sábado, 27 de setembro de 2014

Idade Média - Ano 1095


Ano 1095

O Imperador Bizantino Aleixo I Comneno solicita apoio do Papa Urbano II contra os Turcos

O Imperador Bizantino Aleixo I esperava ajuda do ocidente na forma de mercenários e não previa as imensas hostes recrutadas pela Primeira Cruzada, o que o deixou consternado de constrangido.

Início do Primeira Cruzada

Conclamada pelo Papa Urbano II durante o Concílio de Clemont Ferrand com a finalidade de combater os inimigos da cristandade, a Primeira Cruzada tornou-se um ato de penitência para os pecadores confessos: morrer pela espada para retomar Jerusalém traria a conquista e daria acesso ao paraíso. As cruzadas se configurariam em peregrinações armadas que tinham por objetivo libertar o Santo Sepulcro em Jerusalém dos árabes muçulmanos. Foram lançadas por uma bula papal e colocadas sob a autoridade da igreja, cujos participantes ganhariam privilégios espirituais e temporais. Todavia, o seu resultado não foi proveitoso do ponto de vista religioso, cravando ainda mais o fosso existente entre os cristãos e muçulmanos.

Morte do Rei da Hungria Ladislau I, O São Ladislau e início do reinado de Colomano

Colomano. (c. 1070 - 1116). Filho do Rei da Hungria Géza I e de Sinodia de Bizâncio. Foi o pai de Estevão II, futuro Rei da Hungria. Sucedeu ao Rei da Hungria Ladislau I (1095). 

Morte do Rei da Dinamarca Olaf I, O Faminto e início do reinado de Érico I

Érico I (Eric I Evergood). (c. 1060 - 1103). Filho do Rei da Dinamarca Svend II. Foi irmão de Canuto IV, de Olaf I, O Faminto e de Nicolau I, futuros Reis da Dinamarca. Foi também irmão paterno de Haroldo III e de Érico II, futuros Reis da Dinamarca. Tornou-se Duque de Sjarlland (1080). Sucedeu ao seu irmão Olaf I, O Faminto (1095), como Rei da Dinamarca. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.