domingo, 3 de agosto de 2014

Idade Média - Ano 717


Ano 717

O Imperador Bizantino Teodósio III é deposto por Leão III, O Isáurio

Leão III, O Isáurio (Leone III Isaurico). (685 - 741) Desposou Maria, com quem gerou Constantino V, O Copronimo, futuro Imperador Bizantino e Ana, futura Imperatriz Bizantina. Depôs e sucedeu ao Imperador Teodósio III (717), pondo fim à Dinastia Heracliana. Recebeu o título de "Salvador do Império" por ter freado as incursões dos árabes sobre o Império Bizantino. Combateu o culto às imagens (movimento iconoclasta) e procurou enfraquecer o pode dos mosteiros. Fechou conventos e confiscou os bens do Clero. A ele é atribuído o Código de Écloga, que simplificou e abrandou o Código de Justiniano. 

O Prefeito do Palácio do reino franco da Austrásia Carlos Martel é derrotado pelas tropas do Rei dos Francos na Nêustria Chilperico II

A derrota de Carlos Martel para o Rei franco Chilperico II ficaria marcada como o seu único revés.

Início do reinado de Clotário IV na Austrásia

Clotário IV (Clotaire IV). (685 - 718). Supostamente filho do Rei dos francos Teodorico III e de Clotilde de Herstal. Foi associado ao trono da Austrásia (717), pelo Prefeito do Palácio Carlos Martel, em oposição ao Rei Chilperico II. 

Morte do Califa Omíada Sulayman e início do califado de Omar II

Omar II (Umar Ibn Abd al-Aziz). (c. 680 - 720). Filho de Abd al-Aziz Ibn Marwan e de Umma Asim Bint Asim. Foi Governador de Medina sob o governo do seu primo, o Califa Omíada Al-Walid I. Sucedeu ao seu primo Sulayman,.(717), como Califa Omíada. Foi realizador de grandes obras públicas na Pérsia e no Norte da África. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.