domingo, 29 de junho de 2014

Idade Média - Ano 641


Ano 641

O Califa Omar apodera-se do Egito

Morte do Imperador Bizantino Heráclio e início do governo de Constantino III e de Heraclonas

Constantino III (Heráclio Constantino). (612 - 641). Filho do Imperador Bizantino Heráclio e de Eudócia. Foi irmão paterno de Heraclonas, futuro Co-Imperador Bizantino. Desposou Gregória (629), com quem gerou Constante II, futuro Imperador Bizantino. Foi elevado a Co-Imperador (613) por seu pai, a quem sucedeu (641),juntamente com o seu irmão Heraclonas. 

Heraclonas. (? - c. 641). Filho do Imperador Bizantino Heráclio e de Martina. Foi irmão paterno de Constantino III futuro Co-Imperador Bizantino. Sucedeu ao seu pai (641) juntamente com o seu irmão, apesar de a sua genitora ter governado "de fato" parte do Império. Deu início a uma campanha para afastar os apoiadores de Constantino III gerando uma instabilidade política interna que coincidiu com as invasões árabes do Egito e a deserção de inúmeros generais. Foi forçado a abdicar (641).

Morte do Imperador Bizantino Heraclonas e início do governo de Constante II

Constante II. (c.630 - 668) Filho do Imperador Bizantino Constantino III e de Gregória. Sucedeu ao seu tio, o Imperador Bizantino Heraclonas (641). Desposou Fausta com quem gerou Constantino IV futuro Imperador Bizantino. Sob o seu governo os árabes conquistaram o Egito (641), a Armênia e as ilhas bizantinas no Mediterrâneo (649). Foi derrotado pelos árabes durante a Batalha naval de Finike (655). Liderou expedição militar contra os eslavos (658), derrotando-os no Danúbio. Mudou a corte bizantina para a Itália. Foi derrotado pelos lombardos (661). Mudou a capital do Império para a cidade de Siracusa, na Sicília. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.