domingo, 8 de junho de 2014

Idade Clássica - Ano 410


Ano 410

Os Bretões repelem a invasão das tribos Germânicas sem o apoio de Roma.

O Rei dos Visigodos Alarico I devasta a Península Itálica e saqueia a cidade de Roma

Depois de oito séculos, um estrangeiro entra novamente em Roma. O saque à cidade resulta do fracasso das negociações entre o Imperador Romano Honório e o Rei dos Visigodos Alarico I, que desejava um cargo no exército romano. Durante a invasão, os visigodos sequestraram Gala Placídia, irmã do Imperador Honório.

A Princesa Imperial Gala Placídia é sequestrada pelo Rei dos Visigodos Alarico I

Gala Placidia (Aelia Galla Placidia). (392 - 450). Filha do Imperador Romano Teodósio I, O Grande e de Galla. Foi irmã paterna de Honório e de Arcádio, futuros Co-Imperadores Romanos. Desposou o Rei dos Visigodos Ataulfo (414). Desposou também Constâncio III (417) com quem gerou Valentiniano III, futuro Imperador Romano do Ocidente. Foi sequestrada pelo Rei dos Visigodos Alarico I, durante a invasão da cidade de Roma (410). Foi libertada pelo Rei dos Visigodos Wallia (418), após a assinatura de um tratado de paz com o Imperador Honório.  Tornou-se Imperatriz Romana (421). Foi forçada a deixar a cidade de Roma com o seu filho Valentiniano III, após a morte do Imperador Honório (423) e a proclamação do usurpador Joannes. Tornou-se Regente do seu filho Valentiniano III (425). Entrou em conflito com o General Romano Aécio. 

Morte do Rei dos Visigodos Alarico I e início do reinado de Ataulfo

Ataulfo (Ataulf). (c.372 - 415) Irmão de Wallia, futuro Rei dos Visigodos. Desposou Gala Placidia (414), Sucedeu ao seu primo e cunhado, o Rei dos Visigodos Alarico I (410). Migrou para a Gália (412). Celebrou tratado de paz com Roma. É considerado o verdadeiro fundador do reino visigodo. Quebrou o pacto com Roma e invadiu a cidade de Marselha (413). Nomeou o usurpador Prisco Átalo Imperador Romano do Ocidente (414). Foi forçado pelos romanos a abandonar a Gália e a fixar o seu reino na região da atual Barcelona (415).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.