sábado, 11 de outubro de 2014

Idade Média - Ano 1154


Ano 1154

Morte do Papa Anastácio IV e início do pontificado de Adriano IV

Adriano IV (Hadrianus Quartus / Nicholas Breakspear). (c. 1100 - 1159). Tornou-se Prior em St. Rufus (1137). Foi Cardeal-Bispo de Albano e Delegado Papal na Escandinávia (1152). Sucedeu ao Papa Anastácio IV (1154). Diligenciou a reposição da autoridade papal em Roma dominada pelos partidários de Arnaldo de Bréscia. Coroou o Rei da Germânia Frederido I, Barbarossa, Sacro Imperador Romano-Germânico (1155). Entrou em conflito com o Imperador Frederico I ao tentar enfatizar sua subordinação ao papado e excomungou a cidade de Roma, obrigando o Senado a desterrar Arnaldo de Bréscia. 

Morte do Rei da Inglaterra Estevão I e início do reinado de Henrique II Plantageneta

Henrique II Plantageneta (Henry II Plantagenet). (1133 - 1189). Filho de Matilde da Inglaterra e do Conde de Anjou Godofredo V. Tornou-se Conde de Anjou, de Maine e de Nantes. Desposou Leonor da Aquitânia (1152), com quem gerou Ricardo I, Coração de Leão e João I, Sem Terra, ambos futuros Reis da Inglaterra, Leonor Plantageneta, futura Rainha consorte de Castela e Joana Plantageneta, futura Rainha consorte da Sicília. Tornou-se Duque da Normandia e da Aquitânia. Sucedeu ao Rei da Inglaterra Estevão de Blois (1154), através do Tratado de Wallingford. Tornou-se o primeiro Rei inglês da Dinastia Angevina. Seu governo foi marcado pela tentativa de recuperar as terras e os privilégios do seu avô, o Rei da Inglaterra Henrique I. Repôs a administração real e restabeleceu a hegemonia no País de Gales. Entrou em conflito com o Rei da França Luis VII, tomando-lhe a Bretanha. Venceu a rebelião liderada por sua esposa com apoio dos seus filhos (1173). 

Morte do Rei da Sicília Rogério II e início do reinado de Guilherme I, O Mau

Guilherme I, O Mau (Guillaume I le Mauvais). (1131 - 1166). Filho do Rei da Sicília Rogério II e de Elvira de Castela. Desposou Margarida de Navarra, com quem gerou Guilherme II, futuro Rei da Sicília. Sucedeu ao seu pai (1154) como Rei da Sicília. Seu reinado foi marcado por diversas revoltas feudais e por tentativas de invasão dos árabes muçulmanos. 

Morte do Grão-Duque de Kiev Viacheslav I

Morte do Grão-Duque de Kiev Izyaslav II e início do reinado de Rotislav I

Rotislav I. (1110 - 1167). Filho do Grão-Duque de Kiev Mstislav I e de Kristina Ingesdotter. Foi irmão de Malmride de Kiev, futura Rainha consorte da Noruega e Dinamarca; de Eupraxia de Kiev, futura Imperatriz Bizantina; de Maria de Kiev, futura Grã-Duquesa de Kiev e de Izyaslav II, futuro Grão-Duque de Kiev. Foi também irmão paterno de Eufrosina de Kiev, futura Rainha consorte da Hungria e de Vladimir III, futuro Grão-Duque de Kiev. Foi o pai de Romano I, futuro Grão-Duque de Kiev. Sucedeu ao seu irmão, o Grão-Duque de Kiev Izyaslav II (1154). Foi deposto por Izyaslav III (1154). Retomou o poder (1158) e passou a governar em conjunto com Iziaslav III. 

O Grão-Duque de Kiev Rotislav I é deposto por Izyaslav III

Iziaslav III. (? - 1162). Filho de Davyd Sviatoslavich. Depôs e sucedeu ao Grão-Duque de Kiev Rotislav I (1154). Foi deposto por Jorge I (1155). Retomou ao poder (1157). Dividiu o governo com Rotislav i (1158). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.