domingo, 15 de junho de 2014

Idade Média - Ano 491


Ano 491

Morte do Imperador Bizantino Zenão I e início do governo de Anastácio I

Anastácio I (Flavius Anastasius). (c.430 - 518). Filho de Pompeu e de Anastacia Constantina. Foi Oficial do Palácio de Constantinopla durante o governo do Imperador Bizantino Zenão I, a quem sucedeu (491), por indicação da Imperatriz Bizantina Ariadne, sua futura esposa. Seu governo foi marcado por guerras internas e externas, a exemplo da guerra contra a Isáuria (492 e 497) e a guerra contra os persas (502 e 505). Celebrou a paz com os persas (506). Faleceu sem deixar descendentes.


Idade Média - Ano 490


Ano 490

O Rei dos Ostrogodos Teodorico, O Grande derrota o Rei dos Hérulos Odoacro no Rio Adda.



Idade Média - Ano 489


Ano 489

O Rei dos Ostrogodos Teodorico, O Grande derrota o Rei dos Hérulos Odoacro em Verona



Idade Média - Ano 488


Ano 488

O Rei dos Ostrogodos Teodorico, O Grande derrota o Rei dos Hérulos Odoacro na Aquiléia

O Imperador Bizantino Zenão I inicia o processo de reconquista da Itália




Idade Média - Ano 486


Ano 486

O Rei dos Francos Clóvis I derrota o oficial romano Siagrio e apropria-se da região de Soissons

Siagrio. (c.430 - 487). Filho do Oficial Militar Romano Egídio. Foi considerado o último Oficial Romano na Gália. Foi derrotado pelo Rei dos Francos Clóvis I, durante a Batalha de Soissons (486). Foi capturado pelo Rei dos Visigodos Alarico II e entregue ao Rei Clóvis I, que o executou.

Morte do Co-Regente dos Burgúndios Godomar 




Idade Média - Ano 481


Ano 481

Morte do Rei dos Francos Salianos Childerico I e início do reinado de Clóvis I

Clóvis I (Chlodowig). (c.466 - 511). Filho do Rei dos Francos Salianos Childerico I e de Basina Andovera. Foi irmão de Audofleda, futura Rainha consorte dos Ostrogodos. Desposou a Princesa Burgúndia Clotilde (492), com quem gerou Clodomiro, Childeberto e Clotário, futuros Reis dos Francos, em Orleans, Paris e Soissons, respectivamente, bem como Clotilde, futura Rainha consorte dos Visigodos. Manteve relacionamento extraconjugal com a Princesa Ripuária Evochilde, com quem gerou Teodorico I, futuro Rei dos Francos na Austrásia. Sucedeu ao seu pai (481), dando início à Dinastia Merovíngia. Derrotou Afranio Siagro, o último Oficial Romano na Gália (486). Ampliou seu domínio em torno de Soissons. Aliou-se aos Ostrogodos através do casamento de sua irmã com o Rei Teodorico, O Grande. Estendeu seu poder até o Loire e o Saône. Manteve contato com o Rei dos Visigodos Alarico e com o Rei dos Burgúndios Gundebaldo. Derrotou os alamanos durante a Batalha de Tolbiac. Converteu-se ao catolicismo (496), tornando-se o primeiro Rei a ser batizado cristão. Lutou contra os burgúndios durante a Batalha de Dijon (500). Venceu os visigodos de Tolouse durante a Batalha de Vouillé (507). Adicionou a Aquitânia ao seu reino. Fez de Paris a sua capital e convocou o Sínodo de Orleans (511), com o objetivo de reformar a Igreja. Clóvis I foi o primeiro Rei dos Francos a unir todas as tribos sob um único governante, assegurando que o seu reinado fosse passado tão somente para os seus herdeiros. Com a sua morte, o reino franco foi dividido entre os seus quatro filhos criando novas unidades políticas em Reims, Orleans, Paris e Soissons mas inaugurando, também, um período de desunião que duraria até o fim da Dinastia Merovíngia (751)..


Idade Média - Ano 480


Ano 480

Fim do Império Gupta na Índia

O Rei dos Hérulos Odoacro anexa a antiga província romana da Dalmácia

Morte do Co-Regente dos Burgúndios Chilperico I




Idade Média - Ano 479


Ano 479

Início da Dinastia Qi do Sul na China


Idade Média - Ano 477


Ano 477

O Rei dos Hérulos Odoacro derrota os Vândalos na Sicília, conquistando a Ilha.

O Budismo torna-se a religião oficial da China

Fim da Dinastia Liu Song na China

Morte do Rei dos Vândalos e dos Alanos Genserico e início do reinado de Hunerico

Hunerico (Huneric). (c.430 - 484). Filho do Rei dos Vândalos e dos Alanos Genserico, a quem sucedeu (477). Assassinou dois dos irmãos do Rei Genserico bem como as esposas destes e respectivos filhos. Desposou a Princesa Visigoda, filha do Rei Teodorico I. Desposou também a Princesa Bizantina Eudócia, com quem gerou Hilderico, futuro Rei dos Vândalos. Ariano, mostrou-se tolerante com os cristãos ortodoxos. Conseguiu manter o controle sobre as Ilhas do Mediterrâneo Ocidental, fortalecendo a sua armada. 




Idade Média - Ano 476


Ano 476

O Rei dos Hérulos Odoacro captura o General Romano Flávio Orestes em Piecenza

O Rei dos Hérulos Odoacro depõe o Imperador Romano do Ocidente Romulo Augusto pondo fim ao Império Romano no Ocidente.

A queda de Roma não teria ocorrido com a simples deposição do Imperador Romulo Augusto pelo hérulo Odoacro. Foi, antes, um processo que durou centenas de anos e que causou a degradação lenta e contínua da parte ocidental do Império. A metade oriental mais rica, mais populosa e menos castigada pelas guerras civis e menos exposta às invasões bárbaras sobreviveu como Império Bizantino, até a metade do século XV. 

Morte do General Romano Flávio Orestes




Idade Média - Ano 484


Ano 484

Morte do Rei dos Vândalos Hunerico e início do reinado de Guntamundo

Guntamundo (Gunthamund). (c.450 - 496). Filho de Gento. Foi irmão de Trasamundo, futuro Rei dos Vândalos. Sucedeu ao seu tio, o Rei dos Vândalos Hunerico (484). Durante o seu reinado teve que lidar com as incursões berberes. Ariano, cessou as perseguições aos católicos. 

Morte do Rei dos Visigodos Eurico e início do reinado de Alarico II

Alarico (Alareiks II). (? - 507). Filho do Rei dos Visigodos Eurico e de Ragnagilda. Foi o pai de Gesaleico, futuro Rei dos Visigodos e de Eustere, futura Rainha consorte dos Francos. Desposou Areaagni, com quem gerou Amalarico, futuro Rei dos Visigodos e dos Ostrogodos. Sucedeu ao seu pai (484), como Rei dos Visigodos. Elaborou o "Breviário de Alarico" (506), um código de leis para seus súditos romanos. Negou refúgio ao Oficial Romano Siagro, e permitiu que este fosse derrotado pelo Rei dos Francos Clóvis I, durante a Batalha de Soissons (486). Foi vencido pelo Rei dos Francos Clóvis I, durante a Batalha de Vouillé (507), pondo fim ao seu reino em Tolouse.


Idade Média - Ano 483


Ano 483

Morte do Papa Simplício e início do pontificado de Félix III

Félix III (Felix Tertius). (c.440 - 492). Sucedeu ao Papa Simplício (483), eleito por indicação do Rei dos Hérulos Odoacro. Tratou de estabelecer a paz no oriente e empenhou-se na luta para purificar a doutrina cristã da heresia do monofisismo. Causou o chamado "Cisma Acaciano" ao excomungar o Patriarca de Constantinopla Acácio e ao iniciar as desavenças que ocasionaria o cisma da Igreja Oriental. 


Idade Média - Ano 482



Ano 482

O Imperador Bizantino Zenão I promulga o Henotikon

O Henotikon foi um Édito decretado no ano 482 pelo Imperador Bizantino Zenão I. Assinado por todos os Bispos orientais é um documento que tenta resolver a controvérsia monofista.