quinta-feira, 26 de junho de 2014

Idade Média - Ano 630


Ano 630

O Imperador Bizantino Heráclio faz do grego o idioma oficial do Império.

O Imperador Bizantino Heráclio derrota dos Persas

Com a vitória sobre os persas, o Imperador Bizantino Heráclio recupera a relíquia da Verdadeira Cruz, roubada da cidade de Jerusalém no ano 614.

Maomé invade a cidade de Meca

Com cerca de dez mil seguidores Maomé é admitido no templo sagrado denominado Caaba e a veneração da pedra negra foi a úncia concessão que ele fez às antigas crenças dos árabes. Todos os demais ídolos pagãos foram destruídos. As tribos da Arábia estavam agora unidas sob Maomé e sujeitas à disciplina do islamismo.


Idade Média - Ano 629


Ano 629

Morte do Rei da Ânglia Oriental Ricberht e início do reinado de Sigeberht e de Ecgric

Sigeberht. (? - 634) Supostamente filho do Rei da Ânglia Oriental Readwald  e, consequentemente, irmão de Eorpwald e de Ecgric, ambos futuros Reis da Ânglia Oriental. Retornou do exílio na Gália, após o assassinato do seu irmão Eorpwald (627). Sucedeu ao Rei Ricberht (629) juntamente com o seu irmão Ecgric. Foi o primeiro Rei inglês a receber batismo e educação cristã antes da sucessão e o primeiro a abdicar ao trono (634) para se dedicar ao monastério. Celebrou aliança com os reinos de Kent e da Nortúmbria e desempenhou importante papel no estabelecimento da fé cristã em seu reino. Liderou o seu exército durante a invasão do Rei Penda da Mércia.  

Ecgric. (? - 636) Supostamente filho do Rei da Ânglia Oriental Readwald e, consequentemente, irmão de Sigeberht e de Eorpwald, futuros Reis da Ãnglia Oriental. Sucedeu ao Rei da Ânglia Oriental Ricberht (629) juntamente com o seu irmão Sigeberht. Tornou-se Rei único (634), após a abdicação do seu irmão. Faleceu em batalha contra o Rei da Mércia Penda.

Morte do Rei dos Francos Clotário II

Início do reinado de Dagoberto I na Nêustria e na Borgonha 

Cariberto II é elevado a Rei dos Francos na Aquitânia

Cariberto II (Caribert II). (c. 606 - 632)  Filho do Rei dos Francos Clotário II e de Bertrude. Foi irmão de Dagoberto I, futuro Rei dos Francos na Nêsutria/Borgonha. Desposou Fulberte (624), com quem gerou Chilperico, futuro Rei da Aquitânia. Sucedeu ao seu pai (629) no reino da Aquitânia. Venceu os Bascos controlando a região. Faleceu supostamente assassinado por ordem do seu irmão.

O Prefeito do Palácio da Austrásia Pepino I, O Velho é destituído pelo Rei dos Francos na Nêustria/Borgonha Dagoberto I

Ansegisel dá início à sua administração como Prefeito do Palácio da Austrásia. 

Angesigel. (? - 679) Filho do Bispo de Metz Arnulfo e de Doda Ferriol. Sucedeu ao Prefeito do Palácio da Austrásia Pepino I, O Velho (629). Serviu ao Rei dos Francos na Austrásia Sigeberto II na qualidade de Duque.



Idade Média - Ano 627



Ano 627

O Rei da Nortumbria Edwin converte-se ao cristianismo

Fim do governo do Rei da Ânglia Oriental Eorpwald e início do reinado de Ricberht

Ricberht. (? - 629) Sucedeu ao Rei da Ânglia Oriental Eorpwald (627). É considerado o último Rei pagão da Ânglia Oriental. 


Idade Média - Ano 626


Ano 626

A cidade de Constantinopla é cercada pelos Persas e pelos Avaros

Morte do Rei da Mércia Cearl e início do reinado de Penda

Penda (? - 655) Filho do Rei da Mércia Pybba. Desposou Cyneswide, com quem gerou Cyneburh, futura Rainha consorte da Deira, Aethelred, futuro Rei da Mércia e também, provavelmente, Peada e Wulfhere, futuros Reis da Mércia. Sucedeu ao Rei da Mércia Cearl (626). Liderou os mercianos durante a batalha contra os saxões ocidentais (628). Derrotou e executou o Rei da Nortúmbria Edwin, durante a Batalha de Hatfield Chase (633). Derrotou e executou o Rei de Essex Sigeberht II (635). Derrotou os nortumbrianos durante a Batalha de Mersefield (624) executando o seu Rei Oswald. Desmembrou a Nortumbria e entregou o reino da Deira ao comando de Oswine e a Bernícia sob o reinado de Oswiu. Tornou-se o mais poderoso Rei merciano da sua época. Forçou o Rei de Wessex Cenwealh ao exílio (645). Converteu-se ao cristianismo (653) Executou o Rei da Ãnglia Oriental Anna (654). Liderou a invasão da Bernícia (655) com o apoio de Aethelhere e de Aethelwald. Foi derrotado pelo rei Oswiu durante a Batalha de Winwaed, quando veio a falecer. Penda foi o último Rei guerreiro pagão anglo-saxão. Após a sua morte os mercianos foram convertidos ao cristianismo.

O Rei dos Lombardos Adaloaldo é deposto por Arioaldo

Arioaldo (Arioald). (? - 636) Duque de Turim. Depôs e sucedeu ao Rei dos Lombardos Adaloaldo (626). Desposou a Princesa Lombarda Gundiberga. Ariano, recusou-se a converte-se ao cristianismo. Derrotou os avaros ao norte da Península itálica. 

Fim do reinado do Imperador Chinês Li Yuan e início do reinado de Taizong

Taizong (Li Shimin). (? - 649) Filho do Imperador Chinês Li Yuan, a quem sucedeu (626). 

Morte do Rei dos Lombardos Adaloaldo




Idade Média - Ano 625


Ano 625

Morte do Papa Bonifácio V e início do pontificado de Honório I

Honório I (Honorius I). (c.586 - 638). Sucedeu ao Papa Bonifácio V (625). Durante o seu pontificado impulsionou a evangelização da Inglaterra. Foi condenado pelo concílio ecumênico por ter desviado a doutrina sobre a Trindade. 


Idade Média - Ano 624


Ano 624

Batalha de Badr

A Batalha de Badr foi crucial para a fundação do islã. É uma das poucas mencionadas no Alcorão. A vitória de Maomé contra os seus opositores os coraixitas consolidaria a sua posição política.

Fim do governo do Rei da Ânglia Oriental Readwald e início do reinado de Eorpwald

Eorpwald. (? - 627) Filho do Rei da Ânglia Oriental Readwald, a quem sucedeu (624). Foi supostamente irmão de Sigeberht e de Ecgric, futuros Reis da Ânglia Oriental. Converteu-se ao cristianismo (627), ano em que viria falecer assassinado por seu sucessor. É considerado o primeiro Rei Inglês a ter sido morto por causa da sua fé cristã.


Idade Média - Ano 623


Ano 623

O Rei dos Francos Clotário II entrega o governo da Austrásia para o seu filho Dagoberto I

Dagoberto I (Dagobert I). (604 - 639). Filho do Rei dos Francos Clotário II e de Bertrude. Foi irmão de Cariberto II, futuro Rei dos Francos na Aquitânia. Desposou Nantilde, com quem gerou Clóvis II, futuro Rei dos Francos na Nêustria e Borgonha. Desposou também Ragnetrude com quem gerou Sigeberto III, futuro Rei dos Francos na Austrásia. Foi elevado a Rei dos Francos na Austrásia (623). Sucedeu ao seu pai nos reinos da Nêustria e da Borgonha (629). Tornou-se Rei da Aquitânia (632), em oposição ao seu sobrinho Chilperico, que fora assassinado sob as suas ordens. Sufocou revolta dos nobres da Austrásia sob a liderança do Prefeito do Palácio Pepino de Landen. Associou Sigeberto III ao trono austrasiano. Fez de Paris a capital do seu reino e iniciou a construção da Basílica de Saint Denis. Foi o primeiro dos Reis franceses a ser sepultado nas tumbas reais da referida Basília. 

Início da administração de Pepino I, O Velho como Prefeito do Palácio da Austrásia

Pepino I, O Velho (Pépin de Landen / Pépin l´Acien). (580 - 640). Desposou Ida de Metz com quem gerou Grimoaldo I, O Velho, futuro Mordomo do Palácio da Austrásia. Sucedeu ao Prefeito do Palácio da Austrásia Hugo (623). Liderou juntamente com Arnulfo de Metz revolta contra a Rainha dos Francos Brunilda (566). fOI Destituído do cargo pelo Rei Dagoberto I (629), mas retornou ao posto (639).


Idade Média - Ano 622


Ano 622

Maomé é perseguido pelos habitantes de Meca.

Maomé foi obrigado a abandonar a cidade de Meca numa migração conhecida como Hégira. Maomé mudou-se para a cidade de Yathrib (atual Medina) onde se tornou o chefe da primeira comunidade muçulmana.


Idade Média - Ano 621


Ano 621

Morte do Rei dos Visigodos Sisebuto e início do reinado de Recaredo II

Recaredo II (Reccared II). (? - 621) Filho do Rei dos Visigodos Sisebuto, a quem sucedeu (621).

Morte do Rei dos Visigodos Recaredo II e início do reinado de Suintila

Suintila (? - 634) Combateu os bizantinos na Península Ibérica, durante o reinado do Rei Sisebuto. Foi eleito Rei dos Visigodos (621), e sucedeu ao Rei Recaredo II. Expulsou definitivamente os bizantinos da Península Ibérica. Foi deposto por Sisenando (631). Foi excomungado pelo Arcebispo de Sevilla durante o Concílio de Toledo (633).