domingo, 17 de agosto de 2014

Idade Média - Ano 817

Ano 817

O Imperador do Ocidente Luis I, O Piedoso divide o Império Franco entre os seus filhos

O Governante da Baviera Lotário I é coroado Co-Imperador do Ocidente

Pepino I é coroado Rei da Aquitânia

Pepino I (Pepin I). (793 - 838) Filho do Imperador do Ocidente Luis I, O Piedoso e de Hermengarda de Hesbaye. Foi irmão de Lotário I, futuro Governador da Baviera, Rei da Itália e Imperador do Ocidente, de Luis II, O Germânico, futuro Rei da Baviera e Rei dos Francos Orientais e de Carlos, O Calvo futuro Rei dos Francos Ocidentais, Rei da Itália e Imperador do Ocidente. Desposou Ingeltrude, com quem gerou Pepino II, O Jovem, futuro Rei da Aquitânia. Foi associado por seu pai ao trono da Aquitânia (817). Rebelou-se contra o seu irmão Luis II, O Germânico (830 e 832). .

Luis, O Germânico é coroado Rei da Baviera

Luis, O Germânico (Louis / Ludwig). (806 - 876). Filho do Imperador do Ocidente Luis I, O Piedoso e de Hermengarda de Hesbaye. Foi irmão de Lotário I, futuro Governador da Baviera, Rei da Itália e Imperador do Ocidente, de Pepino I, futuro Rei da Aquitânia. Foi também irmão paterno de Carlos, O Calvo, futuro Rei dos Francos Ocidentais, Rei da Itália e Imperador do Ocidente. Foi associado por seu pai ao trono da Baviera ( 817). Desposou Emma de Altdorf (827) com quem gerou Carlomano, futuro Rei da Baviera e da Itália; Luis II, O Jovem, futuro Rei da Saxônia e Carlos, O Gordo, futuro Rei da Suábia, da Itália e Imperador do Ocidente. Envolveu-se em guerras com os Wends e os Sorbs em sua fronteira oriental. Invadiu a Alamannia (832) que encontrava-se sob governo do seu irmão paterno Carlos, O Calvo. Tornou-se Rei dos Francos Orientais (840). Aliou-se ao seu irmão paterno Carlos, O Calvo contra o seu irmão Lotário I, que pretendia governar todo o Império Franco, vencendo-o durante a Batalha de Fontenoy (841). Celebrou o Tratado de Verdum (843) ratificando o seu poder sobre os Francos Orientais. Invadiu a Aquitânia (858) e expulsou o seu irmão paterno Carlos. Os últimos anos do seu reinado foram marcados por levantes por parte dos seus filhos. Foi forçado a conceder ao filho Carlomano o reino da Baviera. Dividiu o restante do reino concedendo a Suábia ao seu filho Carlos, O Gordo e a Saxônia ao seu filho Luis III, O Jovem. Tomou Bari dos sarracenos (871). É reconhecido como o fundador do reino Alemão

Morte do Papa Estevão V e início do pontificado de Pascoal I

Pascoal I (Paschalis I). (? - 824) Sucedeu o Papa Estevão V (817). Recebeu do Imperador do Ocidente Luis I a Córsega e a Sardenha bem como a confirmação das doações feitas ao papado nas décadas precedentes. Coroou Lotário I Imperador do Ocidente (823). Durante o seu pontificado ressurgiu em Constantinopla a iconoclastia. Ajudou os cristãos da Palestina e da Península Ibérica contra os sarracenos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.