segunda-feira, 23 de junho de 2014

Idade Média - Ano 610


Ano 610

Morte do Imperador Bizantino Flávio Focas e início do governo de Heráclio, O Jovem

Heráclio, O Jovem. (c.575 - 641) Foi filho do Exarca da África Heráclio, O Velho e de Epifânia. Desposou Eudócia com quem gerou Constantino III, futuro Co-Imperador Bizantino. Desposou também Martina, com quem gerou Heraclonas, futuro Imperador Bizantino. Depôs, assassinou e sucedeu ao Imperador Bizantino Flávio Focas (610). Fez do grego a língua oficial do Império Bizantino (630), em detrimento do latim. Enfrentou sérios problemas nas fronteiras do Império com as incursões dos ávaros ao longo do Danúbio bem como do Império Sassânida, que conquistou Damasco, Jerusalém e o Egito. Dedicou-se a reorganizar o exército bizantino. Abandonou o título de "Augusto", e adotou o de "Basileu". No fim do seu reinado, as Províncias da Síria, Judéia e Egito foram perdidas para os árabes unificados por Maomé. 

Morte do Rei dos Visigodos Viterico e início do reinado de Gundemaro

Gundemaro (Gundemar). (? - 612) Sucedeu ao Rei dos Visigodos Viterico (610). Manteve a política de amizade com os Reis dos Francos Clotário II e Teodeberto II.


Idade Média - Ano 608


Ano 608

Início do pontificado do Papa Bonifácio IV

Bonifácio IV (Bonifacius Quartus). (c.540 - 615) Sucedeu ao Papa Bonifácio III (608). Foi discípulo do Papa Gregório I. Instituiu a festa de Todos os Santos. 


Idade Média - Ano 607


Ano 607

Início do pontificado do Papa Bonifácio III

Bonifácio III (Bonifacius Tertius). (c.540 - 607) Sucedeu ao Papa Sabiniano (607). Determinou as regras da eleição pontifícia e dos Bispos. 

Morte do Papa Bonifácio III




Idade Média - Ano 606


Ano 606

Morte do Papa Sabiniano



Idade Média - Ano 605


Ano 605

Morte do Rei da Bulgária Gostun e início do reinado de Kubrat

Kubrat (Kurt). (? - 665) Sucedeu ao Rei da Bulgária Gostun (605). Foi pai de Batbayan e de Asparukh, futuros Khans da Bulgária. A ele é creditado a criação da Confederação que ficaria conhecida como Antiga Grande Bulgária (632), tornando-se o primeiro Imperador Búlgaro

Idade Média - Ano 604


Ano 604

Morte do Rei da Deira Ethelric

O Rei da Bernícia Aethelfrith incorpora o Reino da Deira dando origem ao Reino da Nortumbria

Morte do Rei de Essex Sledd e início do reinado de Saeberht

Saeberht. (? - 616) Filho do Rei de Essex Sledd e da Princesa de Kent Ricula. Desposou Ethelgoda, com quem gerou Sexred e Saeward, futuros Reis de Essex. Sucedeu ao seu pai (604), como Rei de Essex. Passou a ser reconhecido como o primeiro Rei Saxão Oriental a se converter ao cristianismo (604).  

Morte do Papa Gregório I, O Grande e início do pontificado de Sabiniano

Sabiniano (Sabinianus). (c.530 - 606) Sucedeu ao Papa Gregório I (604). Foi um dos Papas mais impopulares da história, por ter cobrado dos pobres pela comida quando da ofensiva lombarda na Península Itálica. .


Idade Média - Ano 603



Ano 603

Início do reinado do Rei da Bulgária Gostun

Gostun. (? - ?) Rei mítico da Bulgária que teria reinado entre (603 e 605), em um período denominado "epônimo".

Morte do Rei dos Visigodos Liuva II e início do reinado de Viterico

Viterico (Witteric). (? - 610) Depôs e sucedeu ao Rei dos Visigodos Liuva II (603). Passou grande parte do seu reinado combatendo os bizantinos. Reconquistou Sagontia (605) e Bigastrum. Faleceu assassinado por uma facção de nobres católicos.


Idade Média - Ano 602


Ano 602

O Imperador Bizantino Maurício I é deposto pelo oficial militar romano Flávio Focas

Flávio Focas (Flavius Phocas Augustus). (547 - 610) Foi um Oficial subalterno do exército romano nos Bálcãs. Seus exércitos se revoltaram contra o Imperador Maurício I e o aclamaram novo Imperador. Seu golpe de Estado foi a primeira mudança de governo violenta desde a fundação da cidade de Constantinopla. Reduziu impostos e manteve boas relações com a Santa Sé, chegando, inclusive, a oferecer o Panteão Romano para que o Papa Bonifácio IV o transformasse em igreja. Também durante o seu governo as fronteiras tradicionais do Império Romano Oriental começaram a ceder através das diversas incursos dos ávaros e dos eslavos que chegaram, inclusive à cidade de Atenas. Teve que lidar com revolta liderada pelo Exarca da África Heráclio, O Velho (608) e com o filho deste Heráclio. 

Morte do Imperador Bizantino Maurício I




Idade Média - Ano 601


Ano 601

Morte do Rei dos Visigodos Recaredo I e início do reinado de Liuva II

Liuva II. (? - 603) Filho do Rei dos Visigodos Recaredo I, a quem sucedeu (601). Foi deposto pelo Comandante militar visigodo Viterico (602).


Idade Média - Ano 600


Ano 600

O Rei dos Francos na Borgonha Teodorico II e o Rei dos Francos na Austrária Teodeberto II derrotam o Rei dos Francos em Soissons Clotário II

O Rei dos Francos Clotário II foi derrotado pelos irmãos Teodorico II e Teodeberto II em Dornelles. Com a derrota, as terras do Rei Clotário II localizadas entre o Sena e o Oise foram divididas entre Teodorico II e o seu irmão.


Idade Média - Ano 599


Ano 599

Fim do reinado do Rei da Ânglia Oriental Tyntila e início do reinado de Readwald

Readwald. (? - 624) Filho do Rei da Ânglia Oriental Tyntila, a quem sucedeu (599). Foi o pai de Eorpwald, futuro Rei da Ânglia Oriental e supostamente também o pai de Sigeberht e de Ecgric, futuros Reis da Ânglia Oriental. Acolheu o Rei da Deira Edwin que havia sido exilado pelo Rei da Nortumbria Ethelfrith. Guerreou contra a Nortumbria e derrotou o seu Rei em batalha. Converteu-se ao cristianismo influenciado pelo Rei Aetelberht de Kent. Durante o seu reinado o reino da Ânglia Oriental atingiu o auge de seu poder. 

Morte do Rei dos Pictos Gartnait II e início do reinado de Nechtan Nepos

Nechtan Nepos. (? - 617) Sucedeu ao Rei dos Pictos Gartnait II (599). 


Idade Média - Ano 597


Ano 597

Morte do Rei de Wessex Ceol e início do reinado de Ceolwulf

Ceolwulf. (? - 611) Filho de Cutha e neto do Rei de Wessex Cynric. Foi irmão de Ceol, futuro Rei de Wessex, a quem sucedeu (597). Liderou a guerra contra o reino de Sussex (607).


Idade Média - Ano 596


Ano 596

O Papa Gregório, O Grande envia missionários para converter os Anglos-Saxões da Inglaterra

O Rei dos Francos em Soissons Clotário II invade a cidade de Paris.



Idade Média - Ano 595


Ano 595

Morte do Rei dos Francos na Borgonha Childeberto II

Início do reinado do Rei dos Francos na Austrásia Teodeberto II

Teodeberto II (Théodebert II). (586 - 612) Filho do Rei dos Francos Childeberto II e de Faileube. Foi irmão de Teodorico II, futuro Rei dos Francos. Foi também pai de Emma, futura Rainha consorte de Kent. Sucedeu ao seu pai (595), no reino da Austrásia, com a expulsão da sua avó, a Rainha Brunilda (599). Iniciou uma guerra contra o seu irmão Teodorico II, mas foi por este vencido. Lutou contra o seu primo Clotário II, e o derrotou em Dornelles. Apossou-se de grande parte do reino da Nêustria. Retornou a luta contra o seu irmão Teodorico e foi novamente por este vencido em Étampes. Recusou a ajuda de Teodorico II quando o seu reino foi invadido por Clotário II (605). Tomou a Alsácia pertencente ao seu irmão e novamente foi por este derrotado em Toul e em Tolbiac (612). Foi aprisionado e assassinado em um monastério por ordem de sua avó Brunilda.   

Início do reinado do Rei dos Francos na Borgonha Teodorico II

Teodorico II (Thierry II). (587 - 613) Filho do Rei dos Francos Childeberto II e de Faileube. Foi irmão de Teodeberto II, futuro Rei dos Francos na Austrásia. Foi também o pai de Sigeberto II, futuro Rei dos Francos na Austrásia e Borgonha. Sucedeu ao seu pai (595) no reino da Borgonha, sob a regência da sua avó paterna Brunilda. Acolheu a sua avó e sob a influência desta iniciou uma guerra de vingança contra o seu irmão Teodeberto, derrotando-o em Sens. Lutou contra o seu primo Clotário II, derrotando-o em Dornelles. Apossou-se de grande parte do reino da Nêustria. Retomou a luta contra o seu irmão Teodeberto e o derrotou em Étampes. Perdeu a Álsácia, a Turíngia e Champagne para o seu irmão, mas o derrotou em Toul e em Tolbiac (612), capturando-o e entregando-o à sua avó Brunilda, que o aprisionou e provavelmente ordenou o seu assassinato (612).  


Idade Média - Ano 594


Ano 594

Morte do Cronista Gregório de Tours

Gregório de Tours (Georgius Florentius Gregorius). (c.538 - 594). Foi um dos primeiros cronistas da Idade Média. A ele é atribuído o conhecimento atual sobre os primeiros Reis Francos da dinastia merovíngia (Historia Francorum). Instalou-se em Tours (563), onde foi nomeado Bispo pelo Rei dos Francos Sigeberto I. .


Idade Média - Ano 593


Ano 593

O Rei dos Lombardos Agilolfo sitia a cidade de Roma

Durante o sítio a Roma, o Papa Gregório I, O Grande assumiu o comando das tropas e convenceu os lombardos a desistirem de saquear a cidade.

Morte do Rei da Mércia Creoda e início do reinado de Pybba

Pybba. (? - 615) Filho do Rei da Mércia Creoda, a quem sucedeu (593). Foi o pai de Penda, futuro Rei da Mércia. 

Morte do Rei da Bernícia Hussa e início do reinado de Aethelfrith

Aethelfrith. (? - 616) Filho do Rei da Bernícia Ethelric. Desposou a Princesa da Deira Acha, com quem gerou Eanfrith, Oswald e Oswin, futuros Reis da Nortúmbria. Sucedeu ao seu suposto tio, o Rei da Bernícia Hussa (593). Tornou-se também Rei da Deira (604), durante o exílio do Rei Edwin. É considerado o primeiro fundador do reino da Nortúmbria (604), após ter unificado os reinos da Deira e da Bernícia. Guerreou com o Rei da Ânglia Oriental Readwald.


Idade Média - Ano 592


Ano 592

O Rei de Wessex Ceawin é deposto por Ceol

Ceol. (? - 597) Filho de Cutha e neto do Rei de Wessex Cynric. Foi irmão de Ceolwulf e pai de Cyngelis, futuros Reis de Wessex. Sucedeu ao seu tio, o Rei de Wessex Ceawin (592), após vencê-lo na Batalha de Barrow Woden (Wanborough). 

Morte do Rei dos Francos na Borgonha Guntram e início do reinado de Childeberto II