domingo, 1 de junho de 2014

Idade Média - Ano 481



Ano 481

Morte do Rei dos Francos Salianos Childerico I e início do reinado de Clóvis I

Childerico I. Ver Ano 458. Clóvis I (Clodoveu I) Nasceu em Tournai, aproximadamente no ano 466. Filho do rei dos francos salianos Childerico I e de sua esposa Basina Andovera. Irmão de Audofleda, futura rainha consorte dos ostrogodos. Sucedeu ao pai em 481. Derrotou Afranio Siagrio, último oficial romano na Gália ampliando seu domínio em torno de Soissons. Aliou-se aos ostrogodos através do casamento de sua irmã com o rei Teodorico, O Grande. Desposou a princesa burgúndia Clotilde no ano 492 com quem gerou Clodomiro, futuro rei dos francos em Orleans, Childeberto, futuro rei dos francos em Paris e Clotário, futuro rei dos francos, em Soissons e Clotilde, futura rainha consorte dos visigodos. Manteve relacionamento extraconjugal com a princesa ripuária Evochilde, com quem gerou Teodorico I, futuro rei dos francos na Austrásia. Estendeu seu poder até o Loire e o Saône. Manteve contato com o rei dos visigodos Alarico e com o rei dos burgúndios Gundebaldo. Derrotou os alamanos na Batalha de Tolbiac. Converteu-se ao cristianismo no ano 496, tornando-se o primeiro rei a ser batizado cristão. Lutou contra os burgúndios na Batalha de Dijon no ano 500. Venceu os visigodos de Tolouse, em Vouillé em 507 adicionando a Aquitânia ao seu reino. Tornou Paris a capital do seu reino. Convocou o Sínodo de Orleans no ano 511 com objetivo de reformar a Igreja. Faleceu no ano 511, vindo a ser sepultado na Basílica de Saint Denis. Com a sua morte, o reino dos francos foi dividido entre os seus quarto filhos.


Idade Média - Ano 480


Ano 480

Fim do Império Gupta na India

O Rei dos Hérulos Odoacro anexa a antiga Província romana da Dalmácia

Odoacro. Ver Ano 469

Início do reinado do Rei dos Burgúndios Gundemaro II em Vienne

Gundemaro II. Filho do rei dos bugúndios Gondioc. Irmão de Gondebad, futuro rei dos burgúndios em Lyon, de Chilperico II, futuro rei dos burgúndios em Valência e de Godegisil, futuro rei dos burgúndios em Genebra. Sucedeu ao tio e rei dos Burgúndios Chilperico I, em 480 na cidade de Vienne. Faleceu assassinado no ano 486.

Início do reinado do Rei dos Burgúndios Gondebad em Lyon

Gondebad. Filho do rei dos burgúndios Gondioc. Irmão de Gundemaro II, futuro rei dos burgúndios em Vienne; de Chilperico II, futuro rei dos burgúndios em Valência e de Godegisil, futuro rei dos burgúndios em Genebra. Desposou Caretène, com quem gerou Sigismundo e Godomar, futuros reis dos burgúndios. Mestre militar do imperador romano do ocidente Glicério, sucedendo ao tio Ricimero, em 472. Sucedeu ao tio e rei dos burgúndios Chilperico I, em 480, na cidade de Lyon. Lutou contra seus irmãos para recuperar todo o território burgúndio. Assassinou o irmão Gundemaro II no ano 486 e o irmão Chilperico II, no ano 488 incorporando suas possessões. Enfrentou o rei dos Francos Clóvis I, na Batalha de Dijon, no ano 500 vindo por ele a ser derrotado. Rei único em 501, após a morte do seu irmão Godesigil. Celebrou a paz com os francos. Converteu-se ao cristianismo. Faleceu no ano 516.

Início do reinado do Rei dos Burgúndios Chilperico II em Valence

Chilperico II. Filho do rei dos burgúndios Gondioc. Irmão de Gundemaro, futuro rei dos burgúndios em Vienne; irmão de Gondebad, futuro rei dos burgúndios em Lyon; irmão de Godegisil, futuro rei dos burgúndios em Genebra. Sucedeu ao tio e rei dos burgúndios Chilperico I, em 480, na cidade de Valence. Faleceu assassinado, no ano 493.

Início do reinado do Rei dos Burgúndios Godegisil em Genebra

Godegisil. Filho do rei dos burgúndios Gondioc. Irmão de Gundemaro, futuro rei dos burgúndios em Vienne; irmão de Gondebad, futuro rei dos burgúndios em Lyon; irmão de Chilperico II, futuro rei dos burgúndios em Valence. Sucedeu ao tio e rei dos burgúndios Chilperico I, em 480, na cidade de Genebra. Faleceu no ano 501.

Morte do Rei dos Burgúndios Chilperico I

Chilperico I. Ver Ano 473


Idade Média - Ano 479



Ano 479

Início da Dinastia Qi do Sul na China



Idade Média - Ano 478



Ano 478





Idade Média - Ano 477



Ano 477

O Rei dos Hérulos Odoacro derrota os Vândalos na Sicília conquistando a Ilha.

Odoacro. Ver Ano 469

O Budismo torna-se a religião oficial da China

Fim da Dinastia Liu Song na China

Morte do Rei dos Vândalos e dos Alanos Genserico e início do reinado de Hunerico

Genserico. Ver Ano 428. Hunerico, Nasceu aproximadamente no ano 430. Filho do rei dos vândalos e alanos Genserico, a quem sucedeu no ano 477. Desposou uma das filhas do rei visigodo Teodorico I, no ano 451. Desposou a Eudócia, no ano 455, com quem gerou Hilderico, futuro rei dos vândalos. Ariano, mostrou-se tolerante com os cristãos ortodoxos. Conseguiu manter o controle vândalo sobre as ilhas do Mediterrâneo Ocidental. Faleceu no ano 484 vitimado pela peste. 


Idade Média - Ano 476



Ano 476


A Idade Média foi o período intermédio numa divisão esquemática da História da Europa, convencionada pelos historiadores em quatro eras: Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.



O Rei dos Hérulos Odoacro captura o General Romano Flávio Orestes na cidade de Piecenza.

Odoacro. Ver Ano 469 / Flávio Orestes. Ver Ano 475


O Rei dos Hérulos Odoacro depõe o Imperador Romano do Ocidente Rômulo Augusto

Odoacro. Ver Ano 469. Rômulo Augusto. Ver Ano 475.

A queda de Roma não teria ocorrido com a simples deposição do Imperador Rômulo Augusto por Odoacro. Foi, antes, um processo que durou centenas de anos e que causou degradação lenta e contínua da parte ocidental do império. A metade oriental, mais rica, mais populosa e menos castigada pelas guerras civis e menos exposta às invasões bárbaras sobreviveu como império bizantino, até a metade do século XV.

Morte do General Romano Flávio Orestes

Flávio Orestes. Ver Ano 475.