sábado, 21 de junho de 2014

Idade Média - Ano 561


Ano 561

Morte do Papa Pelágio I e início do pontificado de João III

João III (Ioannes Tertius). (c. 520 - 574). Sucedeu ao Papa Pelágio I (561), com apoio do Imperador Bizantino Justiniano I. Durante o seu pontificado os lombardos invadiram a Itália por repetidas vezes. Conseguiu restabelecer a unidade da Igreja da África com a sede de Roma. 

Morte do Rei dos Francos Clotário I

Cariberto I é eleito Rei dos Francos em Paris

Cariberto I (Caribert I). (c. 517 - 567). Filho do Rei dos Francos Clotário I e de Ingunda. Foi irmão de Guntram e de Sigeberto, futuros Reis dos Francos na Borgonha e na Austrásia, respectivamente, bem como irmão de Clodosinde, futura Rainha consorte dos Lombardos, e irmão paterno de Chilperico I, futuro Rei dos Francos em Soissons. Desposou Ingeberga com quem gerou Aldeberge, futura Rainha consorte de Kent. Sucedeu ao seu pai (561), como Rei dos Francos em Paris. Seus excessos sexuais o levou a excomunhão. Faleceu sem deixar descendentes masculino. Após a sua morte, o seu reino foi dividido consensualmente entre os seus irmãos, permanecendo Paris como cidade comum.

Guntram é eleito Rei dos Francos na Borgonha (Orleans)

Guntram (Gontram). (c. 532 - 592). Filho do Rei dos Francos Clotário I e de Ingunda. Foi irmão de Cariberto I e de Sigeberto, futuros Reis dos Francos em Paris e na Austrásia, respectivamente, bem como irmão de Clodosine, futura Rainha consorte dos lombardos, e irmão paterno de Chilperico I, futuro Rei dos Francos em Soissons. Sucedeu ao seu pai (561), como Rei dos Francos na Borgonha, fazendo de Orleans a sua capital. Adotou o seu sobrinho Childeberto II (557), tornando-o seu herdeiro direto. Derrotou o usurpador Gundovaldo que havia se autoproclamado Rei dos Francos. Tomou algumas das cidades ao Sul da Gália. Celebrou tratado com Childeberto e com a sua cunhada Brunilda (Pacto de Ancelot). Lutou contra os bárbaros que ameaçavam o seu reino. É considerado um Rei generoso, que governou segundo os padrões cristãos. Manteve um reinado próspero e passou a ser adorado como santo por seus súditos, apos a sua morte. 

Sigeberto é eleito Rei dos Francos na Austrásia

Sigeberto (Sigebert). (c. 535 - 575). Filho do Rei dos Francos Clotário I e de Ingunda. Foi irmão de Cariberto I e de Guntram, futuros Reis dos Francos em Paris e na Borgonha, respectivamente, bem como irmão de Clodosine, futura Rainha consorte dos lombardos, e irmão paterno de Chilperico I, futuro Rei dos Francos em Soissons. Desposoou a Princesa Visigoda Brunilda (567), com quem gerou Childeberto II, futuro Rei dos Francos na Austrásia e Borgonha. Sucedeu ao seu pai (561), como Rei dos Francos na Austrásia, fazendo de Reims sua capital. Repeliu os ataques dos ávaros (562 e 568). Seu reinado ficou marcado por longa guerra civil travada contra o seu irmão paterno Chilperico I, que havia assassinado a sua cunhada, a Princesa Visigoda Galswintha para se casar com Fredegunda. Tomou posse das cidades de Poitiers e de Touraine (573), pertencentes ao seu irmão paterno Chilperico I. Faleceu assassinado por sua cunhada Fredegunda.

Chilperico I é eleito Rei dos Francos em Soissons/Nêustria

Chilperico I (Chilperic). (c. 539 - 584). Filho do Rei dos Francos Clotário I e de Aregunda. Foi irmão paterno de Cariberto, Guntrum e Sigeberto, futuros Reis dos Francos em Paris, Borgonha e Austrásia, respectivamente, bem como de Clodosinte, futura Rainha consorte dos Lombardos.  Manteve relacionamento extraconjugal com Fredegunda, com quem gerou Clotário II, futuro Rei dos Francos. Após a morte do seu pai (561), tentou tomar posse de todo o reino franco, sequestrando o tesouro real, mas foi obrigado por seus irmãos paternos a ceder e a dividir o reino, estabelecendo-se em Soissons (Nêsutria). Seu reinado foi marcado pela longa guerra civil travada com o seu irmão paterno Sigeberto, após o assassinato da cunhada deste, a Rainha Galswintha. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.