses.

Cosimo de Médici, O Velho dá início ao seu governo na cidade de Florença

Cosimo de Médici, O Velho (Cosimo di Giovanni de Medici,  il Vecchio). (1389 - 1464). Filho de Giovanni di Averardo Detto Bicci de Medicis e de Picardia di Odoardo Bueri. Desposou Contessina di Bardi (1416), com quem gerou Piero di Cosimo, futuro Governador de Florença. Deu continuidade à condução do Banco de Médici fundado por seu pai (1397). Foi acusado pela Família Albizzi de conspirar contra o poder das Corporações em Florença. Foi exilado em Pádua e depois em Veneza (1433). Retornou a Florença (1434) e foi agraciado com o título de "Pater Patriae", expulsando os líderes das facções oligárquicas dos Albizzi e lançando as bases para a consolidação do poder da Família Médici. Rivalizou com Roma e com Veneza aliando-se ao Duque de Milão Francesco Sforza. Homem muito culto e mecenas esteve sempre em companhia de literatos e humanistas, financiando obras de pintores como Fra Angélico e Donatello. Criou bibliotecas, construiu o Palácio Médici e a Basílica de São Lourenço, fundando também a Academia Platônica (1462).   

Idade Média - Ano 1425


Ano 1425
Morte do Imperador Bizantino Manuel II Paleólogo

Morte do Rei de Navarra Carlos III, O Nobre e início do reinado de Branca I

Branca I (Blanca I de Navarra). (c. 1385 - 1441). Filha do Rei de Navarra Carlos III, O Nobre e de Leonor de Castela. Desposou o Rei da Sicília Martim I, O Jovem (1402) e o Duque de Peñafiel e futuro Rei de Aragão e Sicília João II (1420), com quem gerou Carlos de Viana, futuro Rei de Navarra, Branca II e Leonor, futuras Rainhas de Navarra. Sucedeu ao seu pai (1425) como Rainha de Navarra. Reinou de fato sobre a Sicília (1404 e 1405), com o apoio do Conselho Real (1408), quando o seu marido Martim I partiu em expedição militar contra o reino da Sardenha. Foi forçada a abandonar a Sicília (1415), após a morte do seu marido, o Rei Martim I, frustrando totalmente o sonho dos sicilianos de vê-la como símbolo da independência de Aragão..

Morte do Príncipe de Moscou Basílio I e início do governo de Basílio II, O Cego

Basílio II, O Cego (Vasily II Vasiliyevich). (1415 - 1462). Filho do Grão-Príncipe de Moscou Basílio I e de Sofia da Lituânia. Desposou Sofia Paleólogo, com quem gerou Ivan III, futuro Príncipe de Moscou. Sucedeu ao seu pai (1425), aos dez anos de idade, sob a regência de sua genitora. Sofreu ameaças de ser destronado por seu tio Iuri Dmitrievich e pelos filhos deste gerando a maior guerra civil da história da Rússia Medieval. Foi feito prisioneiro por seu tio (1433) e teve o seu poder limitado à cidade de Kolomna de onde se fortaleceu e passou a conspirar contra Iuri Dmitrievich, forçando-o a abdicar. Continuou a luta pelo poder contra o seu primo Basílio, O Vesgo, que havia assumira o trono (1434), vindo a derrotá-lo com a ajuda do irmão daquele Demétrio Chemyaka. Seu reinado assistiu ao colapso da Horda Dourada e a sua fragmentação em pequenos Canatos. Sofreu sítio do Khan Olug Moxammat (1439) e foi feito prisioneiro. Foi libertado posteriormente mediante o pagamento de resgate. Foi cegado e exilado ao retornar a Moscou por ordem do seu primo Demetrio que assumira o governo quando do seu cárcere. Retornou novamente a Moscou (1450) e venceu a Demétrio, reassumindo o governo. Basílio II eliminou a maior parte dos privilégios alheios a Moscou com objetivo de assegurar sua autoridade, forçando os governos republicanos de Novgorod, Pskov e Vyatka a reconhecerem a sua soberania na região. 

Morte do Governador da Escócia Murdoch Stewart




Idade Média - Ano 1424


Ano 1424

O Rei Jaime I retorna à Escócia e é reconduzido ao trono




Idade Média - Ano 1423


Ano 1423

Morte do Papa de Avinhão Bento XIII e início do pontificado de Clemente VIII

Clemente VIII (Gil Sanches Munhoz y Carbon). (c. 1369 - ?). Sucedeu ao Antipapa Bento XIII (1423), sendo o último da linha de Avinhão, oriundo do Grande Cisma do Ocidente. Abdicou em favor do Papa Martinho V (1429), pondo fim ao cisma na Igreja Católica.

idade Média - Ano 1420


Ano 1420

Tratado de Troyes

Assinado entre os Reis Henrique V da Inglaterra e Carlos VI da França, após a vitória do Rei inglês em Azincourt e do levantamento do cerco a cidade de Paris. As negociações visavam por fim ao conflito entre os dois reinos que durava desde o ano 1337. O tratado deserdava o Delfim Carlos VII da sucessão ao trono francês e nomeava o próprio Henrique V ou os seus descendentes. Em contrapartida o Rei Carlos VI poderia manter a sua dignidade real até a sua morte. Para firmar esse acordo, foi também negociado o casamento do Rei inglês Henrique V com a Princesa francesa Catarina de Valois. Todavia, com a morte do Rei francês Carlos VI, o Delfim repudiou o tratado de declarou-se Rei em oposição a Henrique VI da Inglaterra, renovando as hostilidades da Guerra dos Cem Anos. 

Morte do Papa João XXIII

Morte do Governador da Escócia Roberto Stewart e início do governo de Murdoch Stewart

Murdoch Stewart. (1362 - 1425). Filho do Duque de Albany Roberto Stewart. Sucedeu ao seu pai (1420), como Governador da Escócia, durante a ausência do Rei Jaime I. Foi feito prisioneiro pelos ingleses (1406 - 1425).


Idade Média - Ano 1419


Ano 1419

Luis III de Anjou é investido como Rei de Nápoles pelo Papa Martinho V

Luis III de Anjou (Louis III Anjou). (1403 - 1434). Filho do Co-Regente de Nápoles Luis II de Anjou e de Iolanda de Aragão. Foi irmão de Maria de Anjou, futura Rainha consorte da França e de Renato I de Anjou, futuro Rei de Nápoles, Jerusalém e Aragão. Foi ´preterido à sucessão do trono de Aragão após a morte do Rei Martim I, O Jovem (1409) e do sucessor deste Martim, O Humano (1410). Foi investido no trono de Nápoles (1419) pelo Papa Martinho V, em oposição à Rainha Joana II que havia adotado Afonso V de Aragão como seu herdeiro. Desembarcou em Campânia (1420) e cercou a cidade de Nápoles, mas foi derrotado por Afonso V que posteriormente lhe adotaria como seu sucessor e outorgando-lhe o título de Duque da Calábria.

Morte do Rei da Boêmia Venceslau IV




Idade Média - Ano 1418


Ano 1418

Os Portugueses iniciam a ocupação do Arquipélago da Madeira, no Oceano Atlântico


Idade Média - Ano 1417


Ano 1417

O Infante D. Henrique de Avis dá início às explorações marítimas portuguesas no Algarve

D. Henrique de Avis. (1394 - 1460). Filho do Rei de Portugal D. João I e de Dona Filipa de Lencastre. Convenceu o seu pai a financiar a conquista de Ceuta, localizada na Costa Africana (1415), o que lhe rendeu os títulos de Cavaleiro, Senhor de Covilhã e Duque de Vireu. Foi Governador de Ceuta (1416), e o fundador da Escola de Sagres (1417). Comandou a oposição ao cerco de Ceuta pelo Rei de Fez e Granada (1418). Foi também nomeado Grão-Mestre da Ordem de Cristo (1420). Seus navegadores descobririam as primeiras ilhas dos Açores (1427) e transporiam o Cabo Bojador, na costa africana (1434), dando início à era das grandes navegações e reforçando Portugal como um reino marítimo. 

Morte do Papa Gregório XII e início do pontificado de Martinho V

Martinho V (Martinus Quintus / Oddone Colonna). (1468 - 1431). Foi o Papa com o qual terminou a Grande Cisma do Ocidente. Foi eleito (1417) e sucedeu ao Papa Gregório XII, fixando a sede do papado em Roma (1420).

Morte do Co-Regente de Nápoles Luis II de Anjou



Idade Media - Ano 1416


Ano 1416

Morte do Rei de Aragão e Sicília Fernando I, O Justo e início do reinado de Afonso V, O Magnâmio

Afonso V, O Magnâmio (Alfonso V de Aragón, el Magnánimo). (1396 - 1458). Filho do Rei de Aragão e Sicília Fernando I, O Justo e de Leonor de Aragão. Foi irmão de João II, futuro Rei de Aragão, Sicília a Navarra. Desposou Maria de Castela (1415), com quem gerou Fernando I, futuro Rei de Nápoles. Sucedeu ao seu pai (1416) no reino de Aragão. Deixou o governo aragonês sob os cuidados de sua esposa e do seu irmão João II, partindo para Nápoles para apoiar militarmente a Rainha Joana II contra Luis III de Anjou. Venceu Luis III de Anjou (1421) e foi adotado pela Rainha Joana II como seu herdeiro. Tornou-se Rei de Nápoles (1442). Legou o reino de Nápoles ao seu filho Fernando I e deixou os reinos de Aragão e Sicília com o seu irmão João II de Navarra. 

João VIII Paleólogo é elevado a Co-Imperador Bizantino

João VIII Paleólogo. (1392 - 1448). Filho do Imperador bizantino Manuel II Paleólogo e de Helena Dragas. Foi irmão de Constantino XI Paleólogo, futuro Imperador bizantino. Foi associado ao trono por seu pai (1416). Tornou-se Imperador bizantino (1425). Comandou a defesa da cidade de Constantinopla (1422), durante o cerco imposto pelo Sultão Murad II, vindo todavia, a perder a Tessalônica para os otomanos (1430). Aceitou a união das igrejas católica romana e ortodoxa em troca do apoio contra os turcos. Designou o seu irmão Constantino XI como seu sucessor.