quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Idade Média - Ano 1075


Ano 1075

Bula Dictatus Papae

Através da Bula "Dictatus Papae" o Papa Gregório VII afirma a supremacia do poder papal sobre todos os outros poderes. A bula se tratava de 27 axiomas que expressavam as ideias sobre o papel do Papa na sua relação com os poderes temporais, especialmente com os Sacro Imperadores Romano-Germânicos.

Questão das Investiduras

Em troca de um feudo, os Bispos germânicos haviam concordado em fornecer soldados ao Rei germânico Henrique IV, todavia, o Rei Henrique IV sabia que enquanto não controlasse a nomeação desses Bispos, vedada pelo Papa Gregório VII, durante a "Reforma Gregoriana" não lhe seria garantida a fidelidade, o apoio militar e a ajuda financeira desses seus aliados mais importantes. Para o Rei Henrique IV, os Bispos eram funcionários do estado e, por isso, deveriam servir ao Rei e não ao Papa. Conseguindo o apoio dos Bispos germânicos o Rei exige que o Papa Gregório VII deixasse o trono, o qual, por sua vez, o excomungou e o depôs como soberano. As terras germânicas envolveram-se em uma guerra civil. Diante de tal fato, o Rei Henrique IV arrepende-se e implora pelo perdão do Papa, como forma de penitência, Apesar de o papa retirar a excomunhão, os aristocratas germânicos pressentindo a fraqueza do seu soberano terminariam por eleger um Rei rival: Rudolf von Rheinfeld.

Fim do governo do Rei da Suécia Anund Gardske e início do reinado de Haakon I, O Vermelho

Haakon I, O Vermelho. (? - ?) Supostamente filho ilegítimo do Rei da Suécia Stenkil I. Sucedeu ao Rei da Suécia Anund Gardske (1075), após este ter sido deposto. Governou a Suécia até o ano 1080.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.