domingo, 22 de junho de 2014

Idade Média - Ano 584


Ano 584

Fim da Regência dos Duques na Itália

Após dez longos anos, os Duques Lombardos decidiram promover uma monarquia centralizada. Contribuiu para isso a crescente pressão dos francos e dos bizantinos bem como o fato de que os lombardos possuírem uma estrutura de poder extremamente frágil e que permitia tão somente algumas incursões em busca de saques. Com isto os Duques concordaram, no ano 584, com a coroação de Autário, filho do último Rei lombardo Clefo, Os Duques deram-lhe não somente a capital Pávia, mas a metade de seus domínios e bens como a região de Demesne, possibilitando assim a reestruturação do reino lombardo. 

Início do reinado do Rei dos Lombardos Autário. 

Autário (Authari). (c.540 - 590). Filho do Rei dos Lombardos Clefo, a quem sucedeu (584), após longo interregno denominado "Regência dos Duques" (574-584). Autoproclamou-se Rei dos Ostrogodos e assumiu o título de "Flavius" (protetor do povo romano). Passou o seu reinado em guerras contra os francos e rebeldes lombardos. Proibiu o seu povo de batizar os filhos segundo os costumes cristãos, evitando o controle do estado lombardo pelo papado. 

Início do reinado de Creoda no Reino da Mércia

Creoda. (? - 593) Filho de Cynewald. É considerado o primeiro Rei da Mércia, localizado na atual Inglaterra. Todos os Reis mercianos até o reinado de Ceolwulf (823) teriam sido seus descendentes diretos. .

Morte do Rei dos Francos em Soissons Chilperico I e início do reinado de Clotário II

Clotário II (Clotaire II). (584 - 629) Filho do Rei dos Francos Chilperico I e de Fredegunda. Desposou Bertrude (602), com quem gerou Dagoberto I, futuro Rei dos Francos na Austrásia, e Cariberto II, futuro Rei dos Francos na Aquitânia. Sucedeu ao seu pai (584), no reino de Soissons, sob a regência de sua genitora, Continuou a contenda iniciada por sua mãe contra a Rainha dos Francos Brunilda. Entrou em guerra (599), contra os seus primos, os Reis dos Francos Teodorico II e Teodeberto II, mas foi derrotado em Dornelles. Invadiu a Borgonha (605). Incorporou a Borgonha (613), e tornou-se com isso, o Rei de todos os Francos. Promulgou o Édito de Paris (615) e ampliou os direitos dos nobres francos.  Elevou o seu filho Dagoberto I a Rei dos Francos na Austrásia (623). Seu reinado foi o mais longo da dinastia merovíngia.

Morte do Rei dos Pictos Bridei e início do reinado de Gartnait II

Gartnait II. (? - 599) Filho do Rei dos Pictos Bridei, a quem sucedeu (584).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.