domingo, 24 de agosto de 2014

Idade Média - Ano 840

Ano 840

Miguel III, O Ébrio é elevado a Co-Imperador Bizantino

Miguel III, O Ébrio. (840 - 867). Filho do Imperador Bizantino Teófilo e de Teodora. É o pai de Leão VI, futuro Imperador Bizantino. Foi elevado a Co-Imperador Bizantino por seu pai (840), a quem sucedeu (842).  Nomeou o seu tio Bardas a "César" e com a ajuda dele livrou-se da regência de sua genitora (856), exilando-a num mosteiro (857). Lutou contra os abássidas (856). Enfrentou o ataque dos rus. Foi derrotado pelo Califa Abássida al-Mutawakkil (860). Venceu o Emir de Melitene durante a Batalha de Lalacão (863). Ordenou a reconstrução de cidades, de mosteiros e de infraestruturas arruinadas. Nomeou Fócio Patriarca de Constantinopla, criando um cisma dentro da Igreja. Elevou o seu camareiro Basílio a Co-Imperador, adotando-o como seu sucessor. 

Morte do Imperador do Ocidente Luis I, O Piedoso

Com a morte do Imperador Luis I, a disputa por sua herança mergulhou os seus filhos numa guerra civil que só teve fim no ano 843, com a assinatura do Tratado de Verdum,

O Imperador do Ocidente Lotário I autoproclama-se Chefe de Todo o Império Franco

O Rei dos Francos na Baviera Luis, O Germânico é coroado Rei dos Francos Orientais

Morte do Rei da Ânglia Oriental Aethelstan e início do reinado de Aethelweard

Aethelweard. (? - 854) Sucedeu ao Rei da Ânglia Oriental Aethelstan (840). Foi pai de Edmundo, O Mártir, futuro Rei da Ânglia Oriental. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.