quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Idade Média - Ano 1066

Ano 1066

Morte do Rei da Inglaterra Eduardo, O Confessor e início do reinado de Haroldo II

Haroldo II (Harold Godeineson). (1022 - 1066). Filho do Conde de Wessex Godwin e de Gytha Thorkelsdottir. Sucedeu ao Rei da Inglaterra Eduardo, O Confessor (1066), como último da linhagem saxônica. Foi Conde da Ânglia Oriental (1045), e Conde de Wessex (1053). Derrotou o Rei do País de Gales Gwynedd (1063). Enfrentou os noruegueses liderados pelo Rei Haroldo III que juntamente com o Duque da Normandia Guilherme I reivindicavam o trono inglês. Derrotou os dinamarqueses na Batalha de Stamford Bridge (1066). Foi vencido pelo Duque da Normandia Guilherme I, durante a Batalha de Hastings (1066), quando veio a falecer. 

Batalha de Stamford Bridge

O Rei da Inglaterra Haroldo II venceu o exército dinamarquês liderado pelo seu Rei Haroldo III

Batalha de Hastings

Com a morte do Rei da Inglaterra Eduardo, O Confessor, sem deixar descendentes, o Conde de Wessex Haroldo II é eleito seu sucessor, com apoio dos nobres ingleses, em oposição ao Rei da Noruega Haroldo III e ao Duque da Normandia Guilherme I. Todavia, a relação do Rei Haroldo II não é apoiada de forma unânime na Normandia. Aproveitando-se dessa situação, o Duque Guilherme, primo do Rei inglês inglês invade a Ilha baseado em uma suposta promessa do Rei Eduardo de lhe deixar a coroa após sua morte, vindo, por fim a conquistá-la durante a Batalha de Hastings, quando o exército inglês é derrotado e o seu Rei Haroldo II morto. O Duque da Normandia lutaria ainda com o sucessor direto ao trono Edgar Atheling antes de se tornar o primeiro Rei inglês de origem normanda. 

Morte do Rei da Inglaterra Haroldo II e início do reinado de Edgar Atheling

Edgar Atheling. (c.1052 - 1126). Filho do Príncipe inglês Eduardo, O Exilado e de Agatha Arpad. Foi neto do Rei da Inglaterra Edmundo II, Braço de Ferro e irmão de Margarida, A Santa, futura Rainha da Escócia. Sucedeu ao Rei da Inglaterra Haroldo II (1066), mas sem, todavia, conseguir ser coroado. Foi forçado a abdicar em favor do Duque da Normandia Guilherme, O Conquistador (1066). Aliou-se ao Rei da Dinamarca contra o Rei da Inglaterra. Conquistou a cidade de York (1069). Foi derrotado pelo Rei inglês Guilherme. Refugiou-se na Escócia, mas foi capturado pelos escoceses e entregue ao Rei da Inglaterra (1074). Foi perdoado e exilado na Normandia. Foi um dos personagens da Primeira Cruzada (1099). 

Morte do Rei da Noruega Haroldo III e início do reinado de Magno II e de Olavo III

Magno II (Magnus Haraldsson). (c. 1048 - 1093). Filho do Rei da Noruega Haroldo III e de Isabel de Kiev. Foi irmão de Olavo III, futuro Co-Regente da Noruega. Sucedeu ao seu pai (1066), juntamente com seu irmão Olavo. Tornou-se Rei único da Noruega (1093), 

Olavo III (Olaf III Kyrre). (c.1050 - 1093). Filho do Rei da Noruega Haroldo III e de Isabel de Kiev. Foi irmão de Magno II, futuro Rei da Noruega. É o pai de Magno III, futuro Rei da Noruega. Acompanhou o seu pai na tentativa de invasão à Inglaterra. Foi derrotado pelos ingleses na Batalha de Stamford Bridge (1066). Retornou à Noruega e passou a governá-la com o seu irmão. 

O Rei da Inglaterra Edgar Atheling abdica em favor do Duque da Normandia Guilherme I, O Conquistador

Guilherme I, O Conquistador (William The Conqueror). (c.1028 - 1087). Filho do Duque da Normandia Roberto I e de Arlete de Falaise. Desposou Matilda de Flandres (1053), com quem gerou Guilherme II, O Rufo e Henrique I, ambos futuros Reis da Inglaterra; Foi feito Duque da Normandia (1035). Teve o apoio do Rei dos Francos Henrique I contra os nobres rivais que lhes tentavam usurpar o trono. Assegurou definitivamente a Normandia ao derrotar os Barões rebeldes na Batalha de Val-es-Dunes (1047). Venceu as tentativas de invasão da Normandia pelo Rei dos Francos Henrique I (1054 e 1057). Invadiu e controlou o Ducado de Maine (1062). Disputou o trono inglês com o Conde de Wessex Haroldo Godwinson e com o Rei da Noruega Haroldo III, após a morte do Rei inglês Eduardo, O Confessor (1066), que supostamente lhe teria prometido a sucessão (1052). Invadiu a Inglaterra e derrotou o Rei Haroldo II na Batalha de Hastings (1066), vindo a sucedê-lo em oposição ao Conde de Wesses Edgar Atheling, a quem destronou (1066). Enfrentou muitas revoltas nos primeiros anos do seu reinado, principalmente no Norte da Ilha que se manteve resistente ao seu governo. Venceu a rebelião na Nortumbria e Mércia sob a liderança de Edgar Atheling (1068), forçando-o a exilar-se na Escócia. Derrotou a última rebelião ao Norte da Ilha (1071) subjugando a Ilha de Ely. Invadiu a Escócia (1072). Venceu o Rei Malcolm III, vindo com ele a celebrar o Tratado de Abernethy (1072). 

Morte do Rei da Suécia Stenkil I e início do reinado de Érico VII

Érico VII (Erik Stenkilsson). (? - 1067). Filho do Rei da Suécia Stenkil I, a quem sucedeu (1066). Foi irmão de Ingo I e de Halsten I, futuros Reis da Suécia. Disputou o trono com Érico VIII, O Pagão. Faleceu em batalha.

O trono da Suécia é contestado pelo candidato dos suecos pagãos Érico VIII, O Pagão

Érico VIII, O Pagão (Eric The Pagan). (? - 1067) Candidato dos suecos pagãos ao trono do reino da Suécia após a morte do rei Stenkil I (1066), em oposição ao filho deste Érico VII, o que desencadeou uma guerra civil (1067) vindo ambos a falecer em batalha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.