domingo, 13 de julho de 2014

Idade Média - Ano 682


Ano 682

Início do pontificado do Papa Leão II

Leão II (Leo Secundus). (611 - 682). Sucedeu ao Papa Agatão (682). Durante o seu pontificado estabeleceu-se a dependência da Santa Sé de Ravena da de Roma. Aprovou os atos do Terceiro Concílio de Constantinopla sobre a condenação do monotelismo. 

Idade Média - Ano 681


Ano 681

O Imperador Bizantino Constantino IV é forçado a reconhecer a constituição do estado Búlgaro na Mésia

Além de reconhecer a constituição do Estado Búlgaro, o Imperador Constantino IV é obrigado a pagar tributo para evitar mais incursões na Trácia bizantina.

Justiniano II é elevado a Co-Imperador Bizantino

Justiniano II. (669 - 711). Filho do Imperador Bizantino Constantino IV e de Anastasia. Desposou Eudóxia, com quem gerou Anastasia, futura Imperatriz Búlgara. Desposou também Teodora da Cazária, com quem gerou Tibério, futuro Co-Imperador Bizantino. Foi elevado a Co-Imperador Bizantino por seu pai (681). Tornou-se Imperador único (685), o último da Dinastia Heracliana.  Venceu os árabes na Armênia e recuperou o controle sobre a ilha de Chipre. Reconquistou os territórios nos Bálcãs junto aos eslavos. Derrotou os búlgaros na Macedônia, tomando a Tessalônica (688). Perdeu a Armênia para os árabes (694). Ordenou a prisão do Papa Sérgio I. Foi deposto pelo General Bizantino Leôncio (695), e exilado na Criméia (695). Regressou a Constantinopla e recuperou o trono (705), com o apoio dos búlgaros. Ordenou a execução do usurpador Leôncio e também de Tibério. Invadiu a Bulgária (708). Foi derrotado pelos árabes (709). Foi destronado pelo General Bardanes (Filípico) (711). 

Morte do Papa Agatão




idade Média - Ano 680


Ano 680

O Imperador Bizantino Constantino IV convoca o Terceiro Concílio de Constantinopla

Durante o Concílio de Constantinopla reafirmaram-se as doutrinas ortodoxas do Concílio da Calcedônia, resolvendo-se a questão do monoteísmo conveniente à paz interna do império.

Pepino de Herstal assume o cargo de Mordomo do Palácio do Reino Franco da Austrásia

Pepino de Herstal (Pépin de Herstal). (c. 645 - 714). Neto de Pepino de Landen (Pepino I, O Velho). Desposou Plectude, com quem gerou Drogo, futuro Prefeito do Palácio da Borgonha e Grimoaldo II, futuro Prefeito do Palácio da Nêustria. Manteve relacionamento com Alpaide, com quem gerou Carlos Martel, futuro Prefeito dos Palácios do reino franco. Assumiu o cargo de Mordomo do Palácio do reino franco da Austrásia (680), da Nêustria e Borgonha (687). Combateu o Prefeito da Nêustria Ebroin. Lutou contra o Rei dos Francos Teodorico III, derrotando-o na Batalha de Tertry (687). 

Os Búlgaros comandados pelo Imperador Asparukh vencem os Bizantino na Batalha de Ongala.

O Rei dos Visigodos Vamba é deposto por Ervígio

Ervígio. (? - 687) Depôs e sucedeu ao Rei dos Visigodos Vamba (687). Seu reinado ficou conhecido pela perseguição aos judeus. .

Morte do Califa Omíada Muawiya I e início do califado de Yazid I

Yazid I. (645 - 683)  Filho do Califa Omíada Muawiya I, a quem sucedeu (680). Sofreu oposição das províncias muçulmanas governadas por Abd Allah ibn al-Zubayr. 


Idade Média - Ano 679


Ano 679

Morte do Rei da Deira Aelfwine

Morte do Rei dos Francos na Austrásia Dagoberto II e início do reinado de Teodorico III

Com a morte do Rei Dagoberto II. Teodorico III torna-se o Rei de todos os francos. 


Idade Média - Ano 678


Ano 678

Batalha de Silaeum

Os bizantinos empregariam o fogo grego pela primeira vez na história para destruir a frota árabe que sitiava a cidade de Constantinopla. Os árabes se retiraram e foram posteriormente derrotados em terra, na Lícia. O Califa Omíada aceitaria como condição de paz abandonar as ilhas do Mar Egeu recentemente conquistadas e a pagar tributo anual ao Imperador Bizantino Constantino IV.

Início do reinado do Co-Regente dos Lombardos Cuniberto

Cuniberto (Cuniperto). (? - 700). Filho do Rei dos Lombardos Bertário. Foi o pai de Liutberto, futuro Rei dos Lombardos. Tornou-se Co-Regente dos Lombardos (678), e Rei único (688). Foi deposto por Alagísio que o isolou na Ilha de Como. Recuperou o poder (689) com a ajuda dos Piamonteses. Enfrentou inúmeras insurreições incluindo a do Duque de Friuli Ausfrido. Foi o primeiro monarca lombardo a cunhar moedas com a sua imagem

Morte do Papa Dono e início do pontificado de Agatão.

Agatão (Agatho). (c.620 - 681). Sucedeu ao Papa Dono (678). Condenou o monotelismo e opôs-se aos abusos imperiais. É o autor do juramento papal e o seu pontificado ficou marcado pelo fim da polêmica com o Imperador Bizantino sobre o monotelismo. 


Idade Média - Ano 677


Ano 677

Novo cerco Árabe à cidade de Constantinopla.


Idade Média - Ano 676


Ano 676

Morte do Rei de Wessex Aescwine e início do reinado de Centwine

Centwine. (? - 688) Supostamente filho do Rei de Wessex Cynegils. Foi irmão de Cwichelm e de Cenwalh, este futuro Rei de Wessex. Sucedeu ao Rei de Wessex Aescwine (676). Venceu ao menos três batalhas contra a Cornualha. Abdicou ao trono (685) para seguir uma vida monástica. 

Morte do Papa Adeodato II e início do pontificado de Dono

Dono (Donus). (? - 678) Sucedeu ao Papa Adeodato II (676), interrompendo o cisma de Ravena. Ficou conhecido como um construtor e reparador de igrejas. 

Morte do Rei dos Francos na Austrásia Clóvis III e início do reinado de Dagoberto II

Dagoberto II (Dagobert II). (c. 650 - 679) Filho do Rei dos Francos Sigeberto III e de Chimnechilde. Teve por irmão adotivo Childeberto III, O Adotado, futuro Rei dos Francos. Foi afastado da sucessão pelo Prefeito do Palácio Grimoaldo, O Velho, que fez do seu filho Childeberto III o novo Rei. Foi enviado a um monastério na Irlanda (c.676). Retornou à Austrásia para suceder ao Rei dos Francos Clóvis III. Faleceu sem deixar descendentes masculinos. 


Idade Média - Ano 675


Ano 675

Morte do Rei da Mércia Wulfhere e início do reinado de Aethelred

Aethelred. (? - ?) Filho do Rei da Mércia Penda e de Cynewise. Foi irmão de Penda e de Wulfhere, futuros Reis da Mércia e de Cyneburh, futura Rainha da Deira. Desposou a Princesa da Nortumbria Osthryth, com quem gerou Ceolred e Ceolwald. Sucedeu ao seu irmão Wulfhere (675). Invadiu o reino de Kent (676) e destruiu a cidade de Rochester. Derrotou o seu cunhado, o Rei da Nortumbria Ecgfrith durante a Batalha de Trent (679). Ficou conhecido por sua piedade e religiosidade. Doou inúmeras terras para a igreja e abdicou em favor do seu filho Ceolred (704).

Morte do Rei dos Francos Childerico II

Início do reinado do Rei dos Francos na Austrásia Clóvis III

Clóvis III. (? - 676) Sucedeu ao Rei dos Francos Childerico II na Austrásia (675) com apoio da nobreza local em oposição a Dagoberto II. 

Teodorico III retoma o seu governo na Borgonha e na Nêustria




Idade Média - Ano 674


Ano 674

Morte da Rainha de Wessex Seaxburh e início do reinado de Aescwine

Aescwine. (? - 676). Filho de Cenfus. Sucedeu a Rainha de Wessex Seaxburh (674). Derrotou a invasão ao reino de Wessex liderada pelo Rei da Mércia Wulfhere. 




Idade Média - Ano 673



Ano 673

Fim do reinado do Rei de Kent Ecberht I e início do reinado de Hlothhere

Hlothhere. (? - 685) Filho do rei de Kent Eorcenberht e de Seaxburh. Foi irmão de Ecberth I, futuro Rei de Kent, a quem sucedeu (673). Durante o seu governo o reino de Kent foi devastado pelos mercianos (676). Dividiu o governo de Kent com o seu sobrinho Eadric (685), quando veio a falecer. 

Morte do Rei dos Francos na Borgonha/Nêustria Clotário III e início do reinado de Teodorico III

Teodorico III (Thierry III). (c. 652 - 691). Filho do Rei dos Francos na Borgonha e na Nêustria Clóvis II e de sua esposa Batilde. Foi irmão de Clotário III e de Childerico II, futuros Reis dos Francos. Desposou Clotilde de Herstal (675) com quem gerou Clóvis IV, Childeberto III e Clotário IV, futuros Reis dos Francos. Sucedeu ao seu irmão Clotário III, na Nêustria e na Borgonha (673). Foi deposto por seu irmão Childerico II. É descrito como um dos "Roi Fainéart" (Rei Fantoche) do Prefeito do Palácio da Nêustria Ebroin. Recuperou o trono da Nêustria e da Borgonha (675), após a morte do seu irmão Childerico II. Tornou-se Rei de todos os Francos (679), após suceder o Rei da Austrásia Dagoberto II. Celebrou a Paz com o Prefeito do Palácio da Austrásia Pepino de Herstal (681). Foi derrotado por Pepino de Herstal, durante a Batalha de Tertry (678).  

O Rei dos Francos na Austrásia Childerico II expulsa o seu irmão Teodorico II da Nêustria e Borgonha

Ao expulsar o seu irmão da região da Borgonha, Childerico II tornar-se Rei de todos os Francos.