sexta-feira, 6 de junho de 2014

Idade Clássica - Ano 251


Ano 251

Herênio Etrusco é elevado a Co-Imperador Romano

Herênio Etrusco. (? - 251). Filho do Imperador Romano Décio e de Hernnia Etruscilla. Foi irmão de Hostiliano, futuro Co-Imperador Romano. Tornou-se Co-imperador (251) e governou juntamente com o seu pai. Faleceu durante a Batalha de Abrito, contra os Godos.

Batalha de Abrito

Batalha travada no ano de 251 entre o exército do Imperador Romano Décio e do filho deste Herênio Etrusco e o Rei dos Godos Cniva. Ao final da batalha o exército de Roma foi derrotado e tanto o Imperador quanto o seu filho vieram a falecer. Décio passaria para a história como o primeiro Imperador Romano morto por um exército bárbaro.

Morte dos Co-Imperadores Romanos Décio e Herênio Etrusco e início do governo de Hostiliano e de Treboniano Galo.

Hostiliano (Quintus Gaius Valens Hostilianus Messius). (c. 230 - 251). Filho do Imperador Romano Décio e de Herennia Etruscilla. Foi irmão de Herênio Etrusco, futuro Co-Imperador Romano. Sucedeu ao seu pai e ao seu irmão juntamente com Treboniano Galo (251), sob a regência de sua genitora. 

Treboniano Galo (Gaius Vibus Trebonianus Galus), (206 - 253). Foi o pai de Volusiano, futuro Co-Imperador romano. Foi eleito Co-Imperador Romano (251) e passou a governar juntamente com Hostiliano. Teve que lidar com diversas tentativas de usurpações ao trono de Roma em um período de anarquia política denominado de "Crise do Terceiro Século".

Morte do Co-Imperador Romano Hostiliano

Volusiano é elevado a Co-Imperador Romano

Volusiano (Gaius Gallus Afinius Vibus Valdumnianus Volusianus). (? - 253). Filho do Imperador Romano Treboniano Galo. Foi elevado a Co-Imperador (251).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.